Apresentação do Programa
O Mestrado em Bioética é um programa acadêmico voltado à formação de profissionais especializados no estudo e na pesquisa em bioética.
O programa segue uma metodologia de estudo multidisciplinar a partir de um enfoque científico, antropológico, ético e legal.
A quem é dirigido
O Mestrado é dirigido a todos os profissionais com interesse no estudo da Bioética. Considerando o anterior, será de especial importância aos interessados cuja formação em Bioética seja uma necessidade dentro de sua carreira profissional.
Titulação
A conclusão com sucesso do Programa permitirá que você obtenha a titulação de Mestrado em Bioética.
Após a conclusão com êxito do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.
Estrutura do Programa
A estrutura de créditos do programa de Mestrado em Bioética é mostrada na tabela a seguir. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:
CRÉDITOSa | |
---|---|
Módulo 1: Bioética fundamental | 25 |
Módulo 2: Bioética e experimentação científica | 20 |
Módulo 3: Bioética e cuidado da vida e da saúde humana | 25 |
Módulo 4: Pesquisa | 20 |
TOTAL | 90 |
a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.
Duração
O Mestrado em Bioética tem 90 créditos.
A duração do Mestrado em Bioética varia de 12 a 24 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve ter sido aprovado em todas as avaliações correspondentes, bem como no Projeto Final.
Objetivos
Objetivo Geral
- Formar profissionais especializados no campo bioético em nível teórico e prático.
Objetivos Específicos
- Capacitar profissionais no campo bioético a partir de uma sólida formação científica, antropológica, ética e legal.
- Proporcionar uma formação de alto nível teórico e prático no campo bioético.
- Promover a formação de especialistas na área Bioética com experiência na gestão de grupos de estudo multidisciplinares.
Saídas Profissionais
O caráter multidisciplinar do programa permite diferentes tipos de realizações profissionais. A seguir se propõem os três grupos principais:
- Docência
- Pesquisa
- Consultoria profissional na área
Plano de estudos
O Mestrado em Bioética está formado por 4 partes descritas a seguir:
- MÓDULO 1: BIOÉTICA FUNDAMENTAL (250 HORAS)
O objetivo deste primeiro módulo é introduzir o aluno no estudo dos aspectos gerais da Bioética. Os temas desenvolvidos contemplam as bases teóricas que servem de fundamento para a gestão do discurso e método bioéticos.
As disciplinas e as horas correspondentes são mostradas na seguinte tabela:
MÓDULO 1: BIOÉTICA FUNDAMENTAL | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | HORAS |
1 | Biologia do corpo humano | 30 |
2 | Bases antropológicas da Bioética | 30 |
3 | Bases éticas da Bioética | 30 |
4 | Oficina 1 | 10 |
5 | Bioética geral | 50 |
6 | Biodireito | 40 |
7 | Metodologia da Pesquisa científica | 50 |
8 | Oficina 2 | 10 |
TOTAL | 250 |
- MÓDULO 2: BIOÉTICA E EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA (200 HORAS)
O objetivo deste módulo é introduzir o aluno no estudo da Bioética aplicada ao campo de experimentação científica e ao cuidado ambiental. O enfoque dos temas tratados neste módulo permite familiarizar o aluno ao modelo de análise interdisciplinar característico da Bioética.
As disciplinas e as horas correspondentes são mostradas na seguinte tabela:
MÓDULO 2: BIOÉTICA E EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA | ||
---|---|---|
# | NUTRIÇÃO | HORAS |
1 | Evolução do ambiente e desenvolvimento sustentável | 20 |
2 | Biotecnologia geral | 50 |
3 | Oficina 3 | 10 |
4 | Bioética e experimentação científica | 60 |
5 | Biodireito aplicado | 50 |
6 | Oficina 4 | 10 |
TOTAL | 200 |
- MÓDULO 3: BIOÉTICA E CUIDADO DA VIDA E DA SAÚDE HUMANA (250 HORAS)
O objeto deste módulo é formar o aluno no estudo da Bioética aplicada aos cuidados da vida e da saúde humana. O enfoque dos temas tratados neste módulo permite familiarizar o aluno ao modelo de análise interdisciplinar característico da Bioética.
