Apresentação do Programa
O curso de Bioética Geral é um programa acadêmico orientado à formação de profissionais especializados no estudo e na pesquisa em Bioética.
O programa segue uma metodologia de estudo multidisciplinar, a partir de um enfoque científico, antropológico e ético. Oferece a possibilidade de uma formação que complemente o uso teórico dos diferentes tipos de conhecimento que são necessários dentro do estudo da Bioética. Ao mesmo tempo, o programa contempla um componente de formação significativamente orientado à pesquisa, baseado no conhecimento e na utilização do método de estudo triangular, que é próprio da Bioética.
A partir de ambos os aspectos, o aluno é orientado ao desenvolvimento das temáticas mais relevantes quanto ao estudo e aplicação da Bioética desde suas origens até a atualidade.
O curso de Bioética Geral será o complemento ideal para enriquecer qualquer formação de graduação ou de pós-graduação de todos os interessados em especializar-se em temas da Área da Bioética, especificamente no estudo das bases gerais da bioética, desde o uso das principais fontes de conhecimento até o domínio do discurso e do método de estudo da Bioética.
A quem é dirigido
A metodologia de formação proposta, somada à clareza, amplitude e didática da elaboração dos conteúdos, permite direcionar o programa de Bioética Geral a todo tipo de profissional com interesse no estudo da Bioética, desde suas origens até seu atual desenvolvimento.
O curso de Bioética Geral será um complemento ideal para enriquecer qualquer formação de graduação ou de pós-graduação dos interessados em especializar-se em temas da Área da Bioética.
Titulação
A conclusão com sucesso do Programa permitirá que você obtenha a titulação de Especialista em BIOÉTICA GERAL.
Após a conclusão com êxito do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.
Estrutura do Programa
A estrutura de créditos do programa de Bioética Geral é mostrada na tabela a seguir. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:
CRÉDITOSa | |
---|---|
Matérias Obrigatórias | 25 |
Trabalho Final de Curso | 10 |
TOTAL | 35 |
a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.
Duração
O programa em Bioética Geral tem 35 créditos.
A duração do programa em Bioética Geral varia de 9 a 12 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve concluir com sucesso todas as atividades avaliativas e aprovado o projeto final, se for o caso.
Objetivos
Objetivo geral:
- Formar especialistas em Bioética, com ênfase em uma formação geral das fontes de conhecimento que estruturam o discurso e o método desta disciplina, assim como a utilização do método de estudo triangular que a caracteriza.
Objetivos específicos:
- Formar especialistas em Bioética com um uso adequado das três fontes de conhecimento em que se sustenta o estudo bioético: a científica, a antropológica e a ética ou moral
- Formar especialistas com capacidade de domínio do método triangular, um método de estudo multidisciplinar próprio da Bioética.
- Formar especialistas em Bioética com visão completa desta, desde seus fundamentos até suas principais áreas de aplicação e desenvolvimento.
Saídas Profissionais
O caráter multidisciplinar do programa permite várias possibilidades profissionais. A seguir, propõem-se os três grupos principais:
- Docência.
- Pesquisa.
- Consultoria profissional no campo.
Plano de estudos
O programa de Bioética Geral possui uma estrutura curricular baseada em 2 partes formativas sequenciais e um Trabalho Final de Curso, com uma carga letiva total de 350 horas:
- 1ª Parte: Disciplinas (250 horas).
O objetivo é apresentar um documento completo, que mostre o desenvolvimento total do trabalho proposto, contemplando a possibilidade de sua execução, de acordo com os delineamentos e detalhes do Trabalho Final de Curso apresentado. O trabalho deve ser uma contribuição a alguns dos campos estudados ou à sua relação, tanto teórica quanto aplicada, respeitando as doutrinas, teorias e disciplinas relacionadas.
As disciplinas e horas correspondentes são mostradas na seguinte tabela:
DISCIPLINAS | CRÉDITOSa | |
---|---|---|
1 | Metodologia da Pesquisa Científica | 5 |
2 | Biologia do corpo humano | 3 |
3 | Biotecnologia geral | 5 |
4 | Bases antropológicas da Bioética | 3 |
5 | Bases éticas da Bioética | 3 |
6 | Bioética geral | 5 |
7 | Oficina 1 | 1 |
TOTAL | 25 |
a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.
- 2ª Parte: Trabalho Final de Curso (100 horas).
2ª Parte: Trabalho Final de Curso | CRÉDITOSa | |
---|---|---|
1 | Trabalho Final de Curso | 10 |
TOTAL | 10 |
a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.
