Mestrado em Nutrição, Atividade Física e Esporte

Apresentação do Programa

A nutrição e a atividade física são pilares fundamentais para a manutenção e a conservação da saúde da população em geral. Seus benefícios têm sido amplamente aprovado em inúmeras pesquisas mostrando que o estado nutricional adequada e a manutenção de uma prática de atividade física afetam vários processos metabólicos e fisiológicos, melhorando claramente a qualidade de vida do indivíduo.

Por outro lado, garantir as necessidades energéticas e nutricionais do atleta em formação, na competição, na fase de recuperação e até mesmo no período de descanso é fundamental para melhorar seu rendimento e prevenir lesões. E, atualmente, os atletas reconhecem o importante papel da nutrição e preocupam-se em manter hábitos alimentares corretos adaptados à sua disciplina esportiva.

Por isso e devido ao crescente interesse no cuidado de um estado ótimo de saúde desses perfis populacionais (pessoas fisicamente ativas e atletas), bem como a inclusão da alimentação, da atividade física e do esporte em programas governamentais e institucionais de promoção da saúde, justifica-se a necessidade de a população dispor de profissionais de saúde altamente qualificados e capacitados em nutrição, atividade física e esporte.

Neste sentido, apresenta-se o Mestrado em Nutrição, Atividade Física e Esporte para os profissionais de saúde interessados em desenvolver uma carreira na área da nutrição, da atividade física e do esporte, por meio de um programa acadêmico de alto nível, com duas vertentes claras: atividade física e nutrição para a promoção da saúde; e a nutrição e o esporte para o rendimento.

A quem é dirigido

A metodologia de formação proposta, somada à clareza, amplitude e didática na elaboração dos conteúdos, permite direcionar o Mestrado em Nutrição, Atividade Física e Esporte a profissionais com interesse na atividade física e na nutrição para a promoção da saúde e na nutrição e no esporte para o rendimento.

O Mestrado em Nutrição, Atividade Física e Esporte tem como destinatários:

  • Graduados em Nutrição que desejem melhorar seu desempenho profissional especializando-se em nutrição voltada a pessoas fisicamente ativas e a atletas.
  • Graduados em Ciências da Saúde que desejem se aprofundar em nutrição na área de atividade física e esporte.
  • Graduados em Ciências da Atividade Física e do Esporte com interesse em complementar sua formação em nutrição, esporte e atividade física.

Titulação

A conclusão com sucesso do Programa permitirá que você obtenha a titulação do Mestrado em Nutrição, Atividade Física e Esporte.

Após a conclusão com êxito do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.

Estrutura do Programa

A estrutura de créditos do programa de Mestrado em Nutrição, Atividade Física e Esporte é apresentada na tabela a seguir. Deve-se notar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridas em cada parte, por meio de exercícios integradores de aquisição de conhecimento e internalização de práticas projetuais:

MÓDULOS CRÉDITOSa
Módulo Atividade Física e Nutrição para a Promoção da Saúde 24
Módulo Nutrição e Esporte para o Desempenho 48
Módulo Projeto Final de Mestrado 18
TOTAL 90

a. A equivalência em créditos pode variar conforme a universidade onde o aluno estiver inscrito. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 10 + 15 horas. Se o aluno cursar o Programa matriculado em uma universidade fora do Espaço Europeu de Educação Superior (EEES), a relação entre créditos e horas pode variar.

Duração

O Mestrado em Nutrição, Atividade Física e Esporte tem 90 créditos.
A duração do Mestrado em Nutrição, Atividade Física e Esporte varia de 12 a 24 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve ter sido aprovado em todas as avaliações correspondentes, bem como no Projeto Final.

Objetivos

Objetivo geral

  • Formar especialistas com um perfil multidisciplinar nas principais áreas de conhecimento relacionadas com a atividade física e a nutrição para a promoção da saúde e com a nutrição e o esporte para o rendimento.