As disciplinas e as horas correspondentes são mostradas na seguinte tabela:
MÓDULO 3: BIOÉTICA E CUIDADO DA VIDA E DA SAÚDE HUMANA | ||
---|---|---|
# | SEGURANÇA ALIMENTAR | HORAS |
1 | Bioética, saúde e prática médica | 50 |
2 | Bioética da sexualidade e reprodução humana | 40 |
3 | Oficina 5 | 10 |
4 | Aspectos jurídicos e Bioética do idoso | 70 |
5 | Bioética do final da vida | 50 |
6 | Resolução/Transformação de conflitos no âmbito sanitário | 20 |
7 | Oficina 6 | 10 |
TOTAL | 250 |
- MÓDULO 4: PESQUISA (200 HORAS)
O objetivo deste módulo é que o aluno desenvolva um projeto de pesquisa aplicado a alguma área de interesse pessoal no âmbito bioético. Este projeto é realizado através da execução do Projeto Final (PFM) ou Dissertação de Mestrado (DM) e da redação de um Memorial em que se descreva o desenvolvimento do estudo. O módulo de pesquisa será finalizado após a aprovação do Memorial.
MÓDULO 4: PESQUISA | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | HORAS |
1 | Projeto Final | 200 |
TOTAL | 200 |
Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.
Descrições dos Cursos
MÓDULO 1: BIOÉTICA FUNDAMENTAL
- BIOLOGIA DO CORPO HUMANO
Esta disciplina introduz o aluno ao estudo dos principais aspectos biológicos do corpo humano relacionados ao campo bioético e biomédico. Ao longo da disciplina faz-se uma revisão da organização biológica e do ciclo vital do ser humano desde a concepção até a morte.
- O CORPO HUMANO
- Organização estrutural e funcional do corpo humano. Bases químicas do corpo humano. A célula. Organização corporal.
- O CICLO VITAL HUMANO
- Início do ciclo vital: a embriogênese. Crescimento e desenvolvimento do corpo humano. Regulação do crescimento. Puberdade. Fim do ciclo vital: envelhecimento e morte.
- BASES ANTROPOLÓGICAS DA BIOÉTICA
A disciplina objetiva apresentar as bases antropológicas que servem de fundamento para o estudo da Bioética. O aluno será introduzido de maneira progressiva no estudo das principais escolas do pensamento antropológico cujos enfoques convergem no campo bioético.
- A ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA: OBJETO, DEFINIÇÃO, MÉTODO E PERTINÊNCIA ATUAL
- Peculiaridade do questionamento antropológico. Tipos de conhecimentos sintéticos sobre o homem. Objeto material e objeto formal da antropologia filosófica. O século XXI e seus desafios. Homem e pessoa: uma questão semântica mais profunda.
- QUEM É O HOMEM? AS RESPOSTAS NA HISTÓRIA
- Do mito à filosofia. Sócrates, Platão e Aristóteles. A antropologia cristã. O homem no pensamento da época moderna. O homem no pensamento da época contemporânea.
- APROXIMAÇÃO METODOLÓGICA E PONTO DE PARTIDA
- Aproximação metodológica. O ponto de partida: dado e tarefa. O ser, unidade e unicidade. O núcleo da pessoa humana. A necessidade de estabelecer os modos metafísico e fenomenológico. O modo metafísico: a unidade substancial corpo e alma-espiritual. O modo fenomenológico: a unidade bio-psico-espiritual da pessoa humana.
- NÍVEIS DE AÇÃO DA PESSOA HUMANA: DIMENSÕES DO HUMANO
- Nível de ação biológico: a corporeidade. Nível de ação psicológico: a vida psíquica. Nível de ação espiritual: a vida pessoal. A liberdade. A consciência. O homem ser pessoal: dignidade da pessoa humana.
- BASES ÉTICAS DA BIOÉTICA
Através desta disciplina o aluno adquirirá as bases éticas sobre as quais se baseiam o discurso e o método bioéticos, assim como os princípios éticos que influenciam na avaliação Bioética dos atos humanos.
- O QUE É ÉTICA?
- Noção preliminar. Objeto. Definição de ética. O ponto de partida de toda reflexão ética: a experiência moral. O método.
