Apresentação do Programa
A formação em gestão de centros constitui uma área de profissionalização e de interesse científico inquestionável em todo o mundo. A sociedade ocidental sabe que seu bem-estar futuro depende cada vez mais da qualidade de seu sistema educacional. A qualidade está relacionada tanto ao nível dos professores que ministram as aulas como, principalmente, à capacidade de gerenciar uma série de elementos inter-relacionados no centro e, ao mesmo tempo, gerenciar a equipe e a inovação e melhoria educacional.
O Mestrado em Educação com especialização em Organização e Gestão de Centros Educativos Constitui um diploma universitário de pós-graduação que visa atender aos desafios educacionais que tem o ensino de hoje, em diferentes níveis.
O programa integra conhecimento teórico-prático de forma multidisciplinar e propicia o desenvolvimento de uma visão holística sobre vários aspectos da área educacional, a fim de responder às necessidades atualmente colocadas pela formação especializada na gestão de centros educacionais.
A quem é dirigido
Bacharéis e licenciados em qualquer área do conhecimento que se dediquem ou queiram se dedicar ao ensino e que desejem receber formação específica sobre a implementação de tecnologias educacionais.
Titulação
A conclusão bem-sucedida do programa permitirá ao aluno obter a titulação de Mestrado em Educação com especialização em Organização e Gestão de Centros Educativos.
Estrutura do Programa
A duração do Mestrado em Educação com especialização em Organização e Gestão de Centros Educativos é de 25 meses.
A estrutura de créditos é mostrada na tabela a seguir:
CREDITOSa | HORAS | |
---|---|---|
1ª Parte: Bloco Comum | 48 | 480 |
2ª Parte: Especialização em Organização e Gestão de Centros Educativos | 24 | 240 |
3ª Parte: Projeto Final de Mestrado | 18 | 180 |
TOTAL | 90 | 900 |
a. A equivalência em créditos pode variar dependendo da universidade em que se estuda. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 10 + 15 horas. Se o aluno cursa o Programa matriculado em uma universidade não pertencente ao Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES), a relação entre créditos - horas pode variar.
Objetivos
Objetivos Específicos
- Que os estudantes sejam capazes de aplicar habilidades analíticas sobre as potencialidades de diferentes técnicas de aprendizagem no marco da concepção estratégica de ensino.
- Que os alunos sejam capazes de identificar os conceitos relacionados à formação para as novas competências docentes que a sociedade atual exige.
- Que os estudantes sejam capazes de analisar e descrever o processo de pesquisa científica globalmente, identificando os elementos e as etapas que compõem um projeto de pesquisa.
- Que os estudantes sejam capazes de gerenciar corretamente os conteúdos psicológicos e pedagógicos a partir de uma perspectiva sistêmica, com o objetivo de desenvolver competências específicas para uma melhor prática docente.
- Que os estudantes possam comparar, selecionar e adaptar as diferentes ferramentas de TIC à necessidade de um ambiente educacional específico.
- Que os estudantes sejam capazes de analisar os fundamentos teóricos e práticos da interculturalidade e desenvolver abordagens didáticas que promovam a prática intercultural.
- Que os estudantes possam analisar, contrastar e selecionar as técnicas e instrumentos da ação tutorial que culminam na elaboração de um plano de ação tutorial (PAT).
- Que os estudantes sejam capazes de analisar e selecionar as estratégias relacionadas à resolução de conflitos mais apropriadas para a elaboração de um programa de mediação escolar.
- Que os estudantes sejam capazes de interpretar e aplicar conhecimentos teórico-práticos relacionados à educação ambiental formal no planejamento do processo de ensino e aprendizagem.
- Que os estudantes sejam capazes de analisar os fundamentos teóricos e práticos da estrutura de atenção à diversidade e selecionar as tecnologias de informação e comunicação que contribuem para a aprendizagem de pessoas com necessidades educacionais especiais.
- Que os estudantes sejam capazes de analisar e identificar os conceitos relacionados à estrutura, elementos, organização e gestão dos centros educacionais.
