Mestrado em Direção Estratégica de Organizações de Saúde

Apresentação do Programa

Atualmente, os Sistemas de Saúde estão passando por mudanças e reformas com o objetivo de melhorar a qualidade da prestação de serviços, sempre com foco na descentralização administrativa e na tão sonhada equidade nos sistemas de saúde pública. Tudo isso os torna estruturas cada vez mais complexas que exigem atores capazes de gerenciar com eficiência as organizações que as compõem. Como um componente adicional, os profissionais de saúde não têm a formação universitária necessária em gestão de negócios, o que torna sua tarefa ainda mais difícil.

O Mestrado em Direção Estratégica de Organizações de Saúde oferece aos profissionais as ferramentas necessárias para contribuir efetivamente para o projeto e a construção do futuro das organizações de saúde. Esse programa capacita o aluno a tomar as decisões corretas no projeto, na avaliação e no planejamento dos processos necessários, por meio do uso de instrumentos de administração, gestão e direção para alcançar o cumprimento dos objetivos institucionais.


O Mestrado capacita os profissionais a enfrentar problemas reais de forma eficaz, contribuindo para o desenvolvimento em nível institucional e nacional. Também busca oferecer uma nova abordagem alinhada com as mudanças no mercado e no comportamento dos usuários, tudo isso para melhorar a qualidade dos serviços nas unidades de saúde.
 

A quem é dirigido

O Mestrado em Direção Estratégica de Organizações de Saúde é destinado a profissionais do setor que desejam trabalhar nas áreas administrativa, de gestão e de liderança de qualquer estabelecimento sanitário, seja ele público ou privado, adquirindo e fortalecendo os conhecimentos necessários para permitir a prestação de um serviço de qualidade aos usuários.

Titulação

A conclusão com sucesso do Programa permitirá obter o diploma de Mestrado em Direção Estratégica de Organizações de Saúde. 

Após a conclusão bem-sucedida do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.

Estrutura do Programa

A estrutura de créditos do programa de Mestrado em Direção Estratégica de Organizações de Saúde é mostrada na tabela a seguir. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:

  CRÉDITOSa
Módulo 1: Disciplinas obrigatórias 80
Módulo 2: Projeto Final de Mestrado ou Dissertação 10
TOTAL 90

a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.

Duração

O Mestrado em Direção Estratégica de Organizações de Saúde tem 90 créditos.
A duração do Mestrado em Direção Estratégica de Organizações de Saúde varia de 12 a 24 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve ter sido aprovado em todas as avaliações correspondentes, bem como no Projeto Final.

Objetivos

Objetivo geral

O objetivo do Mestrado em Direção Estratégica de Organizações de Saúde é formar profissionais de alto nível, fornecendo-lhes as ferramentas necessárias para que possam lidar de forma eficaz com problemas reais e contribuir para o desenvolvimento em nível institucional e nacional.

Objetivos específicos

Os objetivos educacionais do Mestrado em Direção Estratégica de Organizações de Saúde são:

  • Aplicar e integrar conhecimentos especializados por meio de pensamento crítico e lógico para a gestão de centros de saúde. 
  • Solução criativa e inovadora de problemas na área da gestão de saúde.
  • Planejar e liderar processos com o objetivo de melhorar os processos existentes e criar mudanças inovadoras na gestão dos serviços de saúde. 
  • Desenvolver habilidades de comunicação e negociação, valorizando e promovendo o trabalho em equipe e interdisciplinar. 
  • Elaborar e implementar planos estratégicos aplicando julgamentos, como resultado da análise da realidade, que permitam avaliar e garantir os resultados esperados no campo sanitário. 
  • Desempenhar funções de liderança em diferentes cenários e situações relacionadas à gestão da saúde. 
  • Implementar estratégias inovadoras que busquem melhorar a qualidade do atendimento ao usuário nos centros de saúde.

