Apresentação do Programa
Este programa apresenta todas as atividades relacionadas à Gestão de projetos em todas as etapas de iniciação, planejamento, controle, execução e encerramento e em todas as áreas de conhecimento e competência reconhecidas pelos padrões internacionais, selecionando e usando ferramentas e métodos de gestão, programação e acompanhamento de projetos.
O Programa de Gestão de Projetos tem a particularidade de reunir em suas 9 disciplinas todo o conhecimento global e particular, para o desenvolvimento de uma gestão correta. Para garantir isso, trabalhamos no desenvolvimento paralelo dos principais padrões de conhecimentos e habilidades profissionais relacionados à área, juntamente com o IPMA/AGPA.
A quem é dirigido
A metodologia de formação proposta abrange todas as áreas da gestão de projetos, permitindo que o programa Gestão de Projetos a profissionais com responsabilidade e alta disciplina de estudo, com ou sem experiência no setor, que desejam expandir e consolidar seus conhecimentos na área de projetos, possam aplicá-los de forma responsável no campo do ensino e da pesquisa de projetos e/ou no campo profissional.
Titulação
A conclusão com sucesso do Programa permitirá que você obtenha a titulação de Especialista em GESTÃO DE PROJETOS.
Ao finalizar o Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que tenha se matriculado.
Certificação profissional
Mediante o acordo de cooperação que a FUNIBER mantém com a Asociación de Gestión de Proyectos Argentina (AGPA) e o Organismo Certificador IPMA Argentina (OCIA), cada estudante terá a possibilidade de se tornar profissionalmente certificado como Técnico em Gerenciamento de Projetos IPMA Nível D.
Para se candidatar à Certificação Nível “D” do IPMA (Técnico em Gerenciamento de Projetos) (*), o estudante deve estar inscrito para a certificação e ter concluído o Módulo de Desenho de Projeto. A certificação consiste na realização de um exame aplicado pelo OCIA.
(*) Exclusivo para estudantes residentes na América
Para mais informações:
Estrutura do Programa
A estrutura de créditos do programa em Gestão de Projetos é apresentada na tabela a seguir. Deve-se notar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridas em cada parte, por meio de exercícios integradores de aquisição de conhecimento e internalização de práticas projetuais:
CRÉDITOSa | |
---|---|
1ª Parte: Disciplinas | 25 |
2ª Parte: Trabalho Final de Curso | 12 |
TOTAL | 37 |
a. A equivalência em créditos pode variar conforme a universidade onde o aluno estiver inscrito. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 10 + 15 horas. Se o aluno cursar o Programa matriculado em uma universidade fora do Espaço Europeu de Educação Superior (EEES), a relação entre créditos e horas pode variar.
Duração
O programa em Gestão de Projetos tem 37 créditos.
A duração do programa em Gestão de Projetos varia de 9 a 12 meses, dependendo da dedicação do estudante. Nesse período, o aluno deve concluir com sucesso todas as atividades avaliadas e aprovar o Projeto Final, se for o caso.
Objetivos
Objetivos geral
- Formar especialistas capazes de desenvolver uma gestão completo de um projeto, com uma visão integral de seu desenvolvimento e, além disso, com o conhecimento indicado que assegura o correto gerenciamento e administração de todos os recursos, humanos e técnicos participantes no projeto.
Objetivos específicos
- Gerenciar projetos em todas as etapas de iniciação, planejamento, controle, execução, comunicação e fechamento, e em todas as áreas de conhecimento e competência.
- Estimar os recursos necessários para implementar as propostas de projeto.
- Utilizar ferramentas que permitam facilitar as tarefas de gestão.
- Aplicar padrões internacionais como o Internacional Project Management Association (IPMA) e o Project Management Institute (PMI).
Saídas Profissionais
Algumas das saídas profissionais do Programa de Gestão de Projetos são:
- Departamentos de gestão e administração de recursos, de projetos.
- Áreas de gestão de projetos pertencentes a governos.
- Áreas de gestão de projetos dentro de Universidades.
- Consultoras privadas de gestão de projetos.
- Estudos de Arquitetura e de Engenharia em geral.
Plano de estudos
O programa de Gestão de Projetos é composto por 9 disciplinas e, no caso da Especialização, Pós-Graduação ou Especialista, de um Trabalho Final do Curso denominado Trabalho Final de Especialização.
