Direção Estratégica

Apresentação do Programa

Atualmente, uma formação diretiva é essencial para o desenvolvimento pessoal. Todo avanço em uma carreira profissional não pode estar isento de uma formação diretiva de alto nível que enriqueça o currículo profissional de uma maneira formal que se complemente à própria experiência. As exigências profissionais, hoje em dia, em um mundo altamente competitivo, não permitem se ausentar do trabalho por longos períodos de tempo ou simplesmente a alta velocidade de mudança que requerem as empresa obriga um profissional a se atualizar de maneira contínua em curtos períodos de tempo.

Programa de Capacitação Técnica/Especialização em Direção Estratégica é uma resposta a estas necessidades, sendo um programa executivo orientado a conseguir uma sólida formação em Administração e Gestão Empresarial àqueles que tenham a decisão de enriquecer sua formação profissional com sólidos conhecimentos e habilidades diretivas.

A quem é dirigido

A metodologia de formação proposta, somada à clareza, à amplitude e à didática do desenho dos conteúdos, permite dirigir o programa em Direção Estratégica a profissionais de diferentes áreas, com ou sem experiência no setor, que desejam ampliar e consolidar seus conhecimentos para aplicá-los no ambiente de trabalho ou que desejam orientar sua carreira profissional à direção estratégica com o objetivo de potencializar sua carreira profissional

Titulação

A superação bem-sucedida do programa permitirá a obtenção do título de Especialista em DIREÇÃO ESTRATÉGICA, expedido pela universidade em que se tenha matriculado.

Estrutura do Programa

A estrutura de créditos do programa de Direção Estratégica é mostrada na tabela a seguir. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:

Sem qualificação prévia

A estrutura de créditos do Curso de Direção Estratégica para o título de Extensão Universitária ou Graduação apresenta-se na seguinte tabela:

  CRÉDITOSa
Disciplinas 38
Total 38

a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.

Com qualificação prévia

No caso da Especialização, Pós-graduação ou Especialista, a estrutura de créditos apresenta-se na seguinte tabela:

  CRÉDITOSa
1ª Parte: Disciplinas 38
2ª Parte: Trabalho Final de Especialização 10
TOTAL 48

a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.

Duração

O programa em Direção Estratégica tem 48 créditos com titulação acadêmica prévia e 38 créditos sem titulação acadêmica prévia.
A duração do programa Direção Estratégica é de 12 meses com titulação acadêmica previa o varia de 9 a 12 meses sem titulação acadêmica prévia, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve concluir com sucesso todas as atividades avaliativas e aprovado o projeto final, se for o caso.

Objetivos

Objetivo geral:

  • Fornecer uma sólida formação em Administração e Gestão Empresarial àqueles tenham a decisão de enriquecer sua formação profissional com sólidos conhecimentos e habilidades diretivas.

Objetivos específicos:

  • Compreender o processo integral das funções administrativas e dos processos de negócio;
  • Compreender o papel das TICs na direção empresarial;
  • Conhecer as ferramentas e as técnicas de direção estratégica;
  • Conhecer o processo de direção estratégica de maneira integrada.

Saídas Profissionais

Algumas das saídas profissionais do programa de Direção Estratégica:

  • Diretor funcional.
  • Diretor de área.
  • Assessor.

Plano de estudos

O programa de Direção Estratégica se compõe de 10 disciplinas, e no caso da Especialização, Pós-graduação ou Especialista, de um Trabalho Final de Curso ou Projeto denominado Trabalho Final de Especialização.

  • 1ª PARTE: DISCIPLINAS

As disciplinas permitem conhecer e compreender a Direção Estratégica, desde seus fundamentos teóricos, conceituais e históricos, até sua implementação organizacional, administrativa, social e econômica.

O objetivo é conseguir uma visão global, integral e holística da Direção Estratégica.

