Apresentação
O programa de doutorado permite cursar disciplinas e realizar o trabalho de pesquisa de doutorado em uma das linhas de pesquisa oferecidas seguindo um programa de estudo sob medida na modalidade a distância. Dessa maneira, o doutorando realiza um estudo avançado de pós-graduação adaptado ao seu ritmo e estilo de trabalho.
Durante a realização do programa, o doutorando contará com o apoio e a presença de professores, tutores e orientadores de tese que facilitam o acompanhamento acadêmico e o cumprimento dos programas, aproveitando as novas tecnologias.
A comissão de doutorado atribuirá e supervisionará o plano de estudo que será apropriado à formação prévia e ao tema da tese de doutorado escolhido pelo doutorando. Da mesma maneira, nomeará um orientador de tese que apoiará e facilitará seus estudos e sua tese de doutorado.
Estrutura
FASE I - DOCÊNCIA | ||
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DURAÇÃO | FINALIDADE | PLANO DE TRABALHO |
1 ano | Adquirir o conhecimento e as competências necessárias para fornecer soluções que contribuam para o desenvolvimento humano, científico e tecnológico na linha de pesquisa do(a) doutorando(a). | Cursar a distância várias disciplinas definidas de acordo com os estudos prévios e o tema da tese. Nessa fase, o doutorando deve cursar disciplinas adequadas ao tema da tese escolhida. |
FASE II - TUTORIAS | ||
DURAÇÃO | FINALIDADE | PLANO DE TRABALHO |
3 meses | Orientar a definição do tema da tese, objetivos, hipóteses e metodologia. | Com o apoio de um tutor, elaborar a proposta de um esquema de tese de doutorado. |
FASE III - PESQUISA | ||
DURAÇÃO | FINALIDADE | PLANO DE TRABALHO |
1 ano | Elaborar o projeto de tese de doutorado. | Com o apoio do orientador de tese, realizar trabalhos de pesquisa que levem à conclusão do projeto. |
FASE IV - REALIZAÇÃO DA TESE | ||
DURAÇÃO | FINALIDADE | PLANO DE TRABALHO |
1 -2 anos | Escrever a tese de doutorado. | Sob a supervisão do orientador de tese, desenvolver a pesquisa: análise e resultados alcançados. |
Metodologia Educativa
O modelo educacional promove a colaboração e a cooperação para enriquecer a formação das pessoas. Dessa forma, garante um processo que proporciona resultados efetivos em relação ao investimento educacional assumido versus o retorno em formação de conhecimentos e aprendizado pessoal e organizacional. O modelo educacional é composto por muitas inovações educacionais e pedagógicas que facilitam, aprimoram e promovem um processo de formação em um ambiente de aprendizagem altamente eficaz. Isso compreende:
- Facilitar o contato entre estudantes, entre professores e entre ambos os grupos.
- Fomentar a cooperação e a reciprocidade: a aprendizagem como um esforço coletivo.
- Considere o estudante como o centro do processo no qual ele participa ativamente.
- Estimular e potencializar a comunicação e a interação contínuas entre professores e estudantes.
- Demonstrar que o processo de formação implica e exige dedicação temporária e esforço contínuo.
- Utilizar a motivação como um estímulo constante para que o estudante perceba que os resultados esperados da aprendizagem estão ao seu alcance.
- Personalizar a aprendizagem, levando em consideração as diferenças entre estudantes e suas diferentes formas de aprender.
Titulação
O(A) doutorando(a) que atender aos requisitos acadêmicos e ser aprovado na defesa de sua tese de doutorado de acordo com as regras das universidades que ministram o programa de doutorado, poderá optar pelo grau de:
- Doutor em Saúde Pública pela Universidade Internacional Iberoamericana do México
Plano de estudos
O programa de Doutorado em Saúde Pública tem como objetivo formar pesquisadores líderes na área da saúde pública, capazes de contribuir, de forma independente, para a geração e a disseminação de conhecimentos, tecnologias e metodologias estratégicas.
O trabalho do docente será promover a saúde pública e o desenvolvimento do capital humano, nos âmbitos nacional e internacional, desenvolvendo, disseminando e transferindo pesquisas de alto nível na área da saúde pública.
A fase docente do doutorado é baseada em uma pesquisa científica de excelência, preparando o doutorando para adquirir conhecimentos que enriquecem seu processo de formação, aprofundando, de maneira colaborativa, o desenvolvimento e a inovação da linha de pesquisa que ele escolher.
