Comunicação e Marketing Digital no Esporte

Apresentação do Programa

Saber se comunicar efetivamente é essencial em um ambiente marcado pelo grande volume de informações que circulam diariamente pelo mundo. O campo do esporte não é diferente, e inúmeras notícias, artigos e vídeos relacionados ao setor são publicados diariamente.

Para que esse grande volume de informações alcance efetivamente o público-alvo, é essencial criar conteúdo diferenciado e atraente com informações verdadeiras e cientificamente comprovadas.

Para fazer isso, durante todo o programa o aluno aprenderá a avaliar as necessidades de comunicação de profissionais e organizações esportivas com o objetivo de desenvolver estratégias eficazes de comunicação e marketing por meio do uso das ferramentas e técnicas mais relevantes e úteis para obter presença e notoriedade da internet.

Nesse sentido, o programa Comunicação Digital e Marketing no Esporte apresenta uma série de conteúdos voltados para o desenvolvimento de habilidades de comunicação para profissionais do esporte, além de fornecer conhecimentos importantes para os profissionais de comunicação que desejam trabalhar no campo do esporte.

Para isso, ao longo do curso, são apresentados os principais canais e ferramentas de comunicação na Internet e são oferecidas diretrizes para reconhecer e trabalhar com fontes confiáveis ​​de informação científica. Além disso, são apresentadas as técnicas mais utilizadas no marketing on-line e todas as etapas de elaboração e gestão de projetos de comunicação no esporte.

Por fim, os alunos poderão desenvolver um plano completo de comunicação e marketing digital no esporte, seja para o lançamento de plataformas esportivas on-line, a promoção de um centro ou evento esportivo, o lançamento de uma campanha de conscientização ou promoção de tópicos relacionados ao esporte ou ao desenvolvimento de um projeto de comunicação e marketing com base nas necessidades de organizações ou profissionais do esporte.

A quem é dirigido

O programa Comunicação Digital e Marketing no Esporte tem como destinatários:

  • Profissionais do esporte interessados ​​em adquirir habilidades de comunicação digital, atualmente demandadas pela sociedade.
  • Profissionais de jornalismo, ciências da comunicação, marketing ou outros graus relacionados que desejam orientar suas carreiras profissionais em empresas relacionadas ao campo do esporte.
  • Outros profissionais que desejam complementar sua formação em marketing e comunicação digital no esporte.

Titulação

A conclusão bem-sucedida do Programa permitirá a obtenção do título de Especialista em COMUNICAÇÃO E MARKETING DIGITAL NO ESPORTE.

Após a conclusão bem-sucedida do Programa, o aluno receberá o título emitido pela Universidade em que se matriculou.

Estrutura do Programa

A estrutura de créditos do programa de Comunicação e Marketing Digital no Esporte é mostrada na tabela a seguir. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:

  CRÉDITOSa
1a Parte: Disciplinas 50
2a Parte: Projeto de comunicação 5
TOTAL 55

a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.

Duração

O Comunicação e Marketing Digital no Esporte tem 55 créditos. duração do Comunicação e Marketing Digital no Esporte varia de Varía em função da dedicação do estudante. Nesse período, o aluno deve ter sido aprovado em todas as avaliações correspondentes, bem como no Projeto Final.

Objetivos

Objetivo geral

  • Planejar, elaborar e desenvolver planos de comunicação e marketing digital para estabelecer e promover ações atraentes e inovadoras voltadas ao esporte.

Objetivos Específicos

  • Avaliar as necessidades de comunicação das organizações esportivas para projetar programas de comunicação eficazes para seu público-alvo.
  • Desenvolver estratégias de comunicação e marketing para divulgar e promover a marca pessoal de profissionais do esporte na internet.
  • Identificar, selecionar e usar as ferramentas e técnicas mais relevantes e úteis para melhorar a comunicação no esporte de maneira eficaz e responsável.
  • Adquirir as habilidades e habilidades apropriadas e orientadas para a gestão e administração de centros e eventos esportivos.

Saídas Profissionais

Algumas das oportunidades profissionais* do programa Comunicação Digital e Marketing no Esporte são as seguintes:

  • Responsáveis de comunicação de centros esportivos, clubes e empresas esportivas.
  • Profissionais de esportes com reputação digital.
  • Consultor em planejamento de comunicação e marketing no esporte.
  • Profissionais relacionados à gestão de centros e eventos esportivos.

Nota: O exercício das profissões é regulado pela legislação de cada país.

Plano de estudos

O programa Comunicação Digital e Marketing no Esporte tem uma duração total de 12 meses divididos nos seguintes módulos:

  • 1a PARTE: DISCIPLINAS

A primeira parte do programa investiga as principais áreas temáticas relacionadas à busca de informações científicas, canais e ferramentas de comunicação na Internet, as técnicas utilizadas no marketing on-line e as etapas da elaboração e gestão dos projetos de comunicação.

