Apresentação do Programa
O avanço das Ciências da Administração e da Gestão Empresarial tem representado mudanças importantes nas diversas facetas dos negócios, afetando tanto a administração geral quanto a estratégia e especialmente as operações, e tem levado à redefinição do trabalho de direção.
Cada vez mais, as organizações estão abandonando as formas de direção orientadas à otimização de suas áreas funcionais, em benefício de um enfoque sistêmico e integrador que consiga um funcionamento do sistema suficientemente satisfatório a um custo mínimo. Neste contexto, conceitos tais como marketing, logística, qualidade, cliente, etc. fazem parte desta nova cultura empresarial, em geral, e da hotelaria, em particular.
O trabalho da Direção Hoteleira deve ser desenvolvido sob um modelo de qualidade total, enquadrado em um processo de melhoria contínua orientado à satisfação do cliente. A este respeito, o cliente já não é um objetivo das campanhas publicitárias e de marketing, mas constitui uma fonte de informação estratégica sobre a qualidade do produto e do serviço.
Estas mudanças têm provocado uma maior rigorosidade nos aspectos de gestão, com um instrumento metodológico mais completo e exato para dirigir empresas. Da mesma forma, todos os aspectos de direção têm exigido mais destaque graças à importância da participação dos recursos humanos no desenvolvimento de um projeto.
Além disso, a crescente necessidade de criar empresas e, conseqüentemente, dirigi-las, sem deixar de lado os contínuos avanços técnicos e científicos, tem levado muitos profissionais a dirigirem seus próprios negócios, ou seja, encomendados a fazer sem ter a experiência e o conhecimento suficiente.
A Especialização em Direção de Hotéis aprofunda nestas questões que constituem atualmente as razões que têm motivado a resposta dos agentes envolvidos no desenvolvimento turístico, enfatizando em sete temas-chave estreitamente relacionados:
- Administração e direção de empresas.
- Gestão estratégica dos recursos humanos.
- Gestão de qualidade em empresas e destinos turísticos.
- Técnicas de direção e liderança organizacional.
- Integração dos sistemas de gestão empresarial.
- Direção de empresas de hotelaria.
- Direção de alimentos e bebidas.
A quem é dirigido
A metodologia de formação proposta somada à clareza, à amplitude e à didática do desenho dos conteúdos, permite dirigir a Especialização em Direção de Hotéis a pessoas sem titulação acadêmica prévia que desejam receber uma formação neste campo, bem como licenciados e profissionais que queiram ampliar suas expectativas de trabalho.
Titulação
A conclusão com sucesso do Programa permitirá que você obtenha a titulação do Especialista em DIREÇÃO DE HOTÉIS.
Após a conclusão com êxito do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.
Estrutura do Programa
A estrutura de créditos do Programa de Direção de Hotéis é mostrada na seguinte tabela. Por ser um Programa a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não se estabelece uma data específica de início. Por isso, o aluno pode formalizar a matrícula a qualquer momento, sempre que houver vagas disponíveis:
CRÉDITOSa | |
---|---|
1ª Parte: Disciplinas | 31 |
2ª Parte: Trabalho Final de Curso | 10 |
TOTAL | 41 |
a. A equivalência em créditos pode variar conforme a universidade que titule.
Duração
O programa em Direção de Hotéis tem 41 créditos.
A duração do programa Direção de Hotéis varia de 9 a 12 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve concluir com sucesso todas as atividades avaliativas e aprovado o projeto final, se for o caso.
Objetivos
Objetivo geral::
- Formar diretores integrais mediante a aquisição de um sólido conhecimento das técnicas mais inovadoras de gestão empresarial e do desenvolvimento das habilidades diretivas que são cada vez mais o fator diferencial nas profissões que triunfam.
Objetivos específicos:
- Proporcionar ao aluno um conhecimento completo da organização, da estrutura e da gestão da empresa de alojamento turístico;
- Proporcionar os conhecimentos e as aptidões diretivas para exercer de forma responsável a direção de um estabelecimento hoteleiro;
- Definir, analisar e desenvolver a oferta de alojamentos, seus processos de gestão e operacionais em diferentes âmbitos;
- Definir, analisar e desenvolver os processos de comercialização considerando as novas tecnologias, técnicas de comunicação e de marketing;
- Fomentar o espírito crítico e a capacidade de análise com relação à problemática particular da empresa turística;
- Dotar ao aluno das habilidades necessárias para o exercício da direção nas áreas de logística e das operações, econômico-financeira, marketing, e gestão de recursos humanos, aplicadas ao âmbito da hotelaria e do restaurante.