Objetivos específicos

  • Valorizar a importância da nutrição, da atividade física e do esporte para a manutenção e a conservação da saúde.
  • Valorizar o papel da atividade física e da alimentação como medidas preventivas e terapêuticas nas doença prevalentes.
  • Estimar a relevância da nutrição no rendimento esportivo, na prevenção de lesões e no estado de saúde do atleta.

Saídas Profissionais

Algumas saídas profissionais do programa de Mestrado em Nutrição, Atividade Física e Esporte são:

  • Aconselhamento nutricional em centros de saúde (atenção primária, hospitais, clínicas, etc.).
  • Aconselhamento nutricional em centros esportivos de alto rendimento, em redes de ginástica/wellness, em clubes e centros esportivos.
  • Agente de saúde em entidades de caráter público e privado dedicadas à promoção da saúde.
  • Docente em programas de ensino formal e não formal orientados aos profissionais da saúde, às associações de doentes crônicos, às escolas, aos centros cívicos, aos centros esportivos, etc.
  • Cargos de pesquisador em centros de pesquisa relacionados com a nutrição, a atividade física e o esporte.
  • Assessor nos departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), de Marketing ou de Qualidade de empresas vinculadas à alimentação, a nutrição e o esporte.

Observação: O exercício das profissões é regulado pela legislação de cada país.

Plano de estudos

Antes de iniciar o Mestrado em Nutrição, Atividade Física e Esporte, há o Módulo 0: Pré-requisitos, formado pela disciplina Alimentação saudável. Deverão cursá-lo aqueles alunos que não comprovarem formação suficiente em nutrição.

O Mestrado em Nutrição, Atividade Física e Esporte é formado pelos seguintes módulos descritos a seguir:

  • MÓDULO 1: METODOLOGIA E PESQUISA (100 HORAS)

Nesse módulo, são determinados os aspectos fundamentais: das técnicas e das etapas do método científico; do processo de pesquisa; do critério estatístico para o processo de pesquisa; e do desenvolvimento do relatório final.

As disciplinas e créditos que compõem o módulo são mostrados na tabela a seguir:

MÓDULO 1: METODOLOGIA E PESQUISA
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Metodologia da Pesquisa Científica 5
2 Bioestadística 5
TOTAL 10
  • MÓDULO 2: ATIVIDADE FÍSICA E NUTRIÇÃO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE (250 HORAS)

Nesse módulo, estuda-se minuciosamente a importância da manutenção de uma alimentação saudável e da prática de atividade física para o fomento e o cuidado da saúde de indivíduos em diferentes situações fisiológicas e patológicas.

As disciplinas e créditos que compõem o módulo são mostrados na tabela a seguir:

  • MÓDULO 3: NUTRIÇÃO E ESPORTE PARA O RENDIMENTO (450 HORAS)

Nesse módulo, estuda-se minuciosamente e contextualiza-se a nutrição adequada para o rendimento esportivo, a prevenção de lesões e o cuidado do atleta.

As disciplinas e créditos que compõem o módulo são mostrados na tabela a seguir:

  • MÓDULO 4: PROJETO FINAL (DISSERTAÇÃO) DE MESTRADO (120 HORAS)

O Projeto Final deve ter um caráter profissionalizante e relacionado à área profissional na qual se insere o programa cursado.

O aluno deve desenvolver seu Projeto Final de acordo com as Normas do Projeto Final.

Os créditos que compõem o módulo são mostrados na tabela a seguir:

MÓDULO 4: PROJETO FINAL (DISSERTAÇÃO) DE MESTRADO
# PROJETO FINAL CRÉDITOS
1 Projeto Final/Dissertação de Mestrado 12
TOTAL 12

Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Descrições dos Cursos

MÓDULO 1: METODOLOGIA E PESQUISA

  1. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

    Essa disciplina apresenta as etapas do processo de pesquisa e suas técnicas, com o objetivo de permitir que o aluno se aproxime do método científico, facilitando a geração de contribuições ao seu campo de trabalho.

