Apresentação do Programa
A Fitoterapia é o estudo de interesse terapêutico dos componentes ativos que contêm as plantas e são utilizados para o tratamento de diversas enfermidades. Estes princípios ativos foram estudados e extraídos por diferentes métodos. Para que uma planta comum tenha propriedades medicinais, devem-se respeitar certas regras de colheita, secagem, armazenamento e finalmente a apresentação final em infusões, extratos, cápsulas, etc.
Mediante este programa de estudo e dos exemplos práticos com especial relevância em todos aqueles temas imprescindíveis para ter uma base sólida e científica no campo da Fitoterapia, pretende-se proporcionar ao aluno conhecimentos básicos em nível de Fitoterapia.
A quem é dirigido
A metodologia de formação proposta somada à clareza, amplitude e didática do desenho dos conteúdos, permite dirigir o programa de Fitoterapia profissionais que desenvolvem suas atividades em saúde, em centros de terapias naturais ou herboristas.
O programa de Fitoterapia é dirigido às seguintes pessoas:
- Pessoal não universitário que deseja especializar-se nesta área de conhecimento.
- Todos aqueles profissionais sanitaristas, de herbários, da indústria ou de empresas privadas que queiram consolidar conhecimentos visando aplicá-los no âmbito profissional.
- Licenciados/diplomados que desejam especializar-se visando a ampliação de suas possibilidades de trabalho.
Titulação
A conclusão com sucesso do Programa permitirá que você obtenha a titulação do Experto Universitario en FITOTERAPIA.
Após a conclusão com êxito do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.
Estrutura do Programa
A estrutura de créditos do programa de Fitoterapia é mostrada na tabela a seguir. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:
CRÉDITOSa | |
---|---|
Disciplina | 10 |
Total | 10 |
a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.
Duração
O programa em Fitoterapia tem 10 créditos.
A duração do programa em Fitoterapia varia de 6 a 9 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve concluir com sucesso todas as atividades avaliativas e aprovado o projeto final, se for o caso.
Objetivos
Objetivo geral:
- Proporcionar conhecimentos avançados na área da Fitoterapia a licenciados e diplomados em Nutrição e/ou em Ciências da Saúde.
Objetivos específicos:
- Aprender as últimas novidades e estudos científicos relacionados por pesquisadores internacionais peritos em Fitoterapia.
- Oferecer uma formação teórico-prática nas terapias naturais com plantas medicinais.
- Proporcionar um breve histórico da evolução da fitoterapia.
- Compartilhar experiências e conhecimentos profissionais e pessoais no assunto, mediante a utilização do Campus Virtual.
Saídas Profissionais
Algumas das saídas profissionais do programa de Fitoterapia são as seguintes:
- Médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, naturopatas, e outros profissionais da saúde em exercício de sua profissão como complemento para a sua formação e ajuda na realização do trabalho diário.
- Docente em programas de ensino regularizado e não regularizado, profissional sanitarista, profissional de serviços de restaurante, centros de informações ao consumidor, associações de enfermos crônicos, colégios, centros cívicos, centros esportivos, etc.
- Responsáveis por empresas de restaurantes coletivos: colégios, catering, hotéis, hospitais, geriátricos, etc.
- Assessor técnico em programas de busca e de informações e promoção de produtos para assegurar a ligação entre marketing, tecnologia e pesquisa e desenvolvimento.
- Comercial em lojas especializadas em produtos dietéticos.
- Comercial em empresas alimentícias ou farmacêuticas com uma linha de produtos com características nutritivas concretas.
Observação: O exercício das profissões é regulado pela legislação de cada país.
Plano de estudos
O Programa de Fitoterapia estrutura-se em 1 disciplina, que apesar de serem relativamente independente entre si, está estruturada segundo uma ordem pedagógica coerente. Por isso, o aluno deverá seguir a ordem cronológica pautada em seu estudo.
O objetivo dessa disciplina é conseguir que os alunos adquiram uma ideia global da Fitoterapia, revisando: a legislação, as diferentes formas de preparação das drogas principais contidas nas plantas e a sua aplicação.
Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.
Descrições dos Cursos
- Generalidades
- Conceito de Fitoterapia. História da fitoterapia. Atualidade da Fitoterapia.
- Fitoterapia e farmacologia
- Conceitos. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Toxicologia. Interações.
- Botânica
- A célula vegetal eucariota e procariota. Partes da planta. Diversidade do reino vegetal. Classificação botânica. Nomenclatura botânica.
- da planta à preparação galênica
- Obtenção. Coleta. Conservação. Armazenamento. Principais formas de preparação; das plantas medicinais.
- Constituintes químicos das drogas
- Generalidades. Glicídios. lipídios. óleos essenciais. Prótidos. Resinas. Alcalóides. Nitratos/nitritos. Oxalatos. Fitoestrógenos. Agentes fotossensibilizantes. Outros compostos.
- Fitoterapia aplicada
- Fitoterapia do sistema nervoso central. Fitoterapia da dor e da inflamação. Fitoterapias do Aparelho circulatório. Fitoterapia do Aparelho respiratório. Fitoterapia genito-urinária. Fitoterapia do Aparelho digestivo. Fitoterapia do metabolismo.
- Monografias do Aparelho digestório, Aparelho genito-urinário e do metabolismo
- Aparelho digestório. Aparelho genito-urinário: rim, vias urinárias e genitais. Metabolismo.
- Monografias do sistema cardiovascular, Aparelho respiratório e sistema nervoso
- Sistema cardiovascular. Aparelho respiratório. Sistema nervoso.
- Monografias do Aparelho locomotor, dermatologia e fitoterapia antineoplásica
- Aparelho locomotor. Dermatologia. Fitoterapia antineoplásica.
- Tratamentos fitoterapêuticos de algumas patologias
- Diabetes e hiperglicemia. Obesidade e sobrepeso. Hiperlipemia e Hipercolesterolemia. Hipertensão. Úlcera gastroduodenal. Transtornos hepatobiliares. Constipação Intestinal. Transtornos venosos (varizes e hemorróidas). Menopausa. Dermatite seborréica.
Nota: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a leves modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.
Direção
Direção Acadêmica
- Dr. Ricardo Almeida. Doutorado em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestrado em Estudos Biológico-Naturalistas e Homeopatia pela Universidad de León. Licenciatura em Enfermagem.
Coordenação Acadêmica Geral
- Dra. (c) Sandra Jarrín. Coordenação Internacional.
Professores e Autores
- Dr. Ricardo Almeida. Doutorado em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestrado em Estudos Biológico-Naturalistas e Homeopatia pela Universidad de León. Licenciatura em Enfermagem.
- Dra. (c) Sandra Jarrín. Doutorado (em andamento) em Educação na Universidad Internacional Iberoamericana.. Mestrado em Estudos Biológico-Naturalistas pela Universidad de León. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
- M. María Rafaela Rosas Morales. Mestrado em Administração e Direção de Empresas Agroalimentares. Licenciatura em Farmácia e em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universitat de Barcelona.
- M. Silvia Fanlo Alegre. Mestrado em Farmacêutica e Parafarmacêutica pelo Centro de Estudos Superiores da Indústria Farmacêutica (CESIF). Quality Control Documentation Team Leader na Farmaprojects.
Bolsa de Trabalho
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.
Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.