- 1ª PARTE: DISCIPLINAS
As disciplinas permitem a compreensão, o conhecimento e a prática do processo de elaboração de um projeto.
A Gestão de Projetos permite a introdução de metodologias de trabalho para gerar e gerenciar com eficiência a avaliação da referida elaboração e o conhecimento gerado ao longo dele.
As disciplinas e as horas correspondentes que compõem a primeira parte são mostrados na tabela a seguir:
1ª PARTE: DISCIPLINAS | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | HORAS |
1 | Introdução à gestão de projetos | 10 |
2 | Planejamento e Gestão de projetos | 40 |
3 | Ferramentas informáticas de gestão de projetos | 30 |
4 | Acompanhamento e controle do projeto | 30 |
5 | Avaliação de projetos | 30 |
6 | Gestão da confiança: risco e qualidade | 30 |
7 | Gestão estratégica de recursos humanos | 30 |
8 | Prevenção contra riscos laborais: OHSAS 18001 | 30 |
9 | Comunicação do projeto | 20 |
TOTAL | 250 |
- 2ª PARTE: TRABALHO FINAL DE ESPECIALIZAÇÃO
No caso da Especialização ou Pós-Graduação, a última fase do Programa será dedicada à elaboração do Trabalho Final de Especialização, que será uma monografia do projeto desenvolvido.
O Trabalho de Especialização Final deve ser uma contribuição original para o campo de projetos com um forte componente de possível aplicação específica. É importante entender que, nessa área, os projetos são de extrema importância que as propostas sejam viáveis para se materializarem.
2ª PARTE: TRABALHO FINAL DE ESPECIALIZAÇÃO | ||
---|---|---|
# | Disciplinas | HORAS |
1 | Trabalho Final de Especialização | 100 |
TOTAL | 100 |
Descrições dos Cursos
As disciplinas que compõem o Programa de Estudos, apesar de independentes, são independentes e estruturadas de acordo com uma ordem pedagógica coerente. Cada uma é dividida em unidades temáticas básicas ou capítulos, cujo conteúdo inclui material impresso que deve ser estudado para responder satisfatoriamente às várias atividades de avaliação.
1ª PARTE: DISCIPLINAS
- INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETOS
A gestão/gerência de projetos é a administração de todos os recursos necessários para o desenvolvimento do mesmo. Esta disciplina apresenta o tema de uma maneira geral, entre os temas estão: conceitos gerais da gestão de projetos e tipologias de projetos, fases do projeto e ciclo de vida do projeto.
- GESTÃO E GERÊNCIA DE PROJETOS
- INTRODUÇÃO GERAL E TEÓRICA
- CONCEITOS GERAIS DA GESTÃO DE PROJETOS E DE TIPOLOGIAS DE PROJETOS
- FASES DO PROJETO E CICLO DE VIDA DO PROJETO
- PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS
O planejamento e a gestão de projetos estão intimamente vinculados, pois é impossível pensar sobre a gestão sem que seja planejada. Para isso, é necessário ter em mente alguns conceitos, Desenvolvimento do Plano do Projeto e controle de suas possíveis alterações, definição, administração e planejamento do alcance do projeto, escolhendo e aplicando as técnicas apropriadas para produzir um plano de ação.
- INTEGRAÇÃO E ALCANCE DO PROJETO
- DESENVOLVIMENTO DO PLANO DO PROJETO E CONTROLE DE SUAS POSSÍVEIS MUDANÇAS, DEFINIÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DO ALCANCE DO PROJETO
- PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DO PROJETO
- ELEGER E APLICAR AS TÉCNICAS ADEQUADAS PARA PRODUZIR UM PLANO DE AÇÃO
- TÉCNICAS ESPECÍFICAS DE PROGRAMAÇÃO, E CORRETA ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
- FERRAMENTAS INFORMÁTICAS DE GESTÃO DE PROJETOS
Esta disciplina trata da apresentação das principais ferramentas informáticas de apoio à gestão de projetos, ensinando também a conhecer suas vantagens. Todo projeto precisa ser gerenciado e, ao mesmo tempo, para concluir isso, são necessários o conhecimento e o gerenciamento de ferramentas informáticas de acordo com o tipo de cada projeto.
- FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS
- Estudo geral do progresso das técnicas de informação e comunicação aplicáveis à gestão de projetos.
- SOFTWARE DE GESTÃO
- Conhecimento específico de programas informáticos de uso massivo para gestão de projetos.
- ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DE PROJETO
Certamente o trabalho de acompanhamento e controle deve ser aquele que exige um maior comprometimento, pois é dessa forma que a disciplina é apresentada de maneira geral com temas como: conhecer os fundamentos do controle de projetos e suas ferramentas e metodologias, ao particular, como ser o controle de recursos técnicos e humanos para garantir conformidade em tempo, qualidade e custos.
- COMUNICAÇÕES E CIRCUITOS DE RELATÓRIOS
- DESENHO E DESENVOLVIMENTO DE TODOS OS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA REDE DE INFORMAÇÃO
- DESENHO ESTRATÉGICO DO CIRCUITO INFORMATIVO
- RE-PLANEJAMENTO E CONTROLE DE AVANÇO
- AVALIAÇÃO E ANÁLISE DO AVANÇO PREVISTO DO PROJETO
- MODELOS DE ANTICIPAÇÃO
- CONTROLE DE RECURSOS TÉCNICOS E HUMANOS PARA ASSEGURAR O CUMPRIMENTO EM TEMPO, QUALIDADE E CUSTOS
- AVALIAÇÃO DE PROJETOS
A avaliação de projetos concentra-se na tarefa de compreender e estruturar, engenharias financeiras, por meio de inúmeras ferramentas técnico-econômicas, para aprender a ver projetos não apenas por meio de planos de detalhes ou diagramas de fluxo, mas também pela folha de pagamento do desenvolvimento econômico financeiro.
- FORMULAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS
- ETAPAS E ESTRUTURA DE FINANCIAMENTO DE UM PROJETO
- AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE CRESCIMENTO DE UM NEGÓCIO
- ANÁLISE E GESTÃO DE RISCO
- AVALIAÇÃO DE EMPRESAS
- GESTÃO DA CONFIANÇA: QUALIDADE E RISCO
A gestão de Confiança concentra-se principalmente na avaliação e no conhecimento dos fundamentos da qualidade nos projetos e em suas ferramentas e metodologias, aprendendo a planejar, garantir e controlar a qualidade e os riscos.
- PLANEJAMENTO DA QUALIDADE
- GARANTIA E CONTROLE DE QUALIDADE
- CONTROLE DOS PROCESSOS E DO ALCANCE DE OBJETIVOS EM TEMPO E FORMA
- RESPOSTA CORRETA ÀS NECESSIDADES PLANEJADAS INICIALMENTE
- PLANOS DE QUALIDADE
- GESTÃO ESTRATÉGICA DOS RECURSOS HUMANOS
Esta disciplina apresenta uma visão global do papel do Diretor de Recursos Humanos no século XXI, revisando as áreas de atividade da gestão e a integração à estratégia empresarial.
- PANORÂMICA SOBRE OS EFEITOS DA GLOBALIZAÇÃO NOS RH
- PANORÂMICA DE FUNÇÕES DO DIRETOR DE RH
- AS NOVAS TECNOLOGIAS NA GESTÃO DE RH E OS SISTEMAS DE CONTROLE DE GESTÃO DE RH
- PREVENÇÃO DE RISCOS LABORAIS: OHSAS 18001
Fornecer conhecimento para identificar os requisitos empresariais em prevenção e aplicar as diferentes técnicas para o controle de riscos ocupacionais, a fim de alcançar um desenvolvimento eficaz da gestão humana na gestão da prevenção.
- INTRODUÇÃO ÀS CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE
- Breve histórico da prevenção de riscos laborais. Relação entre trabalho e saúde. Ambiente de trabalho. Danos derivados do trabalho. Aspectos básicos de higiene industrial. Técnicas específicas para controlar riscos ocupacionais. Prevenção-Proteção.
- OS ACIDENTES E A SEGURANÇA NO TRABALHO
- Definição de acidente de trabalho. Diferenças entre acidentes de trabalho e outros ataques à saúde e bem-estar dos trabalhadores. Definição de doença ocupacional. Custos de acidentes e doenças profissionais. Custos da prevenção.
- ESTUDO DE ALGUMAS TÉCNICAS PARA A PREVENÇÃO
- A avaliação do risco: Definição de avaliação do resgo. Análise e avaliação do risco. Alternativas e métodos para a avaliação do risco. A inspeção de segurança: Definição de inspeção de segurança. Fases da inspeção de segurança. A investigação de acidentes: Definição de investigação de acidentes. Metodologia da investigação de acidentes. A Análise estatística da acidentalidade: Índices estatísticos de sinistralidade. Métodos de controle estatísticos.
