Mestrado em Gestão de Serviços de Atenção Primária de Saúde

Apresentação do Programa

As instituições de saúde são muito importantes nas comunidades, pois prestam serviços, promovem e protegem a saúde individual e coletiva das pessoas. A atenção primária à saúde faz parte desses serviços e, por isso, é de grande importância, pois contribui para o controle das variáveis que afetam tanto os sistemas de saúde quanto o bem-estar das pessoas. Sua principal função é alcançar a cobertura e o acesso universais à saúde, sendo que seu principal objetivo é aproximar os serviços sanitários de todos os indivíduos e famílias que deles necessitam. A gestão adequada desses serviços é de suma importância para atingir os objetivos e oferecer assistência médica oportuna e de qualidade à população.

O Mestrado em Gestão de Serviços de Atenção Primária à Saúde é um programa que busca fornecer o conhecimento e as habilidades necessárias para melhorar a prestação de serviços de atenção primária à saúde por meio da geração e implementação de ações voltadas para esse fim.

O programa busca uma visão global do conhecimento em gestão, estimulando o pensamento crítico para a solução de problemas, direcionando o trabalho do profissional para a eficácia e a eficiência dos processos associados ao seu trabalho, fortalecendo assim seu desenvolvimento e desempenho profissional.

O Mestrado também busca oferecer uma nova abordagem de acordo com as mudanças nos ambientes externos e internos relacionados à atenção primária, tudo isso para fortalecer e aprimorar a gestão dos serviços destinados a esse fim.

A quem é dirigido

Profissionais com diploma de bacharel em cursos relacionados à saúde, administração e engenharias biomédicas. O tipo de aluno em potencial busca adquirir conhecimentos no campo da gestão relacionada à atenção primária à saúde, aprofundando-se nos tópicos mais relevantes que o capacitarão a atuar em intervenções desse tipo. Eles estão interessados em uma formação complementar e específica que lhes permita aprofundar ou atualizar suas habilidades profissionais em gestão sanitária, o que lhes possibilitará um desempenho mais eficiente em seu trabalho; ou que esses estudos aumentem suas chances de encontrar emprego; ou ofereçam uma diferença qualitativa, dado o ambiente profissional competitivo.

Titulação

A conclusão com sucesso do Programa permitirá obter o diploma de Mestrado em Gestão de Serviços de Atenção Primária à Saúde.

Após a conclusão bem-sucedida do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.

Estrutura do Programa

A estrutura de créditos do programa de Mestrado em Gestão de Serviços de Atenção Primária de Saúde é mostrada na tabela a seguir. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:

MÓDULOS E DISCIPLINAS CRÉDITOSa
Disciplinas obrigatórias 80
Projeto Final do Mestrado 10
TOTAL 90

a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.

Duração

O Mestrado em Gestão de Serviços de Atenção Primária de Saúde tem 90 créditos.
A duração do Mestrado em Gestão de Serviços de Atenção Primária de Saúde varia de 12 a 24 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve ter sido aprovado em todas as avaliações correspondentes, bem como no Projeto Final.

Objetivos

Objetivo geral

  • Formar especialistas com perfil multidisciplinar que adquiram conhecimentos e ferramentas para interpretar adequadamente os elementos conceituais da saúde no nível da atenção primária à saúde, a fim de aplicá-los de acordo com a realidade de cada organização e comunidade.

Objetivos específicos

Os objetivos educacionais do Mestrado em Gestão de Serviços de Atenção Primária à Saúde são:

  • Fortalecer a base teórica e metodológica da atenção primária à saúde.
  • Valorizar a importância e introduzir o processo educacional no trabalho profissional, tanto em ações individuais quanto coletivas.
  • Contribuir para a melhoria contínua dos serviços de saúde em que trabalha, com ênfase na qualidade e inovação dos processos.
  • Desenvolver habilidades, aptidões, atitudes e capacidades para a implementação de uma gestão eficaz da atenção primária.
  • Estabelecer comunicação e liderança eficazes com os indivíduos, a família e a comunidade, bem como com a equipe de saúde sob seus cuidados.
  • Contribuir para a melhoria dos serviços de saúde para atender às necessidades reais e potenciais de saúde das pessoas.

Saídas Profissionais

Os graduados desse programa poderão trabalhar no campo da gestão da atenção primária de saúde em diferentes organizações de saúde, centros de atenção primária e centros de cuidados sociais e sanitários públicos ou privados.

Por outro lado, podem trabalhar como Professores e Pesquisadores.

Observação: O exercício das profissões é regulamentado pela legislação de cada país.

Plano de estudos

O Mestrado em Gestão de Serviços de Atenção Primária à Saúde tem uma duração total de 90 créditos. O programa tem uma estrutura curricular baseada em duas partes complementares de formação, a fim de obter uma formação abrangente:

1ª PARTE: DISCIPLINAS (80 CRÉDITOS)

A primeira parte inclui disciplinas que vão desde a compreensão da atenção primária e dos determinantes sociais da saúde até habilidades e ferramentas de gestão sanitária. Espera-se que os alunos proponham intervenções adequadas, elaborem pesquisas e programas de saúde, bem como estratégias de avaliação e monitoramento, para que tenham habilidades essenciais para trabalhar na gestão da atenção primária.