Saídas Profissionais

O Mestrado em Direção Estratégica de Organizações de Saúde forma os alunos para assumir cargos com funções de Gestão Hospitalar, Centros de Atenção Primária, Centros Sociais e Sanitários públicos ou privados e ONGs. Também para assumir cargos de gestão em diferentes departamentos dentro dessas entidades. Por outro lado, eles podem trabalhar como Professores e Pesquisadores

Observação: O exercício das profissões é regulamentado pela legislação de cada país.

Plano de estudos

O Mestrado em Direção Estratégica de Organizações de Saúde tem uma duração total de 90 créditos. O programa tem uma estrutura curricular baseada em duas partes de formação complementares para obter uma formação abrangente:

  • MÓDULO 1: BLOCO OBRIGATÓRIO

A primeira parte aborda a compreensão das complexas relações humanas no setor de saúde, destacando a importância da gestão baseada em competências e da mudança organizacional. Ela se concentra na compreensão das pessoas no ambiente de trabalho, bem como na aquisição de uma visão geral da empresa e de sua linguagem comercial. Além disso, explora o processo estratégico das organizações de saúde e o cuidado com as pessoas, a qualidade e a segurança dos serviços, a gestão e o planejamento sanitário. Por fim, explora aspectos de direção, psicologia individual e de grupo e desenvolvimento pessoal.

As disciplinas que compõem a primeira parte são apresentadas na tabela a seguir:

MÓDULO 1: BLOCO OBRIGATÓRIO
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Gestão estratégica de recursos humanos 5
2 Avaliação de desempenho e gestão por competências 5
3 Administração e Direção de Empresas 5
4 Economia da Saúde 5
5 Direção Financeira 5
6 Planejamento Sanitário 5
7 Marketing em Saúde 4
8 Qualidade Assistencial e Segurança dos Pacientes 5
9 Sistemas de Saúde 4
10 Gestão de Serviços de Saúde 4
11 Gestão do Tempo e Direção de Reuniões 4
12 Resolução/Transformação de Conflitos no Âmbito Sanitário 4
13 Estresse e Burnout 4
14 Técnicas de Comunicação Interpessoal 4
15 Técnicas de Direção e Liderança Organizacional 4
16 Técnicas de Direção de Equipes de Trabalho 4
17 Estratégias de aprendizado e competências TIC 4
18 Metodologia de Pesquisa Científica 5
TOTAL 80

a. A equivalência em créditos pode variar dependendo da universidade do diploma.

  • MÓDULO 2: PROJETO FINAL DE MESTRADO

O Projeto Final de Mestrado ou Trabalho de Conclusão de Graduação, cuja carga horária é de 10 créditos, tem como objetivo apresentar um trabalho completo que mostre o desenvolvimento total de um projeto, contemplando a possibilidade de sua execução concreta, de acordo com as diretrizes e os detalhes da proposta apresentada.

MÓDULO 2: PROJETO FINAL DE MESTRADO
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Projeto Final do Mestrado 10
TOTAL 10

a. A equivalência em créditos pode variar dependendo da universidade do diploma.

Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar sujeito a pequenas modificações, dependendo de atualizações ou melhorias.

Descrições dos Cursos

1ª PARTE: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NO ÂMBITO SANITÁRIO 

  1. GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS:

    Essa disciplina está orientada a delimitar o âmbito conceitual e metodológico para que se possa reconhecer o enfoque sistêmico e estratégico da atual Gestão de Recursos Humanos (GRH) e a importância da Equipe para alcançar os objetivos.

    PANORÂMICA SOBRE OS EFEITOS DA GLOBALIZAÇÃO NOS RH.
    PANORÂMICA DAS FUNÇÕES DO DIRETOR DE RH.
    AS NOVAS TECNOLOGIAS NA GESTÃO DE RH E NOS SISTEMAS DE CONTROLE DE GESTÃO DE RH.
    TEORIA DA MOTIVAÇÃO DO COMPORTAMENTO HUMANO.
    FORMAÇÃO DE EQUIPES COMO FATOR ESTRATÉGICO.
    ÊNFASE EM EQUIPES.
    GESTÃO POR DEPARTAMENTOS.
  2. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E GESTÃO POR COMPETÊNCIAS:

    Essa disciplina explica a necessidade de recorrer a determinados pressupostos teórico-metodológicos para inserir na prática o enfoque por competências na GRH, de recorrer ao processo de formação como única via sustentável de manter revitalizadas essas competências e seu desenvolvimento, e de utilizar a avaliação do desempenho como processo de retroalimentação para a revitalização e o desenvolvimento das referidas competências profissionais.

