Mestrado em Educação com especialização em Organização e Gestão de Centros Educativos

Apresentação do Programa

A formação em gestão de centros constitui uma área de profissionalização e de interesse científico inquestionável em todo o mundo. A sociedade ocidental sabe que seu bem-estar futuro depende cada vez mais da qualidade de seu sistema educacional. A qualidade está relacionada tanto ao nível dos professores que ministram as aulas como, principalmente, à capacidade de gerenciar uma série de elementos inter-relacionados no centro e, ao mesmo tempo, gerenciar a equipe e a inovação e melhoria educacional.

O Mestrado em Educação com especialização em Organização e Gestão de Centros Educativos Constitui um diploma universitário de pós-graduação que visa atender aos desafios educacionais que tem o ensino de hoje, em diferentes níveis.

O programa integra conhecimento teórico-prático de forma multidisciplinar e propicia o desenvolvimento de uma visão holística sobre vários aspectos da área educacional, a fim de responder às necessidades atualmente colocadas pela formação especializada na gestão de centros educacionais.

A quem é dirigido

Bacharéis e licenciados em qualquer área do conhecimento que se dediquem ou queiram se dedicar ao ensino e que desejem receber formação específica sobre a implementação de tecnologias educacionais.

Titulação

A conclusão bem-sucedida do programa permitirá ao aluno obter a titulação de Mestrado em Educação com especialização em Organização e Gestão de Centros Educativos.

Estrutura do Programa

A duração do Mestrado em Educação com especialização em Organização e Gestão de Centros Educativos é de 25 meses.

A estrutura de créditos é mostrada na tabela a seguir:

  CREDITOSa HORAS
1ª Parte: Bloco Comum 48 480
2ª Parte: Especialização em Organização e Gestão de Centros Educativos 24 240
3ª Parte: Projeto Final de Mestrado 18 180
TOTAL 90 900

a. A equivalência em créditos pode variar dependendo da universidade em que se estuda. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 10 + 15 horas. Se o aluno cursa o Programa matriculado em uma universidade não pertencente ao Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES), a relação entre créditos - horas pode variar.

Objetivos

Objetivos Específicos

  • Que os estudantes sejam capazes de aplicar habilidades analíticas sobre as potencialidades de diferentes técnicas de aprendizagem no marco da concepção estratégica de ensino.
  • Que os alunos sejam capazes de identificar os conceitos relacionados à formação para as novas competências docentes que a sociedade atual exige.
  • Que os estudantes sejam capazes de analisar e descrever o processo de pesquisa científica globalmente, identificando os elementos e as etapas que compõem um projeto de pesquisa.
  • Que os estudantes sejam capazes de gerenciar corretamente os conteúdos psicológicos e pedagógicos a partir de uma perspectiva sistêmica, com o objetivo de desenvolver competências específicas para uma melhor prática docente.
  • Que os estudantes possam comparar, selecionar e adaptar as diferentes ferramentas de TIC à necessidade de um ambiente educacional específico.
  • Que os estudantes sejam capazes de analisar os fundamentos teóricos e práticos da interculturalidade e desenvolver abordagens didáticas que promovam a prática intercultural.
  • Que os estudantes possam analisar, contrastar e selecionar as técnicas e instrumentos da ação tutorial que culminam na elaboração de um plano de ação tutorial (PAT).
  • Que os estudantes sejam capazes de analisar e selecionar as estratégias relacionadas à resolução de conflitos mais apropriadas para a elaboração de um programa de mediação escolar.
  • Que os estudantes sejam capazes de interpretar e aplicar conhecimentos teórico-práticos relacionados à educação ambiental formal no planejamento do processo de ensino e aprendizagem.
  • Que os estudantes sejam capazes de analisar os fundamentos teóricos e práticos da estrutura de atenção à diversidade e selecionar as tecnologias de informação e comunicação que contribuem para a aprendizagem de pessoas com necessidades educacionais especiais.
  • Que os estudantes sejam capazes de analisar e identificar os conceitos relacionados à estrutura, elementos, organização e gestão dos centros educacionais.
  • Que os estudantes possam desenvolver a capacidade de análise, reflexão e autocrítica em relação à sua prática docente, a fim de melhorá-la.
  • Que os estudantes sejam capazes de aplicar, de maneira crítica e reflexiva, o conhecimento adquirido ao longo dos estudos de mestrado na resolução prática das tarefas acadêmicas e profissionais propostas em relação à área da educação.
  • Que os estudantes possam adquirir um hábito reflexivo que lhes permita autorregular seu processo de aprendizagem e registrar suas próprias ações e crenças com base nos resultados obtidos.
  • Que os estudantes sejam capazes de desenvolver uma pesquisa com perfil profissionalizante, composto por uma proposta e/ou implementação de uma ação com o objetivo de responder às necessidades detectadas em um determinado contexto profissional real, relacionado à área de tecnologias na educação.
  • Que os estudantes possam planejar e elaborar um projeto adaptado às necessidades de um determinado contexto.
  • Que os alunos sejam capazes de identificar os elementos de um sistema de gestão no setor educacional e desenvolver objetivos e planos de ação para a gestão estratégica em diferentes contextos.
  • Que os estudantes sejam capazes de analisar as características da inovação educacional de qualidade existente e preparar um projeto de inovação para um determinado contexto educacional.
  • Que os estudantes sejam capazes de relacionar os mecanismos de gestão do conhecimento com os processos pedagógicos e identificar estratégias de inovação para o contexto educacional.
  • Que os estudantes sejam capazes de descrever as ferramentas e técnicas para melhorar a eficiência do trabalho em equipe.

