Mestrado en Filosofía do Presente

Apresentação do Programa

O Mestrado em Filosofia do Presente constitui um programa no âmbito das disciplinas filosóficas, que proporciona aos participantes os conhecimentos e competências necessários à compreensão das estruturas complexas e dos elementos constituintes do mundo contemporâneo no contexto histórico atual. Ao atualizar os conhecimentos fundamentais adquiridos na graduação, o mestrado oferece uma formação filosófica de alta qualidade mantida por abordagens metodológicas e por intervenções apoiadas pelas evidências e pelas críticas racionais.

Este mestrado é indicado àqueles que, com formação universitária, desejam aprofundar o pensamento filosófico que reflita sobre a realidade evolutiva do presente. Consequentemente, os graduados estarão preparados para um campo específico com um sistema de pensamento que lhes permitirá desenvolver uma estrutura para interpretar o ambiente que os rodeia e transforma.

Información General

No Mestrado em Filosofia do Presente, a filosofia será concebida como uma reflexão de segunda ordem. Isso significa que a reflexão filosófica não é primária, mas deve se basear em conhecimentos prévios de acordo com várias categorias: social, política, religiosa, técnica, cultural, ideológica, etc. Portanto, a filosofia será entendida como uma atividade influenciada pelo político. O título de Filosofia do presente implicará uma exploração dos temas mais relevantes que qualquer sistema filosófico efetivamente estabelecido deve enfrentar, seja a partir de uma perspectiva geral ou sistemática (ontologia, epistemologia) ou uma abordagem centrada em uma ideia específica (filosofia do esporte e da religião).

O programa prepara o aluno para a pesquisa e análise de problemas contemporâneos em grupos de pesquisa e assessoria de diversas instituições; além disso, fornece ferramentas filosóficas para o ensino médio e superior. Também fornece ferramentas para análises geopolíticas, técnicas e econômicas, bem como para críticas culturais e ideológicas relacionadas ao jornalismo e a outros campos profissionais em que é necessária uma abordagem integral das realidades culturais e naturais do presente histórico, sempre a partir de uma perspectiva filosófica.

O aluno que conclui satisfatoriamente o Mestrado em Filosofia do presente estará qualificado para:

  • Identificar rigorosamente problemas contemporâneos a partir de uma perspectiva filosófica, integrando-os em uma visão geral que considere evidências racionais.
  • Determinar os critérios filosóficos mais adequados em cada caso, do ponto de vista ontológico, epistemológico, ético, moral, político, etc., para a análise dos vários problemas apresentados no presente.
  • Elaborar e aplicar linhas e programas de análise de fenômenos relacionados a ideologias e narrativas que surgem nos âmbitos da comunicação e da educação, bem como em outros tipos de instituições antropológicas.
  • Integrar-se em equipes multidisciplinares de pesquisa, análise e reflexão, contribuindo com uma visão filosófica crítica e racional para os desafios sociais, ambientais, políticos e ideológicos do mundo atual
  • Realizar pesquisas válidas, críticas e confiáveis no âmbito da filosofia, interpretar os resultados, redigir um relatório filosófico rigoroso e apresentar e defender os resultados obtidos.

A quem é dirigido

O programa Filosofia do Presente destina-se a graduados em ciências humanas em um amplo espectro (ciências culturais, sociais, linguísticas, históricas, etc.) que desejam completar, aprofundar e reforçar sua formação filosófica por meio de uma concepção sistemática da filosofia, bem como desenvolver e fortalecer suas habilidades críticas e reflexivas com o objetivo de melhorar sua capacidade de análise filosófica no contexto do presente. Também, destina-se a graduados universitários em ciências e tecnologia, teoria da ciência e da cultura, ou outros cursos afins que pretendam formar-se em reflexão filosófica (entendida como reflexão de segundo grau) para aplicar pessoal e profissionalmente, de forma rigorosa e crítica, como uma alternativa abrangente a outros sistemas de pensamento.

Titulação

Após a conclusão bem-sucedida do programa, o aluno receberá o diploma de Mestrado em Filosofia do Presente.

Após a conclusão com êxito do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.

Estrutura do Programa

A estrutura de créditos do programa de Mestrado em Filosofia do Presente é mostrada na seguinte tabela. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:

MÓDULOS CRÉDITOSa
Primeira parte 75
Segunda parte 15
TOTAL 90

a. A equivalência em créditos pode variar dependendo da universidade que concede o título. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno que cursa o programa estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espacio Europeo de Educación Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.