- Que os estudantes possam desenvolver a capacidade de análise, reflexão e autocrítica em relação à sua prática docente, a fim de melhorá-la.
- Que os estudantes sejam capazes de aplicar, de maneira crítica e reflexiva, o conhecimento adquirido ao longo dos estudos de mestrado na resolução prática das tarefas acadêmicas e profissionais propostas em relação à área da educação.
- Que os estudantes possam adquirir um hábito reflexivo que lhes permita autorregular seu processo de aprendizagem e registrar suas próprias ações e crenças com base nos resultados obtidos.
- Que os estudantes sejam capazes de desenvolver uma pesquisa com perfil profissionalizante, composto por uma proposta e/ou implementação de uma ação com o objetivo de responder às necessidades detectadas em um determinado contexto profissional real, relacionado à área de tecnologias na educação.
- Que os estudantes possam planejar e elaborar um projeto adaptado às necessidades de um determinado contexto.
- Que os alunos sejam capazes de identificar os elementos de um sistema de gestão no setor educacional e desenvolver objetivos e planos de ação para a gestão estratégica em diferentes contextos.
- Que os estudantes sejam capazes de analisar as características da inovação educacional de qualidade existente e preparar um projeto de inovação para um determinado contexto educacional.
- Que os estudantes sejam capazes de relacionar os mecanismos de gestão do conhecimento com os processos pedagógicos e identificar estratégias de inovação para o contexto educacional.
- Que os estudantes sejam capazes de descrever as ferramentas e técnicas para melhorar a eficiência do trabalho em equipe.
Enfoque Pedagógico
O programa não se limita à mera provisão de conteúdos, mas, como um curso universitário online de qualidade, uma série de ações pedagógicas são realizadas com o objetivo de promover a aprendizagem colaborativa (entre alunos e professores). Baseia-se na seguinte abordagem pedagógica:
- Modelo de formação de tipo colaborativo.
- Baseado em uma concepção dinâmica e socioconstrutivista de formação e aprendizagem.
- Avaliação dos processos de aprendizagem em relação ao conteúdo.
- Relevância do processo de aprendizagem em relação ao produto ou ao resultado.
- Estímulo à reflexão crítica do professor sobre sua prática docente e pensamento pedagógico.
- Envolvimento e atenção na totalidade da pessoa no processo de aprendizagem (dimensão afetiva, motivação, etc.).
- Método de trabalho próximo ao da pesquisa-ação.
- Grupos interativos e multiculturais.
Esse modelo é baseado em quatro eixos: alunos, professores, materiais e atividades, a partir de interações presentes em um campus virtual projetado especificamente para seguir este enfoque
Plano de estudos
O Mestrado em Educação consiste em três fases: uma primeira correspondente ao bloco comum de disciplinas; uma segunda fase que corresponde ao bloco de especialização; e a última fase, que consiste na elaboração do Projeto Final de Mestrado.