Enfoque Pedagógico

O programa não se limita à mera provisão de conteúdos, mas, como um curso universitário online de qualidade, uma série de ações pedagógicas são realizadas com o objetivo de promover a aprendizagem colaborativa (entre alunos e professores). Baseia-se na seguinte abordagem pedagógica:

  • Modelo de formação de tipo colaborativo.
  • Baseado em uma concepção dinâmica e socioconstrutivista de formação e aprendizagem.
  • Avaliação dos processos de aprendizagem em relação ao conteúdo.
  • Relevância do processo de aprendizagem em relação ao produto ou ao resultado.
  • Estímulo à reflexão crítica do professor sobre sua prática docente e pensamento pedagógico.
  • Envolvimento e atenção na totalidade da pessoa no processo de aprendizagem (dimensão afetiva, motivação, etc.).
  • Método de trabalho próximo ao da pesquisa-ação.
  • Grupos interativos e multiculturais.

Esse modelo é baseado em quatro eixos: alunos, professores, materiais e atividades, a partir de interações presentes em um campus virtual projetado especificamente para seguir este enfoque

Plano de estudos

O Mestrado em Educação consiste em três fases: uma primeira correspondente ao bloco comum de disciplinas; uma segunda fase que corresponde ao bloco de especialização; e a última fase, que consiste na elaboração do Projeto Final de Mestrado.

  • 1ª PARTE: BLOCO COMUM

As disciplinas e créditos correspondentes que compõem a primeira parte são mostrados na tabela a seguir:

Uma vez concluído o bloco comum, o aluno deve cursar uma das seguintes especializações:

  • 2ª PARTE: ESPECIALIZAÇÃO EM ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE CENTROS EDUCACIONAIS

As disciplinas e créditos correspondentes que compõem a segunda parte são mostrados na tabela a seguir:

  • 3ª PARTE: PROJETO FINAL DE MESTRADO

No final do itinerário, o aluno conclui o programa com:

3ª PARTE: PROJETO FINAL DE MESTRADO
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
TOTAL 18
1 Projeto Final de Mestrado 15
2 Portfólio III 3

Descrições dos Cursos

1ª PARTE: BLOCO COMUM

  1. TEORIAS DA APRENDIZAGEM E BASES METODOLÓGICAS DA FORMAÇÃO

    Teorias da aprendizagem: área de atuação pedagógica. A formação de pensamento prático e contextos de aprendizagem. Dimensões para uma formação coerente de professores. Metodologias docentes. Avaliação como recurso docente.