Duração

O Mestrado em Filosofia do Presente tem 90 créditos.

A duração do Mestrado em Filosofia do Presente varia de 12 a 24 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve ter sido aprovado em todas as avaliações correspondentes, bem como no Projeto Final.

Objetivos

Objetivo geral:

  • Proporcionar aos graduados e licenciados em humanidades, mas também, em geral, aos de outras áreas, campos e especialidades do conhecimento, as habilidades, aptidões e atitudes necessárias para compreender a complexidade inerente ao mundo atual, de acordo com os diferentes contextos e estratos que o constituem, por meio de uma reflexão filosófica acadêmica de acordo com as coordenadas do materialismo filosófico, atendendo tanto às abordagens sistemáticas gerais como as centradas em uma categoria ou ideia específica.

Objetivos específicos:

  • Conhecimento e compreensão
    • Reconhecer e explicar com precisão e rigor a especificidade da filosofia, distinguindo-a de outras formas de conhecimento ou maneiras de explicar a realidade, reconhecendo sua natureza substantiva e tópica e concentrando-se nas ideias e nos problemas fundamentais do presente com os quais se depara.
    • Identificar e reconhecer o significado dos problemas filosóficos atuais e usar a terminologia e as ideias do materialismo filosófico de forma correta e rigorosa para identificar, analisar e discutir esses problemas.
    • Descrever e interpretar os mitos e as pneumatologias que se cristalizaram atualmente, especialmente após a Segunda Guerra Mundial, explicando os contextos políticos, religiosos e técnicos aos quais eles podem ser vinculados.
  • Implementação e análise
    • Analisar e comentar documentos e fontes de diferentes origens e procedências relevantes para a discussão filosófica atual, destacando sua natureza tanto em sua coerência interna quanto em seu contexto histórico, bem como identificando os problemas que levantam e as concepções filosóficas do presente e da tradição em que estão inseridos.
    • Obter informações relevantes em filosofia a partir de uma variedade de fontes; retrabalhar, contrastar e usar essas informações de forma crítica na análise de problemas científicos, políticos e religiosos atuais.
    • Utilizar os procedimentos básicos do trabalho filosófico: busca e seleção de informações, comparação, análise (regressus), síntese (progressus) e avaliação crítica, estabelecendo distinções e classificações, além de promover o rigor sistemático na abordagem dos problemas.
    • Aplicar a análise noetológica na comparação de diferentes fontes ideológicas do presente a fim de destacar sua estrutura e características racionais gerais.
  • Síntese e avaliação
    • Classificar e avaliar o papel desempenhado por diferentes sistemas filosóficos atuais em relação ao seu próprio ambiente e estabelecer seus vínculos com o conhecimento científico, político e religioso.
    • Conceber e avaliar os problemas políticos, sociais, religiosos, ideológicos, técnicos, tecnológicos, científicos, etc. da atualidade em codeterminação com as ideias filosóficas, considerando que uma reflexão sobre eles pode ser empreendida a partir das diferentes escalas filosóficas, sistemáticas e focadas, dadas em uma relação symploké.

Saídas Profissionais

A Filosofia do Presente proporcionará ao aluno, seja no âmbito humanístico como científico natural ou tecnológico, uma série de recursos teóricos e práticos críticos voltados para a prática profissional em diferentes áreas e campos como a própria filosofia, as ciências humanas, a educação, as ciências naturais e a tecnologia; e constitui hoje um valioso complemento de reflexão àqueles profissionais com numerosos conhecimentos multidisciplinares (jornalismo, arquitetura, crítica cultural, educação, etc.).

Algumas das saídas profissionais do Mestrado em Filosofia do Presente são:

  • Professor acadêmico
  • Pesquisador em filosofia
  • Escritor
  • Gestor cultural
  • Consultor de ética e política

Plano de estudos

O programa de Mestrado em Filosofia do Presente possui uma estrutura curricular baseada em 2 partes formativas:

  • 1ª PARTE: DISCIPLINAS

A primeira parte fornece todos os conhecimentos gerais dos aspectos associados ao ambiente da filosofia atual, cuja carga letiva é de 750 horas (75 créditos).