    É composta pelos seguintes temas:

    Aspectos epistemológicos da pesquisa científica. O processo de pesquisa científica. Como iniciar uma pesquisa? O projeto: ponto de partida. Construção do marco teórico. Criação da estratégia metodológica. O relatório da pesquisa. A pesquisa como fonte de informação na relação entre fatores psicossociais e hábitos de conduta do exercício físico.

  2. BIOESTADÍSTICA

    Essa disciplina apresenta as ferramentas estatísticas e as técnicas de estatística descritiva mais adequadas em função do tipo de estudo realizado na área da saúde.

    É composta pelos seguintes temas:

    Estatística descritiva. Distribuição de frequências. Estatística descritiva. Medidas de centralização e dispersão. Estatística descritiva. Relação entre duas variáveis. Relação entre três variáveis. Análise estratificada. Confusão e interação. Proporções e probabilidade. Teorema de Bayes. Distribuições de probabilidade: binomial, Poisson e normal. Inferência estatística com uma proporção. Distribuição normal e teorema central do limite. Inferência estatística com uma média. A inferência estatística com duas médias. A inferência estatística com duas proporções. Tamanho da amostra para estimativa. Projeto de caso-controle. Tabelas de contingência. Análise de variância. Regressão linear. A inferência Bayesiana. Potência estatística de uma pesquisa e tamanho da amostra para testes

MÓDULO 2: ATIVIDADE FÍSICA E NUTRIÇÃO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE

  1. FATORES E RISCOS PSICOSSOCIAIS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A SAÚDE

    Esta disciplina estuda a influência dos aspectos sociais e psicológicos na prática da atividade física.

    É composta pelos seguintes temas:

    Fatores psicológicos relacionados com a realização da atividade física. A importância da família no desenvolvimento da atividade física. Outros fatores pessoais e sociais que incidem na adesão à atividade física. Atividade física, adesão e saúde. Problemática psicológica e social. Estratégias para prevenir o abandono e melhorar a saúde. Motivação na atividade física para a saúde: tipos e teorias. Avaliação da motivação e dos motivos de participação na atividade física. Autoconfiança, autoeficácia e crenças na prática da atividade física. Atitudes e valores na atividade física para a saúde. Concepção e desenvolvimento de programas de atividade física e saúde. Estabelecimento de metas de saúde por meio do esporte e da atividade física.

  2. RECOMENDAÇÕES DE ATIVIDADE FÍSICA E NUTRIÇÃO PARA A SAÚDE

    Essa disciplina analisa os benefícios e os riscos associados com o estilo de vida que afetam o estado de saúde, bem como as recomendações nutricionais e de atividade física voltadas à população saudável.

    É composta pelos seguintes temas:

    Benefícios e riscos associados com o estilo de vida. Exame de pré-participação e estratificação do risco. Avaliação da capacidade física. Quantificação da atividade física. Fundamentos da alimentação saudável. Planejamento dietético para populações saudáveis. Recomendações nutricionais e de atividade física para populações saudáveis.

  3. ATIVIDADE FÍSICA E NUTRIÇÃO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

    Esta disciplina destaca a relevância de um estilo de vida saudável como meio para a promoção da saúde integral em crianças e adolescentes, destacando a influência da atividade física e da alimentação.

    É composta pelos seguintes temas:

    Características da infância e da adolescência. Promoção da saúde e da qualidade de vida nos jovens: alimentação e atividade física. A condição física saudável nos jovens. Atividade física e alimentação em crianças com sobrepeso ou obesidade. Atividade física e alimentação na escola. Doença crônica e risco de exclusão social associada à obesidade na população infanto-juvenil: da teoria à prática.

  4. ATIVIDADE FÍSICA E NUTRIÇÃO EM IDOSOS

    Essa disciplina apresenta os benefícios do estilo de vida saudável na saúde dos idosos, destacando a influência da atividade física e da alimentação.

