Mestrado em Coaching Pessoal e Liderança Organizacional

Apresentação do Programa

A teoria e prática do Coaching é uma disciplina recente e em rápida expansão. Atualmente, o Coaching é considerado uma das metodologias mais inovadoras e eficazes, na hora de alcançar maior bem-estar e novos e melhores resultados para o ser humano, tanto no âmbito pessoal como no organizacional. A formação neste mestrado permite obter uma titulação universitária com um enfoque profissionalizante.

Para atender a essa realidade, o mestrado oferece uma formação muito ligada ao contexto do exercício da profissão. As bases teóricas do Coaching, suas diferentes áreas de aplicação e modelos metodológicos são abordados como um esquema de referência que nos permite adentrar no processo de Coaching.

A partir de uma perspectiva orientada para a ação, o programa foi concebido para responder a essa intenção a partir da abordagem didática dos sujeitos. O programa investiga as ferramentas que serão úteis durante os processos de orientação e acompanhamento que podem ser executados. Oferece treinamento profissional voltado para as competências-chave do Coach, em coerência com os padrões da International Coach Federation (ICF); e a prática de coaching, por meio de sessões de apoio supervisionadas por professores, tutores e coachs responsáveis, profissionais credenciados e com uma trajetória consolidada nesta disciplina.

Finalmente, é importante enfatizar que o programa promove o desenvolvimento pessoal daqueles que o cursam, ajudando-os na formação e desenvolvimento de suas habilidades como coach. Uma abordagem baseada na aprendizagem experiencial fundamental para o exercício da profissão do coach. As saídas profissionais são específicas para o profissional que trabalha como coach, participando e acompanhando nos processos de desenvolvimento, aprendizagem e conscientização, tanto no âmbito pessoal quanto organizacional.

O aluno que completar com sucesso o Mestrado estará qualificado para:

  • Analisar e compreender o papel e a identidade do Coach e a importante contribuição que representa durante o processo de Coaching.
  • Distinguir e aplicar os diferentes modelos e abordagens do Coaching, empregados para lidar com processos de mudança.
  • Alcançar as competências adequadas como Coach, com base nas 11 competências-chave e valores promovidos pela International Coach Federation (ICF), para se tornar um profissional que atenda aos padrões de qualidade apropriados praticar a profissão de Coaching.
  • Utilizar ferramentas linguísticas (modelo de conversação), ferramentas emocionais (gestão emocional) e corporais (técnicas e processos de comunicação não verbais) úteis para usar nos processos de Coaching.
  • Elaborar, implementar e avaliar projetos de mudança, desenvolvimento e transformação, visando a obtenção de resultados, cocriação de conscientização e resolução de quebras, tanto em nível pessoal como organizacional.
  • Desenvolver as competências essenciais para a Gestão de Pessoas e Equipes de Trabalho, em ambientes organizacionais altamente competitivos.
  • Identificar pontos fortes e áreas de melhoria nas organizações, para servir como um impulsionador da mudança.
  • Gerenciar processos em que o Coaching de equipes é parte, além de saber como lidar com processos com diferentes áreas de aplicação, tais como: pessoal, educacional, organizacional, saúde ou esporte.

A quem é dirigido

O Mestrado em Coaching Pessoal e Liderança Organizacional é destinado a profissionais de qualquer setor profissional, de qualquer das áreas da pirâmide empresarial ou de consultoria, com experiência em gestão de pessoas.

O programa também é voltado para profissionais do Coaching que desejam completar e fortalecer sua formação sobre as metodologias mais atualizadas e inovadoras desta disciplina, bem como desenvolver e fortalecer suas habilidades como Coach, melhorar sua capacidade de liderar, coordenar e orientar outras pessoas em seus processos de transformação, além de ampliar sua caixa de ferramentas enquanto profissionais do Coaching.

A metodologia de formação proposta, somada à clareza, amplitude e didática dos conteúdos, permite dirigir o Mestrado em Coaching Pessoal e Liderança Organizacional a profissionais, gerentes, gerentes intermediários ou empreendedores que queiram capacitar-se nas habilidades de Coaching para aplicar no âmbito organizacional, a fim de adquirir habilidades para melhorar suas habilidades para liderar, liderar e inspirar seus colaboradores, a fim de alcançar melhores e novos resultados.

O Mestrado destina-se a graduados universitários em Psicologia, Medicina, Enfermagem, Direito, Psicopedagogia, Publicidade ou Administração de Empresas e Gestão, Educação, ou outras qualificações relacionadas.