    A GESTÃO DO DESEMPENHO BASEADA EM COMPETÊNCIAS.
    CRITÉRIOS DO DESEMPENHO.
    FASES DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO.
    AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS.
    A ENTREVISTA DE AVALIAÇÃO.
    PREPARAÇÃO DE UM PERFIL DE COMPETÊNCIA.
    REVISÃO DOS PERFIS DE COMPETÊNCIA DO POSTO.
    DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO ESTRATÉGICA COM BASE NO POTENCIAL.
  3. ESTRUTURA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL:

    Essa disciplina mostra o processo de transformação que tem ocorrido nas atuais organizações e analisa as tendências futuras a serem enfrentadas.

    EVOLUÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES.
    CENÁRIOS E AVALIAÇÃO ORGANIZACIONAL.
    A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.
    A MUDANÇA COMO UM ASPECTO DECISIVO NA DIREÇÃO ESTRATÉGICA DOS RECURSOS HUMANOS.
    OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO.

2ª PARTE: GESTÃO SANITÁRIA E PROJETOS

  1. ADMINISTRAÇÃO E DIREÇÃO DE EMPRESAS:

    Essa disciplina apresenta ao estudante os conceitos e técnicas de administração e direção em termos gerais e específicos das organizações de saúde.

    A EMPRESA.
    ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL.
    POLÍTICA, DIREÇÃO E GESTÃO ORGANIZACIONAL.
    INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL: INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E CONHECIMENTO (ICC).
    DESENVOLVIMENTO, CONSOLIDAÇÃO, CRESCIMENTO E EMPREENDEDORISMO DE NEGÓCIOS.
    O HOSPITAL COMO EMPRESA DE SERVIÇOS.
  2. ECONOMIA DA SAÚDE:

    Essa disciplina abrange os fatores macroeconômicos que exercem influência na área da saúde. Mostra aspectos relacionados com a teoria econômica, como o consumo, o gasto sanitário, a oferta e a demanda sanitária e aspectos relevantes do financiamento.

    SETOR SAÚDE E ECONOMIA.
    DEMANDA DE ASSISTÊNCIA SANITÁRIA.
    OFERTA DE ASSISTÊNCIA SANITÁRIA.
    A EFICÁCIA, AS FALHAS DE MERCADO E O INTERVENCIONISMO PÚBLICO.
    O GASTO SANITÁRIO E AS REFORMAS EM SAÚDE. O MERCADO FARMACÊUTICO.
    ANÁLISE ECONÔMICA DE COMPORTAMENTOS NÃO SAUDÁVEIS.
    SAÚDE E MACROECONOMIA.
    FINANCIAMENTO EM SAÚDE.
  3. CONTROLE E GESTÃO DE CUSTOS:

    Essa disciplina é considerada introdutória para a área. Nela são revisados os conceitos fundamentais de contabilidade para, a seguir, centrar-se nos temas essenciais do controle e gestão de custos. Permite compreender o papel da informação nas organizações mediante a geração e análise de orçamentos, entendido como o fundamento dos processos diretivos e de planejamento estratégico.

    CONTABILIDADE ANALÍTICA DE CUSTOS.
    CONTABILIDADE E CONTROLE DE GESTÃO.
    CONTROLE DE RESULTADOS EMPRESARIAIS.
    TÓPICOS DE INTERESSE VINCULADOS À CONTABILIDADE DE GESTÃO.
  4. DIREÇÃO FINANCEIRA:

    O objetivo dessa disciplina é destacar os aspectos mais relevantes que configuram conceitualmente a direção financeira de qualquer organização de saúde.