    É composta pelos seguintes temas:

    Aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais do envelhecimento. Exame de saúde e de pré-participação em um programa de exercício. Avaliação da capacidade física. Avaliação do nível de atividade física. Treinamento da flexibilidade, força e resistência aeróbica. Nutrição, alimentação e saúde nos idosos. Envelhecimento, doença, nutrição e atividade física.

  5. ATIVIDADE FÍSICA E NUTRIÇÃO PARA A SAÚDE EM DIVERSAS DOENÇAS

    Essa disciplina aprofunda-se no papel preventivo e terapêutico da atividade física e da nutrição em diversas doenças de grande prevalência.

    É composta pelos seguintes temas:

    Papel preventivo e terapêutico da atividade física e da nutrição no sobrepeso e na obesidade. Papel preventivo e terapêutico da atividade física e da nutrição nas doenças cardiovasculares. Papel preventivo e terapêutico da atividade física e da nutrição na HA. Papel preventivo e terapêutico da atividade física e da nutrição nas doenças respiratórias. Papel preventivo e terapêutico da atividade física e da nutrição na diabetes mellitus. Papel preventivo e terapêutico da atividade física e da nutrição no câncer. Papel preventivo e terapêutico da atividade física e da nutrição na osteoporose. Papel preventivo e terapêutico da atividade física e da nutrição nas doenças reumáticas. Papel preventivo e terapêutico da atividade física e da nutrição na osteoartrite. Papel preventivo e terapêutico da atividade física e da nutrição em outras doenças.

MÓDULO 3: NUTRIÇÃO E ESPORTE PARA O RENDIMENTO

  1. CINESIOLOGIA

    Essa disciplina descreve os princípios fisiológicos e biomecânicos da atividade física e do esporte.

    É composta pelos seguintes temas:

    Conceito e evolução da sistemática do exercício. Classificação do movimento e do exercício físico. Cinesiologia e aspectos gerais da análise mecânica e do exercício físico. Tronco superior. A coluna vertebral. Tronco inferior. Análise mecânica do exercício físico.

  2. AVALIAÇÃO FUNCIONAL DO ATLETA

    Essa disciplina analisa a aplicabilidade da avaliação funcional no rendimento esportivo.

    É composta pelos seguintes temas:

    Conceito e importância da avaliação funcional do atleta. Análise dos questionários e testes para a avaliação funcional baseados na evidência científica. Determinação do estado físico do atleta e implementação dos testes em relação à modalidade esportiva e ao momento da temporada. Avaliação funcional do atleta e sua importância na prevenção de lesões.

  3. AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DO ATLETA.

    Essa disciplina distingue as ferramentas de determinação da ingestão de nutrientes e dos protocolos que influenciam a avaliação antropométrica e corporal do atleta.

    É composta pelos seguintes temas:

    Determinação da ingestão nutricional do atleta. Técnicas antropométricas e de avaliação corporal. Análise dos parâmetros bioquímicos e marcadores biológicos relevantes para a saúde do atleta.

  4. PSICOLOGIA DO ESPORTE

    Essa disciplina estuda os fatores psicológicos presentes na participação e no rendimento esportivo, no exercício e em outros tipos de atividade física.

    É composta pelos seguintes temas:

    Introdução à psicologia do esporte e suas aplicações na área esportiva. Descrição e funções do psicólogo esportivo. Aplicações da psicologia do esporte segundo a modalidade esportiva e as necessidades dos praticantes. Técnicas e ferramentas úteis para a melhora psicológica do atleta. Determinação das necessidades psicológicas do atleta ao longo do processo de lesão.

  5. BIOMARCADORES: ADAPTAÇÃO AO EXERCÍCIO, LESÕES E FADIGA

    Essa disciplina apresenta os mecanismos fisiológicos presentes na fadiga, no dano muscular e na lesão do atleta.