As disciplinas e as horas correspondentes que compõem o programa se apresentam na seguinte tabela:

Estas disciplinas, apesar de serem independentes entre si, estão estruturadas segundo uma ordem pedagógica coerente. Cada uma se divide em unidades temáticas básicas ou capítulo, cujo conteúdo inclui material impresso que se deve estudar para responder satisfatoriamente às diversas atividades de avaliação.

  • 2a PARTE: TRABALHO FINAL DE ESPECIALIZAÇÃO

No caso da Especialização, Pós-graduação ou Especialista, a última fase do Programa se destinará à elaboração do Projeto.

2a PARTE: TRABALHO FINAL DE ESPECIALIZAÇÃO
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Trabalho Final de Especialização 10
Total 10

Descrições dos Cursos

  1. ADMINISTRAÇÃO E DIREÇÃO DE EMPRESAS

    Esta disciplina introduz o estudante nos fundamentos da administração e da direção de empresas.

    EMPRESA
    Introdução. Empresa no contexto. Classificação empresarial. Setores, atividades e atividade empresarial. A empresa como sistema. Empresa e diretor.
    ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL
    Introdução. Estruturação empresarial. Novas tendências na estruturação empresarial. Áreas funcionais/Funcionalidades da empresa.
    POLÍTICA, DIREÇÃO E GESTÃO EMPRESARIAL
    Introdução. Direção Estratégica. Direção táctica. Direção operativa.
    INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL: INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E CONHECIMENTO (ICC)
    Introdução. Informação (e dados) na empresa. Comunicação na empresa. Conhecimento na empresa. Sistemas de IIC empresariais: SI/TIC.
    SOCIOLOGIA, ECONOMIA E DIREITO NO ENTORNO EMPRESARIAL
    Introdução. Análise socioeconômica da empresa. Economia Empresarial. Direito empresarial.
    NOVA ECONOMIA E GESTÃO INTERNACIONAL
    Globalização: internacionalização e integração de mercados. Economia mundial e desenvolvimento. Negócio eletrônico (e-business). Negócio móvel (m-business).
    POLÍTICA ECONÔMICA, INDUSTRIAL E TECNOLÓGICA
    Introdução. Política econômica. Política industrial e tecnológica. Gestão da inovação e da tecnologia.
    DESENVOLVIMENTO, CONSOLIDAÇÃO, CRESCIMENTO E EMPREENDEDORISMO DE NEGÓCIOS
    Introdução. Desenvolvimento de novos negócios. Consolidação e crescimento de negócios. Empreendedorismo, criação e constituição de empresas. Projeto empresarial -plano empresarial- (strategy business plan).
  2. CONTROLE DE GESTÃO E CUSTOS

    Esta disciplina considera-se introdutória para a área; são revisados os conceitos fundamentais de contabilidade, para centralizar em seguida nos temas essenciais do controle e gestão de custos.

    Permite compreender o papel da informação nas organizações mediante a geração e análise de pressupostos entendido como o fundamento dos processos diretivos e de planejamento estratégico.

    CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE CUSTOS
    Conceitos fundamentais. Cálculo da margem no canal de distribuição. Margem porcentual. O ponto de equilíbrio. Aplicações do ponto de equilíbrio. Fortalecimento operativo: aumento de vendas e aumento de benefícios. Consideração em relação ao conceito de custos.
    CUSTOS PARA A TOMADA DE DECISÕES
    Esquema da conta de resultados para a tomada de decisões. Custos conjuntos. Custos de oportunidade. Custo ampliado. Custos fixos comuns.
    ESTRUTURA DE CUSTOS
    Problema frequente nas empresas. Atribuição de custos aos produtos, serviços, departamentos da empresa ou clientes. Objetivos de custo. Classificação relevante de custos para a sua atribuição. Definição do propósito da atribuição: "Não há um único custo". Tipos de possíveis propósitos ou motivações para calcular o custo de um produto ou centro de custos. Critérios de atribuição de custos. Resumo para o cálculo de custo total de um produto, serviço, negócio ou linha de negócio. Método tradicional de custo. Outra alternativa ao método de custeio: sistema de custos baseados na atividade. Exemplo de aplicação do Sistema de Custeio ABC aos gastos de marketing: caso iogurte Colombo. Exemplo de aplicação do Sistema de Custeio ABC: caso ECN.W. Comparação entre o sistema tradicional e o sistema de custos baseados na atividade. Pontos a serem considerados na aplicação do sistema de custos baseados na atividade.
    ELABORAÇÃO E CONTROLE DE ORÇAMENTOS
    Definição de orçamento. Elaboração de um orçamento. Controle de orçamento. A atividade do controle na gestão empresarial.
    ALGUMAS IDÉIAS PARA A ANÁLISE CONTÁBIL FINANCEIRA
    Os instrumentos que apresentam os estados financeiros. Mecânica do fluxo de fundos. Caixa gerada pelas operações (CGO). Conclusão.
  3. DIREÇÃO FINANCEIRA