A última fase do programa é destinada à realização do Trabalho Final de Curso, que pode ser começado antes do término da 1a Parte: Disciplinas; que, nesse momento, o aluno contará com os elementos desenvolvidos necessários para dar começo ao trabalho.
O objetivo deste primeiro módulo é introduzir o aluno no estudo geral da Bioética. Os temas desenvolvidos dão as bases teóricas que servirão de fundamento para a utilização do discurso e dos métodos bioéticos.
As disciplinas e horas correspondentes são mostradas na seguinte tabela:
Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.
Descrições dos Cursos
1ª PARTE: DISCIPLINAS
- METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
O objetivo desta disciplina é introduzir o aluno no campo da pesquisa científica. Ao longo da disciplina, oferece-se uma série de conhecimentos orientados a familiarizar o aluno com o processo de elaboração de um projeto de pesquisa, a busca por informação especializada e as regras de redação e apresentação final de um trabalho de pesquisa.
- ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PESQUISA CIENTÍFICA
- O que é a Epistemologia? O que é um Paradigma? Conhecimento e Ciência. Ciências da Natureza e Ciências Humanas: algumas diferenças. Poiesis e Práxis: uma chave na compreensão dos paradigmas. Bibliografia recomendada.
- O PROCESSO DE PESQUISA CIENTÍFICA
- Etapas do caminho. Bibliografia recomendada.
- COMO INICIAR UMA PESQUISA? O PROJETO: PONTO DE PARTIDA
- Escolha do tema. Formulação do Problema. Formulação das perguntas de pesquisa. Definição de objetivos. Elaboração de hipóteses. Justificativa da pesquisa. Bibliografia recomendada.
- CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO
- O que é um marco teórico? Revisão da literatura: documentação e busca por informação. Elaboração do Marco Teórico: regras orientadoras. Bibliografia recomendada.
- ELABORAÇÃO DA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA
- Definição do tipo de elaboração de pesquisa. Classificação das variáveis. Definição operacional da variável. A amostragem. Técnicas e instrumentos de coleta de dados. Procedimentos para a análise dos dados. Bibliografia recomendada.
- O RELATÓRIO DE PESQUISA
- Partes de um relatório de pesquisa escrito. Aspectos formais na redação de trabalhos científicos. Normas internacionais de citações bibliográficas. Alguns critérios para autoavaliar um Relatório de Pesquisa. Bibliografia recomendada.
- BIOLOGIA DO CORPO HUMANO
Através dessa disciplina, o aluno é introduzido no estudo dos principais aspectos biológicos do corpo humano que são de interesse no campo bioético e biomédico. Ao longo da disciplina, é feita uma revisão da organização biológica e do ciclo de vida do ser humano, desde a concepção até a morte.
- O CORPO HUMANO
- Organização estrutural e funcional do corpo humano. Bases químicas do corpo humano. A célula. Organização corporal.
- O CICLO DE VIDA HUMANO
- Início do ciclo de vida: a embriogênese. Crescimento e desenvolvimento do corpo humano. Regulação do crescimento. Puberdade. Fim do ciclo de vida: envelhecimento e morte.
- BIOTECNOLOGIA GERAL
O objetivo dessa disciplina é oferecer uma série de conceitos fundamentais no campo biotecnológico que são de relevância dentro do estudo bioético. Ao longo da disciplina, o aluno irá adquirindo conhecimentos em matéria de biologia celular e molecular, assim como de suas aplicações no campo agrícola, pecuário e da saúde, áreas de interesse para a Bioética.
- CONCEITOS GERAIS
- Entendendo a linguagem dos genes. O ácido nucleico. Tipos de ácidos nucleicos. O código genético e a transmissão da informação. Dogma Central da biologia molecular. Replicação do DNA. Transcrição do DNA. Tradução do RNA.
- INTRODUÇÃO À BIOLOGIA DA CÉLULA
- O que é a célula? Sua estrutura. A membrana celular. O citoplasma. Tipos de células. A divisão celular. A mitose: o primeiro ensaio de reprodução. A meiose: a grande revolução evolutiva.
- MANIPULANDO OS GENES
- Introdução. A Biotecnologia. A manipulação genética. Antecedentes da modificação genética. A Engenharia Genética: Princípios e Métodos. O isolamento das sequências. A amplificação ou clonagem. A reação do PCR. Modificação genética. A transferência de uma sequência ao organismo receptor. A engenharia genética nas bactérias. A síntese de genomas bacterianos artificiais. A ideia do genoma mínimo. A síntese do primeiro genoma artificial.