Saídas Profissionais
Estes Estudos dirigem-se a pessoas que algum dia queiram gerenciar um estabelecimento hoteleiro ou de restaurante de alto nível, bem como empresas relacionadas ao setor da hotelaria e turismo, como os centros de lazer e os parques temáticos.
Geralmente, os graduados estão qualificados para a direção de estabelecimentos hoteleiros e de alojamento turístico, a direção de atividades de alojamento para hoteleiro (residências, centros de terceira idade, etc.), a consultoria de projetos hoteleiros, a direção de cadeias de restaurante, a direção departamental de centros de lazer e parques temáticos e, geralmente, a gestão hoteleira e o restaurante desde os âmbitos da direção geral ou departamental.
Plano de estudos
O Programa de Direção de Hotéis é composto por sete disciplinas e, no caso da Especialização, Pós-graduação ou Especialista, de um Trabalho Final de Curso ou Projeto.
- 1ª PARTE: DISCIPLINAS
A primeira parte permite conhecer e compreender, em primeiro lugar, os fundamentos teóricos, conceituais e históricos implicados na atividade turística e, em segundo lugar, sua implementação organizacional, social e tecnológica.
O objetivo é fazer com que os alunos adquiram uma visão global do âmbito turístico, através de diferentes temas multidisciplinares relacionados.
As disciplinas e horas correspondentes que compõem a primeira parte se apresentam na seguinte tabela:
1a PARTE: DISCIPLINAS | ||
---|---|---|
DISCIPLINAS | HORAS | |
1 | Direção de empresas de hotelaria | 60 |
2 | Direção de alimentos e bebidas | 60 |
3 | Técnicas de direção e liderança organizacional | 30 |
4 | e-Business e sua integração com os Sistemas Corporativos de Gestão | 50 |
5 | Administração e Direção de empresas | 40 |
6 | Gestão Estratégica de Recursos Humanos | 30 |
7 | Gestão de Qualidade em empresas e destinos turísticos | 40 |
TOTAL | 310 |
Estas disciplinas, apesar de serem independentes entre si, estão estruturadas segundo uma ordem pedagógica coerente que facilita sua compreensão partindo-se da menor para a maior complexidade. Cada disciplina está dividida em unidades temáticas básicas ou capítulos, cujo conteúdo inclui material impresso que deve ser estudado para responder satisfatoriamente os testes de avaliação.
- 2ª PARTE: TRABALHO FINAL DE CURSO OU PROJETO
No caso da Especialização, Pós-graduação ou Especialista, a última fase do Programa se destinará à elaboração do Projeto, o qual pode-se realizar paralelamente ao desenvolvimento da primeira parte se o aluno assim o preferir.
Projeto deve fazer referência a alguns dos campos estudados ou mantendo com eles relação, tanto teórica como aplicada, e respeitando sempre as doutrinas, teorias e disciplinas estipuladas.
2a PARTE: TRABALHO FINAL DE CURSO OU PROJETO | ||
---|---|---|
DISCIPLINAS | HORAS | |
1 | TRABALHO FINAL DE CURSO OU PROJETO | 100 |
TOTAL | 100 |
Descrições dos Cursos
1ª PARTE: DISCIPLINAS
- DIREÇÃO DE EMPRESAS DE HOSTELARIA
Nessa disciplina são traçadas as linhas gerais da indústria da hostelaria, evolução e tendências no setor tur ístico. Esses temas são analisados sob um ponto de vista global com referências locais e internacionais. Do mesmo modo, dar-se-á importância ao papel desempenhado pelo cliente e a sua influência sobre as decisões dos profissionais na última década.
- HISTÓRIA, EVOLUÇÃO E TENDÊNCIAS DO NEGÓCIO HOTELEIRO
- História e Evolução. Tendências do Negócio Hoteleiro.
- A DIREÇÃO DO NEGÓCIO HOTELEIRO
- Tipos de Hotéis. Hotéis de todo tipo. Organização de Hotéis. Legislação Hoteleira. Marcas de Hotéis e hotéis de Marca.
- GESTÃO DE ATIVOS
- Localização. Projeto de um hotel. Projeto de um apartamento. O Controle.