    EMPRESA E FINANÇAS EMPRESARIAIS.
    ESTADOS FINANCEIROS COMO BASE DO DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL.
    A ANÁLISE DA LIQUIDEZ OPERATIVA.
    A ANÁLISE DOS CUSTOS DA ESTRUTURA FINANCEIRA.
    A ANÁLISE DAS DECISÕES DE INVESTIMENTO.
    A ANÁLISE DA RENTABILIDADE DOS PROJETOS DE INVESTIMENTO.
  5. PLANEJAMENTO SANITÁRIO:

    Essa disciplina procura trabalhar os conceitos mais importantes do planejamento estratégico em saúde, modelos, alcance do processo e avaliações dos serviços de saúde.

    O PLANEJAMENTO EM SAÚDE.
    TÉCNICAS QUALITATIVAS EM PLANEJAMENTO SANITÁRIO.
    TÉCNICAS QUANTITATIVAS EM PLANEJAMENTO SANITÁRIO.
    MODELOS DE PLANEJAMENTO.
    PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TÁTICO E DE PROCESSOS.
    ALCANCE DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO.
    AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES E DA UTILIZAÇÃO DE SERVIÇOS.
  6. GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE:

    Essa disciplina trabalha os principais conceitos de gestão de serviços sanitários, aspectos técnicos e de implementação de sistemas que permitam melhorar a gestão.

    A GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE.
    ASPECTOS TÉCNICOS DO CONTROLE DE GESTÃO.
    IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA INTEGRADO DE CONTROLE DE GESTÃO.
  7. MARKETING EM SAÚDE:

    Essa disciplina procura trabalhar os principais conceitos de marketing sanitários para compreender o usuário e chegar a ele com maior facilidade.

    DEFINIÇÕES DE MARKETING.
    VANTAGENS.
    MARKETING NEGATIVO.
    DINÂMICA E ORIENTAÇÃO.
    SENSIBILIDADE PARA COM O USUÁRIO.
    O PRODUTO E O PROCESSO PRODUTIVO NO HOSPITAL.
  8. QUALIDADE ASSISTENCIAL E SEGURANÇA DOS PACIENTES:

    Essa disciplina procura trabalhar o melhoramento da qualidade dos serviços de saúde, tendo clara a importância dos pacientes nos processos.

    COMPONENTES E IMPORTÂNCIA.
    GESTÃO POR PROCESSOS.
    PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DA QUALIDADE.
    CONTROLE DA QUALIDADE.
    MARCO CONCEITUAL DA SEGURANÇA CLÍNICA DO PACIENTE.
    GESTÃO DO RISCO SANITÁRIO.
    PREVENÇÃO DOS EFEITOS COLATERAIS.
  9. PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS:

    Essa disciplina é de natureza operacional e pretende mostrar as ferramentas para desenvolver um plano operacional a partir de um plano estratégico.

    O PROJETO.
    GESTÃO DA INTEGRAÇÃO E DO ALCANCE: PLANEJAMENTO

3ª PARTE: SISTEMAS DE SAÚDE E FERRAMENTAS CIENTÍFICAS

  1. SISTEMAS DE SAÚDE:

    Essa disciplina oferece conhecimentos a respeito de políticas e os diferentes sistemas sanitários. Aprender a realizar o diagnóstico de um sistema de saúde e conhecer mais a fundo o que é a atenção primária, sua importância e implicações.

    POLÍTICAS E SISTEMA SANITÁRIO.
    MODELOS SANITÁRIOS.
    SISTEMAS DE SAÚDE NA ASSISTÊNCIA PÚBLICA.
    DIAGNÓSTICO DE UM SISTEMA DE SAÚDE.
    A ATENÇÃO PRIMÁRIA E SUA IMPORTÂNCIA.
  2. EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA:

    Essa disciplina traz as ferramentas básicas para compreender a epidemiologia e aplicá-la a estudos sanitários. Também dá orientações sobre como realizar uma pesquisa de qualidade na internet.

    EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA: METODOLOGIA E APLICAÇÕES.
    A CONDUÇÃO DE ESTUDOS DE MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS.
    AVALIAÇÃO DE INSTRUMENTOS.
    DOCUMENTAÇÃO CIENTÍFICA E ACESSO À BASE DE DADOS E SITES DA INTERNET DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE.
  3. BIOESTATÍSTICA:

    Essa disciplina demonstra os conceitos e as ferramentas necessárias para compreender e utilizar as ferramentas estatísticas nos estudos de saúde, bem como compreender as descobertas relatadas em outros estudos.

    ESTATÍSTICA DESCRITIVA.
    DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS.
    MEDIDAS DE CENTRALIZAÇÃO E DE DISPERSÃO.
    RELAÇÃO ENTRE TRÊS VARIÁVEIS.
    ANÁLISE ESTRATIFICADA.
    CONFUSÃO E INTERAÇÃO.
    PROPORÇÕES E PROBABILIDADE.
    TEOREMA DE BAYES.
    DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES.
    INFERÊNCIA ESTATÍSTICA.
    DISTRIBUIÇÃO NORMAL E TEOREMA CENTRAL DO LIMITE.
    TAMANHO DA AMOSTRA PARA ESTIMATIVA.
    DESENHO DE CASO CONTROLE.
    TABELAS DE CONTINGÊNCIA.
    ANÁLISE DE VARIÂNCIA.
    REGRESSÃO LINEAR.
    POTÊNCIA ESTATÍSTICA DE UMA PESQUISA.
    TAMANHO DA AMOSTRA PARA ESTIMATIVA.
  4. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA:

    Estudo de técnicas e etapas da pesquisa científica, análise entre variáveis, pautas para a organização de dados e elaboração de raciocínios lógicos para comparar populações.

    O MÉTODO CIENTÍFICO.
    AS TÉCNICAS DE PESQUISA.
    O PROCESSO DE PESQUISA.
    RELATÓRIO FINAL DE PESQUISA.

4ª PARTE: HABILIDADES DIRETIVAS PARA A GESTÃO SANITÁRIA

  1. GESTÃO DO TEMPO E DIREÇÃO DE REUNIÕES:

    Disciplina fundamental para aprender a otimizar as reuniões de trabalho através do desenvolvimento e uma boa preparação. Também oferece critérios e técnicas para a gestão do próprio tempo dentro do marco da função diretiva.

    A GESTÃO DO TEMPO E A EFICÁCIA DO DIRIGENTE.
    PRINCÍPIOS DE PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO DIRIGENTE.
    A DELEGAÇÃO, CONCEITOS, DIFICULDADES E VANTAGENS.
    O PROCESSO DE DELEGAÇÃO.
  2. ESTRESSE E BURNOUT:

    Essa disciplina ensina como administrar as situações de estresse e burnout dentro da organização empresarial, dotando o aluno dos conhecimentos teórico-práticos necessários.

    CONCEITOS, ENFOQUES MAIS IMPORTANTES NO ENFRENTAMENTO DO ESTRESSE NO TRABALHO.
    TÉCNICAS E FERRAMENTAS PARA A GESTÃO DO ESTRESSE.
    FATORES CAUSADORES DO ESTRESSE NO TRABALHO.
    INCIDÊNCIAS DO ESTRESSE EM FUNÇÃO DE VARIÁVEIS PESSOAIS.
  3. RESOLUÇÃO/TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO SANITÁRIO:

    O objetivo da disciplina é que os alunos consolidem uma formação conceitual e prática que permita intervir como mediadores de conflitos em instituições de Saúde.

    ANÁLISE PSICOSSOCIAL DOS AGENTES SANITÁRIOS: PACIENTES, PROFISSIONAIS E INSTITUIÇÕES.
    A ATENÇÃO NA SAÚDE: MULTIPLICIDADE DE AGENTES.
    TEORIA E PRÁTICA DA MEDIAÇÃO E A NEGOCIAÇÃO NOS CONFLITOS GERADOS NA ÁREA DA SAÚDE.
  4. TÉCNICAS DE DIREÇÃO E LIDERANÇA ORGANIZACIONAL:

    O objetivo geral dessa disciplina é conhecer e aprofundar os estudos em estilos de liderança e direção, sua relação, diferenças, importância e enfoques teóricos, assim como as competências e habilidades necessárias para seu exercício.