- TRÍADE ÉTICA
- A pessoa: ser ético ou moral. O valor moral: do julgamento ético. A ação: matéria do julgamento ético.
- VISÃO INTEGRAL DO ATO HUMANO
- O sentido da ação humana: O mistério da ação humana. Elementos constitutivos de uma avaliação ética.
- OFICINA 1
O objetivo da Oficina é promover um pensamento crítico e participativo nos alunos mediante a análise, a discussão e o debate de temas que são de interesse para a Bioética e que permita complementar o conhecimento adquirido através de outros componentes de cada módulo.
Diferente de outros componentes do programa, a oficina é realizada segundo um cronograma específico de datas que estará disponível ao estudante desde o início do desenvolvimento do programa.
- BIOÉTICA GERAL
Através desta disciplina o aluno adquirirá o conhecimento geral do discurso e método da Bioética. As temáticas abordadas permitem fazer uma revisão geral da Bioética desde suas origens históricas até a formulação do enfoque multidisciplinar que atualmente a caracteriza.
- BIODIREITO
Esta disciplina abrange os aspectos gerais do direito, os princípios legais e a normativa especializada cuja ênfase esteja no campo bioético.
- O QUE É O DIREITO?
- Aproximação ao conceito de Direito. Três formas de entender o Direito. Uma concepção fenomenológica do Direito. O Direito e outras ordens normativas. Os objetivos do Direito. Sistemas jurídicos. Conclusões.
- O BIODIREITO
- O que é o Biodireito? Biodireito e Bioética. Biodireito e Biopolítica. Biodireito e direitos humanos. Conclusões.
- O BIODIREITO NO DIREITO INTERNACIONAL E COMPARADO
- O início da vida. O final da vida: a eutanásia no direito internacional e comparado. A pesquisa biomédica. Conclusões.
- METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
O objetivo desta disciplina é introduzir o aluno no campo da pesquisa científica. Ao longo da disciplina abordam-se conhecimentos voltados à familiarização do aluno ao processo de criação de um projeto de pesquisa, a busca de informações específicas e as pautas de redação e apresentação final de um trabalho de pesquisa.
- ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PESQUISA CIENTÍFICA
- O que é a Epistemologia? O que é um Paradigma? Conhecimento e Ciência. Ciências da Natureza e Ciências Humanas: algumas diferenças. Poiesis e Praxe: uma chave na compreensão dos paradigmas. Bibliografia recomendada.
- O PROCESSO DE PESQUISA CIENTÍFICA
- Etapas do caminho. Bibliografia recomendada.
- COMO INICIAR UMA PESQUISA? O PROJETO: PONTO DE PARTIDA
- Escolha do tema. Formulação do Problema. Formulação das perguntas da pesquisa. Definição de objetivos. Elaboração da hipótese. Justificativa da pesquisa. Bibliografia recomendada.
- CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO
- O que é um marco teórico? Revisão da literatura: documentação e busca de informação. Elaboração do Marco Teórico: pautas orientadoras. Bibliografia recomendada.
- DESENHO DA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA
- Definição do tipo de projeto de pesquisa. Classificação das variáveis. Definição operacional da variável. A amostragem. Técnicas e instrumentos de coleta de dados. Procedimentos para a análise dos dados. Bibliografia recomendada.
- O RELATÓRIO DE PESQUISA
- Partes de um relatório de pesquisa escrito. Aspectos formais na redação de trabalhos científicos. Normas internacionais de citações bibliográficas. Alguns critérios para autoavaliar um Relatório de Pesquisa. Bibliografia recomendada.
- OFICINA 2
O objetivo da Oficina é promover um pensamento crítico e participativo nos alunos mediante a análise, a discussão e o debate de temas que são de interesse para a Bioética e que permita complementar o conhecimento adquirido através de outros componentes de cada módulo.
Diferente de outros componentes do programa, a oficina é realizada segundo um cronograma específico de datas que estará disponível ao estudante desde o início do desenvolvimento do programa.