    Esta disciplina se orienta a destacar os aspectos mais relevantes que configuram conceitualmente a direção financeira de qualquer empresa.

    EMPRESA E FINANÇAS EMPRESARIAIS
    Introdução. A função financeira na empresa. O objetivo financeiro da empresa. A estrutura financeira da empresa. As finanças e a saúde econômica da empresa. As finanças e a fortaleza financeira da empresa. As trajetórias econômicas e financeiras tipificadas. A direção financeira e os estados financeiros. A direção financeira e a normalização financeira-contábil.
    OS ESTADOS FINANCEIROS COMO SUPORTES DE ANÁLISE
    A relevância diretiva dos estados econômico-financeiros. A equação básica do balanço. A conta de perdas e ganhos.
    ANÁLISE DOS RESULTADOS DE GESTÃO
    Análise do benefício de exploração (BAIT). Análise do BAT. O benefício líquido (BL). Análise integrada da CPG. Análise da CPG analítica.
    ANÁLISE DA RENTABILIDADE OPERATIVA DA EMPRESA
    A rentabilidade operativa da empresa. A rentabilidade econômica (RE). As políticas geradas da RE. A rentabilidade financeira (RF). As políticas de geração da RF. O fator de fortalecimento financeiro.
    ANÁLISE DA GESTÃO DO CAPITAL CIRCULANTE
    O ciclo de exploração empresarial. Análise da rotação do capital circulante. Os inventários de existências. O investimento mínimo em capital circulante. Os desequilíbrios na gestão de existências. Os sistemas de controle de existências.
    ANÁLISE DA LIQUIDEZ OPERATIVA
    A liquidez e a fortaleza financeira. A análise da liquidez empresarial. Cálculo das necessidades operativas de fundos. A gestão do crédito comercial aos clientes. Impacto do risco comercial. Gestão de crédito de fornecedores. A valoração das existências.
    ANÁLISE DOS CUSTOS DA ESTRUTURA FINANCEIRA
    O custo da estrutura de capital. Métodos de cálculo do custo dos fundos próprios. O custo do capital médio ponderado (CMPC). A criação de valor para o acionista.
    ANÁLISE DAS DECISÕES DE INVESTIMENTO
    A decisão de investir. O perfil de um projeto de investimento. O cálculo do fluxo de fundos absorvidos. O cálculo do fluxo de fundos gerados. Os atributos econômico-financeiros de um projeto de investimento. Os métodos da avaliação econômica de um projeto de investimento.
    ANÁLISE DA RENTABILIDADE DOS PROJETOS DE INVESTIMENTO
    Método do valor atual líquido (VAL). Método da taxa interna de rentabilidade (TIR). Análise comparativa entre a VAL e o TIR. Método do período de recuperação (pay-back). Cálculo do cash-flow financeiro. O risco econômico nos investimentos.
  4. DIREÇÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

    Esta disciplina se enfoca no pensamento estratégico aplicado à direção e oferece um treinamento em ferramentas e mecanismos que facilitam a gestão contemporânea, aceitando a gestão da mudança como algo inerente aos entornos instáveis e variáveis em que se desenvolvem as organizações.

