Apresentação do Programa
O Programa da especialização em Antienvelhecimento, Ozonoterapia e Talassoterapia compreende terapias que podem ajudar no tratamento de inúmeras enfermidades, de forma complementar à medicina ocidental.
Descrevem-se a Ozonoterapia, a Aeroterapia, a Helioterapia, a Talassoterapia, a Geoterapia e a Hipertermia.
Sem sombra de dúvida, esses métodos já integram as terapias atuais, sendo, portanto, necessário o conhecimento em torno deles, de modo a se poder satisfazer a demanda apresentada pelos cidadãos.
A quem é dirigido
O programa de Especialização em Antienvelhecimento, Ozonoterapia e Talassoterapia tem como destinatários:
- Profissionais interessados na área de formação Biológica-Naturista.
Titulação
A conclusão com sucesso do Programa permitirá que você obtenha a titulação do Experto Universitario en ANTIENVEJECIMIENTO, OZONOTERAPIA Y TALASOTERAPIA.
Após a conclusão com êxito do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.
Estrutura do Programa
A estrutura de créditos do programa de Antienvelhecimento, Ozonoterapia e Talassoterapia é mostrada na tabela a seguir. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:
CRÉDITOSa | |
---|---|
Disciplinas | 10 |
TOTAL | 10 |
a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.
Duração
O programa em Antienvelhecimento, Ozonoterapia e Talassoterapia tem 10 créditos.
A duração do programa em Antienvelhecimento, Ozonoterapia e Talassoterapia varia de 6 a 9 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve concluir com sucesso todas as atividades avaliativas e aprovado o projeto final, se for o caso.
Objetivos
- Proporcionar novos conhecimentos adaptados às necessidades da sociedade ocidental;
- Conhecer e aprender a utilizar as terapias mais solicitadas pela população;
- Facilitar, por meio das novas tecnologias da informação e da comunicação, mediante um processo de ensino - aprendizagem tutorizado, a atualização com relação ao surgimento das últimas notícias em torno da temática.
Plano de estudos
- ANTIENVELHECIMENTO, OZONOTERAPIA E TALASSOTERAPIA (100 HORAS)
As correspondentes disciplinas e a carga horária da especialização em Antienvelhecimento, Ozonioterapia e Talassoterapia são apresentadas na seguinte tabela:
# | DISCIPLINAS | HORAS |
---|---|---|
1 | Ozonoterapia | 20 |
2 | Helioterapia, Talassoterapia, Aeroterapia e Geoterapia | 40 |
3 | Pulsações de Ondas Magnéticas e Hipertermia | 20 |
4 | Terapia Antienvelhecimento, radicais livres e antioxidantes | 20 |
TOTAL | 100 |
Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.
Descrições dos Cursos
- OZONOTERAPIA
Estudo detalhado do ozônio e suas propriedades, a ozonoterapia, sua ação bioquímica sobre o metabolismo, sua aplicação e toxicidade.
- O QUE É O OZÔNIO. ASPECTOS GERAIS. HISTÓRIA DO OZÔNIO
- Aspectos gerais. Onde é encontrado o ozônio de forma natural. A contaminação atmosférica. O oxigênio na atmosfera. A camada de ozônio. História da ozonoterapia.
- PROPRIEDADES DO OZÔNIO. UTILIDADE DO OZÔNIO NA INDÚSTRIA E NA MEDICINA
- Propriedade depuradora do ambiente e das águas residuárias. Os biocidas. Uso do ozônio na conservação de alimentos. Propriedades do ozônio no organismo humano. Resultados obtidos após a ozonoterapia. Ação bioquímica do ozônio sobre a reologia sanguínea.
- PERIGOS DO OZÔNIO. TOXICIDADE. CONTRA-INDICAÇÕES MÉDICAS
- As complicações pulmonares ao respirar certa concentração de ozônio. O alarme ambiental com ozônio. Limites de risco estabelecidos. A dose letal de O3. Toxicidade extrapulmonar do ozônio. Efeitos colaterais do ozônio. Contra-indicações da ozonoterapia.
- CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO OZÔNIO E A COMPARAÇÃO COM O OXIGÊNIO
- Características físicas e químicas do ozônio e a comparação com as do oxigênio. A fotossíntese e a aparição do oxigênio no planeta.
