Fotografia

Apresentação do Programa

Atualmente, as imagens ocupam um importante espaço na comunicação. Ainda que tenhamos muitas facilidades advindas do desenvolvimento tecnológico de câmeras digitais e smartphones, os conhecimentos sobre técnicas, composição e linguagens fotográficas são essenciais para aprender a contar histórias visuais, representar informações por meio das fotografias, saber ler estas representações e criar obras de arte.

O Curso de Fotografia é um programa formativo de alto nível, com recursos variados para a formação neste setor.

Portanto, este programa abordará aspectos básicos e avançados para torná-lo capaz de planejar, desenvolver e concluir um projeto fotográfico próprio ou responder às necessidades profissionais de integrar a fotografia como uma ferramenta nas tarefas de trabalho.

Além disso, o curso oferece itinerários alternativos de formação para que o estudante possa optar pelo conhecimento que lhe seja mais útil ou de maior interesse.

A quem é dirigido

O programa é destinado a estudantes, profissionais ou amadores que desejam ampliar seus conhecimentos em fotografia. Principalmente:

  • Profissionais da área de Comunicação, Artes e Ciências Sociais interessados em ampliar e aprofundar seus conhecimentos em fotografia.
  • Profissionais de diferentes áreas, com ou sem experiência no setor, que buscam desenvolver novas técnicas de comunicação baseadas na fotografia profissional.

Titulação

A superação com sucesso do programa permitirá a obtenção do título de Especialista Universitário em FOTOGRAFIA.

Após a conclusão bem-sucedida do programa, o estudante receberá o título emitido pela universidade em que tenha se matriculado.

Estrutura do Programa

A estrutura de créditos do programa de Fotografia é apresentada na tabela a seguir. Deve-se ressaltar que a duração é meramente orientativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a adquirir em cada parte, por meio de exercícios integradores de aquisição de conhecimento e internalização de práticas de projetos:

  CRÉDITOSa
Módulo obrigatório 16
Itinerário optativo 12
TOTAL 28

a. A equivalência em créditos pode variar dependendo da universidade que concede o título. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 10 + 15 horas. Se o aluno cursa o programa matriculado em uma universidade não pertencente ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a relação entre créditos e horas pode variar.

Duração

O Programa em Fotografia tem 28 créditos.

A duração do Programa em  Fotografia varia de 9 a 12 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve concluir com sucesso todas as atividades avaliativas e aprovado o projeto final, se for o caso.

 

Objetivos

Objetivo geral

Dominar os conhecimentos gerais sobre fotografia considerando as habilidades técnicas, de composição, de iluminação e de revelação digital para diferentes aplicações profissionais.

Objetivos específicos

  • Dominar as técnicas de composição e iluminação em fotografia.
  • Conhecer as histórias e as principais teorias sobre a fotografia.
  • Conhecer os critérios e as técnicas de revelação digital.
  • Conhecer as características e estratégias das diferentes áreas da fotografia profissional.
  • Saber como planejar e realizar sessões fotográficas.

Saídas Profissionais

O programa de Fotografia prepara o estudante para desenvolver sua prática profissional em diferentes campos da fotografia, tais como fotojornalismo, publicidade, arquitetura, documental, social, educacional e científico.

Plano de estudos

O curso de Fotografia é dividido em um módulo de disciplinas obrigatórias e um itinerário de disciplinas optativas.

  • MÓDULO DE DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Este módulo obrigatório fornece os fundamentos da fotografia para a prática profissional com conhecimentos teóricos, históricos, práticos e técnicos.

MÓDULO DE DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
# DISCIPLINAS
1 História da fotografia
2 Fotografia básica
3 Iluminação
4 Revelação digital
  • ITINERÁRIO OPTATIVO I

Este itinerário visa oferecer uma sólida formação sobre os conhecimentos e práticas da fotografia, aplicável em um ambiente social. O itinerário é focado em profissionais interessados em utilizar a fotografia profissionalmente nas áreas de Artes e Humanidades, Ciências Sociais e Ciências da Informação.

ITINERÁRIO OPTATIVO I
# DISCIPLINAS
1 Fotografia jornalística
2 Documentário de criação
3 Antropologia visual
  • ITINERÁRIO OPTATIVO II

Este itinerário visa oferecer uma sólida formação com conhecimentos e práticas da pesquisa fotográfica que resulta em produtos e projetos de exposição, tanto para o campo artístico como para o da comunicação e das ciências sociais.

  • ITINERÁRIO OPTATIVO III

Este itinerário visa proporcionar uma sólida formação com conhecimentos e práticas da fotografia como meio de divulgação, promoção e expressão de vários aspectos dos campos científico, comercial, industrial e empresarial.