    Alguns temas abordados na disciplina são:

    A GESTÃO DA MUDANÇA COMO SUBSTRATO DA DIREÇÃO ESTRATÉGICA
    A mudança pessoal e organizacional. Alguns modelos para implementar uma mudança organizacional. A resistência à mudança. A participação no processo de mudança estratégica.
    A DIREÇÃO ESTRATÉGICA COMO UM MODELO DE MUDANÇA
    O pensamento estratégico e a direção estratégica. Apresentação de um modelo de planejamento estratégico validado internacionalmente. A matriz SWOT como um valioso instrumento do planejamento estratégico.
    A IMPLANTAÇÃO DA DIREÇÃO ESTRATÉGICA. AS ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS
    Cenários estratégicos. A visão. Análise do sistema de valores que sustentará a estratégia. Elaboração de estratégias empresariais. Objetivos e critérios de medida. Novos negócios. Crescimento. Consolidação. Revitalização.
  5. GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS

    Esta disciplina está orientada a projetar o marco conceitual e metodológico para reconhecer o enfoque sistêmico e estratégico da atual Gestão de Recursos Humanos (GRH).

    ESTRATÉGIA E GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
    Caracterizar a atual gestão estratégica dos recursos humanos. Diferenciar modelos de gestão de recursos humanos que possibilitem sua manifestação sistêmica e estratégica.
    GRH: TECNOLOGIA PARA SEU DIAGNÓSTICO, PROJEÇÃO E CONTROLE
    Construir uma tecnologia para o diagnóstico, projeção e controle da gestão de recursos humanos. Utilizar técnicas e instrumentos para a realização da tecnologia de GRH antes enunciada.
    PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH E OTIMIZAÇÃO DE PLANILHAS
    Interpretar o processo integrador e sistêmico no qual se constitui o planejamento estratégico dos recursos humanos. Determinar e otimizar planilhas junto à consideração de seus principais indicadores tangíveis e tangíveis.
  6. E-BUSINESS E SUA INTEGRAÇÃO COM OS SISTEMAS CORPORATIVOS DE GESTÃO

    Esta disciplina propicia uma ampla e extensa visão do conceito e da noção de integração empresarial mediante a informação, revisando a integração sob os aspectos organizacional e tecnológico, e os conceitos essenciais da integração baseada em TICs como ERP, SCM e CRM.

    VISÃO ORGANIZACIONAL DA INTEGRAÇÃO: FORNECIMENTOS, CLIENTES E SISTEMAS
    Introdução. Fundamentos. Cadeia de valor. Exemplo de Integração de Cadeias de fornecimentos. Reflexões.
    VISÃO TECNOLÓGICA DA INTEGRAÇÃO: ASPECTOS CONCEITUAIS DE INTEGRAÇÃO E-BUSINESS
    Importância de e-business. Mudança organizacional. Estratégia do negócio. E-Business: implementação.
    SISTEMAS DE PLANEJAMENTO EMPRESARIAL (ERP)
    Aspectos conceituais. Integração na gestão da informação. Integração dos ERPs. Seleção do fornecedor. Impacto estratégico no retorno do investimento.
    GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA ERA DIGITAL
    Introdução. Mudanças empresas. Gestão de recursos humanos. A tecnologia na gestão do recurso humano.
    GESTÃO DAS RELAÇÕES DE FORNECEDORES (SCM)
    Introdução. A cadeia de fornecimentos. Definição. Gestão da cadeia de fornecimentos. Execução do SCM no e-business. Reflexões.
    GESTÃO DE RELAÇÕES DOS CLIENTES (CRM)
    Introdução. Aspectos conceituais. Estratégia. Implementação. Escolha do fornecedor. Integração.
  7. MARKETING

    Esta disciplina é destinada à compreensão do funcionamento do marketing e das vendas na empresa, introduzindo os conceitos e as técnicas de marketing e de gestão comercial, e à compreensão do significado, da natureza e do alcance da função comercial.