- BIOTECNOLOGIA ANIMAL
- Introdução. A transgênese nos animais. A clonagem em animais. Tipos de clonagem.
- BIOTECNOLOGIA VEGETAL
- Domesticação. Variação somaclonal. Indução de mutações. Seleção celular. Cultivo de haploides. Cultivo e fusão de protoplastos. Transformação genética. Sistema natural do Agrobacterium tumefaciens. Transferência direta de DNA. Eletroporação. Microinjeção de DNA.
- BIOTECNOLOGIA NO HOMEM
- Terapia genética. Tipos de terapia genética. As técnicas de terapia genética. Resultados e perspectivas da terapia genética. Terapia genética e câncer. Terapia tissular. Medicina regenerativa. Reprogramação de células adultas em células pluripotentes. Reprogramação celular sem passar por células pluripotentes.
- BASES ANTROPOLÓGICAS DA BIOÉTICA
A disciplina procura assentar as bases antropológicas que servem de fundamento para o estudo da Bioética. O aluno será introduzido, progressivamente, no estudo das principais escolas de pensamento antropológico, cujos enfoques convergem no campo bioético.
- A ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA: OBJETO, DEFINIÇÃO, MÉTODO E PERTINÊNCIA ATUAL
- Peculiaridade da questão antropológica. Tipos de conhecimentos sintéticos sobre o homem. Objeto material e objeto formal da antropologia filosófica. O século XXI e seus desafios. Homem e pessoa: uma questão semântica com mais fundo.
- QUEM É O HOMEM? AS RESPOSTAS NA HISTÓRIA
- Do mito à filosofia. Sócrates, Platão e Aristóteles. A antropologia cristã. O homem no pensamento da época moderna. O homem no pensamento da época contemporânea.
- APROXIMAÇÃO METODOLÓGICA E PONTO DE PARTIDA
- Aproximação metodológica. O ponto de partida: dado e tarefa. O ser, unidade e unicidade. O núcleo da pessoa humana. A necessidade de estabelecer os modo metafísico e o fenomênico. O modo metafísico: a unidade substancial corpo e alma-espiritual. O modo fenomênico: a unidade biopsicoespiritual da pessoa humana.
- NÍVEIS DE AÇÃO DA PESSOA HUMANA: DIMENSÕES DO HUMANO
- Nível de ação biológico: a corporalidade. Nível psicológico de ação: a vida psíquica. Nível de ação espiritual: a vida pessoal. A liberdade. A consciência. O homem, ser pessoal: dignidade da pessoa humana.
- BASES ÉTICAS DA BIOÉTICA
Através dessa disciplina, o aluno adquirirá as bases éticas sobre as quais descansam o discurso e o método bioéticos, bem como os princípios éticos que influem na avaliação bioética dos atos humanos.
- QUE É ÉTICA?
- Noção preliminar. Objeto. Definição de ética. O ponto de partida de toda reflexão ética: a experiência moral. O método.
- TRÍPODE ÉTICA
- A pessoa: ser ético ou moral. O valor moral: referente do juízo ético. A ação: matéria do juízo ético.
- VISÃO INTEGRAL DO ATO HUMANO
- O sentido da ação humana: o mistério da ação humana. Elementos constitutivos de uma avaliação ética.
- BIOÉTICA GERAL
Através dessa disciplina, o aluno vai adquirir o conhecimento geral do discurso e do método da Bioética. As temáticas abordadas permitem fazer uma revisão geral da Bioética desde suas origens históricas até a formulação do enfoque multidisciplinar que, atualmente, a caracteriza.
- ORIGEM E DEFINIÇÃO
- Origem. Difusão da Bioética e criação dos primeiros centros especializados. A Bioética vista a partir de suas fontes. Ensaiando uma definição para a Bioética. Âmbitos de estudo da Bioética.
- DISCURSO E MÉTODO
- Principais modelos bioéticos. Metabioética. O método de pesquisa em Bioética. A relação entre lei moral e lei civil.
- PRINCÍPIOS BIOÉTICOS
- Princípios derivados do Personalismo ontológico. Princípios derivados do Principialismo. Princípios especiais derivados da Teologia Moral. Princípios especiais derivados do Direito. Princípios propostos pela UNESCO.
- DA TEORIA À PRÁTICA
- Introdução. Caso 1: privacidade. Caso 2: paternalismo profissional ou autonomia do paciente. Caso 3: "wrongful life". Conclusões e recomendações finais.
