Apresentação do Programa
As empresas de hoje, com o digital e universal como base, precisam de profissionais de negócios multitarefa que trabalhem global e analiticamente, e que tenham as habilidades para solucionar questões avançadas da Internet, auxiliados pelo que há de mais moderno em marketing: os Big Data.
Como resposta, trazemos este mestrado, que promove a formação de profissionais e estudantes para que tenham a capacidade de reagir a este grande desafio: a proposta comercial singular, fundamentada pelos dados apropriados, selecionados pelos procedimentos do Big Data.
Assim, oferecemos conhecimentos de vanguarda em uma aprendizagem diferente, que fornece aos estudantes novas e eficientes ferramentas para resolver problemas complexos de negócios, unindo o digital e o Big Data, o mais inovador do marketing atual.
Portanto, o Mestrado em Marketing Digital e Big Data aprofunda-se nas questões fundamentais dessa nova tendência comercial, tais como marketing multidispositivo, publicidade na Internet e mecanismos de busca (SEO e SEM), mídias sociais, mobile marketing e Big Data.
Consequentemente, os alunos que concluírem este mestrado estarão aptos a resolver problemas complexos com a ajuda do marketing digital e do Big Data, que são as ferramentas do futuro nas empresas.
A quem é dirigido
Este programa, de natureza eminentemente profissional, é destinado a profissionais que desejam se desenvolver na área do Marketing Digital e do Big Data, bem como a estudantes que desejam melhorar sua competência digital para um desempenho eficaz no mercado de trabalho.
Portanto, será especialmente destinado a:
- Gerentes com vocação para o desenvolvimento de negócios em ambientes on-line.
- Profissionais que procuram adquirir habilidades completas na área do Marketing Digital, e-Business e Big Data.
- Empreendedores que querem lançar sua própria start-up.
- Estudantes que querem concentrar seu desenvolvimento profissional com garantias nos ramos do marketing on-line, da comunicação via Internet, do Big Data e dos sistemas de massivos de captura, armazenamento e análise de informações.
- Profissionais que querem liderar a transformação e a transição de sua empresa para o ambiente digital.
Titulação
A superação com sucesso do programa permitirá a obtenção do título de Mestrado em Marketing Digital e Big Data.
Após a conclusão bem-sucedida do programa, o estudante receberá o título emitido pela universidade em que tenha se matriculado.
Estrutura do Programa
A estrutura de créditos do programa de Mestrado em Marketing Digital e Big Data é mostrada na tabela a seguir. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:
CRÉDITOSa | |
---|---|
Módulo 1: Fundamentos da administração e do marketing | 11 |
Módulo 2: Análise da oferta | 24 |
Módulo 3: Análise do consumidor | 16 |
Módulo 4: Novos paradigmas | 7 |
Módulo 5: Big Data | 22 |
Módulo 6: Projeto Final do Mestrado | 10 |
TOTAL | 90 |
a. A equivalência em créditos pode variar dependendo da universidade que concede o título. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a relação entre créditos e horas pode variar.
Duração
O Mestrado em Marketing Digital e Big Data tem 90 créditos.
A duração do Mestrado em Marketing Digital e Big Data varia de 12 a 24 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve ter sido aprovado em todas as avaliações correspondentes, bem como no Projeto Final.
Objetivos
Formar profissionais que dominem as estratégias de marketing on-line, utilizando tecnologias e técnicas de Big Data para o benefício da empresa.
Ao final do Mestrado, os alunos estarão capacitados para:
- Dominar a gestão estratégica eficaz do marketing em ambientes on-line.
- Definir estratégias de sucesso por meio dos diferentes canais digitais de vendas, tais como redes sociais e marketing multidispositivo.
- Utilizar com eficácia a inovação em ambientes on-line para atender a objetivos comerciais e corporativos predefinidos.
- Desenvolver ações de comunicação e criação de conteúdo comercial e corporativo em mídias sociais e digitais.
- Dominar os diferentes modelos de business intelligence e algoritmos do deep learning para a modelagem de um sistema de Big Data que solucione um determinado problema empresarial.
- Definir e desenvolver um sistema de Big Data que combine técnicas de captura, armazenamento, análise e visualização.
- Dominar os aspectos legais de aplicação relativos à captura, armazenamento e uso dos dados de usuários.
- Antecipar os riscos e benefícios da aplicação de técnicas de processamento de dados em massa em uma situação real.