    MARKETING E ORGANIZAÇÃO, POLÍTICA, GESTÃO E DIREÇÃO COMERCIAL
    Marketing. Conceito e estratégia de marketing. Organização comercial. Política comercial (marketing estratégico). Gestão e Direção comercial (marketing táctico e operativo).
    ANÁLISE COMERCIAL E ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS DO MERCADO
    Análise comercial (análise, segmentação, comportamento consumidor-comprador, pesquisa de mercados). Adaptação às mudanças do mercado.
    FUNÇÃO COMERCIAL
    Política, gestão e direção de marcas, produtos e/ou serviços. Publicidade e promoção: informação e comunicação no marketing. Comercialização e distribuição do produto e/ou serviço.
    TÉCNICAS DE MARKETING, VENDA E NEGOCIAÇÃO COMERCIAL
    Técnicas de marketing. Técnicas de venda e negociação comercial. Gestão de relações com clientes (CRM).
    COMÉRCIO ELETRÔNICO E MARKETING
    Introdução ao comércio eletrônico (e-commerce). Marketing: organização do campo para sua aplicação na rede (programação, aproximação às pessoas, finalidade e fidelização, e-marketing). Técnicas de marketing para a rede.
    MARKETING INTERNACIONAL
    Comércio Internacional, mercados exteriores e política de marketing. Mercados globais e áreas mundiais de comércio internacional. Estratégia comercial e internacional. Estratégia exportadora. Plano de marketing internacional.
    PLANO DE AÇÃO COMERCIAL
    Processo de planejamento, execução e controle da estratégia de marketing. Desenho de estratégias de marketing. Plano comercial (plano de marketing e vendas).
  8. PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS

    Esta disciplina é de natureza operacional e pretende entregar as ferramentas para desenvolver um plano operacional a partir de um plano estratégico.

    O PROJETO
    Conceito de projeto. Conceito. Tipos. Gestão de projetos.
    GESTÃO DA INTEGRAÇÃO E DO ALCANCE: PLANEJAMENTO
    Para o plano de projeto. Formulação do problema. Solução do problema. Caderno de notas do projeto. Fases de um projeto.
  9. REENGENHARIA, ESTRATÉGIA E DIREÇÃO DE SISTEMAS E TICS

    Nesta disciplina se compreenderá o papel organizacional das TICs, desde seu reposicionamento estratégico dentro da reengenharia organizacional, até sua gestão estratégica como recurso empresarial.

    SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ORGANIZAÇÕES
    Apresentação. Sistemas de Informação (funções, componentes e tipos). SI nas organizações (papel e classificação). SI para a direção. Impacto das TICs no desenho de um negócio.
    ESTRATÉGIA PARA S/TI
    Introdução. Direção e Planejamento Estratégico d S/TI. Ferramentas de análise (Fatores críticos de êxito, Maturidade tecnológica da organização, Mudança organizacional, Benefícios e Custos da Mudança, Avaliação da Implantação).
    DIREÇÃO DE S/TI
    Introdução. Gestão Funcional dos SI. Alternativas estratégicas de desenvolvimento. Formas de organização da função SI.
    REENGENHARIA
    Introdução. Conceito. Gestão e Reengenharia. Aplicações. Casos de êxito.
  10. TÉCNICAS DE DIREÇÃO E LIDERANÇA ORGANIZACIONAL

    O objetivo geral desta disciplina é conhecer e aprofundar nos estilos de liderança e direção, sua relação, diferenças, importância e enfoques teóricos, bem como as competências e habilidades necessárias para seu exercício.

    INTRODUÇÃO À IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA E DA DIREÇÃO EMPRESARIAL
    O principal recurso humano: as pessoas. A personalidade: integração das esferas cognitiva e afetiva. A administração e a psicologia social. Alguns comentários sobre a liderança. Características e classificações dos líderes. Os quatro papéis da liderança. Funções do líder. Definição, diferenças e funções do líder e do diretor. A cultura empresarial, valores e processos de mudança. Importância da liderança organizacional.
    ENFOQUES TEÓRICOS NO ESTUDO DA DIREÇÃO E DA LIDERANÇA, SUA EVOLUÇÃO
    Pré-história da liderança. A Revolução Industrial. Escolas e Teorias no estudo da Liderança e da Direção.
    ESTILOS DE LIDERANÇA
    Definições. Fontes e bases de poder. Autoridade, Direção.

Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

  • Dra. Silvia Aparicio.
    Doctora en Ciencias Económicas por la Universidad Autónoma de Madrid y Licenciada en Administración y Dirección de Empresas por la Universidad de Cantabria. Directora Académica Internacional del Área de Desarrollo Directivo, Organización Empresarial y Recursos Humanos de la Fundación Universitaria Iberoamericana, FUNIBER.
  • Dra. Cristina Hidalgo González
    Doutora em Ciências Empresariais pela Universidad de León. Professora Titular do Departamento de Economia Aplicada da Universidad de León.
  • Dr. Rubén Calderón Iglesias
    Doutor em Economia pela Universidad Antonio de Nebrija, Espanha. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Carmen Lilí Rodríguez Velasco
    Doutora em Educação pela Universidade Internacional Ibero-americana. Mestre em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Havana, Cuba. Sua carreira profissional está ligada ao ensino, pesquisa e consultoria no campo da psicologia organizacional e outras áreas relacionadas. Experiência na coordenação de equipes de trabalho para o desenho curricular de programas acadêmicos e criação de materiais de ensino, além da gestão e otimização de processos e procedimentos relacionados ao desenho e implementação de programas acadêmicos em ambientes virtuais de aprendizagem. Ampla participação em Workshops, Seminários, Congressos. Autora e coautora de várias publicações científicas. Tem mais de 13 anos de experiência no ensino universitário presencial e 9 anos de experiência na docência on-line.