MÓDULO 2: BIOÉTICA E EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA
- EVOLUÇÃO DO AMBIENTE E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A disciplina procura apresentar ao aluno a compreensão da preservação do ambiente e do desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, os temas tratados contemplam ferramentas de julgamento para avaliar o pensamento filosófico que fundamenta estas duas importantes preocupações que influenciam na emergência de uma reflexão bioética de caráter global.
- CRISE DA CIVILIZAÇÃO E SURGIMENTO DA CHAMADA QUESTÃO AMBIENTAL
- Introdução. Crise da civilização. Evolução das relações do ser humano com o meio na cultura ocidental. As fissuras do pensamento mecanicista e o surgimento da questão ambiental. Antropocentrismo e biocentrismo.
- RELAÇÕES HISTÓRICAS ENTRE SOCIEDADE, AMBIENTE E EDUCAÇÃO
- Introdução. As posições idealistas e reprodutivistas em educação. A natureza e o homem: contradição ou complemento? As diferentes etapas das relações entre sociedade, ambiente e educação. As modalidades da educação até a era da agricultura. A civilização grego-romana e a Idade Média. O surgimento da indústria. A escola pública. Os processos de urbanização. A evolução econômica: caminho da globalização e as mudanças de liderança nos processos econômicos. Considerações finais.
- DIVERSAS NOÇÕES SOBRE O AMBIENTE
- Uma noção prévia: a percepção do ambiente. Evolução do conceito ambiente. Diferenças e convergências com a ecologia. O conceito de sistema. Para uma nova interpretação da problemática ambiental.
- RELAÇÕES COM OS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO. PARA O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE
- Duas interpretações da integração com o ambiente: a visão adaptativa e a visão renovadora. Da crise ambiental à questão ambiental e ao ambientalismo. Desenvolvimento e sustentabilidade. Algumas ideias integradoras. Características do desenvolvimento sustentável. Sustentabilidade e modificação de estruturas.
- O AMBIENTE COMO POTENCIAL PRODUTIVO
- O valor da sustentabilidade. Do custo ecológico ao potencial ambiental do desenvolvimento sustentável. O direito ao ambiente sob a óptica da sustentabilidade. A visão crítica do desenvolvimento.
- DESAFIOS ATUAIS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
- Critérios orientadores de um novo desenvolvimento. Princípios e indicadores de sustentabilidade. Das ações aos desafios do desenvolvimento sustentável. Reflexão final.
- EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O SÉCULO XXI
- A complexidade do mundo contemporâneo. Resulta impossível falar das características atuais sem considerar os aspectos do novo paradigma emergente. É possível alcançar um desenvolvimento sustentável global? Os novos rumos da educação ambiental na sociedade para o século XXI.
- BIOTECNOLOGIA GERAL
O objetivo desta disciplina é oferecer uma série de conceitos fundamentais no âmbito biotecnológico e que são de relevância dentro do estudo bioético. Ao longo da disciplina o aluno irá adquirindo conhecimentos sobre biologia celular e molecular, assim como de suas aplicações ao campo agrícola, pecuário e sanitário relacionados à bioética.
- CONCEITOS GERAIS
- Entendendo a linguagem dos genes. O ácido nucleico. Tipos de ácidos nucleicos. O código genético e a transmissão da informação. Dogma Central da biologia molecular. Replicação do DNA. Transcrição do DNA. Tradução do ARN.
- INTRODUÇÃO À BIOLOGIA DA CÉLULA
- O que é a célula? Sua estrutura. A membrana celular. O citoplasma. Tipos de células. A divisão celular. A mitose: o primeiro ensaio de reprodução. A meiose: a grande revolução evolutiva.
- MANIPULANDO OS GENES
- Introdução. A Biotecnologia. A manipulação genética. Antecedentes da modificação genética. A Engenharia Genética: Princípios e Métodos. O isolamento das sequências. A amplificação ou clonagem. A reação do PCR. Modificação genética. A transferência de uma sequência ao organismo receptor. A engenharia genética nas bactérias. A síntese de genomas bacterianos artificiais. A ideia do genoma mínimo. A síntese do primeiro genoma artificial.
- BIOTECNOLOGIA ANIMAL
- Introdução. A transgênese nos animais. A clonagem em animais. Tipos de clonagem.