- GESTÃO PRÁTICA DOS RECURSOS HUMANOS
- O Departamento de Recursos Humanos. Hoje a gestão de recursos humanos é trabalho de todos. A equipe como principal eixo da operação e da operacionalidade. A gestão aberta. Aperfeiçoar a comunicação. Das estruturas verticais às estruturas Circulares. Marketing Interno.
- COMO AUMENTAR AS VENDAS EM HOSTELARIA
- As principais funções do departamento comercial e marketing. Definição de Venda. Características do servidor de excelência. Construção da imagem desejada. Sete formas de ouvir os clientes. O momento da verdade. A observação. Gerar confiança ao cliente. Propor e sugerir. Concretizar a venda. As 10 regras do vendedor persuasivo.
- GESTÃO FINANCEIRA
- Estrutura de Custos de um hotel. Gestão de Orçamentos. O USA - (Uniform System of Accounts).
- POLÍTICA DE PREÇOS E YIELD MANAGEMENT.
- Estrutura de preços. Que é Yield Management?
- GESTÃO DE PRODUTIVIDADE
- Produtividade, o grande desafio ainda pendente para a Espanha. Como medir a produtividade num hotel? A terceirização.
- CONCLUSÃO
- DIREÇÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS
Nessa disciplina, as diferentes ofertas gastronômicas são classificadas ou organizadas em cinco grandes famílias. São proporcionados exemplos de hotéis e restaurantes independentes que acolhem essas ofertas, explicando-se seus funcionamentos.
- A OFERTA GASTRONÔMICA
- Restaurantes Étnicos. Os restaurantes clássicos e sua evolução. Os restaurantes da cozinha tradicional. Restaurantes temáticos. Restaurantes de comida rápida.
- O DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS E BEBIDAS DE UM HOTEL
- Organização do departamento. Introdução ao tabelamento. O planejamento produtivo e operacional na unidade. Fichas técnicas, o primeiro passo para a padronização. Como compor um manual de produção a partir da realização das fichas técnicas? Como implantar um SPC.
- O PROTOCOLO
- O que é protocolo? Tipos de protocolo. A organização de atos. Os tratamentos oficiais. As presidências e precedências. O vestuário e o serviço.
- GESTÃO DE CUSTOS
- As dez razões do controle de custos. Custo de oportunidade do empresário. O resultado do hotel. A formação como principal ferramenta. O controle dos custos. Tarefas muito diversas. Cartões de crédito. Impressos: controle total. Vale de pedido.
- HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR
- Segurança alimentar. Introdução ao APPCC. Legislação estatal de referência. Tendências na UE sobre segurança alimentar. Definição de manipulador de alimentos. Higiene alimentar. Microorganismos e sua transmissão. Como os microorganismos chegam ao alimento? Perigos nos alimentos, tipos e natureza. Perigos associados aos alimentos. Riscos e perigos de origem biológica. Infecções, intoxicações e toxi-infecções. Toxinfecções mais comuns. Causas e prevenção. "Novas" toxinfecções alimentares. Que fazer ante um caso de emergência? Sistemas de segurança alimentar. Origem e finalidade do APPCC. Equipe APPCC. Requisitos prévios. Composição e desenvolvimento do sistema APPCC. Identificação de perigos e pontos de controle. Estabelecimento de limites críticos e de controles eficazes. Estabelecimento de medidas corretivas. Projeção de documentos e efetivação de registros. Estabelecimento de procedimentos de verificação. Características das instalações e seu controle sanitário. Características das zonas de produção. Águas e fornecimento. Controle da temperatura. Evacuação de águas residuárias e de lixo. Manutenção, desinfecção e limpeza. Outras instalações comuns. Gestão segura dos alimentos.
- TÉCNICAS DE DIREÇÃO E LIDERANÇA ORGANIZACIONAL
O objetivo geral com essa disciplina é levar o aluno a conhecer e a se aprofundar nos estilos de liderança e direção, sua relação, diferenças, importância e enfoques teóricos, assim como as competências e habilidades necessárias a seu exercício.
- INTRODUÇÃO À IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA E A DIREÇÃO EMPRESARIAL
- O principal recurso humano: as pessoas. A personalidade: integração entre as esferas cognitiva e afetiva. A administração e a psicologia social. Alguns comentários em torno da liderança. Características e classificações dos líderes. Os quatro papéis da liderança. Funções do líder. Definição, diferenças e funções do líder e do dirigente. A cultura empresarial, os valores e os processos de mudança. Importância da liderança organizacional.