- AÇÃO BIOQUÍMICA DO OZÔNIO SOBRE O METABOLISMO DOS PRINCÍPIOS IMEDIATOS E DA MEMBRANA CELULAR. OZÔNIO, ESTRESSE OXIDATIVO E RADICAIS LIVRES
- Ação bioquímica sobre o metabolismo dos princípios imediatos. Ação do ozônio sobre o sangue. As consequências da vida aeróbica. Os radicais livres gerados pelo oxigênio (ROS). O estresse oxidativo. A membrana celular como alvos dos radicais livres.
- O GERADOR DE OZÔNIO. SUA LOCALIZAÇÃO E CONDIÇÕES BÁSICAS REQUERIDAS. ACESSÓRIOS NECESSÁRIOS. KIT DE PRIMEIROS SOCORROS
- Condições básicas de um gerador e acessórios. Mecanismo básico do gerador de ozônio. Como calcular a dose de ozônio a ser administrada. Controle do gerador de ozônio. Recomendações para o gerador de ozônio. Cuidados ao se trabalhar com o ozônio.
- VIAS DE ADMINISTRAÇÃO DE OZÔNIO. EM CAVIDADES: RETAL, NASAL, AUDITIVA, VAGINAL E BUCODENTAL
- As muitas aplicações do ozônio e as mais eficientes. Formas de administrar o ozônio. A concentração para cada via de aplicação. Aplicação retal: sistêmica e local. Aplicação ginecológica do ozônio. Aplicação na cavidade Bucodental e faríngea. A aplicação de ozônio em otorrinolaringologia.
- VIAS DE ADMINISTRAÇÃO DE OZÔNIO: A VIA VENOSA. A AUTO-HEMOTERAPIA: SISTEMAS E ACESSÓRIOS NECESSÁRIOS. A ANTICOAGULAÇÃO
- Metodologia da auto-hemoterapia com ozônio. Mecanismo de ação da auto-hemoterapia. Protocolo Pessoal. O número de sessões e a concentração. Acessórios necessários para a grande AHT. Auto-hemoterapia menor ou IM. A via intratecal ou epidural.
- O OZÔNIO EM DOENÇAS INFECCIOSAS. A HEPATITE, A HERPES ZOSTER E SIMPLES. CANDIDÍASE. A OZONOTERAPIA NO CÂNCER
- Ozônio e anti-infecção. Experiências com animais. O tratamento das hepatites virais. Eficiência do ozônio em outras doenças virais: herpes zoster e simples. Amigdalite tratada com ozônio. Tratamento de osteomielite com ozonoterapia. A ozonoterapia no câncer.
- HELIOTERAPIA, TALASSOTERAPIA, AEROTERAPIA E GEOTERAPIA
Pretende conhecer a helioterapia, talassoterapia, aeroterapia e geoterapia, revisando suas histórias e estabelecendo as regras gerais para suas aplicações.
- HELIOTERAPIA
- Introdução. Conceito. Histórico. Radiação e luz solar. Doenças relacionadas com a Helioterapia. Terapêutica.
- TALASSOTERAPIA
- Introdução. Conceito. Histórico. Bases de Talassoterapia. Efeitos Terapêuticos. Terapêutica. Indicações e contra-indicações.
- AEROTERAPIA
- Introdução. O Ar. A Pele. Banhos de ar. A respiração.
- GEOTERAPIA
- Conceito. Histórico. Materiais utilizados na Geoterapia.
- PULSAÇÕES DE ONDAS MAGNÉTICAS E HIPERTERMIA
Estudo da aplicação medicinal da eletricidade e do magnetismo, das propriedades elétricas das células, dos campos eletromagnéticos, da água no corpo humano e dos principais tratamentos.
- O BIOELETROMAGNETISMO APLICADO AO TRATAMENTO DE DOENÇAS
- Introdução. Aspectos gerais.
- ELETRICIDADE E PROPRIEDADES ELÉTRICAS DAS CÉLULAS. FUNÇÃO DA MEMBRANA CELULAR
- Eletricidade. Propriedades elétricas das células.
- COMUNICAÇÃO CELULAR ELÉTRICA E MAGNÉTICA NO CORPO HUMANO. PROPRIEDADES ELÉTRICAS DAS CÉLULAS CANCEROSAS. MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E RESSONÂNCIA
- Fundamentos biológicos da comunicação celular. Bases fisiológicas e moleculares. Transdução de sinal. A comunicação elétrica e magnética. Propriedades elétricas das células cancerosas.
