Apresentação do Programa
O elevado ritmo de vida atual traz como conseqüência um aumento na geração de resíduos, cuja eliminação constitui um grave problema de caráter ambiental. Mesmo assim, se as qualidades combustíveis dos resíduos são aproveitadas, é possível eliminá-los como também aproveitar o potencial energético que contêm.
A partir de uma perspectiva ampla, esta técnica pode e deve enquadrar-se dentro do que se denomina gestão global otimizada de resíduos, um processo que integra diferentes ações e que ocupa cada dia mais espaço nas agendas governamentais nacionais e municipais, assim como em empresas e diversas organizações sociais.
Com um enfoque eminentemente prático, o programa de Engenharia Ambiental: Valorização Energética discute esta problemática e analisa de forma objetiva as soluções, sempre antepondo estratégias de sistematização de experiências de recuperação, reutilização e reciclagem; desde as propriamente corretoras como a incineração ou o despejo em aterros sanitários.
A quem é dirigido
O Programa de Engenharia Ambiental: Valorização Energética foi criado especialmente para satisfazer a dois tipos diferentes de grupos:
- Pessoas sem uma titulação universitária que, por suas próprias características pessoais ou experiência, desejam alcançar uma formação de qualidade neste campo.
- Titulados superiores que, além da formação de base, desejam uma especialização prática no campo ambiental para que tenham possibilidade de ampliar suas aberturas profissionais.
Titulação
A conclusão com sucesso do Programa permitirá que você obtenha a titulação do Experto Universitario en INGENIERÍA AMBIENTAL: VALORIZACIÓN ENERGÉTICA.
Após a conclusão com êxito do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.
Estrutura do Programa
A estrutura de créditos do programa de Engenharia Ambiental: Valorização Energética apresenta-se na seguinte tabela:
CRÉDITOSa | |
---|---|
Disciplina | 10 |
TOTAL | 10 |
a. A equivalência em créditos pode variar de acordo com a universidade que titula.
Duração
O programa em Engenharia Ambiental: Valorização Energética tem 10 créditos.
A duração do programa Engenharia Ambiental: Valorização Energética varia de 6 a 9 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve concluir com sucesso todas as atividades avaliativas e aprovado o projeto final, se for o caso.
Objetivos
Objetivo geral:
- Adquirir os conhecimentos básicos necessários, alternativos à valorização material, para aplicar técnicas de valorização energética dos resíduos na empresa, propondo metodologias e ações para minimizar a geração de resíduos em seus processos.
Objetivos específicos:
- Conhecer outras medidas de gestão de resíduos, a alternativa à valorização material mediante o aproveitamento do poder calorífico de um resíduo, quando este poder for similar ao de um combustível e apresentar um balanço ambiental mostrando-se favorável.
- Compreender os ciclos de energia que ocorrem nos sistemas ambientais urbanos e sua incidência sobre a atividade empresarial.
- Avaliar os rendimentos dos sistemas básicos de instalações de energia total: motores de combustão interna, turbinas a gás e turbinas a vapor.
- Redigir um estudo energético e econômico das atividades de uma empresa, visando o máximo aproveitamento da energia disponível e o fomento a uma economia de custos.
- Conhecer as aplicações dos sistemas de cogeração nas instalações em funcionamento mediante o estudo de casos práticos reais.
Saídas Profissionais
Algumas das saídas profissionais do Programa de Engenharia Ambiental: Valorização Energética são as seguintes:
- Ocupação em locais específicos como técnico/assessor em eficiência energética.
- Técnico especializado em otimização de processos de cogeração.
- Ocupação em incineradoras e outras usinas de tratamento térmico.
- Docência.
Plano de estudos
O programa de Engenharia Ambiental: Valorização Energética é composto de uma disciplina, incluindo casos práticos relacionados com a área.
A disciplina permite conhecer e compreender, em primeiro lugar, os fundamentos teóricos, conceituais e históricos implicados na gestão da energia e, em segundo lugar, sua implementação organizacional, social e tecnológica.
O objetivo é conseguir que os alunos adquiram uma visão global da gestão dos resíduos do ponto de vista da valorização energética, através de diferentes temáticas multidisciplinares relacionadas.
Os capítulos que compõem a disciplina são apresentados a seguir:
Engenharia Ambiental: Valorização Energética | |
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# | CAPÍTULO |
1 | Combustão e destruição térmica dos resíduos |
2 | Valorização energética dos Resíduos Sólidos Urbanos |
3 | O atual contexto das energias renováveis |
4 | Cogeração |
5 | Casos práticos |
Descrições dos Cursos
No contexto de uma solução integral de valorização de resíduos, a recuperação de energia desempenha um papel muito importante. Nesta Especialização são detalhadamente expostos os principais processos de valorização energética para obter energia elétrica através dos resíduos que, em outras condições, seriam depositados em aterros. Do mesmo modo, descrevem-se as principais fontes energéticas "alternativas" ou "renováveis" e se faz um exaustiva abordagem, facilmente compreensível, com um grande número de diagramas exemplificando os sistema de co-geração como processo utilizado e aceito para a produção combinada de potência e calor.
- COMBUSTÃO E DESTRUIÇÃO TÉRMICA DE RESÍDUOS
- Fenômenos e processos que ocorrem em função da temperatura. Os resíduos como combustíveis. Noções, diagramas e eficácia de combustão. Fatores relacionados ao combustível e à transmissão de calor: condução, convecção e radiação. A isotermia nos fornos. Conceito de inércia térmica. Forno de leito fluido. Noção de destruição térmica.