- ENFOQUES TEÓRICOS NO ESTUDO DA DIREÇÃO E DA LIDERANÇA, SUA EVOLUÇÃO
- Pré-história da liderança. A Revolução Industrial. Escolas e Teorias no estudo da Liderança e da Direção.
- ESTILOS DE LIDERANÇA
- Definições. Fontes e bases de poder. Autoridade, comando e poder. Estilos de Liderança. Modelos de liderança contemporânea. Princípios essenciais dos líderes. Liderança eficaz.
- COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO LÍDER E DO DIRIGENTE
- Competências e habilidades do líder. Enfoques das competências. Tipos de competências. Determinação das principais competências. Análise dos resultados de uma pesquisa comparativa. Avaliação das características pessoais. Chaves para o liderança contemporâneo. Técnicas para o estudo das competências pessoais. Técnicas e ferramentas para o trabalho do líder.
- E-BUSINESS E SUA INTEGRAÇÃO COM OS SISTEMAS CORPORATIVOS DE GESTÃO
Essa disciplina da uma visão ampla e extensa do conceito e noção de integração empresarial mediante a informação revisando a integração sob o aspecto organizacional e tecnológico, e os conceitos essenciais da integração baseada em TICs como ERP, SCM e CRM.
- VISÃO ORGANIZACIONAL DA INTEGRAÇÃO: FORNECIMENTOS, CLIENTES E SISTEMAS
- Introdução. Fundamentos. Cadeia de valor. Exemplo de Integração de Cadeias de Fornecimentos. Reflexões.
- VISÃO TECNOLÓGICA DA INTEGRAÇÃO: ASPECTOS CONCEITUAIS DE INTEGRAÇÃO E-BUSINESS
- Importância do e-Business. Mudança organizacional. Estratégia do negócio. e-Business: implementação.
- SISTEMAS DE PLANEJAMENTO EMPRESARIAL (ERP)
- Aspectos conceituais. Integração na gestão da informação. Integração dos ERPs. Escolha do provedor. Impacto estratégico no retorno do investimento.
- GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA ERA DIGITAL
- Introdução. A mudança nas empresas. Gestão de recursos humanos. A tecnologia na gestão do recurso humano.
- GESTÃO DAS RELAÇÕES DE FORNECEDORES (SCM)
- Introdução. A cadeia de fornecimentos. Definição. Gestão da cadeia de fornecimentos. Implementação do SCM no e-Business. Reflexões.
- GESTÃO DE RELAÇÕES COM OS CLIENTES (CRM)
- Introdução. Aspectos conceituais. Estratégia. Implementação. Escolha do provedor. Integração.
- ADMINISTRAÇÃO E DIREÇÃO DE EMPRESAS
Essa disciplina introduz conceitos e técnicas de administração e direção de empresas turísticas, levando o aluno a compreender o significado, a natureza e o alcance da função de administração de uma empresa ou do gerenciamento de um de seus subsistemas.
- EMPRESA
- Introdução. Empresa em contexto. Classificação empresarial. Setores econômicos e atividade empresarial. A empresa como sistema. Emprendedor e dirigente.
- ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL
- Introdução. Estruturação empresarial. Novas tendências em estruturação empresarial. Áreas funcionais / Funcionalidades na empresa. Organização de processos empresariais.
- POLÍTICA, DIREÇÃO E GESTÃO EMPRESARIAL
- Direção estratégica. Direção tática. Direção operacional. Função diretiva e tomada de decisões empresariais.
- INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL: INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E CONHECIMENTO (ICC)Informação (e dados) na empresa. Comunicação na empresa. Conhecimento na empresa. Sistemas de ICC empresariais: SI/TIC.
- Informação (e dados) na empresa. Comunicação na empresa. Conhecimento na empresa. Sistemas de ICC empresariais: SI/TIC.
- SOCIOLOGIA, ECONOMIA E DIREITO NO ENTORNO EMPRESARIAL
- Análise socioeconômica da empresa. Economia empresarial. Direito empresarial.
- NOVA ECONOMIA E GESTÃO INTERNACIONAL
- Globalização: internacionalização e integração de mercados. Economia mundial e desenvolvimento. Negócio eletrônico (e-Business). Negócio móvel (m-Business).