Titulação

A superação bem-sucedida do programa permitirá a obtenção do título de MESTRADO EM COACHING PESSOAL E LIDERANÇA ORGANIZACIONAL, expedido pela universidade em que se tenha matriculado.

Estrutura do Programa

A estrutura de créditos do programa de Mestrado em Coaching Pessoal e Liderança Organizacional é mostrada na tabela a seguir. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:

MÓDULOS CRÉDITOS ECTSa
1a Parte: Fundamentos teóricos e fontes disciplinares 12
2a Parte: Competências e habilidades do coach 11
3a Parte: Ferramentas e técnicas do coaching 12
4a Parte: O processo de coaching e seus âmbitos de aplicação 12
5a Parte: Coaching nas organizações 11
6a Parte: Treinamento supervisionado: Coaching in Action 15
7a Parte: Projeto Final 17
TOTAL 90

a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.

Duração

O Mestrado em Coaching Pessoal e Liderança Organizacional tem 90 créditos.
A duração do Mestrado em Coaching Pessoal e Liderança Organizacional varia de 12 a 24 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve ter sido aprovado em todas as avaliações correspondentes, bem como no Projeto Final.

Objetivos

Objetivo Geral

  • Formar profissionais na disciplina de Coaching, através do desenvolvimento das suas competências e habilidades enquanto Coach; o aprofundamento nas diferentes ferramentas úteis e necessárias para poder acompanhar e obter resultados de melhoria nos processos de desenvolvimento e acompanhamento que realizam, no âmbito das abordagens conceituais e metodológicas que sustentam a prática do Coaching.

Objetivos Específicos

  • Analisar e compreender o papel e a identidade do Coach e a importante contribuição que representa durante o processo de Coaching.
  • Distinguir e aplicar os diferentes modelos e abordagens do Coaching, empregados para lidar com processos de mudança.
  • Alcançar as competências adequadas como Coach, com base nas 11 competências-chave e valores promovidos pela International Coach Federation (ICF), para se tornar um profissional que atenda aos padrões de qualidade apropriados praticar a profissão de Coaching.
  • Utilizar ferramentas linguísticas (modelo de conversação), ferramentas emocionais (gestão emocional) e corporais (técnicas e processos de comunicação não verbais) úteis para usar nos processos de Coaching.
  • Elaborar, implementar e avaliar projetos de mudança, desenvolvimento e transformação, visando a obtenção de resultados, cocriação de conscientização e resolução de quebras, tanto em nível pessoal como organizacional.
  • Desenvolver as competências essenciais para a Gestão de Pessoas e Equipes de Trabalho, em ambientes organizacionais altamente competitivos.
  • Identificar pontos fortes e áreas de melhoria nas organizações, para servir como um impulsionador da mudança.
  • Gerenciar processos em que o Coaching de equipes é parte, além de saber como lidar com processos com diferentes áreas de aplicação, tais como: pessoal, educacional, organizacional, saúde ou esporte.

Saídas Profissionais

Os profissionais que concluírem com sucesso o programa de Mestrado em Coaching Pessoal e Liderança Organizacional da FUNIBER poderão atuar profissionalmente nas seguintes instituições e posições:

  • Coach Pessoal e Coach Organizacional
  • Coach para equipes de trabalho, executivos, gerentes ou empreendedores
  • Consultores empresariais
  • Profissionais e gestores em todos os níveis da pirâmide organizacional
  • Especialistas em seleção, recrutamento e formação de pessoal

Plano de estudos

O programa de Mestrado em Coaching Pessoal e Liderança Organizacional é composto por 7 blocos ou módulos que agrupam um total de 13 disciplinas ou disciplinas:

1a PARTE: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E FONTES DISCIPLINARES
# DISCIPLINAS
1 Origens e fundamentos teóricos do coaching
2 Fontes disciplinares de apoio ao coaching
2a PARTE: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO COACH
# DISCIPLINAS
3 As competências do coach
4 O coaching e a programação neurolinguística
3a PARTE: FERRAMENTAS E TÉCNICAS DO COACHING
# DISCIPLINAS
5 As ferramentas para o coach
6 Mindfulness e coaching
4a PARTE: O PROCESSO DE COACHING E SEUS ÂMBITOS DE APLICAÇÃO
# DISCIPLINAS
7 O processo de Coaching
8 Âmbitos de aplicação do Coaching
5a PARTE: COACHING NAS ORGANIZAÇÕES
# DISCIPLINAS
9 Liderança organizacional e coaching
10 Marketing do coaching e personal branding
6a PARTE: TREINAMENTO SUPERVISIONADO
# DISCIPLINAS
11 Coaching in action: processo de coaching supervisionado
7a PARTE: PROJETO FINAL
# DISCIPLINAS
12 Metodologia da Pesquisa Científica
13 Projeto Final de Mestrado