Saídas Profissionais
Algumas das saídas profissionais do mestrado:
- Diretor de comunicação corporativa on-line
- Diretor de marketing on-line
- Gerente de e-Business
- Gerente de publicidade/promoção on-line
- Customer Relationship Manager
- Empreendedor em uma empresa de marketing digital
- Gerente de projetos de big data
- Gerente de business intelligence
- Analista sênior
- BI Consultant
- Analista sênior de big data
- Técnico de Business Intelligence
- Consultor sênior BI
Plano de estudos
O programa de Mestrado em Marketing Digital e Big Data consiste em seis módulos, incluindo cinco módulos de disciplinas e o Projeto Final do Mestrado.
- MÓDULO 1: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO E DO MARKETING
Este módulo oferece o conhecimento fundamental para atuar no marketing empresarial, com uma disciplina dedicada à administração e gestão de empresas e outra aos fundamentos do marketing.
MÓDULO 1: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO E DO MARKETING | ||
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# | DISCIPLINAS | CRÉDITOS |
1 | Administração e direção de empresas | 4 |
2 | Marketing | 7 |
TOTAL | 11 |
- MÓDULO 2: ANÁLISE DA OFERTA
Este módulo visa proporcionar uma formação sólida em relação aos diferentes aspectos que a oferta deve contemplar: comércio eletrônico, mídias sociais e web marketing com base em uma aprendizagem genuína e reflexiva.
MÓDULO 2: ANÁLISE DA OFERTA | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | CRÉDITOS |
1 | Marketing digital e e-commerce | 8 |
2 | Digital display advertising | 8 |
3 | Social media management | 8 |
TOTAL | 24 |
- MÓDULO 3: ANÁLISE DO CONSUMIDOR
Este módulo inclui disciplinas que promovem o estudo e análise do consumidor durante todo o processo de comercialização e seu impacto sobre o principal ativo da empresa a longo prazo: sua reputação no mercado on-line.
MÓDULO 3: ANÁLISE DO CONSUMIDOR | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | CRÉDITOS |
1 | Comportamento do consumidor digital | 8 |
2 | Reputação on-line | 8 |
TOTAL | 16 |
- MÓDULO 4: NOVOS PARADIGMAS
Este módulo visa analisar em profundidade o principal paradigma do futuro processo de comercialização: o mobile marketing, a adaptação da promoção a contextos tempo-espaciais específicos a fim de afinar a personalização da oferta.
MÓDULO 4: NOVOS PARADIGMAS | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | CRÉDITOS |
1 | Mobile marketing | 7 |
- MÓDULO 5: BIG DATA
Neste módulo, visa-se a aquisição de um profundo conhecimento sobre Big Data e Smart Data, tanto do ponto de vista teórico como técnico, e, finalmente, aplicado ao processo de comercialização profundamente personalizado de produtos e serviços.
MÓDULO 5: BIG DATA | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | CRÉDITOS |
1 | Tecnologias big data | 7 |
2 | Técnica e prática do big data | 8 |
3 | Big data aplicado ao marketing e à comunicação | 7 |
TOTAL | 22 |
- MÓDULO 6: PROJETO FINAL DE MESTRADO
Este módulo tem como objetivo que o aluno apresente um documento completo que apresente uma projeto-proposta que responda a uma necessidade identificada relacionada ao campo do Marketing e do Big Data. O trabalho será supervisionado por um especialista no campo de estudo proposto pelo aluno.
MÓDULO 6: PROJETO FINAL DE MESTRADO | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | CRÉDITOS |
1 | Projeto Final do Mestrado | 10 |
Descrições dos Cursos
MÓDULO 1: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO E DO MARKETING
- Administração e direção de empresas
Esta disciplina apresenta ao aluno os conceitos e as técnicas de administração e direção de empresas, ajudando a compreender o significado, a natureza e o alcance da função de administrar uma empresa ou gerenciar um de seus subsistemas. Propicia uma visão geral da empresa, suas funções, processos e componentes, possibilita compreender a linguagem empresarial e dos negócios.
- Aplicação do processo administrativo à tomada de decisões.
- Análise das áreas funcionais e suas inter-relações nos três níveis hierárquicos para alcançar os objetivos organizacionais.
- Comunicação organizacional para solução de problemas, mediação e geração de ideias. Abordagem sociológica e jurídica da empresa em direção à geração de estratégias para um bom ambiente e o cumprimento das leis.