As disciplinas que compõem a primeira parte são mostradas na tabela a seguir:

TIPO DE DISCIPLINA MÓDULOS E DISCIPLINAS CRÉDITOSa
  MÓDULO 1: BLOCO OBRIGATÓRIO  
Obrigatório
Determinantes sociais em saúde 4
Sistemas de saúde baseados em atenção primária 4
Comunicação assistencial 3
Educação para a saúde 4
Elaboração e avaliação de projetos de atenção primária à saúde 4
Promoção da saúde e participação cidadã 4
Epidemiologia 4
Gestão Serviços de Saúde 4
Economia 4
Gestão estratégica de recursos humanos 4
Planejamento sanitário 4
Estrutura e mudança organizacional 3
Atenção integrada em saúde 4
Resolução/Transformação de Conflitos no âmbito sanitário 3
Qualidade assistencial e segurança dos pacientes 4
Metodologia da Pesquisa Científica 4
Visualização de dados para tomada de decisões 4

a. A equivalência em créditos pode variar dependendo da universidade do diploma.

2ª PARTE: PROJETO FINAL DE MESTRADO (10 CRÉDITOS)

O Projeto Final de Mestrado ou Trabalho de Conclusão de Graduação, cuja carga horária é de 10 créditos, tem como objetivo apresentar um trabalho completo que mostre o desenvolvimento total de um projeto, contemplando a possibilidade de sua execução concreta, de acordo com as diretrizes e os detalhes da proposta apresentada.

TIPO DE DISCIPLINA MÓDULOS E DISCIPLINAS CRÉDITOSa
  MÓDULO 2: PROJETO FINAL DE MESTRADO  
Obrigatório
Projeto Final do Mestrado 10

a. A equivalência em créditos pode variar dependendo da universidade do diploma.

Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar sujeito a pequenas modificações, dependendo de atualizações ou melhorias.

Direção

Direção Acadêmica

  • Dr. Maurizio Battino. Diretor da Área de Saúde e Nutrição da Fundação Universitária Iberoamericana. Pesquisador em Bioquímica e professor na Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione.

Coordenação Geral Acadêmica

  • Dra.(c) Irma Domínguez Azpíroz. Coordenadora Internacional da Área da Saúde. Doutoranda em Educação. Mestra Internacional em Nutrição e Dietética. Mestra em Atividade Física: Treinamento e Gestão Esportiva.

Coordenação do Programa

  • Dra. (c) Vivian Lipari Zegarra. Doutoranda. Mestre em Saúde Pública pela Universidad de Chile e Mestranda em Administração de Serviços de Saúde na Universidad Federico Villarreal, no Peru.

Professores e Autores

  • Dra. Anai Garcia Fariñas. Doutora em Ciências da Saúde e Mestre em Economia da Saúde pela Escuela Nacional de Salud Pública de Cuba.
  • Dr. Arturo Salazar Campos. Doutor em Educação pelo Instituto de Estudios Superiores en Educación por Competencias, México. Mestre em Saúde Pública, Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo, México.
  • Dr. Diego Gómez. Doutor em Saúde Pública Internacional com Especialização em Políticas de Saúde e Desenvolvimento pela Universidade Nova de Lisboa. Pós-graduação (Doutorado) em Saúde e Segurança Ocupacional pela Universidade do Porto. Especialista em Segurança Ocupacional pelo Politécnico Colombiano Jaime Isaza Cadavid.
  • Dr. Ernesto Bautista Thompson. Doutor em Ciências da Computação pelo Centro de Pesquisa em Computação do Instituto Politécnico Nacional, México. Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidad Nacional Autónoma do México.
  • Dra. Gabriela Grover. Doutora em Ciências da Saúde Pública pela Universidad de Guadalajara.
  • Dr. Lucas Pina. Doutor em Medicina pela Universidad de Buenos Aires. Mestre em Gestão Direção Estratégica e em Saúde pela Universidad Europea del Atlántico. Mestre em Educação pela Universidad de Jaén, Espanha.
  • Dra. (c) María Eugenia Luna Borgaro. Doutoranda. Mestra em Direção de Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento pela Universidad de León.
  • Dr. Óscar Ulloa. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Mestre em Desenvolvimento Comunitário pela Universidad Central Marta Abreu de Las Villas, Cuba. Especialista em Formação de Assistentes Sociais e Graduado em Psicologia.
  • Mg. Emilse Galeano. Mestra em Gestão Estratégica de Organizações de Saúde pela Universidad Internacional Iberoamericana, México. Especialista em Planejamento estratégico e gestão da qualidade em hospitais e instituições de saúde pela Universidade CAECE, Argentina.
  • Mg. Lucía Vassallo. Mestra em Gestão de Serviços de Saúde pela Universidad de San Martín de Porres, Peru. MBA Project Management pelo Instituto Europeo de Postgrado.
  • Mg. Pedro Ibarra. Mestre em Ciências de Enfermagem e Gestão Sanitária pela Universidad Europea del Atlántico, Espanha.
  • Mg. Stefanía Carvajal. Mestra em Direção Estratégica de Organizações de Saúde. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Mg. Zayra Queb. Mestra em Matemática Educacional pelo Instituto Campechano, México.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.