    É composta pelos seguintes temas:

    Dano muscular. Estresse oxidativo e fadiga. Marcadores de lesão muscular. Parâmetros bioquímicos. Pré-disposição genética no atleta. Regeneração muscular.

  6. DETERMINANTES DO RENDIMENTO E NUTRIÇÃO EM DIVERSAS DISCIPLINAS ESPORTIVAS

    Esta disciplina aprofunda-se na atuação dos sistemas energéticos de acordo com a disciplina esportiva, a duração, a intensidade e o formato do exercício, bem como no planejamento dietético adequado a distintas modalidades esportivas.

    É composta pelos seguintes temas:

    Fisiologia, sistemas energéticos e nutrientes na prática esportiva. Planejamento dietético no esporte. Novas tendências e estratégias nutricionais para o rendimento esportivo. Esportes de média e longa distância. Natação. Esportes de remo. Esportes de velocidade e saltos. Esportes de força e lançamentos. Esportes coletivos ao ar livre. Esportes coletivos indoor. Esportes de raquete. Ginástica e esportes estéticos. Esportes de combate. Esportes automobilísticos. Esportes marítimos. Esportes de inverno. Esportes desenvolvidos em ambientes extremos.

  7. NUTRIÇÃO ESPORTIVA APLICADA A GRUPOS POPULACIONAIS ESPECÍFICOS

    Essa matéria estuda as diretrizes a serem cumpridas pela alimentação saudável adaptada a grupos específicos da população que pratica esporte.

    É composta pelos seguintes temas:

    Nutrição em crianças e adolescentes atletas. Nutrição em mulheres atletas. Nutrição em atletas veteranos. Nutrição no espaço. Treinamento em jejum. Nutrição clínica esportiva. Outros grupos.

  8. AJUDAS ERGOGÊNICAS, SUBSTÂNCIAS DOPANTES E DOPING GENÉTICO NO ESPORTE

    Essa disciplina apresenta as ajudas ergogênicas que, com evidência científica comprovada, favorecem o máximo rendimento esportivo, bem como as substâncias consideradas dopantes no mundo e os métodos de detecção empregados.

    É composta pelos seguintes temas:

    Conceito de ajuda ergogênica e fadiga no esporte. Classificação dos suplementos de acordo com a evidência científica. Hidratação do atleta. Prescrição e periodização das ajudas ergogênicas de acordo com a prática esportiva. Doping: substâncias dopantes, legislação e sua detecção.

  9. TRANSTORNOS ALIMENTARES NO ESPORTE

    Essa disciplina apresenta os transtornos da alimentação mais frequentes em atletas.

    É composta pelos seguintes temas:

    Transtornos da alimentação e da ingestão de alimentos no esporte. Etiopatogenia. Critérios de diagnóstico dos transtornos do comportamento alimentar reconhecidos no DSM-V. Consequências dos transtornos alimentares. Clínica. Medidas preventivas. Tratamento nos transtornos do comportamento alimentar. Prognóstico.

MÓDULO 4: PROJECTO FINAL (PF)

O projeto final deve ter caráter profissionalizante, deve ser uma proposta e colocação em prática de uma ação com o objetivo de responder às necessidades identificadas em um determinado contexto profissional real, relacionado com o área profissional na qual se insere o programa cursado, ou seja, com a atividade física e a nutrição para a promoção da saúde ou da nutrição esportiva para o rendimento.

O aluno deve desenvolver seu Projeto Final segundo a Norma do Projeto Final, que a instituição fornecerá e que servirá de guia para seu desenvolvimento, sobretudo se o aluno não contar com experiência na elaboração de projetos desse tipo.

 

Direção

Direção

  • Dr. Maurizio Antonio Battino. Pesquisador em Bioquímica e professor na Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione. Professor da Università Politecnica delle Marche. Diretor científico da Universidad Europea del Atlántico.