- POLÍTICA ECONÔMICA, INDUSTRIAL E TECNOLÓGICA
- Política econômica. Política industrial e tecnológica. Gestão da inovação e da tecnologia.
- DESENVOLVIMENTO, CONSOLIDAÇÃO, CRESCIMENTO E EMPREENDEDORISMO DE NEGÓCIOS
- Desenvolvimento de novos negócios. Consolidação e crescimento de negócios. Empreendedorismo, criação e constituição de empresas. Projeto empresarial-plano de empresa (%u2018strategy%u2019 business plan).
- CASO PRÁTICO DE ADMINISTRAÇÃO E DIREÇÃO DE UMA EMPRESA VOLTADA A ATIVIDADES TURÍSTICAS.
- GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS
Com essa disciplina pretende-se estabelecer um procedimento para diagnosticar, projetar e controlar o enfoque sistêmico e estratégico da atual gestão de recursos humanos (GRH), centrando-se nas concepções atuais da direção estratégica.
- ESTRATÉGIA E GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS (GRH)
- Introdução. Estratégia organizacional. Traços e tendências da atual GRH. Necessidade do modelo funcional de GRH.
- GRH: TECNOLOGIA PARA SEU DIAGNÓSTICO, PROJEÇÃO E CONTROLE
- Introdução. Tecnologia para o diagnóstico, projeção e controle da GRH.
- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICA DE RH E OTIMIZAÇÃO DE PLANILHAS
- Introdução. O processo integrador e sistêmico da planejamento de RH. Determinação e otimização de planilhas.
- GESTÃO DE QUALIDADE EM EMPRESAS E DESTINOS TURÍSTICOS
A disciplina aborda detalhadamente os aspectos mais relevantes da gestão da qualidade em empresas e destinos turísticos; dá conselhos e fornece soluções a problemas reais que se apresentam no momento de proceder à implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade, o que constitui para o profissional uma valiosa ferramenta diferenciadora com relação a outros textos similares que podem ser encontrados no mercado.
- SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE
- Apresentação dos Sistemas de Gestão da Qualidade. Que é a ISO 9000? Erros comuns com relação à ISO 9001. Evolução da ISO 9000 no mundo. Os 8 princípios de Gestão da Qualidade. Gestão e Controle de Processos. O Processo de Certificação. Plano de Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade. E depois da certificação ISO 9001? Novidades da versão 2000 da ISO 9000. Guia rápido da mudança com relação à versão 1994.
- A NORMA ISO 9001 COMENTADA CAPÍTULO A CAPÍTULO
- Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos gerais. Requisitos da documentação. Responsabilidade da direção. Compromisso da Direção. Enfoque sobre o cliente. Política da Qualidade. Planejamento. Responsabilidade, Autoridade e Comunicação. Revisão pela Direção. Gestão dos Recursos (provisão, humanos, infra-estrutura). Realização do Produto. Medição, Análise e Melhoria.
- O DIA A DIA COM A NORMA ISO 9001
- Documentação dos Sistemas de Gestão da Qualidade. Gestão Informatizada da Documentação. Sistemas de Gestão em Setores Específicos. Auditoria dos Sistemas de Gestão da Qualidade. Questionário de Auditoria.
- CASO PRÁTICO DE APLICAÇÃO DA ISO 9001 EM UMA EMPRESA VOLTADA À ATIVIDADE TURÍSTICA
2ª PARTE: TRABALHO FINAL DE CURSO OU PROJETO
A segunda parte do Programa de Consultoria Turística consiste na elaboração de um Projeto com duração estimada de 100 h (10 créditos)1. O Projeto deve ser um reflexo da assimilação dos conceitos abordados, demonstrando a maturidade e a capacidade resolutiva do aluno ante uma dada problemática.
A temática a ser escolhida para a realização dol Projeto ficará à escolha do aluno. Uma vez escolhido o tema, deve-se remeter ao Centro o Pré-projeto do Trabalho Final, para que possa receber a conformidade da equipe docente.
A gestação do Trabalho Final de Curso ou Projeto poderá começar paralelamente ao estudo das disciplinas do Programa, segundo a conveniência e de acordo com a disponibilidade do aluno. Não obstante, aconselha-se dedicar o último trimestre do curso à sua elaboração e definitiva redação.