- BIOTECNOLOGIA VEGETAL
- Domesticação. Variação somaclonal. Indução de mutações. Seleção celular. Cultivo de haploides. Cultivo e fusão de protoplastos. Transformação genética. Sistema natural do Agrobacterium tumefaciens. Transferência direta de DNA. Eletroporação. Microinjeção de DNA.
- BIOTECNOLOGIA NO HOMEM
- Terapia gênica. Tipos de terapia gênica. As técnicas de terapia gênica. Resultados e perspectivas da terapia gênica. Terapia gênica e câncer. Terapia tissular. Medicina regenerativa. Reprogramação de células adultas em células pluripotentes. Reprogramação celular sem passar por células pluripotentes.
- OFICINA 3
O objetivo da Oficina é promover um pensamento crítico e participativo nos alunos mediante a análise, a discussão e o debate de temas que são de interesse para a Bioética e que permita complementar o conhecimento adquirido através de outros componentes de cada módulo.
Diferente de outros componentes do programa, a oficina é realizada segundo um cronograma específico de datas que estará disponível ao estudante desde o início do desenvolvimento do programa.
- BIOÉTICA E EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA
Através desta disciplina objetiva-se que o aluno adquira conhecimentos relacionados à bioética aplicada ao campo da experimentação científica e biomédica.
- BIODIREITO APLICADO
O biodireito aplicado ao campo biomédico e experimental da especial ênfase na formação do aluno no campo da bioética e dos Direitos Humanos, assim como no complexo campo da pesquisa com seres humanos e o eventual desenvolvimento de patentes no campo biotecnológico.
- OFICINA 4
O objetivo da Oficina é promover um pensamento crítico e participativo nos alunos mediante a análise, a discussão e o debate de temas que são de interesse para a Bioética e que permita complementar o conhecimento adquirido através de outros componentes de cada módulo.
Diferente de outros componentes do programa, a oficina é realizada segundo um cronograma específico de datas que estará disponível ao estudante desde o início do desenvolvimento do programa.
MÓDULO 3: BIOÉTICA E CUIDADO DA VIDA E DA SAÚDE HUMANA
- BIOÉTICA, SAÚDE E PRÁTICA MÉDICA
Esta disciplina busca formar o aluno no campo da bioética clínica dando especial ênfase no estudo da complexa temática da saúde e da qualidade de vida, assim como em outros aspectos de grande importância no exercício do trabalho do profissional sanitário, atendimento aos pacientes e a relação com a comunidade.
- BIOÉTICA DA SEXUALIDADE E DA REPRODUÇÃO HUMANA
A sexualidade e a reprodução humana são duas realidades de grande complexidade e de notável importância no âmbito bioético, por isso a necessidade de um estudo independente de ambas as matérias. O objeto desta disciplina é introduzir o aluno ao estudo da sexualidade e da reprodução humana a partir de um enfoque bioético de caráter multidisciplinar, oferecendo as ferramentas necessárias para uma avaliação integral destas problemáticas.
- INTRODUÇÃO
- Definição da sexualidade. O fato sexual. Educação sexual. A função da família. Saúde sexual.
- FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS DA SEXUALIDADE
- A unidade corpo e alma e sua relação com a sexualidade. A realidade bio-psico-espiritual do fato sexual. Dignidade da pessoa e da sexualidade.
- DESENVOLVIMENTO BIO-PSICO-SOCIAL DA SEXUALIDADE. IDENTIDADE E DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE
- Esquemas de determinação da identidade sexual. Conceito de etapa evolutiva. Relação entre personalidade e sexualidade. Etapas do desenvolvimento psicossexual. A adolescência (heterofilia imatura).
- A PESSOA HUMANA E A DINÂMICA DA SEXUALIDADE
- Escolha de parceiro. O compromisso. Dinâmica do amor: níveis de ação, valores, emoções, produtos.
- CLASSIFICAÇÃO DAS CONDUTAS SEXUAIS
- Parafilias. Definição de parafilias. Epidemiologia. Classificação. Etiologia. Homossexualidade. Gênero. Pornografia. Masturbação.