- Métodos quantitativos para análise de decisões.
- Novas tendências na tomada de decisões.
- Criação de empresas a partir de uma abordagem inovadora
- Marketing
Esta disciplina tem como objetivo entender o funcionamento do marketing e das vendas na empresa, introduzindo os conceitos e técnicas de marketing e gestão comercial, e para entender o significado, natureza e escopo da função comercial.
- Organização, gestão e direção comercial.
- Gestão de marcas e dos produtos ou serviços.
- Política de preços e posicionamento.
- Comercialização e distribuição do produto ou serviço.
- Técnicas de marketing, vendas e negociação comercial.
- Análise comercial e adaptação às mudanças do mercado.
- Comércio eletrônico e marketing on-line.
- Plano de ação comercial.
MÓDULO 2: ANÁLISE DA OFERTA
- Marketing digital e e-commerce
Esta disciplina proporciona uma compreensão da mudança de paradigma off-line ao modelo on-line. Sob estas duas filosofias de comercialização, permite a identificação e gestão da clientela, desde a captação até a fidelização. Apresenta também estratégias e modelos para medir o êxito de campanhas comerciais, especialmente no ambiente on-line.
- MARKETING DIGITAL: ANÁLISE DE CUSTOS E BENEFÍCIOS ACERCA DO MARKETING TRADICIONAL
- CUSTUMER JOURNEY E MARKETING DIGITAL
- CRIAÇÃO DE AWARENESS - VISIBILIDADE - PARA CAPTAR A ATENÇÃO DO CLIENTE
- ESTRATÉGIAS DE CONVERSÃO, EXPERIÊNCIA DE COMPRA E FIDELIZAÇÃO
- ANÁLISE DE CAMPANHAS E MÉTRICAS-CHAVE
- PERFORMANCE: DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING ON-LINE DESTINADAS À CONQUISTA DE RESULTADOS
- Digital display advertising
Esta disciplina destaca os elementos fundamentais que devem ser levados em conta no caso de estratégias comerciais e publicitárias do tipo display, que é sem dúvida uma das bases da publicidade na Internet. Tanto os desenvolvimentos promocionais no site quanto aqueles realizados através de mecanismos de busca são contemplados, sempre levando em consideração os aspectos legais e éticos que devem orientar tais ações.
- Estratégias de posicionamento de SEO e search engine marketing.
- Formatos de publicidade digital e estratégias para o desenvolvimento de campanhas publicitárias digitais.
- Sistemas metodológicos para medir o sucesso das campanhas publicitárias digitais.
- Tendências atuais da publicidade digital.
- Aspectos legais e éticos da comunicação publicitária digital.
- Social media management
Esta disciplina trata, por um lado, do desenvolvimento em todas as fases de eventos promocionais nas redes sociais, sem dúvida uma das plataformas com maior capacidade neste sentido na Internet. E, por outro lado, a sua orientação estratégica e gestão operacional, de especial relevância no mundo on-line.
- Principais plataformas de mídia social.
- Atores envolvidos nas redes sociais.
- As redes sociais como ferramentas de marketing.
- Campanhas publicitárias pagas nas redes sociais.
- Importância das métricas e análises nas redes sociais.
MÓDULO 3: ANÁLISE DO CONSUMIDOR
- Comportamento do Consumidor digital
Esta disciplina oferece um panorama completo e atual do comportamento do consumidor-comprador no ambiente digital, baseado na compreensão de como a digitalização da tecnologia influenciou o estilo de vida das pessoas e gerou novos hábitos de consumo, comunicação e interação com marcas e empresas, desenvolvendo diferentes segmentos de mercado.
- Influência do ambiente digital no comportamento do consumidor.
- Evolução do consumidor e características do consumo digital.
- Perfil do consumidor digital e estratégias para gerenciar seu comportamento.
- Outros fatores que influenciam o comportamento do consumidor digital.
- Tendências atuais de consumio.
- Reputação on-line
Esta disciplina destaca o que é provavelmente o elemento mais importante na estratégia on-line: a reputação, a base para a credibilidade de todas as atividades comerciais na Internet. Da mesma forma, é importante garantir que ela seja devidamente gerenciada e desenvolvida, bem como solucionar quaisquer crises que possam surgir nesta área.
- Evolução do modelo de negócios no ecossistema digital.
- Conceito e características de reputação on-line.
- Fatores que determinam a reputação on-line e as estratégias para melhorá-la.