- GESTÃO DA PREVENÇÃO DE RISCOS LABORAIS
- Integração da atividade preventiva na gestão geral da empresa. Sistema de gestão da prevenção de riscos ocupacionais. Modelos de gestão para prevenção de riscos ocupacionais. A norma OHSAS 18001: 2007. O ciclo de melhoria contínua. A família de Normas OHSAS 18000. Estrutura da Norma OHSAS 18001: 2007. Requisitos da Norma OHSAS 18001: 2007.
- COMUNICAÇÃO DO PROJETO
O tema envolvido na presente disciplina é sobre a comunicação de um projeto "dentro" e "fora" dele, para os três níveis de usuários, desde conceitos básicos de circuitos de comunicação até estruturas mais complexas de comunicação estratégica, em que sua imagem é comprometida no imaginário social.
- ANÁLISE E IDENTIFICAÇÃO DO CONCEITO E IDENTIDADE DO PROJETO
- APLICAR MODELOS DE ANÁLISE QUALITATIVO SOBRE A MISSÃO-VISÃO PREDETERMINADA PARA O PROJETO
- ESTRATÉGIA COMUNICATIVA E DESENVOLVIMENTO DE PLANOS DE COMUNICAÇÃO AOS DIFERENTES NÍVEIS DE RECEPTORES DO PROJETO
- FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS DE COMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DA COMUNICAÇÃO
- ESTUDO DO MERCADO RECEPTOR
2ª PARTE: TRABALHO FINAL DE ESPECIALIZAÇÃO
No caso da Especialização, Pós-Graduação ou Especialização, a última fase do Programa será destinada à elaboração do Trabalho Final de Especialização, que será uma monografia do projeto desenvolvido.
O Trabalho Final de Especialização deve ser uma contribuição original para o campo de projetos com um forte componente de possível aplicação específica. É importante entender que, nessa área, os projetos são de extrema importância para que as propostas sejam viáveis em relação à materialização.
Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.
Direção
- Dr. Roberto M. Álvarez. Doutor pela Universidad Politécnica de Cataluña, em Engenharia de Projetos: Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação. Mestre pelo Politécnico de Milão, em Gerenciamento de Projeto e de Criação, Arquiteto pela Universidad de Buenos Aires, UBA. Desenvolvedor do primeiro modelo de incubadoras de projetos, para jovens profissionais. Presidente da AGP IPMA (International Project Management Association) Argentina.
- Dr. Luis Dzul López. Doutor em Engenharia de Projetos: Ambiente, Qualidade e Prevenção. Engenheiro Civil. Especialista em Projetos de Cooperação Internacional. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dr. Eduardo Garcia Villena. Doutor em Engenharia de Projetos: Ambiente, Qualidade e Prevenção. Mestre em Engenharia e Tecnologia Ambiental. Engenheiro Industrial.
Professores e Autores
- Dra. Izol Marez. Doutora em Arquitetura. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dr. Alberto Vera. Doutor em Integração e Desenvolvimento Econômico e Territorial. Arquiteto. Professor titular da Graduação em Gestão Ambiental Urbana, Universidad Nacional de Lanús, Argentina.
- Dra. Martha Velasco. Doutora em Projetos de Inovação Tecnológica, Especialista em Gestão de Projetos, Mestra em Ciências da Administração e Engenheira Industrial. Pesquisadora em Desenvolvimento Sustentável e Compromisso Social. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dr. Miguel Ángel López Flores. Doutor em Engenharia de Projetos: Ambiente, Qualidade e Prevenção. Professor Pesquisador do Instituto Politécnico Nacional de México.
- Dr. Arturo Ortega. Doutor em Engenharia Eletrônica. Engenheiro de Telecomunicações. Diretor de PD&I da FUNIBER.
- Dr. Benjamín Otto Ortega Morales. Doutor em Ciências com Especialização em Microbiologia. Professor Pesquisador da Universidad Autónoma de Campeche.
- Dr. Fermín Ferriol Sánchez. Doutor em Ciências da Educação pela Universidad de La Habana. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana
- Dr. Antonio Eduardo Fuenzalida. Doutor em Ciências do Exercício. Professor da Universidad Santo Tomas. Santiago, Chile.
- Dr. Eduardo García Villena. Doutor em Engenharia de Projetos: Ambiente, Qualidade e Prevenção. Engenheiro Industrial.