1ª PARTE: DISCIPLINAS
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Panorama da filosofia administrada desde a Segunda Guerra Mundial 3
2 Questões preliminares sobre filosofia 3
3 Problemas de ontologia 4
4 Filosofia da ciência e da técnica 4
5 Filosofia política e econômica 4
6 Filosofia das disciplinas jurídicas 5
7 Ordem mundial e relações internacionais 4
8 Filosofia da história e das ciências históricas 4
9 Antropologia filosófica e crítica da ideia de cultura 4
10 Estética, categorias artísticas e filosofia da arte 4
11 Filosofia da religião 4
12 Metodologia e fontes de pesquisa na filosofia do presente 3
13 Pneumatologias do presente 4
14 Mitos do presente 3
15 Filosofia da literatura 4
16 Filosofia da medicina 4
17 Filosofia do esporte 4
18 Filosofia do cinema e da televisão 4
19 Seminário sobre as correntes ideológicas e políticas do presente na América Ibérica 3
20 Seminário sobre hispanidade e pan-iberismo 3
TOTAL 75
  • 2ª PARTE: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E PROJETO FINAL DO MESTRADO OU DISSERTAÇÃO

O Projeto Final do Mestrado ou Dissertação, cuja carga letiva é de 150 horas (15 créditos), têm como objetivo formar o aluno nos fundamentos metodológicos e científicos para realizar o planejamento da pesquisa e apresentar um documento completo que mostre o desenvolvimento total do projeto proposto, contemplando deste modo a possibilidade de sua execução específica.

2ª PARTE: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E PROJETO FINAL DO MESTRADO OU DISSERTAÇÃO
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
21 Metodologia da pesquisa científica 5
22 Projeto final do mestrado 10
TOTAL 15

Descrições dos Cursos

1ª PARTE: DISCIPLINAS

  1. PANORAMA DA FILOSOFIA ADMINISTRADA DESDE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

    A disciplina Panorama da Filosofia Administrada desde a Segunda Guerra Mundial é desenvolvida em oito capítulos cuja ideia básica gira em torno da concepção de filosofia administrada como uma instituição a partir da qual foi organizando a filosofia em nosso presente. A partir desta abordagem será possível observar a efetiva implementação política da filosofia de acordo com os países e áreas geopolíticas. Consequentemente, compreende-se a necessidade de atender às relações e ligações entre as diferentes correntes filosóficas e o contexto histórico-cultural, político e econômico (Guerra Fria) em que os diferentes sistemas filosóficos aparecem implementados. O Panorama da filosofia administrada desde a Segunda Guerra Mundial aborda questões como as filosofias anteriores à Revolução de Outubro, as filosofias do período entre guerras ou as filosofias administradas nas potências capitalistas que venceram a Segunda Guerra Mundial.

    As "filosofias do passado" presentes na época da Revolução de Outubro de 1917
    Explora as correntes filosóficas anteriores à Revolução de Outubro de 1917 e seu contexto histórico.
    A reorganização das “filosofias administradas” no período entre as guerras mundiais
    Analisa como as filosofias foram reorganizadas durante o período entre guerras, levando em conta as mudanças políticas e sociais da época.
    As instituições filosóficas cristalizadas durante a Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra Fria
    Examina as principais instituições filosóficas que surgiram durante a Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra Fria.
    Filosofia católica" até o Concílio Vaticano II e nas décadas seguintes
    Estuda o desenvolvimento da filosofia católica desde o período anterior ao Concílio Vaticano II até as décadas seguintes.
    Evolução da "filosofia soviética", seus vestígios e transformações
    Analisa a evolução da filosofia soviética, suas transformações e seu impacto na filosofia global.
    As filosofias administradas nas potências capitalistas que venceram a Segunda Guerra Mundial
    Explora as filosofias administradas nas potências capitalistas vitoriosas da Segunda Guerra Mundial.
    Filosofia nos países de língua espanhola e portuguesa
    Estuda a filosofia desenvolvida nos países de língua espanhola e portuguesa.
    A UNESCO e o seu desejo de cristalizar uma certa filosofia administrada globalista
    Examina o papel da UNESCO na promoção de uma filosofia de gestão globalista.
  2. QUESTÕES PRELIMINARES SOBRE A FILOSOFIA

    A disciplina Questões preliminares sobre a Filosofia busca apresentar aos alunos o conhecimento filosófico a partir de uma perspectiva metodológica e filosófica. É uma questão de exercitar a própria filosofia na definição de seu trabalho, entendendo a filosofia como um conhecimento crítico e sistemático de segundo grau.