Descrições dos Cursos

1a PARTE: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E FONTES DISCIPLINARES

  1. Origens e fundamentos teóricos do Coaching

    O plano de estudos da disciplina aborda, entre outros, os seguintes conteúdos:

    Origens e princípios filosóficos do Coaching.
    Visão ontológica aplicada ao Coaching.
    Pensamento sistêmico.
    Processo de Coaching.
  2. Fontes disciplinares de apoio ao Coaching

    O plano de estudos da disciplina aborda, entre outros, os seguintes conteúdos:

    As principais fontes de suporte para Coaching
    Como entendemos o ser humano e suas dimensões?
    Maneiras de interagir e se comunicar com outras pessoas
    Como entendemos a vida e a existência?
    Como o Coaching atualmente é conhecido e estruturado?

2a PARTE: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO COACH

  1. As competências do Coach

    O plano de estudos da disciplina aborda, entre outros, os seguintes conteúdos:

    As competências do Coach.
    A dimensão linguística.
    A dimensão emocional.
    A dimensão corporal.
  2. O Coaching e a programação neurolinguística

    O plano de estudos da disciplina aborda, entre outros, os seguintes conteúdos:

    Introdução à programação neurolinguística.
    Sistemas de representação sensorial.
    Estratégias e ferramentas de comunicação da PNL.
    Um novo paradigma na comunicação.
    A importância de se conectar com o coachee: RAPPORT.
    Estado de plenitude de recursos.
    Um modelo de trabalho.
    Estilos de aprendizagem.
    O campo da PNL unificado.

3a PARTE: FERRAMENTAS E TÉCNICAS DO COACHING

  1. As ferramentas para o coach

    O plano de estudos da disciplina aborda, entre outros, os seguintes conteúdos:

    O conceito de ferramentas.
    Ferramentas linguísticas para o Coach.
    Ferramentas de programação neurolinguística.
    Outras ferramentas e recursos.
    Myers-Briggs
  2. Mindfulness e Coaching

    O plano de estudos da disciplina aborda, entre outros, os seguintes conteúdos:

    Mindfulness e Coaching.
    Conceitos básicos em Mindfulness.
    Intervenções baseadas em Mindfulness -IBM-.
    Treinamento em Mindfulness.
    Práticas de Mindfulness.
    Aplicação de Mindfulness ao processo de Coaching.

4a PARTE: O PROCESSO DE COACHING E SEUS ÂMBITOS DE APLICAÇÃO

  1. O processo de Coaching

    O plano de estudos da disciplina aborda, entre outros, os seguintes conteúdos:

    O processo de Coaching
    Fase preliminar do processo
    Definição de objetivos e valores
    A realidade presente
    Definição de ações
    Conclusão do processo
  2. Ámbitos de aplicación do Coaching

    O plano de estudos da disciplina aborda, entre outros, os seguintes conteúdos:

    Definição das áreas de aplicação do Coaching
    Áreas de aplicação do coaching por tipo de cliente e objetivo
    Coaching pessoal
    Coaching para empreendedores
    Coaching nutricional
    Coaching de casais
    Coaching de equipe
    Coaching esportivo
    Coaching organizacional

5a PARTE: OACHING NAS ORGANIZAÇÕES

  1. Liderança Organizacional e Coaching

    O plano de estudos da disciplina aborda, entre outros, os seguintes conteúdos:

    A organização inteligente
    O planejamento estratégico
    As abordagens teóricas da liderança
    A liderança
    O coaching como estilo de liderança
    A liderança de equipes
    A inteligência emocional na empresa
    O coaching organizacional
  2. Marketing do coaching e pessoal branding

    O plano de estudos da disciplina aborda, entre outros, os seguintes conteúdos:

    Princípios gerais e noções de marketing
    Marketing de serviços aplicados ao serviço de coaching
    Marketing pessoal e marca pessoal
    Plano de marketing para a atividade de coaching
    Recursos on-line aplicados à atividade de coaching

6a PARTE: TREINAMENTO SUPERVISIONADO

  1. Coaching in Action: processo de coaching supervisionado

    Constitui uma atividade de natureza formativa orientada para a prática de coaching,realizada pelos alunos e supervisionada pela Universidade, cujo objetivo é permitir que eles concluam sua formação acadêmica, favorecendo a integração do conhecimento adquirido e a implementação das competências desenvolvidos que os preparam para a prática profissional.