- Ferramenta e técnicas para a realização de auditorias on-line.
- Gestão de crises de reputação on-line.
MÓDULO 4: NOVOS PARADIGMAS
- Mobile marketing
Esta disciplina apresenta ao estudante as características do mundo mobile e o comportamento do consumidor nesse ambiente, de modo que seja capaz de planejar e executar um plano de mobile marketing eficiente, escolhendo a melhor maneira de desenvolver campanhas comerciais e publicitárias com o uso de aplicativos e ferramentas de medição apropriadas.
- Importância do telefone celular nos dias de hoje.
- O negócio mobile e as características de seu consumidor.
- Aplicação do marketing no campo mobile.
- Procedimentos e técnicas para a realização de análises mobile.
- As mais recentes técnicas, tendências e aplicações publicitárias utilizadas no negócio mobile.
MÓDULO 5: BIG DATA
- Tecnologias big data
A segunda disciplina explora o conceito de ciência de dados e a análise dos dados massivos disponíveis gerados pelas tecnologias digitais.
- Introdução à ciência dos dados.
- Inferência estatística e algoritmos estatísticos.
- Business Intelligence.
- Definição e conceitos de machine learning.
- Deep Learning.
- Linguagens de programação Spark, Python e R. Técnicas gráficas para interpretação de dados.
- Futuro do big data: dimensões éticas e legais.
- Técnica e prática do big data
Esta disciplina apresenta os antecedentes e conhecimentos teóricos e práticos para o processamento de grandes volumes de dados de diferentes fontes, a fim de auxiliar na tomada de decisões, seja para fins descritivos ou preditivos.
- Técnicas e práticas para o processamento de bancos de dados massivos.
- Ferramentas estatísticas para processamento descritivo e análise exploratória de dados.
- Técnicas de machine learning e interpretação de modelos.
- Plataformas para o armazenamento eficiente de bancos de dados massivos.
- Ferramentas que permitem o processamento analítico de dados.
- Big data aplicado ao marketing e à comunicação
Esta disciplina analisa a evolução do big data e apresenta suas várias aplicações em marketing e comunicação empresarial.
- Perspectiva histórica do nascimento à ascensão do big data.
- Usos e métricas aplicáveis do big data no marketing e na comunicação digital
- Ferramentas de visualização de dados.
- Representação aplicada de dados a partir da visualização dinâmica e interativa de informações de marketing e comunicação.
MÓDULO 6: PROJETO FINAL DE MESTRADO
O Projeto Final de Mestrado consiste na elaboração pelo estudante de um trabalho de pesquisa na área do Marketing Digital e do big data, demonstrando a integração dos conhecimentos e habilidades adquiridas ao longo do plano de estudos.
Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar sujeito a pequenas modificações, segundo atualizações ou melhorias realizadas.
Direção
Direção acadêmica
- Dr. Ernesto Bautista Thompson. Doutor em Ciências da Computação pelo Centro de Investigación en Computación do Instituto Politécnico Nacional, México. Mestre em Ciência e Engenheira de Materiais pela Universidad Nacional Autónoma de México. Graduado em Física pela Universidad Nacional Autónoma de México. Experiência em projetos de consultoria em ciência de dados e desenvolvimento de software na indústria petroleira (PEMEX E&P) e em inteligência de negócios em empresas dos setores de comércio, manufatura e alimentos. Trajetória acadêmica como pesquisador na área de análise e modelagem de séries temporais, ciência de dados e visualização de informações. Carreira docente em programas de graduação e pós-graduação presenciais e on-line em diferentes universidades do México: Universidad Autónoma del Carmen, UVM, UTEL; atualmente, é professor em tempo integral na Universidade Internacional Iberoamericana do México. Coordenador Acadêmico do Programa de Mestrado em Ciência de Dados aplicada à Inteligência de Negócios.
Coordenação Acadêmica Geral
- Dra. (c) Ligia Maria Lee Guandique. Graduada em Relações Internacionais pela Universidad Rafael Landívar da Guatemala. Mestre em Ciência Política pela Pontifícia Universidad Católica de Chile.
Professores e Autores
- Dr. Ernesto Francisco Bautista Thompson. Doutorado em Ciência da Computação do Centro de Pesquisa em Computação do Instituto Politécnico Nacional de México. Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Graduação em Física pela Faculdade de Ciências da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM).