ITINERÁRIO OPTATIVO III
# DISCIPLINAS
1 Fotografia científica
2 Fotografia publicitária
3 Fotografia jornalística

Descrições dos Cursos

MÓDULO DE DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

  1. TEORIAS E HISTÓRIAS DA FOTOGRAFIA

    Esta disciplina apresenta os conceitos, histórias e teorias que têm contribuído para o desenvolvimento da fotografia como prática e conhecimento. A disciplina fornece os conhecimentos para compreender a linguagem fotográfica e o desenvolvimento de seus dispositivos e aplicativos.

  2. FOTOGRAFIA BÁSICA

    Esta disciplina capacita nos aspectos fundamentais da fotografia a partir do conhecimento sobre o funcionamento das câmeras, as regras de composição, os ramos de aplicação e os aspectos técnicos da fotografia.

  3. ILUMINAÇÃO

    Esta disciplina apresenta conhecimentos sobre as características da luz, da iluminação e dos dispositivos necessários para criar ambientes variáveis tanto para fotografia em estúdio quanto com flash.

  4. REVELAÇÃO DIGITAL

    Esta disciplina oferece conhecimentos sobre práticas e técnicas para a revelação digital das fotografias, especialmente a partir de uma revisão de aspectos da rotina de trabalho, bem como alguns conceitos e ferramentas-chave para a revelação fotográfica.

ITINERÁRIO OPTATIVO

  1. DOCUMENTÁRIO DE CRIAÇÃO

    Esta disciplina apresenta o desenvolvimento da fotografia documental, especialmente focada em temas atuais com uma prática mais artística e conceitual. Serão estudados os diferentes estilos e processos de trabalho.

  2. FOTOGRAFIA JORNALÍSTICA

    A disciplina aborda vários aspectos da prática profissional, suas exigências, técnicas e aplicações, bem como o conhecimento da história do fotojornalismo.

  3. FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA

    A disciplina aborda aspectos fundamentais da fotografia publicitária, desde a ideia até o produto final. Casos específicos são apresentados para entender a rotina de trabalho.

  4. FOTOGRAFIA CIENTÍFICA

    A disciplina apresenta os conhecimentos e as técnicas de fotografia aplicadas em vários ramos da ciência, como uma ferramenta para melhorar a comunicação, informações, pesquisa e expressão no campo científico.

  5. ANTROPOLOGIA VISUAL

    A disciplina oferece conhecimentos sobre a fotografia como prática antropológica, etnográfica e de pesquisa nas ciências sociais. Sua influência é analisada como um meio simbólico de interação e produção de conhecimento, integrado ao sistema social.

  6. GESTÃO DE PROJETOS FOTOGRÁFICOS

    A disciplina traz práticas de gestão de projetos fotográficos baseadas em conceitos e ferramentas específicas da área, bem como os tipos de projetos e seus processos de produção.


Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar sujeito a pequenas modificações, segundo atualizações ou melhorias realizadas.

Direção

  • Dra. (c) Michelle Moreira Soares. Fotógrafa, jornalista e professora. Ampla formação universitária, com experiência em pesquisa em fotografia, corpo e representação, especialmente no campo da Antropologia Visual. Recebeu bolsas de estudo e participou de projetos sociais em diferentes lugares.

Coordenação Acadêmica Geral

  • Dra. (c) Ligia Maria Lee Guandique. Graduada em Relações Internacionais pela Universidad Rafael Landívar da Guatemala. Mestre em Ciência Política pela Pontifícia Universidade Católica do Chile.

Professores e Autores

  • Laia Moretó Alvarado. Artista multidisciplinar com ampla formação em fotografia e vários prêmios, reconhecimentos nacionais e participação em residências e conferências internacionais. Prêmio extraordinário de formação e candidata ao prêmio extraordinário de mestrado. Lecionou no ensino médio, na universidade e em escolas de fotografia.
  • Esteban Toro Martínez. Fotógrafo documental de viagens, embaixador da Sony, fotógrafo da Adobe Lightroom, indicado para a World Press Photo 6x6 Global Talent, representado mundialmente pela Galeria YellowKorner, explorador e líder de expedições fotográficas em todo o mundo.
  • Citlali Fabian. Fotógrafa e artista visual com licenciatura em Fotografia e mestrado em Artes Visuais. Publicou em vários meios de comunicação como o New York Times, LA Times, revista Cuartosturo, entre outros. Seu trabalho tem sido exposto em vários países, como México, Estados Unidos, Espanha, Holanda e Argentina.
  • Miren Pastor. Licenciatura em Belas Artes e mestrado em Fotografia. Já publicou três fotolivros, expôs seus projetos em vários locais internacionais e, em 2016, ganhou o prêmio “ING Unseen Talent Award Public Prize”. Atualmente, organiza o Festival Fiebre Photobook e faz parte do coletivo La Troupe.
  • Ricardo Pinzón Hidalgo. Fotógrafo com formação em Publicidade e Mestrado em Fotografia, com 23 anos de experiência em publicidade e fotografia editorial, bem como experiência como diretor de fotografia em revistas, incluindo a Esquire Colombia.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.