Apresentação do Programa
O programa de Inovação e Tecnologia Educacional é uma titulação universitária voltada principalmente para o desenvolvimento das competências digitais dos professores do século XXI e a aplicação da tecnologia na educação.
O objetivo desta formação é capacitar profissionais de educação capazes de projetar e aplicar experiências de treinamento criativas mediadas pelas TIC e ajustadas às necessidades de aprendizagem dos diferentes e variados contextos educacionais em que podem se encontrar. Para isso, teoria e prática são integradas e significativamente inter-relacionadas.
O programa é oferecido totalmente à distância, a fim de facilitar o acesso a essa formação especializada para pessoas as quais, de outra forma, seriam impossíveis. Todas as atividades formativas ocorrem em um campus virtual projetado pedagogicamente com esse objetivo.
A quem é dirigido
Graduados e licenciados em qualquer área do conhecimento que se dedicam ou desejam se dedicar ao ensino e queiram receber treinamento específico sobre a implementação de tecnologias educacionais.
Titulação
A conclusão bem sucedida do programa permitirá ao aluno obter o título de Especialista em INOVAÇÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL, emitido pela Universidade Europeia do Atlântico.
Objetivos
Objetivos específicos
- Que os alunos possam comparar, selecionar e adaptar as diferentes ferramentas de TIC à necessidade de um ambiente educacional específico.
- Que os alunos sejam capazes de relacionar os mecanismos de gestão do conhecimento com os processos pedagógicos e identificar estratégias de inovação para o contexto educacional.
- Que os alunos sejam capazes de relacionar as teorias da aprendizagem com o uso, seleção, organização e avaliação das TIC
- Que os alunos sejam capazes de descrever e avaliar as tecnologias que favorecem o trabalho colaborativo em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem.
- Que os alunos possam selecionar e aplicar as diferentes ferramentas e recursos de maneira criativa no desenho de propostas pedagógicas ajustadas ao seu próprio contexto de aprendizagem.
- Que os alunos possam planejar e avaliar os processos de aprendizagem em ambientes virtuais, levando em consideração o contexto de ensino-aprendizagem, a abordagem metodológica e os interesses, necessidades e estilos de aprendizagem dos alunos.
- Que os alunos sejam capazes de identificar as características do ensino e da aprendizagem em ambientes virtuais de aprendizagem.
Enfoque Pedagógico
O programa não se limita à mera provisão de conteúdos, mas, como um curso universitário online de qualidade, uma série de ações pedagógicas são realizadas com o objetivo de promover a aprendizagem colaborativa (entre alunos e professores). Baseia-se na seguinte abordagem pedagógica:
- Modelo de formação do tipo colaborativo.
- Baseado em uma concepção dinâmica e socioconstrutivista de formação e aprendizado.
- Avaliação dos processos de aprendizagem em relação ao conteúdo.
- Relevância do processo de aprendizagem em relação ao produto ou ao resultado.
- Estímulo à reflexão crítica do professor sobre sua prática docente e pensamento pedagógico.
- Implicação e atenção à natureza global da pessoa no processo de aprendizagem (dimensão afetiva, motivação, etc.).
- Método de trabalho próximo ao da pesquisa-ação.
- Grupos interativos e multiculturais.
Sessões ao vivo
Este formação de pós-graduação se destaca por oferecer sessões e workshops ao vivo. Os alunos participam de forma síncrona e em conjunto com o professor e seus colegas de classe em atividades práticas de aplicação. Isso lhes permite experimentar situações de aprendizado inovadoras baseadas no uso das TIC.
Plano de estudos
A duração da especialização em Inovação e Tecnologia Educativa é de 7 meses.
INOVAÇÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | CRÉDITOS |
1 | As TIC na sala de aula | 4 |
2 | Gestão do conhecimento e inovação na educação | 6 |
3 | As TIC na educação e as teorias de aprendizagem | 4 |
4 | Análise de recursos tecnológicos e projeto de atividades criativas | 4 |
5 | O ensino em ambientes virtuais de aprendizagem | 4 |
6 | Ambientes virtuais de trabalho colaborativo | 4 |
7 | Projeto de propostas de formação baseadas em TIC | 4 |
TOTAL | 30 |
Descrições dos Cursos
INOVAÇÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
- AS TIC NA SALA DE AULA
Aplicações didáticas e uso de recursos. A aula conectada: educar na vida. Um mundo digital: uma cidadania digital responsável. A editora está na sala de aula. Artefatos digitais: usos e possibilidades. Dispositivos TIC.
- GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO
Fundamentos da gestão do conhecimento; Princípios, modelos e processos de gestão do conhecimento; Gestão do conhecimento em educação; Construção do conhecimento em contextos educacionais; Fundamentos da Inovação; Inovação na sociedade do conhecimento; Inovação na educação; Paradigmas da inovação na educação.
- AS TIC NA EDUCAÇÃO E AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM
conceitos básicos sobre TIC na educação; Modelos pedagógicos para aplicação das TICs; Teorias da aprendizagem: uma abordagem às TICs; Cognitivismo e tecnologias; Construtivismo e tecnologias; Conectividade e era da informação na rede; O behaviorismo e as TICs; Educação, formação de professores e recursos tecnológicos; Metodologias ativas e educação do século XXI.
- ANÁLISE DE RECURSOS TECNOLÓGICOS E DESENHO DE ATIVIDADES CRIATIVAS
perspectivas didático-tecnológicas - múltiplas alfabetizações (visual, audiovisual, informacional e digital); Apropriação pedagógica de recursos tecnológicos; Recursos tecnológicos na prática educacional; Pedagogia de projetos de trabalho no campo das TIC: preparação, planejamento, execução e desenvolvimento.
- O ENSINO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
conceitualização da educação a distância; Interatividade e interação mediada por tecnologias; Ambientes virtuais de ensino e aprendizagem; Ambientes e acessibilidade; Características do processo de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais; Acompanhamento e avaliação em ambientes virtuais.
- AMBIENTES VIRTUAIS DE TRABALHO COLABORATIVO
a era do conhecimento e da cultura colaborativa: competências necessárias para o trabalho colaborativo na era digital; Ferramentas para trabalho colaborativo em ambientes virtuais; Estruturação e desenvolvimento de uma equipe em ambiente virtual; A aplicação de ambientes virtuais em sala de aula; Estratégias e boas práticas de trabalho colaborativo em ambientes virtuais.
- DESENHO DE PROPOSTAS DE FORMAÇÃO COM BASE NAS TIC
Formação docente e e sociedade do século XXI. Propostas pedagógicas baseadas nas TIC: tipologia e avaliação de propostas de treinamento com TIC. Práticas pedagógicas inovadoras e estratégias de ensino significativas.
Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.
Direção
Direção acadêmica
- Dra. Silvia Pueyo Villa. Diretora da Área de Línguas e Educação da Universidade Europeia do Atlântico.
Tutorías
- Dra. Juliana Azevedo. Área de Formação de Professores FUNIBER.
- Dra. Michele Borges. Área de Formação de Professores FUNIBER.
- Dr. Yoanky Cordero Gómez. Área de Formação de Professores FUNIBER.
- Dr. Kamil Giglio. Área de Formação de Professores FUNIBER.
- Dr. Alexander Cordoves. Área de Formação de Professores FUNIBER.
- Dra. Nívia Núñez. Área de Formação de Professores FUNIBER.
- Dra. Viviane Sartori. Área de Formação de Professores FUNIBER.
- Dra. Andresa Thomazzoni. Área de Formação de Professores FUNIBER.
- Dr. Óscar Ulloa. Área de Formação de Professores FUNIBER.
- Dra. Cecilia Giuffra Palomino. Universidade Federal de Santa Catarina.
- Dra. Carolina Schmitt Nunes. Universidade Federal de Santa Catarina.
- Dra. (c) Claudia Cataño. Área de Formação de Professores FUNIBER.
- Dra. Fernanda Fauth. Área de Formação de Professores FUNIBER.
- Dra. (c) Karina Nossar. Área de Formação de Professores FUNIBER.
- Dra. (c) Kathilça Souza. Área de Formação de Professores FUNIBER.
- Dr. Thomas Prola. Área de Formação de Professores FUNIBER.
Bolsa de Trabalho
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal da FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário fornecer alguma informação adicional.
Uma vez recebida a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.