    FUNÇÕES DA LIDERANÇA E DA DIREÇÃO HARD E SOFT.
    A LIDERANÇA FUNCIONAL NAS ORGANIZAÇÕES.
    OS MODELOS E ESTILOS DE LIDERANÇA.
    RECONHECIMENTO E FLEXIBILIZAÇÃO DO ESTILO PRÓPRIO.
    A LIDERANÇA E SUA RELAÇÃO COM OS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS.
    A DIREÇÃO POR OBJETIVOS.
  5. TÉCNICAS DE DIREÇÃO DE EQUIPES DE TRABALHO:

    Essa disciplina oferece os elementos teóricos e práticos a respeito dos grupos e equipes de trabalho, suas características e as técnicas e ferramentas para sua gestão eficaz.

    CONCEITOS DE GRUPO E DE EQUIPE, SUAS CARACTERÍSTICAS DIFERENCIAIS.
    APLICAÇÕES PRÁTICAS PARA MOTIVAR EQUIPES DE TRABALHO.
    A COMPETÊNCIA VINCULADA AO TRABALHO EM EQUIPE.
    OS MEMBROS E FUNÇÕES EM UMA EQUIPE DE TRABALHO.
  6. TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL:

    A disciplina identifica os elementos que intervêm em um processo de comunicação, cataloga esses elementos e descreve as funções das diferentes pessoas que fazem parte do processo de comunicação em um ambiente de trabalho.

    A COMUNICAÇÃO: ASPECTOS GERAIS.
    MODELOS DE COMUNICAÇÃO E SEUS PARTICIPANTES.
    O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO.
    MEIOS PARA A COMUNICAÇÃO.
    BARREIRAS À COMUNICAÇÃO.
    TÉCNICAS E FERRAMENTAS PARA UMA COMUNICAÇÃO EFETIVA.
    QUALIDADES PESSOAIS PARA SER UM BOM COMUNICADOR.
    COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NO HOSPITAL.

5ª PARTE: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E PROJETO FINAL DE MESTRADO OU DISSERTAÇÃO

  1. Metodologia da Pesquisa Científica:

    Estudo de técnicas e etapas da pesquisa científica, análise entre variáveis, pautas para a organização de dados e elaboração de raciocínios lógicos para comparar populações.

    O MÉTODO CIENTÍFICO.
    AS TÉCNICAS DE PESQUISA.
    O PROCESSO DE PESQUISA.
    RELATÓRIO FINAL DE PESQUISA.
  2. PROJETO FINAL OU DISSERTAÇÃO

    O Projeto Final de Mestrado deve ser um trabalho original e pessoal. Além disso, deve representar uma contribuição com um forte componente aplicado, baseado nos módulos anteriores.

    Previamente à elaboração do PFM, o estudante deverá ter lido as orientações para sua realização, localizadas no ícone Biblioteca Virtual, dentro do Campus. Do mesmo modo, deverá enviar a seu tutor/a um relatório com o título do projeto que será realizado, um índice aproximado e uma breve explicação, seguindo o formato do modelo estabelecido nas orientações.

    Esse material requer acompanhamento pessoal por parte do tutor do Projeto Final de Mestrado, o qual orientará o aluno em seu desenvolvimento e indicará, caso acredite ser necessário, qualquer leitura adicional que deva ser realizada.

    O tutor dará sua aprovação para a apresentação definitiva do PFM. Uma vez terminado o Projeto, este deverá ser entregue em formato digital para avaliação final por parte de uma banca nomeada entre os demais tutores do Mestrado. O sistema de avaliação do PFM levará em consideração uma ponderação entre a apresentação, originalidade do tema, estrutura e o conteúdo do trabalho.


Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

Direção Acadêmica

  • Dr. Maurizio Battino. Diretor da Área de Saúde e Nutrição da Fundação Universitária Iberoamericana. Pesquisador em Bioquímica e professor na Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione.
  • Dra. Silvia Aparicio. Doutora em Ciências Econômicas pela Universidade Autónoma de Madri e Graduada em Administração e Direção de Negócios pela Universidad de Cantabria. Diretora Acadêmica Internacional da Área de Desenvolvimento Gerencial, Organização Empresarial e Recursos Humanos da Fundação Universitária Ibero-Americana, FUNIBER.

Coordenação Geral Acadêmica

  • Dra. Irma Domínguez Azpíroz. Coordenadora Internacional da Área da Saúde. Doutoranda em Educação. Mestra Internacional em Nutrição e Dietética. Mestra em Atividade Física: Treinamento e Gestão Esportiva.

Coordenação do Programa

  • Dra. (c) Vivian Lipari Zegarra. Doutoranda. Mestra em Saúde Pública pela Universidada de Chile e Mestranda em Administração de Serviços de Saúde na Universidade Federico Villarreal, no Peru.

Professores e Autores

  • Dr. Diego Gómez. Doutor em Saúde Pública Internacional com Especialização em Políticas de Saúde e Desenvolvimento pela Universidade Nova de Lisboa. Pós-graduação (Doutorado) em Saúde e Segurança Ocupacional pela Universidade do Porto. Especialista em Segurança Ocupacional pelo Politécnico Colombiano Jaime Isaza Cadavid.
  • Dra. (c) Daniela Torrico Villarroel. Doutoranda em Projetos, Pesquisa e Marketing, Universidad Internacional Iberoamericana. Mestra em Business Administration pela La Salle Business Administration. Mestra em Marketing e Distribuição Comercial pela Universidad Politécnica da Catalunha.
  • Dr. Emmanuel Soriano Flores. Doutor em Ciências em Educação Superior pela Universidad Autónoma Chapingo, México. Mestre em Inovação Educacional pela Universidad Pedro de Gante. Mestre em Negócios Internacionais e Bacharelado em Administração pela Universidad Nacional Autónoma do México (com Menção Honrosa), Pós-graduação em Gestão Financeira e Contabilidade pela Escuela de Negocios Europea de Barcelona. Mestre em Comunicação Empresarial e Corporativa pela Universidad Isabel I, na Espanha. 
  • Dr. Ernesto Bautista Thompson. Doutor em Ciências da Computação pelo Centro de Pesquisa em Computação do Instituto Politécnico Nacional, México. Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidad Nacional Autónoma do México. 
  • Dra. Elsy Tavares. Doutora em Relações Interculturais, Universidade Aberta, Portugal. MBA Gestão e coordenação de formação pedagógica na Cognos Formação, Portugal.
  • Dra. Judit García. Doutora em Psicologia e Ciências da Educação pela Universidad de León. Mestra em Psicologia e Ciências da Educação e Mestra em Educação Primária. Bacharela em Psicopedagogia pela Universidad de León. 
  • Dr. Lucas Pina. Doutor em Medicina pela Universidad de Buenos Aires. Mestre em Gestão e Direção Estratégica em Saúde pela Universidad Europea del Atlántico. Mestre em Educação pela Universidad de Jaén, Espanha.
  •  Dra. (c) María Eugenia Luna Borgaro. Doutoranda. Mestra em Gestão de Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento pela Universidad de León.
  • Dr. Óscar Ulloa. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Mestre em Desenvolvimento Comunitário pela Universidad Central Marta Abreu de Las Villas, Cuba. Especialista em Formação de Assistentes Sociais e Graduado em Psicologia. 
  • Mg. Emilse Galeano. Mestra em Direção Estratégica de Organizações de Saúde pela Universidad Internacional Iberoamericana, México. Especialista em Planejamento estratégico e gestão da qualidade em hospitais e instituições de saúde pela Universidade CAECE, Argentina.
  • Mg. Lucía Vassallo. Mestra em Gestão de Serviços de Saúde pela Universidad de San Martín de Porres, Peru. MBA Project Management pelo Instituto Europeo de Postgrado. 
  • Mg. Stefanía Carvajal. Mestra em Direção Estratégica de Organizações de Saúde. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.