- ASPECTOS BIOÉTICOS RELACIONADOS COM A PROCRIAÇÃO HUMANA
- O estatuto do embrião humano na fase de pré-implantação: a individualidade orgânica do embrião em fase de pré-implantação, o caráter pessoal do embrião humano em fase de pré-implantação, principais teorias em relação à aquisição do caráter pessoal no embrião, objeções à existência de um caráter pessoal. Métodos de fecundação artificial: breve explicação técnica e definição de termos, avaliação ética das técnicas heterólogas, avaliação ética das técnicas homólogas, algumas considerações fundamentadas sobre o problema.
- OFICINA 5
O objetivo da Oficina é promover um pensamento crítico e participativo nos alunos mediante a análise, a discussão e o debate de temas que são de interesse para a Bioética e que permita complementar o conhecimento adquirido através de outros componentes de cada módulo.
Diferente de outros componentes do programa, a oficina é realizada segundo um cronograma específico de datas que estará disponível ao estudante desde o início do desenvolvimento do programa.
- ASPECTOS JURÍDICOS E BIOÉTICA DO IDOSO
O objetivo desta disciplina é analisar os principais aspectos jurídicos e éticos relacionados com as pessoas idosas.
- ASPECTOS JURÍDICOS EM RELAÇÃO AOS IDOSOS NA ESPANHA E NOS PAÍSES LATINO-AMERICANOS
- Breve introdução às ciências jurídicas e diferenças gerais com a bioética. Âmbito jurídico internacional do adulto idoso. Legislação espanhola e a terceira idade. Direitos humanos das pessoas maiores na América Latina. Âmbitos legais sobre pessoas maiores na América Latina e o Caribe Hispânico.
- BIOÉTICA NA ESPANHA E NA AMÉRICA LATINA
- Bioética: definição, história e fundamentos. Breve história da bioética. Fundamentos de bioética. Intimidade pessoal e familiar. Aspectos éticos e a intimidade. Segredo profissional, proteção de dados. Informação e consentimento informado. Pesquisa clínica em idosos. Ética ao final da vida. Os maus tratos ao idoso: aspectos jurídicos penais. Medidas preventivas de proteção a idosos dependentes. Novas medidas legais na Espanha. A bioética e a terceira idade na América Latina. Debilidades políticas institucionais na defesa dos direitos dos idosos. O trabalho social no âmbito da terceira idade. Bioética em geriatria. Situação na América Latina. Bioética na América Latina e o Caribe.
- BIOÉTICA DO FINAL DA VIDA
Esta disciplina abarca o estudo das principais problemáticas que surgem ao final da vida humana relacionadas à bioética. Aspectos como o tratamento dos cuidados paliativos, a compreensão do processo da morte e o luto, e as ações profissionais nestas situações são abordados a partir de um enfoque bioético.
- RESOLUÇÃO/TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO SANITÁRIO
A disciplina aborda as diversas problemáticas emergentes que surgem como resultado da nova configuração sanitária a nível individual e institucional. Nos conteúdos desenvolvidos apresenta-se ao aluno o estudo dos mecanismos de mediação e em sua aplicação no âmbito da saúde.
- ANÁLISE PSICOSSOCIAL DOS AGENTES SANITÁRIOS E A ATENÇÃO EM SAÚDE
- Introdução. Análise psicossocial dos agentes sanitários. A atenção em saúde: multiplicidade de agentes. Natureza complexa do serviço sanitário.
- TEORIA E PRÁTICA DA MEDIAÇÃO E A NEGOCIAÇÃO NOS CONFLITOS GERADOS NA ÁREA DE SAÚDE
- Introdução. O conflito sanitário. Quem influencia no conflito sanitário? Causas do conflito sanitário. O evento adverso. Eventos adversos, algumas estatísticas. Fatores presentes em um evento adverso. Conflito sanitário - estatísticas. Onde radica o conflito sanitário? Posições do paciente diante de eventos adversos. Mecanismos de solução de conflitos sanitários. A negociação no âmbito sanitário. A mediação no âmbito sanitário. Modelos de mediação. Características da mediação sanitária. Vantagens da mediação no âmbito da saúde. Fatores particulares a considerar na mediação sanitária. Objetivo da medicação sanitária. O mediador no âmbito sanitário.