  2. APRENDIZAGEM ESTRATÉGICA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

    Aprendizagem reflexiva e estratégica; Conceitos relacionados a estratégias de aprendizagem; Ler e escrever para aprender; O papel do professor na condução do pensamento reflexivo; Aprendizagem cooperativa e construção conjunta de conhecimento; Avaliação de aprendizagem reflexiva e estratégica.

  3. FATORES DE APRENDIZAGEM

    A complexidade do processo de aprendizagem; Da percepção à inteligência; Estilos de personalidade, estilos cognitivos e estilos de aprendizagem; Motivação; A percepção de risco e incerteza associada à modernização; Estratégias de aprendizagem.

  4. AS TIC NA AULA. APLICAÇÃO DIDÁTICA E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS

    Aula conectada: educando na vida. Um mundo digital: uma cidadania digital responsável. O editorial é em aula. Artefatos digitais: usos e possibilidades. Dispositivos TIC.

  5. RESOLUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS NO ÁMBITO ESCOLAR

    Ambiente escolar, conflitos e mediações: aspectos introdutórios. Na perspectiva da transformação: prática da mediação escolar. Resolução de conflitos no ambiente escolar. Resolução e transformação de conflitos: temas transversais para o ambiente escolar. Reacendendo experiências de transformação.

  6. AÇÃO TUTORIAL NO SISTEMA EDUCATIVO

    Escola e tutoria. O professor como tutor. Técnicas e instrumentos para ação tutorial. O Plano de Ação Tutorial (PAT).

  7. INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO

    Interculturalidade: discussões contemporâneas. Interculturalidade e educação intercultural. Educação intercultural. Didática, currículo e material didático em educação intercultural.

  8. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO FORMAL

    Ciências ambientais, fundamento da educação ambiental. Origens e evolução da educação ambiental. Educação ambiental: fundamentos e abordagens didáticas. Recursos para educação ambiental.

  9. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROCESSOS DE ATENÇÃO À DIVERSIDADE

    Educação especial no contexto das ciências da educação. Avaliação do aluno com necessidades educacionais especiais. Processo de formação para pessoas com necessidades educacionais especiais.

  10. ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE CENTROS EDUCATIVOS

    Organização escolar em perspectiva: locais necessários. A organização dos centros educacionais: perspectivas teóricas. A gestão de centros educacionais. Tendências na gestão de centros educacionais.

  11. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

    Essa disciplina deixa explícito que a metodologia da pesquisa científica é atualmente um corpo consolidado de conhecimento, uma ferramenta com critérios padronizados e transversais que permitem a comunicação do conhecimento em diferentes campos disciplinares, contextos e regiões do planeta. É a linguagem universal da ciência que permite o avanço em todos os campos por meio de intercâmbio, transferência de tecnologia, consenso e trabalho multidisciplinar.

  12. PORTFÓLIO

    O que é portfólio? Objetivos do portfólio; Estrutura e conteúdo do portfólio; Entregas e gestão de portfólio no mestrado; Procedimentos e critérios de avaliação; Função do professor do portfólio.

2ª PARTE: ESPECIALIZAÇÃO EM ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE CENTROS EDUCATIVOS

  1. PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS

    Características dos projetos; Metodologias de formulação de projetos; Gestão baseada em resultados; Projetos na área educacional; Projetos de aprendizagem e serviços; Transdisciplinaridade em projetos educacionais; Liderança e motivação; Estratégias para trabalho em equipe; Planejamento e gestão em projetos de educação.

  2. PLANEJAMENTO E DIREÇÃO ESTRATÉGICA

    Da direção à gestão estratégica: evolução, referências, modelos e escolas; Direção estratégica em instituições de ensino; Planejamento estratégico: metodologias, procedimentos e processos; Planejamento estratégico em contextos educacionais, Experiências e boas práticas de planejamento estratégico em centros educacionais.