    Distinção entre conhecimento de primeiro e segundo graus
    Explora a diferença entre o conhecimento de primeiro grau, como os cientistas, e o de segundo grau, como a filosofia.
    Distinção entre filosofia e ideologias
    Analisa a diferença entre filosofia e ideologias e suas respectivas funções no pensamento humano.
    Critérios para uma classificação das diferentes correntes da filosofia
    Fornece critérios para classificar as diferentes correntes filosóficas e suas características.
    Materiais considerados parte do conhecimento filosófico
    Examina os materiais e as fontes considerados próprios do conhecimento filosófico.
  3. PROBLEMAS DE ONTOLOGIA

    A disciplina Problemas de Ontologia tem como objetivo apresentar aos alunos a ontologia materialista e seu desenvolvimento em diferentes coordenadas ontológicas.

    Distinção entre ontologia e metafísica em diferentes espaços ambientais
    explora a distinção entre ontologia e metafísica em diferentes contextos e áreas de estudo.
    Distinções básicas entre materialismo, idealismo, espiritualismo, monismo e pluralismo
    Analisa as diferenças entre várias correntes filosóficas fundamentais, como o materialismo e o idealismo.
    Ideia de matéria e de mundo
    Estuda a concepção da matéria e do mundo a partir de uma perspectiva ontológica.
    Sistemas ontológicos anteriores à Segunda Guerra Mundial
    Examina os principais sistemas ontológicos desenvolvidos antes da Segunda Guerra Mundial.
    Sistemas ontológicos pós-Segunda Guerra Mundial
    Analisa os sistemas ontológicos que surgiram após a Segunda Guerra Mundial.
    Princípio antrópico
    Estuda o princípio antrópico e sua relevância para a ontologia.
  4. FILOSOFIA DA CIÊNCIA E DA TÉCNICA

    A disciplina Filosofia da Ciência e da Técnica está estruturada para apresentar aos alunos a filosofia da ciência materialista.

    Gnosiologia como filosofia centrada na ciência
    Explora a gnosiologia como uma filosofia focada na ciência e em sua crítica sistemática.
    Ideia de fechamento categórico
    Estuda o conceito de fechamento categórico no contexto da filosofia da ciência.
    Análise das ideias de verdade e verdade como identidade sintética
    Analisa as noções de verdade e a ideia de identidade sintética na filosofia da ciência.
    Distinção entre ciência, técnica e tecnologia
    Explora as diferenças entre ciência, técnica e tecnologia.
    Distingue as diferentes abordagens gnosiológicas da ciência
    Examina as diferentes abordagens gnosiológicas nas ciências.
  5. FILOSOFIA POLÍTICA E ECONÔMICA

    A disciplina Filosofia política e econômica fornece o conhecimento necessário para entender os problemas políticos e econômicos contemporâneos.

    Instituições e movimentos políticos atuais
    Estuda as instituições e os movimentos políticos atuais, seu funcionamento e seus impactos.
    Teorias políticas do presente: materialismo e formalismo político
    Analisa as principais teorias políticas contemporâneas, incluindo o materialismo e o formalismo político.
    Sociedade política, Estado e economia política
    Explora a relação entre a sociedade política, o Estado e a economia política.
    Democracia e partidos políticos
    Estuda o conceito de democracia e o papel dos partidos políticos no sistema democrático.
  6. FILOSOFIA DAS DISCIPLINAS JURÍDICAS

    A disciplina Filosofia das Disciplinas Jurídicas visa aproximar os alunos das doutrinas e dos problemas que envolvem o direito e a sua filosofia em uma perspectiva crítica.

    Análise do termo "filosofia das disciplinas jurídicas"
    Estuda o significado da "filosofia das disciplinas jurídicas" e sua importância no campo do direito.
    Multiplicidade de concepções da filosofia
    Explora as diferentes concepções da filosofia em relação ao direito.
    Esboços históricos sobre a filosofia das disciplinas jurídicas
    Fornece uma visão geral histórica da filosofia das disciplinas jurídicas.
    Ideia de fechamento categórico e a interpretação do direito como uma ciência
    Analisa a ideia de fechamento categórico na interpretação do direito como uma ciência.
    Análise da filosofia das disciplinas jurídicas contemporâneas
    Estuda as principais correntes e abordagens da filosofia das disciplinas jurídicas atuais.
  7. ORDEM MUNDIAL E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

    A disciplina Ordem Mundial e Relações Internacionais está organizada em oito capítulos. Seu objetivo é introduzir o aluno na análise de uma série de questões que, desde as últimas décadas do século XX até hoje, tiveram intensa presença, tanto mundana quanto acadêmica, no campo das relações interestaduais. Será examinado como nos estados pré-industriais as relações internacionais eram limitadas a pequenos setores da população, em contraste com a atual ampla e intensa interconexão global.

