Apresentação
O programa de doutorado permite cursar disciplinas e realizar o trabalho de pesquisa de doutorado em uma das linhas de pesquisa oferecidas seguindo um programa de estudos adaptado à modalidade a distância. Dessa maneira, o doutorando realiza um estudo avançado de pós-graduação adaptado ao seu ritmo e estilo de trabalho.
Durante a realização do programa, o doutorando terá o apoio e a presença de professores, tutores e orientadores de tese que facilitarão o acompanhamento e o cumprimento acadêmico dos programas, aproveitando as novas tecnologias.
A comissão de doutorado atribuirá e supervisionará o plano de estudos que será adequado à formação prévia e ao tema da tese de doutorado escolhida pelo doutorando. E também nomeará um orientador de tese que apoiará e facilitará os estudos e o trabalho da tese do doutorado.
Estrutura
DURAÇÃO | FINALIDADE | PLANO DE TRABALHO |
---|---|---|
FASE I: DOCÊNCIA - DISCIPLINAS GERAIS | ||
18 meses | Adquirir o conhecimento e as competências necessárias para proporcionar soluções que contribuam para o desenvolvimento humano, científico e tecnológico do doutorando ou doutoranda. | Cursar a distâncias as disciplinas relacionadas com o processo de pesquisa, assim como suas diferentes vertentes metodológicas. |
FASE II: DOCÊNCIA - DISCIPLINAS DE ESPECIALIZAÇÃO | ||
6 meses | Adquirir conhecimentos específicos da área de pesquisa selecionada pelo doutorando ou doutoranda, ajudando-lhe a aprofundar seus conhecimentos a respeito, assim como a focar-se na linha de pesquisa da tese. | Cursar um total de 3 disciplinas que pertençam a especialidade selecionada pelo doutorando ou doutoranda. |
FASE III: PESQUISA | ||
1 ano | Orientar e definir o tema da tese, objetivos, hipótese e metodologia, assim como elaborar o projeto de tese de doutorado. | Realizar trabalhos de pesquisa que conduzam à elaboração do projeto. |
FASE IV: REALIZAÇÃO DA TESE | ||
1 a 2 anos | Redigir o tese de doutorado. | Desenvolver a redação da tese de doutorado sob a supervisão do Orientador ou da Orientadora. |
Metodologia Educativa
O modelo educacional promove a colaboração e a cooperação para enriquecer a formação das pessoas. Isso garante um processo que fornece resultados efetivos em relação ao investimento educacional assumido versus o retorno em formação de conhecimento e aprendizagem pessoal e organizacional. O modelo educacional é composto por muitas inovações educacionais e pedagógicas que facilitam, aprimoram e impulsionam um processo de formação em um ambiente de aprendizado altamente eficaz. Isso inclui:
- Facilitar o contato entre estudantes, professores e entre ambos os grupos.
- Fomentar a cooperação e a reciprocidade: a aprendizagem como um esforço coletivo.
- Considerar o estudante como centro do processo do qual ele participa ativamente.
- Estimular e aprimorar a comunicação e a interação contínua entre professores e estudantes.
- Incutir que o processo de formação implica e exige dedicação de tempo e esforço contínuos.
- Utilizar a motivação como um estímulo constante para que o estudante perceba que os resultados esperados da aprendizagem estão ao seu alcance.
- Personalizar o aprendizado, levando em consideração as diferenças entre estudantes e suas várias formas de aprender.
Titulação
O(A) doutorando(a) que atender aos requisitos acadêmicos e for aprovado(a) na defesa de sua tese de doutorado, de acordo com os regulamentos das universidades que ministram o programa de doutorado, poderá optar pelo grau de:
- Doutor(a) em Nutrição pela Universidade Internacional Iberoamericana do México.
Plano de estudos
Doutorado em Nutrição > Fase docência
O programa de Doutorado em Nutrição tem como finalidade formar pesquisadores líderes no campo da nutrição, capazes de contribuir de forma independente para a geração e a disseminação de conhecimentos, tecnologias e metodologias estratégicas.
O trabalho do docente será promover a saúde e o desenvolvimento do capital humano, nacional e internacionalmente, desenvolvendo, disseminando e transferindo pesquisas de alto nível na área da nutrição, enfatizando o campo do projeto experimental em questões como obesidade, nutrição comunitária e alimentos funcionais, nutracêuticos e a nutrigenética.
A fase docente do doutorado baseia-se na pesquisa científica de excelência, preparando o doutorando na aquisição dos conhecimentos que enriquecem seu processo de formação, aprofundando-se de maneira colaborativa no desenvolvimento e na inovação da linha de pesquisa escolhida.