- VALORIZAÇÃO ENERGÉTICA DE RSU
- Introdução. Incineração. Estações de incineração de RSU. Legislação aplicável. Incineração no Sistema Integrado de Gestão de Resíduos. Recuperação de energia mediante incineração. Tipos de fornos: forno de grelha, fornos rotativos, forno de leito fluido. Processo de funcionamento de uma estação incineradora. Impacto ambiental das estações incineradoras. Sistemas de tratamento. Os produtos plásticos nos processos de combustão de RSU. Custos de inversão e de exploração das estações de incineração de RSU. Conclusões.
- O ATUAL CONTEXTO DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS
- Antecedentes energéticos e dúvidas quanto às energias renováveis. Configuração do atual sistema energético. Principais críticas às energias renováveis. Potencial energético das energias renováveis, fundos de pesquisa e desenvolvimento, impactos ambientais. Atual Situação e evolução apresentada por alguns setores energéticos renováveis: eólico, solar térmico e solar fotovoltaico, da biomassa e da mini-hidráulica.
- COGERAÇÃO
- Aspectos gerais da cogeração. Turbinas a vapor. Turbinas a gás. Ciclo combinado. Cogeração com motor alternativo de combustão interna.
- CASOS PRÁTICOS
- Resolução de problemas reais na cogeração.
1. A equivalência em créditos pode variar de acordo com a universidade que titula
Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.
Direção
- Dr. Eduardo García Villena. Diretor da Área de Meio Ambiente da Universidade Internacional Iberoamericana (UNINI).
Professores e Autores
- Dr. Ángel M. Álvarez Larena. Doutor em Geologia. Professor da Universidad Autónoma de Barcelona.
- Dr. Roberto M. Álvarez. Professor da Universidad de Buenos Aires.
- Dr. Óscar Arizpe Covarrubias. Professor da Universidad Autónoma de Baja California Sur, México.
- Dr. Isaac Azuz Adeath. Professor da Universidad Autónoma de Baja California Sur, México.
- Dr. David Barrera Gómez. Doutor pela Universidad Politécnica de Cataluña.
- Dra. Brenda Bravo Díaz. Professora da Universidad Autónoma Metropolitana, México.
- Dr. Rubén Calderón Iglesias. Professor da Universidad Europea Miguel de Cervantes.
- Dra. Leonor Calvo Galván. Professora da Universidad de León, Espanha.
- Dra. Olga Capó Iturrieta. Doutora em Engenharia Industrial. Professora do Instituto de Investigaciones Agropecuarias, Chile.
- Dra. Alina Celi Frugoni. Professora da Universidade Internacional Iberoamericana.
- Dr. José Cortizo Álvarez. Professor da Universidad de León, Espanha.
- Dr. Juan Carlos Cubría García. Professor da Universidad de León, Espanha.
- Dra. Raquel Domínguez Fernández. Professora da Universidad de León.
- Dr. Luís A. Dzul López. Professor da Universidade Internacional Iberoamericana.
- Dr. Xavier Elías Castells. Diretor da Bolsa de Subproductos de Cataluña.
- Dra. Milena E. Gómez Yepes. Doutora em Engenharia de Projetos. Professora da Universidad del Quindío, Colômbia.
- Dr. Ramón Guardino Ferré. Doutor em Engenharia de Projetos. Professor da Universidade Internacional Iberoamericana.
- Dr. Emilio Hernández Chiva. Doutor em Engenharia Industrial. Centro Superior de Investigaciones Científicas, CSIC.
- Dra. Cristina Hidalgo González. Professora da Universidad de León.
- Dr. Víctor Jiménez Arguelles. Professor da Universidad Autónoma Metropolitana, México.
- Dr. Miguel Ángel López Flores. Professor do Instituto Politécnico Nacional (CIIEMAD-IPN).
- Dra. Izel Márez López. Professora da Universidade Internacional Iberoamericana.
- Dr. Carlos A. Martín. Professor da Universidad Nacional del Litoral, Argentina.
- Dra. Isabel Joaquina Niembro García. Doutora em Engenharia de Projetos. Professora do Tecnológico de Monterrey.
- Dr. César Ordóñez Pascua. Professor da Universidad de León.
- Dr. José María Redondo Vega. Professor da Universidad de León, Espanha.
- Dra. Gladys Rincón Polo. Professora da Universidad Simón Bolívar, Venezuela.
- Dr. José U. Rodríguez Barboza. Professor da Universidade Internacional Iberoamericana.
- Dr. Raúl Sardinha. Professor do Instituto Piaget, Portugal.
- Dr. Héctor Solano Lamphar. Professor da Universidade Internacional Iberoamericana.
- Dra. Martha Velasco Becerra. Professora da Universidade Internacional Iberoamericana.
- Dr. Alberto Vera. Professor da Universidad Nacional de Lanús, Argentina.
- Dr. Lázaro Cremades Oliver. Professor da Universidad Politécnica de Cataluña, Espanha.
- Dr. Pablo Eisendecher Bertin. Advogado, Doutor em Direito Econômico e Empresarial, Mestre em Direito Público, Mestre em Direito e Negócios Internacionais, Mestre em Resolução de Conflitos e Mediação. Atualmente, é diretor da Fundação Universitária Iberoamericana no Chile e no Paraguai.
- Dr. Kilian Tutusaus Pifarré. Professora do Departamento de Meio Ambiente da FUNIBER.
- Dra. (c) Karina Vilela. Professora do Departamento de Meio Ambiente da FUNIBER.
- Dr. (c) Erik Simoes. Professor da Universidade Internacional Iberoamericana.
- Ms. Omar Gallardo Gallardo. Professor da Universidad de Santiago de Chile.
- Ms. Susana Guzmán Rodríguez. Professora da Universidad Central de Ecuador.
- Ms. Icela Márquez Rojas. Professora da Universidad Tecnológica de Panamá.
Bolsa de Trabalho
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.
Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.