    Desenvolvimento histórico das relações internacionais após a Segunda Guerra Mundial
    Explora como as relações internacionais se desenvolveram desde o final da Segunda Guerra Mundial até os dias atuais.
    Desenvolvimento histórico da teoria das relações internacionais
    Analisa a evolução das teorias que explicam as relações entre os Estados e os atores internacionais ao longo do tempo.
    Princípios para uma concepção materialista das relações internacionais
    Estuda os princípios básicos de uma perspectiva materialista na análise das relações internacionais.
    A Ideia de Humanidade no presente histórico
    Explora a concepção de humanidade no contexto das relações internacionais atuais.
  8. FILOSOFIA DA HISTÓRIA E DAS CIÊNCIAS HISTÓRICAS

    A disciplina Filosofia da História e das Ciências Históricas tem como objetivo apresentar aos alunos a filosofia da história a partir de uma perspectiva materialista, promovendo uma crítica sistemática e atualizada da história como uma disciplina dentro das ciências humanas.

    Distinção entre história (res gestae) e história (rerum gestarum)
    Analisa a diferença entre eventos históricos concretos e sua interpretação na historiografia.
    Panorama histórico das diferentes correntes historiográficas «categóricas»
    Examina as várias correntes historiográficas ao longo do tempo.
    Panorama histórico das diferentes correntes filosóficas da história
    Explora as principais correntes filosóficas relacionadas à história.
    Gnosiologia da história
    Estuda as bases epistemológicas do conhecimento histórico.
    História universal e Ideia de Império
    Analisa a relação entre a história mundial e o conceito de império.
  9. ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA E CRÍTICA DA IDEIA DE CULTURA

    A disciplina Antropologia Filosófica e Crítica da Ideia de Cultura tem como foco proporcionar ao aluno o conhecimento necessário para conceber as linhas básicas da Ideia de “Homem” e sua relação com a cultura desde uma perspectiva filosófica.

    «Homem» como ideia filosófica
    Explora o conceito filosófico de "Homem" e suas implicações no estudo da cultura.
    A cultura como um mito obscurantista
    Analisa a cultura de uma perspectiva crítica como um mito que obscurece a realidade.
    Antropologia filosófica e conceito de espaço antropológico
    Estuda o conceito de espaço antropológico na antropologia filosófica.
    Instituições como categorias antropológicas
    Explora como as instituições podem ser entendidas como categorias dentro da antropologia filosófica.
  10. ESTÉTICA, CATEGORIAS ARTÍSTICAS E FILOSOFIA DA ARTE

    A disciplina Estética, Categorias Artísticas e Filosofia da Arte centra-se nas doutrinas e problemas que envolvem a estética e a filosofia da arte numa perspectiva crítica.

    Relações entre a abordagem gnosiológica e a crítica filosófica da arte
    Estuda como a abordagem gnosiológica se relaciona com a crítica filosófica da arte.
    Esboço histórico das diferentes concepções de arte
    Analisa a evolução histórica das diferentes concepções de arte.
    Ideia de estética; dialética entre disciplinas artísticas e ideias estéticas
    Explora o conceito de estética e a relação entre as disciplinas artísticas e as ideias estéticas.
    Arte substantiva ou poética/arte adjetiva
    Estuda as diferenças entre a arte substantiva e a arte adjetiva.
  11. FILOSOFIA DA RELIGIÃO

    A disciplina Filosofia da religião é dividida em seis capítulos e tem como objetivo apresentar ao aluno a filosofia da religião a partir de uma perspectiva materialista.

    Mito, superstição, crenças, deísmo, ateísmo, agnosticismo, evemerismo, etc.
    Analisa os conceitos de mito, superstição, crenças e outras formas de pensamento religioso.
    Gnosiologia da religião
    Estuda o conhecimento e a natureza das crenças religiosas.
    Ontologia da religião
    Explora as categorias ontológicas relacionadas à religião.
    A religião e sua relação com outras instituições
    Examinar como a religião se relaciona com outras instituições sociais.
  12. METODOLOGIA E FONTES DE PESQUISA NA FILOSOFIA DO PRESENTE

    A disciplina Metodologia e fontes de pesquisa em filosofia do presente foi criada para apresentar aos alunos as metodologias e fontes de pesquisa em vários campos da filosofia do presente.