Professores e Autores

  • Dr. David Barrera Gómez. Doutor Engenheiro pela Universidad Politécnica de Cataluña e MBA pela Escuela Técnica Superior de Ingenieros Industriales de Barcelona, UPC. Consultor de negócio, tecnologia e soluções empresariais. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Roberto M. Álvarez. Doutor em Engenharia de Projetos pela Universidad Politécnica de Cataluña, Espanha. Mestrado em Gerenciamento de Projeto e de Desenho pela Politécnica de Milão, Itália. Professor da Universidad de Buenos Aires, Argentina. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Sergio Balarezzo Saldaña. Reitor de Pesquisa da Universidad de Piura. Peru.
  • Dr. Francisco J. Hidalgo Trujillo. Doutor em Engenharia de Projetos: Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação, pela Universidad Politécnica de Cataluña. Assessor e consultor de organizações. Analista de processos estratégicos e de desenvolvimento empresarial.
  • Dr. Manuel Maeda Takeuchi. Professor de Programas de Engenharia e Administração de Empresas, Universidad de Piura, Peru. Experiência Gerencial em Administração, Projetos de Corporação, Administração de Operações e Administração e Finanças.
  • Dra. Cristina Hidalgo González. Doutora em Ciências Empresariais pela Universidad de León. Professora Titular do Departamento de Economia Aplicada da Universidad de León.
  • Dra. Olga Capó Iturrieta. Doutorado em Engenharia de Projetos: Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação, pela Universidad Politécnica de Cataluña. Responsável da Área de Projetos do Instituto de Investigaciones Agropecuarias (INIA), Chile.
  • Dr. Eduardo García Villena. Doutor em Engenharia de Projetos: Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação, pela Universidad Politécnica de Cataluña. Diretor Acadêmico da Área de Meio Ambiente da Fundación Universitaria Iberoamericana.
  • Dr. Rubén Calderón Iglesias. Doutor em Economia pela Universidad Antonio de Nebrija, Espanha. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Salvador Rus Rufino. Doutor em Filosofia, pela Universidad de Navarra. Doutor em História, pela Universidad de León. Professor Titular da Universidad de León. Diretor da Cátedra de História da Empresa Familiar, Universidad de León.
  • Dr (c). Saúl Domingo Soriano. Doutor candidato pela Universidad de León. Mestre em Direção Geral de Empresas pelo Institut Català de Tecnologia de Barcelona. Mestre em Consultoria e Tecnologias da Informação e-Business pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha. Diretor de Projetos Finais de Mestrado e Especializações, FUNIBER.
  • Dr. Diego J. Kurtz. Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pelo PPGEGC – UFSC. Máster in International Business - Wiesbaden Business School, Alemanha. Pesquisador do Núcleo de Gestão para a Sustentabilidade (www.ngs.ufsc.br) e Pesquisador Júnior do Projeto Dynamic SME (www.dynamic-sme.org). Coordenador de Programas e Professor da FUNIBER.
  • Dra. Julién Brito Ballester. Doutorado em Projetos, pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestrado em Psicologia Laboral e Organizacional pela Universidad de Habana, Cuba. Mestrado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidad Autónoma de Barcelona. Mestrado em Coaching Sistêmico pela Universidad Autónoma de Barcelona. Consultora Internacional e Expert em Gestão de Recursos Humanos, Formação, Desenvolvimento e Competências Profissionais.
  • Dra (c). Andrea Gutiérrez Jiménez. Doutorado em Projetos, pela Universidad Internacional Iberoamericana (em processo). Mestre em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento da Universidad de León (Espanha). Coordenadora de Programas e Professora da FUNIBER.
  • Dra. Carmen Lilí Rodríguez Velasco. Doutora em Educação pela Universidade Internacional Ibero-americana. Mestre em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Havana, Cuba. Sua carreira profissional está ligada ao ensino, pesquisa e consultoria no campo da psicologia organizacional e outras áreas relacionadas. Experiência na coordenação de equipes de trabalho para o desenho curricular de programas acadêmicos e criação de materiais de ensino, além da gestão e otimização de processos e procedimentos relacionados ao desenho e implementação de programas acadêmicos em ambientes virtuais de aprendizagem. Ampla participação em Workshops, Seminários, Congressos. Autora e coautora de várias publicações científicas. Tem mais de 13 anos de experiência no ensino universitário presencial e 9 anos de experiência na docência on-line.
  • Dra (c). Daniela Torrico Villarroel.Doutorado em Projetos, pesquisa e Marketing, pela Universidad Internacional Iberoamericana (em processo). Máster in Business Adiminsitration (La Salle Business Administration). Máster en Marketing y Distribución Comercial (Universidad Politécnica de Cataluña). Coordenadora de Programas e Professora da FUNIBER.
  • Dra (c). Lina Pulgarín Osorio. DDoutorado em Projetos, pela Universidad Internacional Iberoamericana (em processo). Mestrado em Gestão Integrada: Prevenção, Ambiente e Qualidade, pela Universidad Politécnica de Cataluña. Coordenadora de Programas e Professora da FUNIBER.
  • Ms. Antonio Vega. Diplomado em Administração e Direção de Empresas por ESADE. Mestrado em Direção de Recursos Humanos e Consultoria nas Organizações pela Universidad de Barcelona. Coach e Consultor em Planificação Estratégica, Liderança e Desenvolvimento Organizacional. Presidente na Fundación Humaniza.
  • Ms. María Eugenia Luna Borgaro. Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento da Universidad de León, Espanha. Expert em Gestão de Recursos Humanos e Habilidades Diretivas. Professora da FUNIBER.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma partida econômica com caráter extraordinário para o oferecimento de Bolsas de estudo em Formação FUNIBER. 

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez finalizado o Programa Acadêmico, os alunos que assim o desejarpoderão ingressar na Bolsa de Trabalho Ambiental. Para isso, deverãoremeter currículum vitae, indicando dados pessoais, acadêmicose de experiência profissional. Assim, o aluno estará informado dasofertas de trabalho que venham a surgir e que se ajustem a seu perfilprofissional.