Apresentação do Programa
Ter uma comunicação eficaz é essencial em um ambiente marcado pelo grande volume de informações que circulam diariamente no mundo. O campo da saúde não é diferente, e muitas notícias, artigos e vídeos vinculados ao setor são publicados diariamente.
Para que esse grande volume de informações alcance efetivamente o público-alvo (clientes/pacientes), é essencial criar um conteúdo diferenciado e atraente com informações verdadeiras e cientificamente comprovadas.
Nesse sentido, o programa Comunicação e Marketing Digital em Saúde apresenta uma série de conteúdos voltados para o desenvolvimento de habilidades de comunicação para profissionais da saúde, além de fornecer conhecimentos importantes aos profissionais de comunicação que desejam atuar no campo da saúde.
Para isso, ao longo do curso, são apresentados os principais canais e ferramentas de comunicação na Internet e oferecidas orientações para que se possa reconhecer e trabalhar com fontes científicas confiáveis de informação. Além disso, são apresentadas as técnicas mais utilizadas em marketing on-line e todas as etapas do delineamento e gerenciamento de projetos de comunicação em saúde.
Finalmente, os alunos poderão desenvolver um plano completo de comunicação e marketing digital em saúde, seja para a implementação de consultas ou plataformas de saúde on-line, para a promoção de um centro de saúde, para o lançamento de uma campanha de sensibilização ou promoção de temas relacionados à saúde, para a criação de uma reputação digital de um profissional, entre outros.
A quem é dirigido
O programa de Comunicação e Marketing Digital em Saúde tem como destinatários:
- Profissionais da saúde interessados em adquirir habilidades em comunicação digital, atualmente demandadas pela sociedade.
- Profissionais do jornalismo, ciência da comunicação, marketing ou outros profissionais relacionados que desejam voltar sua carreira profissional para empresas relacionadas à saúde.
Titulação
A conclusão bem-sucedida do programa permitirá a obtenção do grau de Especialização em Comunicação e Marketing Digital em Saúde.
Após a conclusão bem-sucedida do programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade onde se matriculou.
Estrutura do Programa
A estrutura de créditos do programa de Comunicação e Marketing Digital em Saúde é mostrada na tabela a seguir. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:
MÓDULOS | CRÉDITOSa |
---|---|
1ª parte: Disciplinas | 25 |
2ª parte: Projeto de Comunicação | 5 |
TOTAL | 30 |
a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.
Duração
O programa em Comunicação e Marketing Digital em Saúde tem 30 créditos.
A duração do programa em Comunicação e Marketing Digital em Saúde varia de 6 a 9 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve concluir com sucesso todas as atividades avaliativas e aprovado o projeto final, se for o caso.
Objetivos
Objetivo general
- Saber elaborar e implementar um projeto de comunicação e marketing digital para disseminar e promover diferentes ações relacionadas à saúde.
Objetivos específicos
- Detectar as necessidades comunicativas de um projeto de saúde e definir as estratégias necessárias para supri-las.
- Reconhecer as vantagens e desvantagens dos principais canais de comunicação na Internet.
- Saber delinear uma comunicação atraente adaptada ao perfil do cliente ou paciente em saúde.
- Utilizar as ferramentas e técnicas necessárias para comunicar, na área de saúde, de maneira eficaz, responsável e com rigor científico.
Saídas Profissionais
Algumas das atuações profissionais* do programa Comunicação e Marketing Digital em Saúde são as seguintes:
- Profissional de saúde com reputação digital.
- Consultor de saúde on-line.
- Editores ou gerentes de comunicação de centros de saúde e organizações/empresas relacionadas à saúde.
- Consultor de planejamento de comunicação e marketing em saúde.
* Nota: O exercício das profissões é regulamentado pela legislação de cada país.
Plano de estudos
Dependendo do perfil profissional do estudante, as disciplinas do programa Comunicação e Marketing Digital em Saúde buscam contribuir com duas abordagens diferentes: para os profissionais de saúde desenvolverem habilidades de comunicação e marketing digital, e para profissionais de comunicação, jornalismo ou profissionais marketing integrarem, em seu desempenho laboral, estratégias para difundir informações científicas na área de saúde.
O programa Comunicação e Marketing Digital em Saúde tem duração total de 30 créditos ECTS (9 meses), distribuídos nos seguintes módulos:
- 1ª PARTE: DISCIPLINAS (25 CRÉDITOS)
A primeira parte do programa investiga as principais áreas temáticas relacionadas à busca de informações científicas, os canais e ferramentas de comunicação na internet, as técnicas utilizadas no marketing on-line e as etapas de elaboração e gerenciamento de projetos de comunicação em saúde.