- OFICINA 6
O objetivo da Oficina é promover um pensamento crítico e participativo nos alunos mediante a análise, a discussão e o debate de temas que são de interesse para a Bioética e que permita complementar o conhecimento adquirido através de outros componentes de cada módulo.
Diferente de outros componentes do programa, a oficina é realizada segundo um cronograma específico de datas que estará disponível ao estudante desde o início do desenvolvimento do programa.
MÓDULO 4: PESQUISA
A última parte do Mestrado está destinada à realização da Dissertação de Mestrado. O desenvolvimento deste projeto deve seguir os parâmetros estabelecidos no documento "Pautas de Elaboração da Dissertação de Mestrado" que o aluno receberá ao início do programa.
Direção
Direção Acadêmica Geral
- Dr. Maurizio Battino. Diretor da Área de Saúde e Nutrição da Fundação Universitária Iberoamericana. Ricercatore di Biochimica e docente della Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione.
Coordenação Geral da Área
- Dra. Irma Domínguez Azpíroz. Coordenadora Acadêmica da Área de Saúde e Nutrição da FUNIBER.
Direção Acadêmica do Programa
- Dr. Nicolás Jouve de la Barreda. Catedrático do Departamento de Biologia Celular e Genética. Universidad Alcalá de Henares. Espanha.
Coordenação Acadêmica do Programa
- Dr. Luis Vivanco Sierralta. Plataforma de Pesquisa Bioética. Centro de Pesquisa Biomédica de La Rioja (CIBIR). Espanha.
Professores e Autores
- Dr. Roberto Andorno. Senior Research Fellow and Lecturer. Institute of Biomedical Ethics. University of Zurich. Suiza.
- Dr. Nicolás Jouve de la Barreda. Catedrático. Departamento de Biologia Celular e Genética. Universidad Alcalá de Henares. España.
- Dr. Martha Tarasco Michel, MD. Pesquisadora. Faculdade de Bioética. Universidad de Anahuac. México.
- Dr. Marta Albert Márquez. Facultad de Ciencias Jurídicas y Sociales. Universidad Rey Juan Carlos-Madrid. Espanha.
- Dr. Luis Vivanco Sierralta. Plataforma de Pesquisa Bioética. Centro de Pesquisa Biomédica de La Rioja. Espanha.
- Dr. Luis Raez, MD. Associate Professor of Medicine. Sylvester Comprehensive Cancer Center. University of Miami. Leonard M. Miller School of Medicine. USA.
- Dr. Jean Laffitte. Pontificia Università Lateranense. Itália.
- Dr. Jacques Saudeau, MD. Director Scientific Section. Pontifical Academy for Life. Itália.
- Dr. Gaetano Torlone. Facoltà di Medicina e Chirurgia. Università Cattolica del Sacro Cuore. Itália
- Dr. Elio Sgreccia. Centro di Bioetica. Università Cattolica del Sacro Cuore. Itália.
- Dr. Alfredo Martínez Ramírez. Pesquisador principal. Centro de Pesquisa Biomédica de La Rioja. Espanha.
- Blanca Bartolomé, MD. Centro de Pesquisa Biomédica de La Rioja. Espanha
- Dr. Carlos A. Gómez Fajardo, MD. Professor de Bioética. Facultad de Medicina. Universidad Pontificia Bolivariana, Colombia. Facultad de Medicina. Universidad de la Sabana. Colômbia.
- Dr (c). Carlos Beltramo. Faculdade de Educação. Universidad de Navarra. Espanha
- Dr (c). Cesar Moreno. Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais. Universidad Rey Juan Carlos-Madrid. Espanha.
- Dr (c). Jorge Olaechea. Faculdade de Filosofia. Pontificia Università Lateranense. Itália
- Dr (c). Montserrat San Martín. Faculdade de ciências, estudos agroalimentar e informática. Universidad de La Rioja. Espanha
- Ms. Martín Ugarteche. Universidade Católica de Petrópolis. Brasil
- Ms. Mónica Ballón. Universidade Católica San Pablo. Peru
- Lc. Carlos Alberto Rosas Jiménez. Biólogo. Universidad de los Andes. Colômbia
Bolsa de Trabalho
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.
Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.