- 1ª PARTE: BLOCO COMUM
As disciplinas e créditos correspondentes que compõem a primeira parte são mostrados na tabela a seguir:
1ª PARTE: BLOCO COMUM | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | CREDITOS |
TOTAL | 48 | |
1 | Teorias da aprendizagem e bases metodológicas na formação | 4 |
2 | Aprendizagem estratégica e desenvolvimento profissional | 4 |
3 | Fatores de aprendizagem | 4 |
4 | Ação tutorial no sistema educativo | 4 |
5 | As TIC na aula | 4 |
6 | Interculturalidade e educação | 4 |
7 | Resolução e transformação de conflitos no âmbito escolar | 4 |
8 | Educação ambiental na educação formal | 4 |
9 | Fundamentos da educação especial: processos de atenção à diversidade | 4 |
10 | Organização e gestão de centros educativos | 4 |
11 | Metodologia da investigação científica | 4 |
12 | Portfólio I | 4 |
Uma vez concluído o bloco comum, o aluno deve cursar uma das seguintes especializações:
- 2ª PARTE: ESPECIALIZAÇÃO EM ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE CENTROS EDUCACIONAIS
As disciplinas e créditos correspondentes que compõem a segunda parte são mostrados na tabela a seguir:
2ª PARTE: ESPECIALIZAÇÃO EM ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE CENTROS EDUCATIVOS | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | CRÉDITOS |
TOTAL | 24 | |
1 | Planejamento e gestão de projetos | 4 |
2 | Planejamento e direção estratégica | 4 |
3 | Gestão do conhecimento e inovação na educação | 4 |
4 | Qualidade educativa, avaliação e inovação | 4 |
5 | Técnicas de direção de equipes de trabalho | 4 |
6 | Portfólio II | 4 |
- 3ª PARTE: PROJETO FINAL DE MESTRADO
No final do itinerário, o aluno conclui o programa com:
3ª PARTE: PROJETO FINAL DE MESTRADO | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | CRÉDITOS |
TOTAL | 18 | |
1 | Projeto Final de Mestrado | 15 |
2 | Portfólio III | 3 |
Descrições dos Cursos
1ª PARTE: BLOCO COMUM
- TEORIAS DA APRENDIZAGEM E BASES METODOLÓGICAS DA FORMAÇÃO
Teorias da aprendizagem: área de atuação pedagógica. A formação de pensamento prático e contextos de aprendizagem. Dimensões para uma formação coerente de professores. Metodologias docentes. Avaliação como recurso docente.
- APRENDIZAGEM ESTRATÉGICA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Aprendizagem reflexiva e estratégica; Conceitos relacionados a estratégias de aprendizagem; Ler e escrever para aprender; O papel do professor na condução do pensamento reflexivo; Aprendizagem cooperativa e construção conjunta de conhecimento; Avaliação de aprendizagem reflexiva e estratégica.
- FATORES DE APRENDIZAGEM
A complexidade do processo de aprendizagem; Da percepção à inteligência; Estilos de personalidade, estilos cognitivos e estilos de aprendizagem; Motivação; A percepção de risco e incerteza associada à modernização; Estratégias de aprendizagem.
- AS TIC NA AULA. APLICAÇÃO DIDÁTICA E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS
Aula conectada: educando na vida. Um mundo digital: uma cidadania digital responsável. O editorial é em aula. Artefatos digitais: usos e possibilidades. Dispositivos TIC.
- RESOLUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS NO ÁMBITO ESCOLAR
Ambiente escolar, conflitos e mediações: aspectos introdutórios. Na perspectiva da transformação: prática da mediação escolar. Resolução de conflitos no ambiente escolar. Resolução e transformação de conflitos: temas transversais para o ambiente escolar. Reacendendo experiências de transformação.
- AÇÃO TUTORIAL NO SISTEMA EDUCATIVO
Escola e tutoria. O professor como tutor. Técnicas e instrumentos para ação tutorial. O Plano de Ação Tutorial (PAT).
- INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO
Interculturalidade: discussões contemporâneas. Interculturalidade e educação intercultural. Educação intercultural. Didática, currículo e material didático em educação intercultural.
- EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO FORMAL
Ciências ambientais, fundamento da educação ambiental. Origens e evolução da educação ambiental. Educação ambiental: fundamentos e abordagens didáticas. Recursos para educação ambiental.
- FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROCESSOS DE ATENÇÃO À DIVERSIDADE
Educação especial no contexto das ciências da educação. Avaliação do aluno com necessidades educacionais especiais. Processo de formação para pessoas com necessidades educacionais especiais.
- ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE CENTROS EDUCATIVOS
Organização escolar em perspectiva: locais necessários. A organização dos centros educacionais: perspectivas teóricas. A gestão de centros educacionais. Tendências na gestão de centros educacionais.
- METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Essa disciplina deixa explícito que a metodologia da pesquisa científica é atualmente um corpo consolidado de conhecimento, uma ferramenta com critérios padronizados e transversais que permitem a comunicação do conhecimento em diferentes campos disciplinares, contextos e regiões do planeta. É a linguagem universal da ciência que permite o avanço em todos os campos por meio de intercâmbio, transferência de tecnologia, consenso e trabalho multidisciplinar.
- PORTFÓLIO
O que é portfólio? Objetivos do portfólio; Estrutura e conteúdo do portfólio; Entregas e gestão de portfólio no mestrado; Procedimentos e critérios de avaliação; Função do professor do portfólio.
2ª PARTE: ESPECIALIZAÇÃO EM ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE CENTROS EDUCATIVOS
- PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS
Características dos projetos; Metodologias de formulação de projetos; Gestão baseada em resultados; Projetos na área educacional; Projetos de aprendizagem e serviços; Transdisciplinaridade em projetos educacionais; Liderança e motivação; Estratégias para trabalho em equipe; Planejamento e gestão em projetos de educação.
- PLANEJAMENTO E DIREÇÃO ESTRATÉGICA
Da direção à gestão estratégica: evolução, referências, modelos e escolas; Direção estratégica em instituições de ensino; Planejamento estratégico: metodologias, procedimentos e processos; Planejamento estratégico em contextos educacionais, Experiências e boas práticas de planejamento estratégico em centros educacionais.
- GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO.
Fundamentos da gestão do conhecimento; Princípios, modelos e processos de gestão do conhecimento; Gestão do conhecimento em educação; Construção do conhecimento em contextos educacionais; Fundamentos da Inovação; Inovação na sociedade do conhecimento; Inovação na educação; Paradigmas da inovação na educação.
- QUALIDADE EDUCATIVA, AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO
Qualidade educacional: bases teóricas para sua compreensão; Tecnologias e qualidade educacional: tendências atuais; Gestão da qualidade na gestão de instituições de ensino; Padrões de qualidade das instituições de ensino; Avaliação no campo da educação; Tensões atuais em relação à avaliação em educação; Gestão de processos de avaliação educacional; Inovação pedagógica e educacional; Boas práticas de inovação na educação.
- TÉCNICAS DE DIREÇÃO DE EQUIPES DE TRABALHO
Equipes de trabalho; Como trabalhar em equipe; Sistemas de alto desempenho e direção participativa; Interação entre interesses individuais e coletivos; Liderança e equipes autodirigidas; Comunicação e feedback; Técnicas de trabalho em equipe: geração de ideias, análise de equipes, consenso e organização.
3ª PARTE: PROJETO FINAL DE MESTRADO
O Projeto Final de Mestrado é um trabalho escrito de pesquisa, elaboração e/ou criação de material ou propostas didáticas, relacionado ao campo da educação. O documento deve ser individual e original. A importância deste trabalho reside no fato de que o aluno deve revelar os conhecimentos e habilidades que adquiriu ao longo do curso de Mestrado.
Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.
Direção
Direção acadêmica
- Dra. Silvia Pueyo Villa. Diretora da Área de Línguas e Educação da Universidad Europea del Atlántico.
Professores e Autores
- Dra. Juliana Azevedo. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dra. Michele Borges. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dr. Yoanky Cordero Gómez. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dr. Kamil Giglio. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dr. Alexander Cordoves. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dra. Nívia Núñez. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dra. Viviane Sartori. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dra. Andresa Thomazzoni. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dr. Óscar Ulloa. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dra. Carolina Canales. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dr. Abel Quiñones. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dr. Héctor Lopez. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dra. Elsie Pérez. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dra. Verónica Rosado. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dr. Mário Durão. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dr. Marcelo Braz. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dra. Lilia Stevens. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dra. Cecilia Giuffra Palomino. Universidade Federal de Santa Catarina
- Dra. Carolina Schmitt Nunes. Universidade Federal de Santa Catarina
- Dra. (c) Claudia Cataño. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dra. Fernanda Fauth. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dra. (c) Karina Nossar. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dra. (c) Kathilça Souza. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dra. (c) Sandra Valente. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dra. (c) Estrella de la Rosa. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dr. Thomas Prola. Área de Formação de Professores FUNIBER
Bolsa de Trabalho
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, preencha formulário de solicitação de informação que aparece no portal da FUNIBER ou entre em contato diretamente com sede da fundação em seu país para saber se é necessário fornecer alguma informação adicional.
Uma vez recebida a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.