As disciplinas e créditos correspondentes são mostrados na tabela a seguir:

MÓDULO 1: COMUNICAÇÃO E MARKETING
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Busca de informação científica em ciências da saúde 5
2 Canais de comunicação na Internet e novos formatos 5
3 Ferramentas e técnicas para uma comunicação eficaz na internet 5
4 Marketing on-line para serviços de saúde 5
5 Community Management 5
6 Aspectos éticos e legais da comunicação on-line em saúde 5
TOTAL 30
MÓDULO 2: CENTROS E EVENTOS ESPORTIVOS
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Instalações e Equipamentos Esportivos 5
2 Economia e gestão no esporte 5
3 Organização e gestão de eventos esportivos 5
4 Desenho e gestão de projetos de comunicação em saúde 5
TOTAL 20
  • 2a PARTE: PROJETO DE COMUNICAÇÃO

Na última parte do programa, o aluno desenvolverá seu próprio projeto de comunicação e poderá colocá-lo em prática graças ao conhecimento adquirido nas disciplinas.

2a PARTE: PROJETO DE COMUNICAÇÃO
# ASIGNATURAS CRÉDITOS
1 Projeto de comunicação 5
TOTAL 5

Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

Direção acadêmica

  • Dr. Maurizio Antonio Battino. Diretor da Área de Saúde e Nutrição da Fundação Universitária Iberoamericana. Pesquisador em Bioquímica e docente da Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione. Professor na Università Politecnica delle Marche.

Coordenação Geral Acadêmica 

  • Dr. Álvaro Velarde Sotres. Coordenador Internacional da Área de Esporte.
  • Dra. Irma Domínguez. Coordenadora Internacional Áreas Saúde.

Professores e Autores

  • Dr. Alejandro Carmelo Fernández Muerza. Doutor em Jornalismo pela Euskal Herriko Unibertsitatea (UPV- EHU). Professor do Mestrado em Divulgação Científica na UNED. Jornalista com ampla experiência profissional e docente.
  • Dr. Francesc Ponsa i Herrera. Doutorado em Comunicação Social pela Universitat Pompeu Fabra. Mestrado em Análise de Inteligência pela Universitat Autònoma de Barcelona, Universitat de Barcelona, Universidad Carlos III de Madrid e Universidad Juan Carlos I de Madrid. Licenciatura em Comunicação e Audiovisual pela Universitat Ramon Llull.
  • Dr. Pablo Blanco. Doutorado em Ciências da Atividade Física e do Esporte pela Universidad Camilo José Cela. Jornalista. Experiência no campo da gestão e da comunicação no campo do esporte.
  • Dra. Laura Moro. Doutorado em Medicina (Epidemiologia, Saúde Pública e Saúde Internacional) pela Universitat de Barcelona.
  • Dra. Priscilla Almeida. Doutorado em Biomedicina pela Universidad de Zaragoza. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Mercedes Briones. Doutorado em Nutrição Humana e Dietética, no programa internacional entre a Universidad de Granada e o Instituto de Investigaciones Químicas, Biológicas, Biomédicas y Biofísicas da Universidad Mariano Galvez de Guatemala. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. (c) Diego Enrique Guzmán Nagel. Doutorado (em andamento) em Gestão Estratégica e Negócios Internacionais. Master in Business Administration – Direção e Gestão de Empresas. Licenciado em Marketing pela Universidad Privada Boliviana, Cochabamba.
  • Dr. Martín Barcala Furelos. Doutorado em Atividade Física, Educação Física e Esporte pela Universidad Pontificia de Salamanca. Professor na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. (c) Mariana Dornelles. Doutorado em Comunicação pela Universitat Autònoma de Barcelona (em andamento). Mestrado Oficial em Gestão Cultural pela Universitat de Barcelona. Licenciatura em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Brasília.
  • Dra. (c) Daniela Torrico Villarroel. Doutorado (em andamento) em Projetos pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestrado em Marketing e Distribuição Comercial pela Universitat Politécnica de Catalunya. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • M. Regla María Gómez Tejada. Mestrado em Comunicação Corporativa pelo Instituto Séneca e pela Universidad Católica de Ávila. Licenciatura em Jornalismo pela Universidad de Sevilla.
  • M. Miguel Gómez Martínez. Mestrado em Direito Empresarial. Mestrado em Negócios e Direito de Telecomunicações, Internet e Audiovisual. Licenciado em Direito pela Universidade CEU-San Pablo.
  • M. Javier Ajiba Orozco. Mestrado em Treinamento Pessoal pela Universidad de Granada.
  • M. Benito Lorenzo Rico. Mestrado em Direção Integrada de Projetos (Lazer e Esporte). Mestrado em Direção de Entidades Esportivas. Técnico em Direção de Entidades Esportivas. Licenciado em Ciências da Atividade Física e do Esporte.
  • M. Héctor Magro Palacios. Mestrado em Direção de Comunicação e Gestão Publicitária pela ESIC Business and Marketing School, Especialização em Jornalismo Digital pela Universidad de Oviedo e Bachelor of Arts with Honours in Media and Communication pela University of Wolverhampton.
  • M. Enrique Villanueva. Mestrado em Administração de Empresas y Licenciatura em Ciências da Comunicação e pelo Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey.
  • M. Michelle Moreira. Mestrado oficial em Neurociências pela Universitat Autònoma de Barcelona. Graduação em Comunicação e Artes pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Brasil). Experiência em estudos dos meios audiovisuais.
  • M. Hadit Pamela Brito Abreu. Mestrado em Administração e Direção de Empresas pela Universidad Internacional Iberoamericana. Licenciatura em Publicidade pela Universidad Pro Educación y Cultura, República Dominicana.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal da FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário fornecer alguma informação adicional.

Uma vez recebida a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.