O Doutorado em Nutrição possui as seguintes fases:
- FASE DE INICIAÇÃO
FASE DE INICIAÇÃO |
---|
Durante o primeiro período, busca-se sensibilizar o aluno quanto ao uso do Campus Virtual e suas ferramentas, além de informá-lo sobre o programa acadêmico e as datas de estudo. Além disso, nesta fase, os alunos terão acesso a diversos fóruns de debate sobre temas de interesse vinculados ao programa, a fim de estimular a interação entre eles e o intercâmbio de opiniões em um ambiente acadêmico. |
- FASE I: DOCÊNCIA-DISCIPLINAS GERAIS
FASE I: DOCÊNCIA-DISCIPLINAS GERAIS | |
---|---|
# | DISCIPLINAS |
1 | Metodologia da pesquisa científica |
2 | Evidência científica e saúde |
3 | Epidemiologia e saúde pública |
4 | Estatística aplicada a ciências da saúde I |
5 | Estatística aplicada a ciências da saúde II |
6 | Ética aplicada a ciências da saúde |
7 | Diretrizes para a apresentação e publicação de trabalhos de pesquisa em ciências da saúde |
8 | Seminário de pesquisa I |
- FASE II: DOCÊNCIA-MÓDULO OPTATIVO (O DOUTORANDO CURSARÁ AQUELE QUE TIVER ESCOLHIDO)
FASE II: DOCÊNCIA-MÓDULO OPTATIVO | ||
---|---|---|
# | OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA | |
1 | Ritmos circadianos, homeostase energética e integração metabólica | |
2 | Obesidade e regulação metabólica | |
3 | Seminário de pesquisa II | |
# | ESTRATÉGIAS EM NUTRIÇÃO COMUNITÁRIA | |
1 | Educação alimentar e nutricional | |
2 | Criação e estratégias de publicidade e comunicação em nutrição comunitária | |
3 | Seminário de pesquisa II | |
# | ALIMENTOS FUNCIONAIS E NUTRACÊUTICOS | |
1 | Compostos bioativos da dieta e nutracêuticos | |
2 | Alimentos funcionais e transgênicos | |
3 | Seminário de pesquisa II | |
# | NUTRIÇÃO CLÍNICA | |
1 | Microbiota, microbioma e saúde | |
2 | Inflamação e nutrição | |
3 | Seminário de pesquisa II | |
# | NUTRIÇÃO ESPORTIVA | |
1 | Nutrigenômica para a saúde e o esporte | |
2 | Ajudas ergogênicas, substâncias dopantes e dopping genético no deporte | |
3 | Seminário de pesquisa II |
- FASE III: PESQUISA
FASE III: PESQUISA | |
---|---|
# | DISCIPLINAS |
1 | Trabalho de pesquisa I |
2 | Trabalho de pesquisa II |
3 | Proposta de tese |
- FASE IV: REALIZAÇÃO DA TESE DE DOUTORADO
FASE IV: REALIZAÇÃO DA TESE DE DOUTORADO | |
---|---|
# | DISCIPLINAS |
1 | Elaboração da tese |
2 | Defesa da tese |
Linhas de pesquisa
DOUTORADO EM NUTRIÇÃO. LINHAS DE PESQUISA |
---|
OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA |
Estratégias nutricionais para o tratamento do sobrepeso e da obesidade |
Desenvolvimento de novos alvos terapêuticos para o tratamento do sobrepeso e da obesidade |
Alteração e regulação metabólica na obesidade |
ESTRATÉGIAS EM NUTRIÇÃO COMUNITÁRIA |
Intervenção comunitária em populações com risco nutricional |
Estudos populacionais em alimentação e nutrição |
Educação e comunicação para a saúde e nutrição |
ALIMENTOS FUNCIONAIS E NUTRACÊUTICOS |
Compostos bioativos dos alimentos e efeitos sobre a saúde |
Criação, desenvolvimento e produção de alimentos com valor nutricional agregado |
Efeitos dos compostos bioativos dos alimentos no tratamento de diversas patologias |
NUTRIÇÃO CLÍNICA |
Microbiota na saúde e na doença |
Processos inflamatórios e patologias |
Nutrição em situações fisiopatológicas |
NUTRIÇÃO ESPORTIVA |
Nutrigenômica e rendimento esportivo |
Nutrição, alimentação e rendimento esportivo |
Ajudas ergogênicas e rendimento esportivo |
NUTRIÇÃO NAS ETAPAS DA VIDA |
Nutrição infantil |
Nutrição no idoso |
Nutrição ao longo da vida em situações fisiológicas |
Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.
Direção
- Dr. Maurizio Antonio Battino. Pesquisador em Bioquímica e docente da Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione. Professor na Università Politecnica delle Marche. Diretor Científico da Universidad Europea del Atlántico.
Coordenação Internacional
- Dra. Irma Domínguez. Coordenadora Internacional das Áreas de Saúde.