7a PARTE: PROJETO FINAL

  1. Metodologia da pesquisa científica

    O plano de estudos da disciplina aborda, entre outros, os seguintes conteúdos:

    Aspectos epistemológicos da pesquisa científica.
    O processo de pesquisa científica.
    Construção do referencial teórico.
    Desenho da estratégia metodológica.
    O relatório de investigação.
  2. Trabalho ou Projeto Final de Mestrado

    O Trabalho Final de Mestrado (TFM) é o desenvolvimento de um projeto aplicado, que traz novidades ao campo de conhecimento do programa de estudos. O TFM deve ser preparado de acordo com as diretrizes e regulamentos necessários para uma atividade desse tipo. Durante todo o processo, ele terá o aconselhamento da equipe acadêmica e de um diretor da TFM, especialista na matéria em estudo.


Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

  • Dra (c). Vanessa Yélamos Torres. Doutoranda em Educação pela Universidade Internacional Ibero-americana. Mestre em Coaching Integral pelo Instituto Superior de Coaching de Barcelona com Certficação como Coach Profissional pela ASESCO (em andamento). Mestre em Coaching Sistêmico pela Universitat Autònoma de Barcelona, em conjunto com o Instituto Sistêmico de Barcelona, na Espanha. Licenciada em Psicologia pela Universitat de Barcelona, Espanha. Treinamento em constelações familiares e Programação Neurolinguística. Experiência profissional vinculada ao ensino a distância através de ambientes virtuais, em temas relacionados a Coaching, Gestão de Emoções, Liderança, Gestão de Mudanças, entre outros. Experiência como psicóloga e coach, proporcionando espaços on-line e presenciais, em que os clientes podem realizar processos de descoberta, aprendizado e transformação pessoal e profissional. Participação em diversos workshops e seminários sobre Coaching Sistêmico e Transformacional. Colaboração em projetos educativos. Formação complementar em ambientes virtuais.