- Dra. Marta Pérez. Doutorado em Comunicação pela Universidad Católica de San Antonio. Atualmente leciona disciplinas como Opinião Pública, Teoria da Comunicação ou Comunicação Oral e Escrita na Universidad Loyola Andalucía (España). Também publicou artigos em revistas de alto impacto como El profesional de la información, Latina, Anglia, Opción, Icono 14 ou Catalan Journal of Comunicación; assim como capítulos de livros em prestigiosas editoras como McGraw Hill, IGI Global ou Routledge.
- Dr. David Varona. Doutorado em Jornalismo pela Universidad Complutense de Madrid. Licenciatura em Jornalismo pela Universidad Complutense e tem mestrado em Relações Internacionais pela mesma universidade. Atualmente é professor de Design e Produção de Conteúdo Digital e Jornalismo Digital na Universidad Loyola Andalucía.
- Dr. Jon Arambarri Basañez. Doutorado em Engenharia e Tecnologia pela Universidade Politécnica da Catalunha UPC - Universidade de Córdoba. MBA pelo Instituto de Economia Aplicada da UPV-EHU. Engenheiro de Telecomunicações Sênior pela Escola de Engenharia de Bilbau. Docente acreditado pela Agência Nacional de Avaliação e Acreditação da Qualidade (ANECA) Atualmente é gerente de projetos em https://www.estia.fr/ focado na geração de novos produtos para atender às necessidades estratégicas da Aquitaine (França) - Euskadi em Tecnologias para eSaúde, Indústria4.0 e Energia. Combina seu trabalho profissional com tarefas como consultor independente e professor. Possui mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de negócios de tecnologia e gestão da inovação na esfera pública-privada internacional. Seus interesses de pesquisa combinam infraestruturas de telecomunicações (Redes de Telecomunicações, Multimédia e Internet das Coisas - IoT) com a transformação digital (Inteligência Artificial e sistemas preditivos, Cibersegurança) do tecido empresarial, principalmente nas áreas de eSaúde, indústria4.0 e Energia. É autor de inúmeras publicações científicas e palestrante ativo sobre gestão de negócios inovadores.
- Dr. Roberto Fabiano Fernandes. Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil. Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina. Especialização em Engenharia de Projetos de Software, Universidade do Sul de Santa Catarina. Graduação em Ciência da Computação, Fundação Universitária Regional de Blumenau. Tem experiência nas áreas de engenharia, produção, com ênfase na gestão da inovação. Trabalhou especialmente nos seguintes tópicos: inovação, gestão de projetos, identificação de oportunidades, design e gestão do conhecimento.
- Dr. Jorge Manjarrez. Doutorado em Ciência da Computação pela Université de Nantes, França, trabalhando na otimização do processamento de consultas em bancos de dados paralelos na equipe ATLAS-INRIA. Membro Sênior da ACM. Professor-pesquisador PRODEP. Tem cerca de 40 publicações em revistas, capítulos de livros e conferências. Também orientou teses de pós-graduação e engenharia, além de projetos de pesquisa com financiamento público e privado. Suas áreas de interesse são Scalable Machine Learning, Scalable Data Managemen e programação paralela e simultânea.
- Dra. (c) Andrea Gutiérrez Jiménez. Psicóloga, Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento, Diploma em Educação Perinatal. Trabalhou no campo do desenvolvimento das pessoas em instituições de saúde e educação, bem como em empresas privadas. Mais de 15 anos de experiência no ensino, é consultora e conferencista.
- Msc. Noelia Leiro. Mestrado em Marketing Digital e Gestão de Vendas pela ESERP Business School, Barcelona. Licenciatura em Publicidade e Relações Públicas pela Universitat Autònoma de Barcelona. Profissional com mais de nove anos de experiência no setor de Mobile App Marketing e mais de 13 anos em Marketing e Publicidade. Atualmente é CEO e fundadora da Actualízatec, uma consultoria de Mobile e App Marketing.
- Msc. Enrique Villanueva. Mestrado em Administração de Empresas pelo Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey. Licencado em Ciências da Comunicação pelo Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey. Certificado em Turismo pelo Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey.
- Msc. Hadit Pamela Brito Abreu. Mestrado em Administração e Direção de Empresas pela Universidad Internacional Iberoamericana. Licenciatura em Publicidade pela Universidad Pro Educación y Cultura, República Dominicana. Consultoria acadêmica em diferentes programas acadêmicos (mestrado, doutorado, especializações).
Bolsa de Trabalho
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.
Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.