  3. GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO.

    Fundamentos da gestão do conhecimento; Princípios, modelos e processos de gestão do conhecimento; Gestão do conhecimento em educação; Construção do conhecimento em contextos educacionais; Fundamentos da Inovação; Inovação na sociedade do conhecimento; Inovação na educação; Paradigmas da inovação na educação.

  4. QUALIDADE EDUCATIVA, AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO

    Qualidade educacional: bases teóricas para sua compreensão; Tecnologias e qualidade educacional: tendências atuais; Gestão da qualidade na gestão de instituições de ensino; Padrões de qualidade das instituições de ensino; Avaliação no campo da educação; Tensões atuais em relação à avaliação em educação; Gestão de processos de avaliação educacional; Inovação pedagógica e educacional; Boas práticas de inovação na educação.

  5. TÉCNICAS DE DIREÇÃO DE EQUIPES DE TRABALHO

    Equipes de trabalho; Como trabalhar em equipe; Sistemas de alto desempenho e direção participativa; Interação entre interesses individuais e coletivos; Liderança e equipes autodirigidas; Comunicação e feedback; Técnicas de trabalho em equipe: geração de ideias, análise de equipes, consenso e organização.

3ª PARTE: PROJETO FINAL DE MESTRADO

O Projeto Final de Mestrado é um trabalho escrito de pesquisa, elaboração e/ou criação de material ou propostas didáticas, relacionado ao campo da educação. O documento deve ser individual e original. A importância deste trabalho reside no fato de que o aluno deve revelar os conhecimentos e habilidades que adquiriu ao longo do curso de Mestrado.


Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

Direção acadêmica

  • Dra. Silvia Pueyo Villa. Diretora da Área de Línguas e Educação da Universidad Europea del Atlántico.

Professores e Autores

  • Dra. Juliana Azevedo. Área de Formação de Professores FUNIBER
  • Dra. Michele Borges. Área de Formação de Professores FUNIBER
  • Dr. Yoanky Cordero Gómez. Área de Formação de Professores FUNIBER
  • Dr. Kamil Giglio. Área de Formação de Professores FUNIBER
  • Dr. Alexander Cordoves. Área de Formação de Professores FUNIBER
  • Dra. Nívia Núñez. Área de Formação de Professores FUNIBER
  • Dra. Viviane Sartori. Área de Formação de Professores FUNIBER
  • Dra. Andresa Thomazzoni. Área de Formação de Professores FUNIBER
  • Dr. Óscar Ulloa. Área de Formação de Professores FUNIBER
  • Dra. Carolina Canales. Área de Formação de Professores FUNIBER
  • Dr. Abel Quiñones. Área de Formação de Professores FUNIBER
  • Dr. Héctor Lopez. Área de Formação de Professores FUNIBER
  • Dra. Elsie Pérez. Área de Formação de Professores FUNIBER
  • Dra. Verónica Rosado. Área de Formação de Professores FUNIBER
  • Dr. Mário Durão. Área de Formação de Professores FUNIBER
  • Dr. Marcelo Braz. Área de Formação de Professores FUNIBER
  • Dra. Lilia Stevens. Área de Formação de Professores FUNIBER
  • Dra. Cecilia Giuffra Palomino. Universidade Federal de Santa Catarina
  • Dra. Carolina Schmitt Nunes. Universidade Federal de Santa Catarina
  • Dra. (c) Claudia Cataño. Área de Formação de Professores FUNIBER
  • Dra. Fernanda Fauth. Área de Formação de Professores FUNIBER
  • Dra. (c) Karina Nossar. Área de Formação de Professores FUNIBER
  • Dra. (c) Kathilça Souza. Área de Formação de Professores FUNIBER
  • Dra. (c) Sandra Valente. Área de Formação de Professores FUNIBER
  • Dra. (c) Estrella de la Rosa. Área de Formação de Professores FUNIBER
  • Dr. Thomas Prola. Área de Formação de Professores FUNIBER

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha formulário de solicitação de informação que aparece no portal da FUNIBER ou entre em contato diretamente com sede da fundação em seu país para saber se é necessário fornecer alguma informação adicional.

Uma vez recebida a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.