Professores e Autores
- Dra. Priscilla Almeida. Doutora em Biomedicina pela Universidad de Zaragoza. Professora da UNINI.
- Dra. Andrea Arreguín. Doutora e Mestra Universitária em Nutrigenômica e Nutrição Personalizada pela Universidad de las Islas Baleares. Professora da UNINI.
- Dr. Juan Ramón Barbany Cairó. Doutor em Medicina e Cirurgia pela Universitat de Barcelona. Professor Honorífico da Universitat de Barcelona.
- Dra. Mercedes Briones. Doutora Internacional em Nutrição Infantil pela Universidad de Granada. Professora da UNINI.
- Dr. Ricardo Julián Cabezas. Doutor em Ciências Biológicas pela Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá.
- Dra. María Mercedes Cano. Doutora em Farmácia pela Universidad de Sevilla. Professora Titular de Fisiologia da Universidad de Sevilla.
- Dra. Andrea Corrales. Doutora em Biología Molecular e Biomedicina pela Universidad de Cantabria. Professora da UNEATLANTICO.
- Dr. Iñaki Jordi Elío. Doutor em Projetos de Saúde e Nutrição pela UNINI. Diretor acadêmico e professor da Graduação em Nutrição Humana e Dietética da UNEATLANTICO.
- Dr. Mario Efraín Flores. Doutor em Política Alimentar e Nutrição aplicada pela Universidad de Tufts (EUA). Professor-pesquisador do Instituto Nacional de Salud Pública do México.
- Dra. Carolina Teresa González Antón. Doutora em Nutrição e Ciências dos Alimentos pela Universidad de Granada.
- Dr. Iván Antonio García Montalvo. Doutor em Ciências Médicas e Biológicas pela Universidad Autónoma Benito Juárez de Oaxaca. Professor da Universidad Anáhuac de Oaxaca.
- Dr. Michael John González Guzmán. Doutor em Nutrição Humana e Bioquímica, Food Science and Human Nutrition Program, Michigan State University. Catedrático, Universidad de Puerto Rico, campus de Ciências Médicas.
- Dr. Roberto Carlos Leonardo Mendonça. Doutor em Nutrição pela Universidad de Granada. Professor da Universidad Atlântica.
- Dra. Adriana Alejandra Márquez Ibarra. Doutora em Ciências Médicas pela Universidad de Colima, México. Pesquisadora de projetos e sócia-fundadora da consultoria NUTRIAB.
- Dra. Nohora Milena Martínez. Doutora em Programa Saúde Mental: Genética e ambiente pela Universitat Rovira i Virigili e pela Universidad de Almería.
- Dra. Susana Martínez. Doutora em Biologia pela Universidad de León. Professora da UNEATLANTICO.
- Dra. Isabel Martorell. Doutora em Biomedicina pela Universitat Rovira i Virgili. Professora da UNINI.
- Dra. Rebeca Monroy. Doutora em Nutrição pela Universidad de Guanajuato. Professora da Universidad de Guanajuato.
- Dr. Juan Antonio Nieto. Doutor em Ciência e Tecnologia dos Alimentos e Engenharia pela Universidad Autónoma de Madrid.
- Dra. Claudia Nelly Orozco. Doutora em Ciências da Saúde Pública pela Univ. de Guadalajara. Professora da UNINI.
- Dra. Norma Angélica Santiesteban-López. Doutora em Ciência dos Alimentos pela Fundación Universidad de las Américas, Puebla. Professora-pesquisadora na Benemérita Universidad Autónoma de Puebla.
- Dra. Sandra Sumalla. Doutora em Projetos de Saúde e Nutrição pela UNINI. Decana e professora da Faculdade de Ciências da Saúde da UNEATLANTICO.
- Dr. Joan Trabal. Doutor em Alimentação e Nutrição pela Universitat de Barcelona. Professor da Universitat Autònoma de Barcelona.
- Dra. Carolina Vargas. Doutora em Nutrição Molecular e Celular pela School of Nutrition Science and Policy, Tufts University.
- Dr. Francesco Visioli. Doutor em Química e Tecnologia Farmacêutica pela Università degli Studi di Milano.
- Dra. Rosa Elena Yáñez. Doutora em Nutrição e Metabolismo pela Universidad Rovira i Virgili. Professora da UNINI.
Bolsas de Estudo
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) criou o programa: “Bolsas Doutorado” voltado a pessoas com excelente histórico acadêmico. Outras fundações, instituições e universidades aderiram a esse programa. Ele destina-se tanto a docentes universitários (com o objetivo de contribuir para o aumento da porcentagem de doutores nas universidades), quanto a profissionais do mundo dos negócios e da administração pública (com a finalidade de contribuir para a criação de departamentos de PD&I e para a geração de um espírito inovador).