    Fontes de pesquisa na filosofia do presente
    Explora as principais fontes de pesquisa no campo da filosofia contemporânea.
    Processo de pesquisa em filosofia
    Analisa o processo de pesquisa em filosofia, desde o início até a conclusão do estudo.
    Início de uma pesquisa filosófica
    Fornece orientação sobre como iniciar uma pesquisa filosófica.
    Construção do Referencial Teórico
    Estuda a construção do referencial teórico na pesquisa filosófica.
    Projeto de pesquisa: Guia para sua preparação
    Oferece um guia para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa filosófica.
    A construção do referencial teórico na pesquisa filosófica
    Aprofunda a criação do referencial teórico para a pesquisa filosófica.
    Recomendações para a elaboração do referencial teórico, dos objetivos e da proposta metodológica em ciências sociais
    Oferece recomendações para a redação do referencial teórico, dos objetivos e da abordagem metodológica da pesquisa em ciências sociais.
    Pesquisa biográfica no referencial teórico da pesquisa
    Explora o papel da pesquisa biográfica no processo investigativo.
  13. PNEUMATOLOGIAS DO PRESENTE

    A disciplina Pneumatologias do presente centra-se nas diversas concepções pneumatológicas e ideológicas da atualidade.

    Distinção entre mito, ideologia e pneumatologia
    Analisa as diferenças entre mito, ideologia e pneumatologia.
    Filosofia e ideologia
    Estuda a relação entre filosofia e ideologia no contexto das pneumatologias.
    Espaço antropológico como um referencial para analisar diferentes pneumatologias
    Explora o uso do espaço antropológico para a análise de várias pneumatologias.
    Ideia de crença e de pneumatologias
    Analisa a relação entre crenças e pneumatologias.
    Momentos tecnológicos e pneumatológicos das instituições
    Estuda a interação entre os aspectos tecnológicos e pneumatológicos nas instituições.
  14. MITOS DO PRESENTE

    A disciplina Mitos do presente é composta por quatro capítulos. Na disciplina “Mitos do presente” realiza-se um exercício de racionalidade filosófica sistemática, confrontando vários sistemas filosóficos com os mitos contemporâneos. A disciplina explora a filosofia de "segundo grau" que analisa concepções de primeiro grau em relação aos mitos, abordando não apenas outros sistemas filosóficos, mas também a "filosofia mundana" dos mitos e as pretensões filosóficas das ciências sociais.

    Ideia de mito
    Estuda o conceito de mito e sua função na filosofia.
    O espaço antropológico como marco para analisar os mitos
    Explora como o espaço antropológico pode ser usado para a análise dos mitos.
    Abordagem histórica das concepções de mitos
    Analisa as diferentes concepções históricas dos mitos.
  15. FILOSOFIA DA LITERATURA

    A disciplina Filosofia da literatura oferece abordagens para a análise filosófica de fenômenos literários a partir de uma perspectiva materialista. Está articulada em cinco capítulos que exploram temas fundamentais e fornecem uma base para a reflexão filosófica sobre a literatura.

    Perspectiva histórica das literaturas contemporâneas
    Examina a evolução das literaturas contemporâneas ao longo da história.
    Relação entre literatura e arte
    Analisa como a literatura e a arte se relacionam entre si no contexto filosófico.
    Conceito de categorias literárias
    Explora as diferentes categorias literárias e seus conceitos filosóficos.
    Ideia de âmbito da literatura
    Estuda o âmbito da literatura e suas implicações filosóficas.
  16. FILOSOFIA DA MEDICINA

    A disciplina Filosofia da medicina concentra-se nas doutrinas e nos problemas relacionados à filosofia da medicina sob a perspectiva do materialismo filosófico. Em quatro capítulos, é oferecida uma visão crítica da medicina como prática tecnológica com essência ética e bioética.

    A medicina como conhecimento científico categórico, como técnica e como tecnologia
    Estuda a medicina em seus aspectos científicos e tecnológicos.
    Correntes da filosofia da medicina
    Analisa as diferentes correntes filosóficas relacionadas à medicina.
    Ideias sobre a gnosiologia da medicina
    Explora as bases epistemológicas do conhecimento médico.
    Cultura, natureza e medicina
    Examina a relação entre cultura, natureza e medicina.
    Ideia de saúde mental
    Analisa o conceito de saúde mental a partir de uma perspectiva filosófica.
    Medicina em relação à bioética
    Estuda a relação entre a medicina e os princípios da bioética.
  17. FILOSOFIA DO ESPORTE

    A disciplina Filosofia do esporte aborda as disciplinas e os problemas do esporte a partir de uma perspectiva filosófica. Em cinco capítulos, exploram questões gnosiológicas, ontológicas, éticas e morais relacionadas ao esporte e suas instituições.