O Doutorado em Saúde Pública é composto pelas seguintes fases:
- FASE DE INICIAÇÃO
FASE DE INICIAÇÃO | |
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1 | Curso propedêutico |
2 | Preparação do estudo |
3 | Estatística para ciências da saúde I |
4 | Epidemiologia I |
- FASE I – DOCÊNCIA: CURSOS GERAIS
FASE I – DOCÊNCIA: CURSOS GERAIS | |
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# | DISCIPLINAS |
1 | Metodologia da pesquisa I |
2 | Metodologia da pesquisa II |
3 | Seminário de pesquisa I |
- FASE II – DOCÊNCIA: SAÚDE PÚBLICA
FASE II – DOCÊNCIA: SAÚDE PÚBLICA | |
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# | DISCIPLINAS |
1 | Elaboração de estudos experimentais, epidemiológicos e clínicos |
2 | Bioestatística II |
3 | Bioética e experimentação científica |
4 | Determinantes sociais da saúde pública |
5 | Gestão da saúde pública |
6 | Política internacional e saúde global |
7 | Criação e avaliação de programas |
8 | Seminário de pesquisa II: saúde pública |
- FASE III - PESQUISA
FASE III - PESQUISA | |
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# | DISCIPLINAS |
1 | Trabalho de pesquisa I |
2 | Trabalho de pesquisa II |
3 | Proposta de Tese |
- FASE IV - REALIZAÇÃO DA TESE DE DOUTORADO
FASE IV - REALIZAÇÃO DA TESE DE DOUTORADO | |
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# | ASIGNATURAS |
1 | Elaboración de la Tesis |
2 | Disertación de Tesis |
Linhas de pesquisa
SAÚDE OCUPACIONAL | |
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1 | Medicina do trabalho |
2 | Prevenção de riscos laborais |
3 | Toxicologia ocupacional |
SAÚDE AMBIENTAL | |
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1 | Toxicologia ambiental e saúde pública |
2 | Água, saneamento e higiene |
SAÚDE E DOENÇA | |
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1 | Zoonoses |
2 | Doenças transmissíveis |
3 | Doenças não transmissíveis |
4 | Nutrição comunitária |
PLANEJAMENTO, POLÍTICAS E SISTEMAS DE SAÚDE | |
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1 | Política e legislação em saúde |
2 | Economia e gestão em saúde pública |
3 | Elaboração, implementação e avaliação de programas de saúde |
4 | Marketing e comunicação em saúde pública |
CIÊNCIAS SOCIAIS E SAÚDE PÚBLICA | |
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1 | População e saúde |
2 | Gênero e saúde |
3 | Saúde mental e violência |
EPIDEMIOLOGIA | |
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1 | Epidemiologia clínica |
2 | Epidemiologia ambiental |
3 | Epidemiologia laboral |
*Contempla-se a criação de novas linhas de pesquisa em consonância com os interesses do corpo estudantil.
Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.
Direção
- Dr. Maurizio Antonio Battino. Pesquisador em Bioquímica e docente da Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione. Professor na Università Politecnica delle Marche. Diretor Científico da Universidad Europea del Atlántico.
- Dra. Nelly Orozco. Diretora e Coordenadora do Doutorado em Saúde Pública.
Professores e Autores
- Dr. Diego Gómez. Doutor em Saúde Pública Internacional pela Universidad de Lisboa. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dr. Ricardo Almeida. Doutor em Educação. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dra. Silvia Quer. Doutora em Psicologia Clínica pela Universitat Autònoma de Barcelona. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dra. Karen Adams. Doutora em Saúde Pública pela Universidad Cayetano Heredia.
- Dr. Emmanuel Soriano. Doutor em Ciências da Educação Superior. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dr. Óscar Ulloa. Doutor em Educação. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dra. Vivian Lipari. Doutora em Projetos. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dr. Marco Antonio Zavala. Doutor em Ciências da Saúde Pública pela Universidad de Guadalajara.
- Dr. Daniel Uribe. Doutor em Ciência e Tecnologia Industrial e Ambiental pela Universidad de Huelva, Espanha.
- Dra. Alicia Molina. Doutora em Biomedicina pela Universidad Rovira y Virgili.
- Dr. Aurelio Olmedilla. Doutor em Psicologia. Professor da Universidad Católica San Antonio de Murcia.
- Dr. Francesc Ponsa. Doutor em Comunicação Social pela Universitat Pompeu Fabra.
- Dr. Gaspar Berbel. Doutor em Sociologia pela Universitat Autònoma de Barcelona.
- Dra. Laura Moro. Doutora em Medicina (Epidemiologia, Saúde Pública e Saúde Internacional) pela Universitat de Barcelona.
- Dr. Carlos Aibar. Doutor em Medicina e Professor Titular de Medicina Preventiva e Saúde Pública pela Universidad de Zaragoza. Chefe do Serviço de Medicina Preventiva do Hospital Clínico Universitario Lozano Blesa.
- Dr. Ildefonso Grande. Doutor em Ciências Econômicas e Empresariais pela Universidad del País Vasco. Professor Titular e Catedrático da Universidad Pública de Navarra.
- Dr. Jesús María Aranaz. Doutor em Medicina. Chefe do Serviço de Medicina Preventiva e Saúde Pública do Hospital Universitario Ramón y Cajal de Madri.
- Dr. Julián Vitaller. Doutor em Medicina. Chefe da Seção de Inspeção Médica de Serviços Sanitários em Alicante. Professor Associado do Departamento de Saúde Pública da UMH de Elche.
- Dr. Conrado Avendaño. Doutor em Ciências da Saúde na Universidad Nacional de Córdoba, Argentina. Professor da Universidad Nacional de Córdoba.
- Dr. Fidel Ortiz. Doutor em Ciências Econômicas. Pesquisador e Consultor Empresarial Universidad Hermanos Saíz de Pinar del Río.
- Dra. Yamile Celis. Doutora em Saúde Pública pela Universidad Nacional de Colombia.
- Dra. Laura Cortés. Doutora em Ciências da Saúde Pública pela Universidad de Guadalajara, México.
- Dra. Cristina Jardí. Doutora em Nutrição e Metabolismo pela Universidad Rovira y Virgili
- Dr. Pedro Zayas. Doutor em Ciências Psicológicas. Professor Auxiliar e Pesquisador do Centro de Estudios de Gestión Empresarial da Universidad de Holguín.
- Dra. Ana Teresa Marcos. Doutora em Ciências Biológicas pela Universidad de León.
Bolsas de Estudo
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) criou o programa: “Bolsas Doutorado” orientado a pessoas que tenham um excelente histórico acadêmico. Outras fundações, instituições e universidades aderiram a esse programa de bolsas. Ele destina-se tanto a docentes universitários (com o objetivo de contribuir para o aumento do percentual de doutores nas universidades) quanto a profissionais do mundo empresarial e da administração pública (a fim de contribuir para a criação de departamentos de PD&I e gerar um espírito de inovação).