- CAMPOS ELETROMAGNÉTICOS E CÉLULAS
- Magnetismo. Elementos magnéticos no organismo humano. Mecanismo de interação do campo magnético com o organismo.
- MEIO CELULAR, PLASMA INTRACELULAR E EXTRACELULAR: A ÁGUA DO NOSSO CORPO
- Importância biológica e as características da água. A água do nosso corpo. Alterações minerais e de água nas células danificadas. A Água, mais que um simples solvente. A água de cristal líquido, a magnetita e os chacras.
- TRATAMENTOS COM CAMPOS ELETROMAGNÉTICOS E SEUS RESULTADOS
- Premissas. Tecnologia básica dos campos eletromagnéticos no uso clínico. Tratamento com pulsações de campos magnéticos. Efeitos colaterais. Benefícios do tratamento. O tratamento metabólico do Dr. Sodi Pallarés. Experiência com o gerador de pulsos magnéticos Papimi.
- TRATAMENTOS ELÉTRICOS
- Premissas. Efeitos gerais da corrente elétrica no corpo. Tipos de correntes elétricas usadas na medicina. Experiência com a galvanoterapia. Aparelho médico BET 7.
- PROTOCOLOS, CASOS, RESULTADOS
- Introdução. A experiência no tratamento com pulsações de campos magnéticos. Uso do aparelho de ondas Papimi. Experiência com terapia elétrica contra o câncer usando o BET 7. Experiência de terapias combinando pulsações de campos magnéticos com o equipamento Papimi e outros tratamentos terapêuticos. Tratamento com água de cristal líquido.
- TERAPIA ANTIENVELHECIMENTO, RADICAIS LIVRES E ANTIAGING
Estudo do envelhecimento e suas principais teorias, influências genéticas, influências hormonais, o papel dos radicais livres e antioxidantes, toxinas ambientais, a dieta, a desintoxicação e a longevidade.
- CONCEITOS
- Dados estatísticos sobre o envelhecimento. O que é envelhecer? Considerações de "teorias históricas". Teorias atuais sobre o envelhecimento.
- GENÉTICA NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO
- Genética da vida.
- OS HORMÔNIOS NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO
- Estrutura glandular. Ações do colesterol dentro de fisiologia celular. Fatores que influenciam na disfunção hormonal. Hormônios de crescimento (HGH, GH). Melatonina.
- RADICAIS LIVRES
- Conceitos. Capacidade de absorção dos radicais livres pelos alimentos. Técnica de medição dos radicais livres.
- ANTIOXIDANTES
- Conceito. Como agem os antioxidantes? Tipos de antioxidantes.
- TOXINAS AMBIENTAIS
- Conceito. Contaminantes. Doenças causadas por toxinas ambientais.
- A DIETA COMO TERAPIA ANTIAGING
- Conceito. Principais causas da carência de antioxidantes nos alimentos. Toxicidade Intrínseca dos alimentos. Toxicidade extrínseca dos alimentos. Alimentos transgênicos.
- MICRONUTRIENTES: ALIMENTO PARA AS CÉLULAS
- Conceito. Base histórica da medicina ortomolecular. Oligoelementos intracelulares e extracelulares. Mecanismo de ação dos oligoelementos. Relação entre os minerais e as vitaminas. Conceito de transmutação biológica. Demanda e características dos oligoelementos.
- DESINTOXICAÇÃO: CHAVE DO BOM EQUILÍBRIO CORPORAL
- Conceito. Organismos envolvidos. Alimentos tóxicos e envelhecimento. Técnicas médicas de desintoxicação.
- LONGEVIDADE, A NOVA FRONTEIRA
- Conceito. Telomerase. SIRT1.
Nota: O conteúdo do programa acadêmico pode ser submetido a ligeiras modificações, em função de atualizações ou aperfeiçoamentos.
Direção
Direção Acadêmica
- Dr. Carlos Llopis Martínez. Secretário-geral da Fundación Europea de Medicina Tradicional China. Diretor do Departamento de Fitoterapia Tradicional Chinesa da Escuela Superior de MTC.
Coordenação Geral Acadêmica
- Vânia Alexandre. Coordenadora da Área de Saúde Natural.
Bolsa de Trabalho
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.
Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.