Professores e Autores

  • MSc. Stefania Stiscia. Mestre em Coaching com PNL pela Escola de Coaching Motivat em Barcelona, Espanha. Coach certificada pela ASESCO. Mestre em Coaching Pessoal e Corporativo com enfoque sistêmico pelo Coaching Lab, Barcelona. Formação complementar em Coaching Transformacional pelo Instituto Gestalt de Barcelona e People Tech Solutions. Formação complementar em Coaching Sistêmico e Constelações Familiares e Organizacionais pela Farfala Global Coaching de Barcelona. Licenciada em Ciências Econômicas e Empresariais pela Università degli Studi di Modena, Itália. Cocriadora de conteúdos para vários programas de treinamento em Coaching. Sócia e membro do Comitê de Eventos da AECOP. Facilitadora de recursos e tutora on-line. Fundadora da Artliderbarcelona, onde desenvolve atividades como formadora, consultora e coach, e proporciona espaços para favorecer o desenvolvimento pessoal e organizacional.
  • MSc. Sandra Guasch Santos. Mestre em Neuroliderança e Coaching Organizacional na EADA, Barcelona. Mestre em Coaching Transformacional, Pessoal e Organizacional para diretores pelo instituto Gestalt de Barcelona e pela People Tech Solutions. Licenciada em Administração de Empresas pela Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha. Certificação Copperfield pela Escola de Design de Barcelona Kaospilot. Certificação Sikkhona pelo Instituto de Comunicação e Coachs de Barcelona. Formação complementar no desenvolvimento de recursos humanos, habilidades relacionais e de comunicação. Formadora e Coach Organizacional. Responsabilidades em gestão empresarial e recursos humanos. Experiência como formadora, coordenadora e gerente de equipes de trabalho.
  • MSc. Núria Oltra González. Mestre em Coaching Sistêmico pela Universitat Autònoma de Barcelona. Licenciatura em Psicologia pela Universidad de Rovira i Virgili de Tarragona, Espanha. Fundadora e Coach Holística na Novamirada, onde oferece espaços para promover o crescimento holístico e a aprendizagem experiencial para as pessoas. Experiência como docente presencial no Mestrado em Coaching Sistêmico oferecido pela Universitat Autònoma de Barcelona, em conjunto com o Institut Sistèmic de Barcelona. Coach e coordenadora de projetos na Fundación Babel Punto de Encuentro.
  • MSc. Sonia Juliana Pérez Pérez. Mestre em Musicoterapia pela Universidad Nacional de Colombia. Licenciada em Psicologia pela Universidad Nacional Abierta y a Distancia, Colômbia. Licenciada em Antropologia pela Universidad de Los Andes, Colômbia. Formação em Docência Universitária, Corporación Universitaria Taller 5. Alta competência para o desenvolvimento de processos educacionais, sociais e terapêuticos baseados na capacidade de compreensão, análise e visão proativa. Escrita, leitura e habilidades investigativas de primeiro nível. Tem experiência como professora e musicoterapeuta em diversas instituições universitárias, centros de treinamento e intervenção terapêutica na Colômbia.
  • MSc. Sara Moza Moríñigo. Mestre Universitária em Formação de Professores pela Universidad de Sevilla. Mestre em Recursos Humanos e Gestão do Trabalho pelo Centro de Estudos Jurídicos de Granada. Mestre em Resolução de Conflitos e Mediação pela Universidad Europea del Atlántico. (cursando). Licenciada em Psicologia pela Universidad de Granada. Experiência na área de consultoria de RH e como professora na área de resolução de conflitos e RH. Colaboração em projetos educativos. Formação complementar em ambientes virtuais.
  • Dra. Laura Natalia Pérez. Doutora (Cum Laude) e Mestre em Ciências Cognitivas e Linguagem pela Universitat de Barcelona, Espanha. Diretora Acadêmica do Mestrado em Psicologia da Saúde da Universidad Internacional Iberoamericana do México,e professora na mesma universidade. Psicóloga e coach, fundadora do Florescimento Humano. Possui experiência como pesquisadora na Universitat de Barcelona. Experiência como psicóloga nos hospitais San Juan de Dios e La Inmaculada, Colômbia.
  • Dra. María de los Ángeles González García. Doutora em Psicologia da Saúde e Psicologia do Esporte pela Universitat Autònoma de Barcelona. Mestre em Pesquisa em Psicologia da Saúde e Psicologia do Esporte pela Universitat Autònoma de Barcelona. Licenciada em Psicologia com ênfase em psicologia clínica pela Universidade de Salamanca. Tem exercido seu trabalho docente como professora titular em tempo parcial no Soler i Sala SL, Barcelona en Asesoramiento e na formação em Psicologia da Saúde, Coaching e PNL (2009-2011). Atualmente é professora associada da graduação em psicologia da Universidade Europeia do Atlântico. Profissionalmente, atuou como psicóloga na unidade de medicina interna do Hospital Germans Trias i Pujol (Barcelona), realizando tarefas de assistência, pesquisa e formação. Atualmente é diretora do centro psicoeducativo BalanCe (Santander) e é psicóloga e formadora em Mindfulness. Publicou manuais e artigos científicos em revistas internacionais sobre psicologia clínica e colaborou em vários estudos clínicos.
  • Dr. Juan Luis Martín Ayala. Doutor em Psicologia pela Universidad del País Vasco, Espanha. Mestre em Saúde Mental da Universidade de Deusto, Espanha. Especialista em Mediação Familiar. Diretor Acadêmico da Graduação em Psicologia e professor e pesquisador da área de Psicologia Evolutiva e da Educação na Universidade Europeia do Atlântico. Autor e coautor de vários livros, capítulos de livro e artigos de pesquisa sobre a área. Participação em congressos internacionais sobre desenvolvimento e educação.