- OFICINA 1
O objetivo da Oficina é promover um pensamento crítico e participativo nos alunos, mediante a análise, a discussão e o debate de temas que são de interesse para a Bioética e que permita complementar o conhecimento adquirido através de outros componentes de cada módulo.
Diferente de outros componentes do programa, a oficina é realizada segundo um cronograma específico de datas que estará disponível ao estudante desde o início do desenvolvimento do programa.
2ª PARTE: TRABALHO FINAL DE CURSO
A última fase do programa é destinada à realização do Trabalho Final de Curso, que pode ser começado antes do término da 1a Parte: Disciplinas, já que, nesse momento, o aluno contará com os elementos desenvolvidos necessários para dar começo ao trabalho.
O objetivo é apresentar um documento completo, que mostre o desenvolvimento total do trabalho proposto, contemplando a possibilidade de sua execução, de acordo com os delineamentos e detalhes do Trabalho Final de Curso apresentado. O trabalho deve ser uma contribuição a alguns dos campos estudados ou à sua relação, tanto teórica quanto aplicada, respeitando as doutrinas, teorias e disciplinas relacionadas.
Direção
Direção Acadêmica Geral
- Dr. Maurizio Battino. Diretor da Área de Saúde e Nutrição da Fundação Universitária Iberoamericana. Ricercatore di Biochimica e docente della Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione.
Coordenação Geral da Área
- Dra. Irma Domínguez Azpíroz. Coordenadora Acadêmica da Área de Saúde e Nutrição da FUNIBER.
Direção Acadêmica do Programa
- Dr. Nicolás Jouve de la Barreda. Catedrático do Departamento de Biologia Celular e Genética. Universidad Alcalá de Henares. Espanha.
Coordenação Acadêmica do Programa
- Dr. Luis Vivanco Sierralta. Plataforma de Pesquisa Bioética. Centro de Pesquisa Biomédica de La Rioja (CIBIR). Espanha.
Professores e Autores
- Dr. Roberto Andorno. Senior Research Fellow and Lecturer. Institute of Biomedical Ethics. University of Zurich. Suiza.
- Dr. Nicolás Jouve de la Barreda. Catedrático. Departamento de Biologia Celular e Genética. Universidad Alcalá de Henares. Espanha.
- Dr. Martha Tarasco Michel, MD. Pesquisadora. Faculdade de Bioética. Universidad de Anahuac. México.
- Dr. Marta Albert Márquez. Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais. Universidad Rey Juan Carlos-Madrid. Espanha.
- Dr. Luis Vivanco Sierralta. Plataforma de Pesquisa Bioética. Centro de Pesquisa Biomédica de La Rioja. Espanha.
- Dr. Luis Raez, MD. Associate Professor of Medicine. Sylvester Comprehensive Cancer Center. University of Miami. Leonard M. Miller School of Medicine. USA.
- Dr. Jean Laffitte. Pontificia Università Lateranense. Itália.
- Dr. Jacques Saudeau, MD. Director Scientific Section. Pontifical Academy for Life. Itália.
- Dr. Gaetano Torlone. Facoltà di Medicina e Chirurgia. Università Cattolica del Sacro Cuore. Itália
- Dr. Elio Sgreccia. Centro di Bioetica. Università Cattolica del Sacro Cuore. Itália.
- Dr. Alfredo Martínez Ramírez. Pesquisador principal. Centro de Pesquisa Biomédica de La Rioja. Espanha.
- Blanca Bartolomé, MD. Centro de Pesquisa Biomédica de La Rioja. Espanha.
- Carlos A. Gómez Fajardo, MD. Professor de Bioética. Faculdade de Medicina. Universidad Pontificia Bolivariana, Colômbia. Faculdade de Medicina. Universidad de la Sabana. Colômbia.
- Dr (c). Carlos Beltramo. Faculdade de Educação. Universidad de Navarra. Espanha.
- Dr (c). Cesar Moreno. Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais. Universidad Rey Juan Carlos-Madrid. Espanha.
- Dr (c). Jorge Olaechea. Faculdade de Filosofia. Pontificia Università Lateranense. Itália.
- Dr (c). Montserrat San Martín. Faculdade de Ciências, Estudos Agroalimentares e Informática. Universidad de La Rioja. Espanha.
- Ms. Martín Ugarteche. Universidade Católica de Petrópolis. Brasil.
- Ms. Mónica Ballón. Universidad Católica San Pablo. Peru.
- Lc. Carlos Alberto Rosas Jiménez. Biólogo. Universidad de los Andes. Colômbia.
Bolsa de Trabalho
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.
Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.