    Conceito de evento esportivo
    Estuda o conceito de evento esportivo e sua importância filosófica.
    Escopo de uma definição filosófica do esporte
    Analisa como o esporte pode ser definido a partir de uma perspectiva filosófica.
    Relação do esporte com as ideias de natureza, cultura e educação
    Explora a conexão entre o esporte e as ideias de natureza, cultura e educação.
    Análise do movimento olímpico e do fundamentalismo olímpico
    Examina o movimento olímpico e suas implicações filosóficas.
  18. FILOSOFIA DO CINEMA E DA TELEVISÃO

    A disciplina Filosofia do cinema e da televisão apresenta aos alunos as doutrinas e os problemas do cinema e da televisão a partir de uma perspectiva crítica. Está dividida em sete capítulos que exploram temas como o caráter ontológico da televisão, a relação entre cinema e política e a análise das aparências e dos fenômenos nessas mídias.

    Antecedentes históricos e culturais do cinema e da televisão
    Examina o contexto histórico e cultural do cinema e da televisão.
    Noções de aparências e de fenômenos
    Estuda as noções de aparências e de fenômenos no contexto do cinema e da televisão.
    Cinema, televisão e cultura
    Explora a relação entre cinema, televisão e cultura.
    Conceitos de televisão material e televisão formal
    Analisa os conceitos de televisão material e televisão formal.
    Relações entre cinema e política
    Estuda a relação entre cinema e política.
  19. SEMINÁRIO SOBRE AS CORRENTES IDEOLÓGICAS E POLÍTICAS DO PRESENTE NA AMÉRICA IBÉRICA

    A disciplina Seminário sobre as correntes ideológicas e políticas do presente na América Ibérica está organizada em seis capítulos com o objetivo de aproximar os alunos das doutrinas ideológicas e políticas ibero-americanas a partir da perspectiva do materialismo filosófico. Por meio desses capítulos, espera-se que os alunos reconheçam as relações entre as correntes políticas e ideológicas na Ibero-América e o seu contexto histórico-cultural e econômico. A disciplina promove análise, crítica e síntese filosófica aplicando coordenadas do materialismo filosófico.

    Panorama das correntes político-ideológicas ibero-americanas do presente
    Explora o panorama atual das correntes político-ideológicas na Ibero-América.
    Análise das fontes e documentos diretos e indiretos
    Estuda métodos de análise de documentos e fontes relacionados a correntes ideológicas e políticas.
    Critérios políticos e filosóficos para interpretar as correntes políticas e ideológicas latino-americanas atuais
    Desenvolve critérios políticos e filosóficos para a interpretação de correntes ideológicas e políticas na Ibero-América.
    Aplicação dos conteúdos filosóficos relacionados às disciplinas estudadas neste mestrado
    Aplicação do conteúdo filosófico das disciplinas anteriores à análise de correntes ideológicas e políticas.
  20. Seminário sobre hispanidade e pan-iberismo

    A disciplina Seminário sobre hispanidade e pan-iberismo tem como objetivo oferecer uma abordagem filosófica às ideias de hispanidade e pan-Iberismo, explorando seus antecedentes históricos e seu contexto geopolítico e multinacional. Em sete capítulos, são desenvolvidas as ferramentas para a reflexão filosófica sobre essas ideias, com foco em sua relevância histórica e política.

    Ideias de hispanidade e pan-iberismo
    Analisa as ideias de hispanidade e pan-iberismo a partir de uma perspectiva filosófica.
    Antecedentes históricos das Ideias de Hispanidade e de Pan-iberismo
    Explora a história e a evolução das ideias de Antecedentes históricos das Ideias de Hispanidade e de Pan-iberismo.
    Contexto geopolítico e multinacional do presente (Estados, Impérios e Comunidades Pós-Imperiais)
    Estuda o contexto atual dos Estados, impérios e comunidades pós-imperiais em relação ao hispanidade e ao pan-iberismo.
    Critérios políticos e filosóficos para analisar a ideia da América Latina
    Desenvolve critérios filosófico-políticos para analisar a Ideia de América Latina.