O Trabalho Final de Curso ou Projeto será supervisionado por um professor-tutor, cuja designação dependerá da temática escolhida.
1. A equivalência em créditos pode variar de acordo com a universidade que titula
Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.
Direção
- Dra. Maria Jesús Sánchez Muñoz. Professora Titular do Departamento de Geografia e Geologia da Universidad de León, Espanha.
- Dr. Antonio Maya Frades. Doutor em Geografia. Professor da Universidad de León, Espanha.
- Dra. Cristina Hidalgo González. Professora titular do Departamento de Economia Aplicada da Universidad de León.
- Dra. Leonor Calvo Galván. Doutora em Ciências Biológicas. Professora da Universidad de León, Espanha.
- Dr. Marco Antonio Robledo Camacho. Professor Titular do Departamento de Economia e Empresa da Universitat de les Illes Balears.
- Dr. Eugeni Aguiló Pérez. Catedrático do Departamento de Economia Aplicada da Universitat de les Illes Balears.
- Dr. Xavier Elías Castells. Doutor em Engenharia Industrial. Diretor da Bolsa de Sub-produtos de Cataluña, Espanha.
- Ing. Omar Gallardo. Engenheiro Civil de Minas. Professor da Universidade de Santiago de Chile, Chile.
- Dra. Rosalba Guerrero Aslla. Doutora em Ingenharia Metalúrgica. Professora da Universidad de Piura, Perú.
- Dr. Roberto M. Álvarez. Doutor em Engenharia de Projetos, pela Universidad Politécnica de Cataluña, Espanha, Mestre em Gerenciamento de projeto e de desenho, pela Politécnica de Milán, Itália. Professor da Universidad de Buenos Aires, Argentina. Diretor da Fundación Universitaria Iberoamericana (FUNIBER) Argentina.
- Ing. Icela Márques de Rojas. Engenheira Civil. Profesora de la Universidad Tecnológica de Panamá, R . P. Panamá.
- Mtra. Emilia Gámez Frías. Professora da Universidad de Guadalajara, México.
- Dr. Oscar Arizpe Covarrubias. Chefe do Laboratorio Ecologia de Sistemas Costeiros. Professor-Pesquisador Titular C de Dedicação Exclusiva, Chefe do Laboratorio Universidad Autónoma de Baja California Sur.
Professores e Autores
- Dr. Eugeni Aguiló Pérez. Catedrático do Departamento de Economia Aplicada da Universitat de les Illes Balears.
- Dra. Natividad Juaneda Sampol. Catedrática de Economia Aplicada da Universitat de les Illes Balears.
- Dr. Antonio Maya Frades. Doutor em Geografia. Professor da Universidad de León.
- Dr. Christian A. Estay Niculcar. Doutor em Projetos de Inovação Tecnológica. Professor daUniversidad Santa María - Campus Guayaquil, Ecuador. Director de laFundación Universitaria Iberoamericana (FUNIBER) Equador.
- Dr. Marco Antonio Robledo Camacho. Professor Titular do Departamento de Economia da Empresa na Universitat de les Illes Balears.
- Dr. Julio Batle Llorente. Professor Titular do Departamento de Economia e Empresa da Universitat de les Illes Balears
- Dr. Onofre Martorell Cunill. Professor Titular do Departamento de Economia da Empresa na Universitat de les Illes Balears.
- Dra. Cristina Hidalgo González. Professora titular do Departamento de Economia Aplicada da Universidad de León.
- Sr. Jordi Genebriera Ibañez. Sócio-Consultor de Dinamium Consultores.
- Lic. Carolina Navarro López. Coordinadora del Laboratori de Recerca i Documentació Turistica de la Universitat de les Illes Balears y responsable del área de Turismo de FUNIBER.
- Dr. Eduardo García Villena. Engenheiro Industrial e Mestre em Engenharia Ambiental (UPC).
- Lic. David Barrera Gómez. Engenheiro Industrial pela UPC.
Bolsa de Trabalho
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma partida econômica com caráter extraordinário para o oferecimento de Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.
Uma vez finalizado o Programa Acadêmico, os alunos que assim o desejarpoderão ingressar na Bolsa de Trabalho Ambiental. Para isso, deverãoremeter currículum vitae, indicando dados pessoais, acadêmicose de experiência profissional. Assim, o aluno estará informado dasofertas de trabalho que venham a surgir e que se ajustem a seu perfilprofissional.