As disciplinas e horas correspondentes são mostradas na seguinte tabela:
1a PARTE: DISCIPLINAS | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | HORAS |
1 | Pesquisa de informação científica nas ciências da saúde | 50 |
2 | Canais de comunicação na internet e novos formatos | 50 |
3 | Ferramentas e técnicas para comunicação eficaz na internet | 50 |
4 | Marketing on-line para serviços de Saúde | 50 |
5 | Criação e gestão de projetos de comunicação | 50 |
TOTAL | 250 |
- 2ª PARTE: PROJETO DE COMUNICAÇÃO (5 CRÉDITOS)
Na última parte do programa, o aluno desenvolverá seu próprio projeto comunicativo e poderá implementá-lo graças ao conhecimento adquirido nas disciplinas.
2a PARTE: PROJETO DE COMUNICAÇÃO | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | HORAS |
1 | Projeto de comunicação | 50 |
TOTAL | 50 |
Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.
Descrições dos Cursos
Direção
Direção Acadêmica
- Dr. Guillermo Rodríguez Navarrete. Doutor em Nutrição Humana pela Universidade de Granada (Espanha) e pós-graduado na Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard (Estados Unidos). Educador Nutricional on-line na marca Nutrillermo.
Coordenação Geral Acadêmica
- Dra (c). Mariana Dornelles. Coordenadora da área de comunicação - FUNIBER.
- Dra. Irma Domínguez. Coordenadora da área de saúde - FUNIBER.
Professores e Autores
- Dra. Mercedes Briones. Doutorado Internacional em Nutrição Infantil pela Universidad de Granada. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dra. Priscilla Almeida de Souza. Doutorado em Biomedicina pela Universidad de Zaragoza. Licenciatura em Nutrição Humana e Dietética e Especialista em Nutrição Esportiva pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dr. Alejandro Tapia. Doutorado em Marketing e Licenciatura em Publicidade pela Universidad Complutense de Madrid.
- Dra. Ana Laura Moro. Doutorado em Medicina (Epidemiologia, Saúde Pública e Saúde Internacional) pela Universitat de Barcelona.
- Dr. Alejandro Carmelo Fernández Muerza. Doutorado em Jornalismo Científico pela Euskal Herriko Unibertsitatea. Jornalista e comunicador de ciência e ambiente.
- Dr. Francesc Ponsa i Herrera. Doutorado em Comunicação Social pela Universitat Pompeu Fabra. Mestrado em Análise de Inteligência pela Universitat Autònoma de Barcelona, Universitat de Barcelona, Universidad Carlos III de Madrid e Universidad Juan Carlos I de Madrid. Licenciatura em Comunicação e Audiovisual pela Universitat Ramon Llull.
- Dra (c). Mariana Dornelles. Doutorado em Comunicação pela Universitat Autònoma de Barcelona (em andamento). Mestrado Oficial em Gestão Cultural pela Universitat de Barcelona. Licenciatura em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Brasília.
- Mtr. Regla María Gómez Tejada. Mestrado em Comunicação Corporativa pelo Instituto Séneca e pela Universidad Católica de Ávila. Licenciatura em Jornalismo pela Universidad de Sevilla.
- Mtr. Héctor Magro Palacios. Mestrado em Direção de Comunicação e Gestão Publicitária pela ESIC Business and Marketing School, Especialização em Jornalismo Digital pela Universidad de Oviedo e Bachelor of Arts with Honours in Media and Communication pela University of Wolverhampton.
- Mtr. Diego Guzmán Nagel. Máster in Business Administration pela Universitat Politécnica de Cataluña. Especialização em Gestão de Empresas Lazer, Turismo e Tempo Livre pela EAE Business School de Barcelona. Licenciatura em Marketing pela Universidad Privada Boliviana de Cochabamba.
- Mtr. Enrique Villanueva. Mestrado em Administração de Empresas, licenciatura em Ciências da Comunicação e certificado em Turismo pelo Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey.
- Mtr. Hadit Pamela Brito Abreu. Mestrado em Administração e Direção de Empresas pela Universidad Internacional Iberoamericana. Licenciada em Publicidade pela Universidad Pro Educación y Cultura, República Dominicana.
Bolsa de Trabalho
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.
Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER