Mestrado em Gestão da Qualidade dos Serviços de Saúde

Apresentação do Programa

O Mestrado em Gestão da Qualidade dos Serviços de Saúde é um programa que visa formar pessoas com elevado nível de competência técnica, sentido ético profissional e compromisso social; atualizando e aprofundando o conhecimento dos profissionais para que contribuam na identificação e solução dos problemas de saúde e gestão relacionados à qualidade, melhorando, assim, seu desempenho profissional e investigativo.

As instituições de saúde são muito importantes nas comunidades, pois prestam seus serviços e promovem e protegem a saúde individual e coletiva das pessoas. Prestar serviços de qualidade é de grande importância, já que ajuda a controlar as variáveis ​​que afetam o bem-estar das pessoas.

A gestão adequada desses serviços é fundamental para atingir os objetivos e proporcionar à população uma atenção oportuna à saúde que melhore sua qualidade de vida.

O Mestrado proposto visa dotar o estudante de um nível atual de pensamento estratégico capaz de enfrentar imprevistos, identificar corretamente os problemas e apresentar as soluções mais adequadas.

A quem é dirigido

Profissionais da área da saúde que pretendam obter formação destinada ao desempenho de funções de gestão da qualidade nos serviços de saúde em qualquer uma das suas áreas (profissional ou de pesquisa).

Titulação

A conclusão bem-sucedida do programa permitirá a obtenção do título de Mestre em Gestão da Qualidade dos Serviços de Saúde.

Ao finalizar o programa, o aluno receberá o título emitido pela universidade onde ele se matriculou.

Estrutura do Programa

A estrutura de créditos do programa de Mestrado em Gestão da Qualidade dos Serviços de Saúde é mostrada na tabela a seguir. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:

MÓDULOS CRÉDITOSa
Disciplinas obrigatórias 80
Projeto Final do Mestrado 10
TOTAL 90

a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.

Duração

O Mestrado em Gestão da Qualidade dos Serviços de Saúde tem 90 créditos.
A duração do Mestrado em Gestão da Qualidade dos Serviços de Saúde varia de 12 a 24 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve ter sido aprovado em todas as avaliações correspondentes, bem como no Projeto Final.

Objetivos

Objetivo geral

Formar profissionais de saúde especializados em gestão da saúde e da qualidade, que sejam capazes de interpretar, analisar e aplicar os diferentes conceitos adquiridos ao longo do programa, alcançando a capacidade de realizar um diagnóstico organizacional adequado, gerar um projeto ideal para a implementação do sistema de gestão da qualidade e propor linhas de intervenção para a melhoria contínua dos processos de gestão nas organizações de saúde.

Objetivos Específicos

  • Determinar critérios para um planejamento estratégico adequado, de forma a otimizar os processos de gestão nas organizações de saúde.
  • Estruturar ferramentas de identificação, conhecimento e aplicação dos diferentes aspectos gerais, normativos e comparativos do sistema de gestão da qualidade nas instituições de saúde.
  • Desenvolver técnicas adequadas no âmbito educacional para a identificação, definição e avaliação de um diagnóstico organizacional em instituições de saúde no âmbito da qualidade total.
  • Integrar conhecimentos e habilidades a fim de estruturar e esquematizar estratégias de elaboração e implementação eficaz do sistema de gestão da qualidade com base na gestão de processos.
  • Determinar ferramentas e habilidades para obter a capacidade de elaborar e desenvolver processos de monitoramento, avaliação e controle da qualidade em saúde, bem como definir e apresentar ao estudante os processos de auditoria do sistema de gestão.
  • Estruturar e integrar a liderança e a comunicação efetiva com os pacientes, colaboradores e comunidade, bem como com todos os profissionais administrativos e de saúde.
  • Contribuir para a otimização da qualidade dos serviços, processos assistenciais e administrativos, de forma a alcançar a sua melhoria contínua e, consequentemente, a melhoria dos índices de saúde da comunidade.
  • Promover o desenvolvimento de pesquisas voltadas à gestão em saúde e à gestão da qualidade.

Saídas Profissionais

Após a conclusão do mestrado, o profissional estará apto a participar direta ou indiretamente das atividades relacionadas à gestão da qualidade na área da saúde, auxiliando as organizações de saúde na implantação de um modelo de gestão da qualidade e segurança assistencial, bem como será capaz de orientar os processos de obtenção da acreditação correspondente. Por outro lado, poderá atuar como docente e pesquisador.

Plano de estudos

O programa de Mestrado em Gestão da Qualidade dos Serviços de Saúde tem uma estrutura curricular baseada em quatro partes de formação complementares que buscam alcançar uma formação integral:

  • 1a PARTE: GESTÃO SANITÁRIA (32 CRÉDITOS)

A primeira parte visa proporcionar uma formação teórica e prática com conhecimentos atuais em gestão da saúde.

As disciplinas e horas correspondentes que compõem a primeira parte são apresentadas na tabela abaixo:

1a PARTE: GESTÃO SANITÁRIA
# DISCIPLINAS CRÉDITOSa HORASa
1 Cultura e clima organizacional 4 64
2 Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional 4 64
3 Bioética geral 4 64
4 Gestão estratégica de RH 4 64
5 Gestão de serviços de saúde 4 64
6 Economia da saúde 4 64
7 Planejamento sanitário 4 64
8 Comunicação assistencial 4 64
  TOTAL 32 512

a. O número de horas e créditos pode variar dependendo da universidade a titular.

  • 2a QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE SAÚDE (45 CRÉDITOS)

A segunda parte estimula o desenvolvimento de competências específicas para a gestão da qualidade nos serviços de saúde.

As disciplinas e horas correspondentes que compõem a segunda parte são apresentadas na tabela abaixo:

2a PARTE: QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE SAÚDE
# DISCIPLINAS CRÉDITOSa HORASa
1 Gestão da qualidade: introdução à qualidade assistencial 5 80
2 Qualidade e diagnóstico organizacional em saúde 5 80
3 Criação e implementação de sistemas de gestão da qualidade em saúde 5 80
4 Segurança do paciente 5 80
5 Métodos e ferramentas para monitoramento, avaliação e controle da qualidade 5 80
6 Auditoria do sistema de gestão da qualidade em saúde 5 80
7 Ferramentas de qualidade para melhoria contínua 5 80
8 Norma ISO 9001: 2015 e sua aplicação no setor de saúde 5 80
9 Modelos EFQM e Joint Commission International 5 80
  TOTAL 45 720

a. O número de horas e créditos pode variar dependendo da universidade a titular.

  • 3a PARTE: PESQUISA (8 CRÉDITOS)

A terceira parte visa fornecer conhecimentos e ferramentas para desenvolver o Projeto Final/Dissertação de Mestrado.

As disciplinas e horas correspondentes que compõem a segunda parte são apresentadas na tabela abaixo:

3a PARTE: PESQUISA
# DISCIPLINAS CRÉDITOSa HORASa
1 Epidemiologia 5 80
2 Metodologia da pesquisa científica 3 48
  TOTAL 8 128

a. O número de horas e créditos pode variar dependendo da universidade a titular.

  • 4a PARTE: PROJETO FINAL/DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (15 CRÉDITOS)

O Projeto Final/Dissertação de Mestrado visa apresentar um trabalho completo que evidencie o desenvolvimento total de um projeto, contemplando a possibilidade da sua execução concreta, de acordo com as orientações e detalhamentos da proposta apresentada.

4a PARTE: PROJETO FINAL/DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
# DISCIPLINAS CRÉDITOSa HORASa
1 Projeto Final/Dissertação de Mestrado 15 240
  TOTAL 15 240

a. O número de horas e créditos pode variar dependendo da universidade a titular.


Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar sujeito a pequenas modificações, dependendo das atualizações ou melhorias realizadas.

Direção

Direção acadêmica

  • Dr. Maurizio Battino. Diretor da Área de Saúde e Nutrição da Fundação Universitária Iberoamericana. Pesquisador em Bioquímica e docente da Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione.

Coordenação Geral Acadêmica

  • Dra. Irma Domínguez Azpíroz. Coordenadora Internacional da Área da Saúde. Candidata a Doutora em Educação. Mestrado Internacional em Nutrição e Dietética. Mestrado em Atividade Física: Treinamento e Gestão Esportiva

Coordenação do Programa

  • Dra. (c) Vivian Lipari Zegarra. Candidata a Doutora. Mestrado em Saúde Pública pela Universidad de Chile e Ma. (c) em Administração de Serviços de Saúde da Universidad Federico Villarreal de Perú.

Professores e Autores

  • Dr. Diego Gómez. Doutorado em Saúde Pública Internacional pela Universidade de Lisboa. Professor da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Ricardo Almeida. Doutorado em Educação. Professor da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Silvia Quer. Doctora en Psicología Clínica por la Universidad Autónoma de Barcelona. Profesora de la Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Karen Adams. Doutorado em Saúde Pública pela Universidad Cayetano Heredia.
  • Dr. Emmanuel Soriano. Doutorado em Ciências do Ensino Superior. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Oscar Ulloa. Doutorado em Educação. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Fidel Ortiz. Doutorado em Ciências Econômicas. Pesquisador e Consultor Empresarial da Universidad Hermanos Saíz de Pinar del Río.
  • Dra. María Guadalupe Ramírez. Doutorado em Ciências da Saúde Pública e Graduação em Psicologia pelo Centro Universitario de Ciencias de la Salud da Universidad de Guadalajara.
  • Dra. María del Pilar Gómez. Doutorado em Ciências da Saúde Pública pela Universidad de Guadalajara. Mestrado em Epidemiologia pela Universidad del Valle. Especialização em Gestão de Instituições de Saúde e Especialização em Epidemiologia pela Fundación universitaria del Área Andina.
  • Dra. María Angélica Alonso. Doutorado em Ciências da Saúde Pública e Graduação em Saúde Pública.
  • Ma. Gabriela Mendieta Ramírez. Mestrado em Administração em Gestão Organizacional. Especialização em Saúde Pública. Graduação em Nutrição
  • Ma. Lucía Elena Vassallo Gjurinovic. Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde. Graduação em Odontologia
  • Ma. Verónica Lopes. Mestrado em Enfermagem Comunitária e Saúde Pública pelo Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Saúde, Setúbal de Portugal. Professora da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Ma. Tania Herrera Martínez Master of Business da The University of Queensland (Austrália). Mestrado em Gestão para a Globalização pela Universidad de Chile e Mestrado em Saúde Pública pela Universidad de Chile. Graduação em Medicina pela Universidad de Chile.
  • Ma. Stefanía Carvajal. Mestrado em Gestão Estratégica de Organizações de Saúde. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.