2ª PARTE: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E PROJETO FINAL DO MESTRADO OU DISSERTAÇÃO

  1. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

    A disciplina Metodologia da pesquisa científica foi criada para familiarizar os alunos com o contexto e os requisitos da pesquisa científica, incluindo a concepção metodológica do projeto final e a preparação do relatório de pesquisa. A disciplina aborda aspectos epistemológicos, o processo de pesquisa, a construção da estrutura teórica, a elaboração de estratégias metodológicas e a redação do relatório.

    Aspectos epistemológicos da pesquisa científica
    Explora os conceitos de epistemologia, paradigmas e a relação entre conhecimento e ciência.
    Processo da pesquisa científica
    Aborda as etapas do processo de pesquisa, desde a formulação do problema até a definição do título.
    Construção do Referencial Teórico
    Estuda a construção da estrutura teórica, a revisão da literatura e as estratégias de leitura de textos acadêmicos.
    Projeto da estratégia metodológica
    Desenvolve o projeto metodológico, incluindo técnicas de coleta de dados e procedimentos para análise de dados.
    Relatório de pesquisa
    Ensina sobre as partes de um relatório de pesquisa, padrões de citação e critérios de autoavaliação do relatório.
  2. PROJETO FINAL

    O objetivo do Projeto Final do Mestrado é que os alunos realizem uma pesquisa filosófica sobre um tópico de sua escolha, aplicando metodologias do materialismo filosófico e produzindo um relatório escrito que contribua para o campo de conhecimento do programa. O projeto deve seguir diretrizes específicas para sua apresentação, redação e bibliografia.

    Escolha do Tema e Desenvolvimento do Projeto
    Seleção de um tema filosófico relevante e desenvolvimento de uma pesquisa baseada em metodologias do materialismo filosófico.
    Aplicação da Metodologia do Materialismo Filosófico
    Aplicação sistemática e abrangente de metodologias filosóficas para o desenvolvimento de projetos.
    Normas de apresentação e redação do relatório
    Diretrizes para apresentação, redação, bibliografia e crítica de fontes no relatório final.
    Revisão do estado da Questão e Fundamentos Teóricos
    Elaboração de uma análise detalhada do estado da questão e dos fundamentos teóricos do tema escolhido.

Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar sujeito a pequenas modificações, dependendo de atualizações ou melhorias.

Direção

Direção Acadêmica

  • Dr. Gustavo Bueno Sánchez. Diretor da Fundación Gustavo Bueno. Graduado em Geografia e História Doutor em Filosofia pela Universidad de Oviedo. Pesquisador associado da Fundación Gustavo Bueno.

Coordenação Acadêmica Geral

  • Dra. Ligia María Lee Guandique. Coordenadora da Área de Comunicação - FUNIBER. 
  • Marcelino Suárez Ardura. Graduado em Geografia e História. Graduado em Filosofia. Pesquisador associado da Fundación Gustavo Bueno.

Professores e Autores

  • Dra. Carmen Baños Pino. Professora de filosofia. Graduada em Filosofia. Doutora em Filosofia pela Universidad de Oviedo. Pesquisadora associado da Fundación Gustavo Bueno.
  • Dr. Pedro Barbado García. Graduado em Filosofia. Graduado em Criminologia pela Universidad de Oviedo. Doutor em Filosofia pela Universidad de Oviedo. Pesquisador associado da Fundación Gustavo Bueno.
  • Dr. Joaquín Macías López. Professor de Filosofia (Universidad Laboral de Gijón). Graduado em Filosofia. Doutor em Filosofia pela Universidad de Oviedo. Pesquisador associado da Fundación Gustavo Bueno.
  • Msc. Emmanuel Martínez Alcocer. Graduado em Filosofia pela Universidad de Múrcia. Mestrado em Filosofia Contemporânea.
  • Msc. Iván Álvarez Díaz. Graduado em História pela Universidad de Oviedo. Mestre em Formação de Professores para o Ensino Fundamental Obrigatório e Bacharelado, Formação Profissional e Ensino de Línguas pela Universidad de León. Mestrado em História e Análise Sociocultural pela Universidad de Oviedo. Pesquisador associado da Fundación Gustavo Bueno.
  • Msc. Paloma Hernández García. Graduada em Belas Artes. Mestre em Estudos Avançados em Filosofia. Mestre em pós-produção digital. Pesquisadora associado da Fundación Gustavo Bueno.
  • Dr. Joaquín Macías López. Graduado em Filosofia. Doutor em Filosofia pela Universidad de Oviedo. Pesquisador associado da Fundación Gustavo Bueno.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.