  • Dr. Abel Ponce. Doutor pela Universidade Autônoma de Madri, Espanha. Licenciado em Psicologia e mestre em Comunicação Social pela Universidade de Havana. Atua como docente e pesquisador na Universidade Autônoma de Madri e na Universidade Internacional de Rioja. Participou em vários projetos de pesquisa sobre a dependência de drogas e culturas juvenis, as implicações sobre o consumo de drogas em familiares de dependentes, migração de jovens universitários, pesquisas culturais, criatividade e desenvolvimento do potencial criativo nas crianças, psicologia clínica e da saúde. Tem publicações em revistas internacionais e realizou muitos estágios de pesquisa em universidades de vários países. Foi avaliador de prêmios e bolsas em concursos competitivos associados aos seus projetos de pesquisa. Depois de 14 anos de experiência docente e de pesquisa, atualmente, seu interesse fundamental está associado à pesquisa sobre o desenvolvimento do potencial criativo em diversos contextos (Saúde, Educação, Empresa etc.). Ele é um psicólogo clínico com vasta experiência na profissão.
  • Dra. Julién Brito Ballester Doutorado em Projetos, pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestrado em Psicologia Laboral e Organizacional pela Universidad de Habana, Cuba. Mestrado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidad Autónoma de Barcelona. Mestrado em Coaching Sistêmico pela Universidad Autónoma de Barcelona. Consultora Internacional e Expert em Gestão de Recursos Humanos, Formação, Desenvolvimento e Competências Profissionais.
  • Dra. (c) Andrea Gutiérrez Jiménez. Psicóloga, Mestre em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento, Formação em Educação Perinatal. Atuou no campo do desenvolvimento de pessoas em instituições de saúde, instituições de ensino e empresas privadas. Mais de 15 anos de experiência na área de ensino, é consultora e conferencista. Com experiências interculturais. Gerou processos de mudança no nível individual e corporativo, na execução de projetos no curto e médio prazo. Conta com uma Certificação Internacional como Facilitadora em Dinâmicas de Grupo, concedida em Lima, Peru, pela Organização GERZA. Formação complementar em ambientes virtuais.
  • Dra (c). Vanessa Yélamos Torres. Doutoranda em Educação pela Universidade Internacional Ibero-americana. Mestre em Coaching Integral pelo Instituto Superior de Coaching de Barcelona com Certificação como Coach Profissional pela ASESCO (em andamento). Mestre em Coaching Sistêmico pela Universitat Autònoma de Barcelona, em conjunto com o Instituto Sistêmico de Barcelona, na Espanha. Licenciada em Psicologia pela Universitat de Barcelona, Espanha. Treinamento em constelações familiares e Programação Neurolinguística. Experiência profissional vinculada ao ensino a distância através de ambientes virtuais, em temas relacionados a Coaching, Gestão de Emoções, Liderança, Gestão de Mudanças, entre outros. Experiência como psicóloga e coach, proporcionando espaços on-line e presenciais, em que os clientes podem realizar processos de descoberta, aprendizado e transformação pessoal e profissional. Participação em diversos workshops e seminários sobre Coaching Sistêmico e Transformacional. Colaboração em projetos educativos. Formação complementar em ambientes virtuais.
  • Dra. (c). María Eugenia Luna Borgaro. Doutoranda em Educação, Universidade Internacional Ibero-americana, México. Etapa de elaboração da tese. Mestrado em Direção de Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento, Universidad de León. Licenciatura em Psicologia, Universidade de Guadalajara. Experiência como Coach empresarial para empreendedores. Professora de disciplinas relacionadas a Habilidades diretivas, administração de empresas, educação do adulto jovem Experiência profissional em funções de seleção e contratação de pessoal.
  • Dra. Carmen Lilí Rodríguez Velasco. Doutora em Educação pela Universidade Internacional Ibero-americana. Mestre em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Havana, Cuba. Sua carreira profissional está ligada ao ensino, pesquisa e consultoria no campo da psicologia organizacional e outras áreas relacionadas. Experiência na coordenação de equipes de trabalho para o desenho curricular de programas acadêmicos e criação de materiais de ensino, além da gestão e otimização de processos e procedimentos relacionados ao desenho e implementação de programas acadêmicos em ambientes virtuais de aprendizagem. Ampla participação em Workshops, Seminários, Congressos. Autora e coautora de várias publicações científicas. Tem mais de 13 anos de experiência no ensino universitário presencial e 9 anos de experiência na docência on-line.
  • Dra. Mariacarla Martí González. Doutorado em Educação pela Universidad de Zaragoza. Mestrado em Educação Artística pela Universidad de las Artes, Cuba. Graduada em Psicologia e Pedagogia das Artes. Licenciatura em Psicologia pela Universidad de la Habana. Promotora da Metodologia dos Processos de Correção Comunitários. Professora de psicologia na Universidad de las Artes e pesquisadora convidada na Universidad de Zaragoza. É autora de vários textos de apoio à docência na área da psicologia grupal e na análise e intervenção de processos sociais e comunitários. Professora de psicologia dos Grupos e Psicologia Social na Universidad Euorpea del Atlántico e membro do Departamento de Assessoramento Psicológico da universidade. Sua linha de pesquisa centra-se nos temas de psicologia dos grupos, o gênero e os processos de transformação social.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma partida econômica com caráter extraordinário para o oferecimento de Bolsas de estudo em Formação FUNIBER

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.