- Dra. Brenda Bravo. Doutora em Engenharia de Projetos: Ambiente, Qualidade e Prevenção. Professora da Universidad Metropolitana de México.
- Dr. Víctor Jiménez. Doutor em Engenharia de Projetos: Ambiente, Qualidade e Prevenção. Professor da Universidad Metropolitana de México.
- Dr. Héctor Solano. Doutor em Engenharia de Projetos: Ambiente, Qualidade e Prevenção. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dra. Izel Márez. Doutora em Engenharia de Projetos. Mestra em Gestão e Auditorias Ambientais.
- Dr. Roberto M. Álvarez. Doutor em Engenharia de Projetos: Ambiente, Qualidade e Prevenção. Mestre em Gerenciamento de Projeto e de Criação pelo Politécnico de Milão, Itália. Professor da Universidad de Buenos Aires, Argentina. Diretor da Fundación Universitaria Iberoamericana (FUNIBER), Argentina.
- Dr. Luis Dzul López. Doutor em Engenharia de Projetos: Ambiente, Qualidade e Prevenção. Especialista em Criação de Projetos de Cooperação Internacional. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dr. Santos Gracia Villar. Doutor em Engenharia de Projetos. Engenheiro Industrial. Especialista em Projetos de Cooperação Internacional.
- Dra. Olga Capó Iturrieta. Doutora em Engenharia de Projetos: Ambiente, Qualidade e Prevenção. Engenharia Civil Industrial. Responsável pela Área de Projetos do Instituto de Investigaciones Agropecuarias (INIA), Chile.
- Dr. José Rodríguez. Doutor em Engenharia Civil. Engenheiro Civil. Responsável pela Área de Gestão Ambiental da FUNIBER Peru.
- Dr. Lázaro Cremades. Doutor em Engenharia Química. Professor de Engenharia de Projetos da Universidad Politécnica de Cataluña.
- Dra. Margarita González. Doutora em Engenharia Química. Professora de Engenharia de Projetos da Universidad Politécnica de Cataluña.
- Dr. José Cortizo Álvarez. Professor Titular do Departamento de Geografia e Geologia da Universidad de León, Espanha.
- Dr. Manuel Castejón Limas. Professor Titular do Departamento de Engenharias Mecânica, Informática e Aeroespacial da Universidad de León, Espanha.
- Dr (c). Gregorio Urriola. Prof. da Universidad de Las Américas de Panamá. Especialista em Cooperação Internacional.
- Dr (c). Lina Pulgarín Osorio. Graduada em Administração Ambiental. Mestre em Gestão Integrada: Prevenção, Qualidade e Ambiente.
- Dr (c). Diego Kurtz. Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento.
- Dr (c). Marcelino Diez. Especialista e Mestre em Gerenciamento de Projetos. Certificado pelo Project Management Institute (PMI) como Gerente Profissional de Projetos.
- Dr (c). Nelson Yepes. Engenheiro Industrial. Especialista em Gestão Financeira e Mestre em Criação, Gestão e Direção de Projetos.
- Dra. Silvana Marín Garat. Economista. Mestra em Desenvolvimento Sustentável. Experiência profissional em Desenvolvimento de Projetos Empresariais Internacionais e Consultorias em Comércio Exterior.
- Dr. Pablo Urquizó. Engenheiro em Computação. Mestre em Direção Estratégica em TICs. Experiência como Diretor e Consultor em Informática e Tecnologias da Informação, Criação de Sistemas e Webmaster.
- Dr. Santiago Brie. Doutorando em Projetos pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestre em Criação, Gestão e Direção de Projetos pela Universidad de León, Espanha. Graduado em Gestão Ambiental Urbana pela Universidad Nacional de Lanús, Argentina. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dr (c). Jhonny Espinosa Bryson. Engenheiro Mecânico e Mestre em Criação, Gestão e Direção de Projetos. Consultor em Direção de Projetos Estratégicos.
Bolsa de Trabalho
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma partida econômica com caráter extraordinário para o oferecimento de Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.
Uma vez finalizado o Programa Acadêmico, os alunos que assim o desejarpoderão ingressar na Bolsa de Trabalho Ambiental. Para isso, deverãoremeter currículum vitae, indicando dados pessoais, acadêmicose de experiência profissional. Assim, o aluno estará informado dasofertas de trabalho que venham a surgir e que se ajustem a seu perfilprofissional.