Coordenação Geral Acadêmica

  • Dr. Álvaro Velarde Sotres. Coordenador Internacional da Área de Esporte.
  • Dra. (c) Anna Marin. Coordenadora da Área de Nutrição.
  • Dra. Irma Domínguez. Coordenadora Internacional Áreas Saúde.

Professores e Autores

  • Dra. Amélia Cristina Stein. Doutorado em Ciências da Atividade Física e da Saúde pela Universidad de León. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Andrea Arreguín. Doutorado e Mestrado em Nutrigenômica e Nutrição Personalizada pela Universidad de las Islas Baleares. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Angélica Quintero Flórez. Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Jaén. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Claudia Nelly Orozco. Doutorado em Ciências da Saúde Pública pela Universidad de Guadalajara. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Isabel Martorell. Doutorado em Biomedicina pela Universitat Rovira i Virgili. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Mercedes Briones. Doutorado em Nutrição Humana e Dietética, no programa internacional entre a Universidad de Granada e o Instituto de Investigaciones Químicas, Biológicas, Biomédicas y Biofísicas da Universidad Mariano Galvez de Guatemala. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Montserrat González Gómez. Doutorado em Ciências da Saúde Pública pelo Centro Universitário de Ciências da Saúde, Universidad de Guadalajara. Professora na Universidad de Guadalajara. Professora no Instituto de Posgrados y Ciencias S.C. Professora na Universidad del Valle de México.
  • Dra. Nohora Milena Martínez. Doutorado no Programa de Saúde Mental: Genética e Ambiente pela Universitat Rovira i Virigili e Universidad de Almería
  • Dra. Nuria Garatachea. Doutorado em Ciências da Atividade Física e do Esporte. Professora na Universidad de Zaragoza.
  • Dra. Priscilla Almeida. Doutorado em Biomedicina pela Universidad de Zaragoza. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Rosa Elena Yáñez. Doutorado em Biomedicina pela Universitat Rovira i Virgili. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Sandra Sumalla. Doutorado em Projetos de Saúde e Nutrição pela Universidad Internacional Iberoamericana. Decana e Professora da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidad Europea del Atlántico.
  • Dra. Sara Márquez. Catedrática da Área de Educação Física e Esporte da Universidad de León. Presidenta da Federação Espanhola de Psicologia do Esporte (FEPD).
  • Dra. Susana Aznar. Doutorado em Ciências da Atividade Física e do Esporte. Professora na Universidad de Castilla La Mancha.
  • Dra. Susana Martínez. Doutorado em Biomedicina pela Universidad de León. Professora na Universidad Europea del Atlántico.
  • Dr. Alfonso Salguero del Valle. Doutorado em Ciências da Atividade Física e do Esporte. Professor na Universidad de León.
  • Dr. Álvaro Velarde Sotres. Doutorado em Projetos de Saúde pela Universidad Internacional Iberoamericana. Professor na Universidad Europea del Atlántico.
  • Dr. Antonio Jesús Bores. Doutorado em Ciências da Atividade Física e do Esporte. Preparador físico profissional e professor da Universidad Europea del Atlántico.
  • Dr. Aurelio Olmedilla. Doutorado em Psicologia. Professor da Universidad Católica de San Antonio de Murcia.
  • Dr. Carlos Lago Fuentes. Doutorado em Ciências do Esporte, Educação Física e Atividade Física Saudável pela Universidad de Vigo. Professor na Universidad Europea del Atlántico.
  • Dr. César Octavio de Loera. Doutorado em Ciências Biomédicas. Professor na Universidad de Guadalaraja.
  • Dr. Enrique Garcés. Doutorado em Psicologia. Professor na Universidad de Murcia.
  • Dr. Enrique Roche Collado. Professor de Nutrição e Subdiretor do Instituto de Bioengenharia da Universidad Miguel Hernández.
  • Dr. Felipe García Pinillos. Doutorado em Ciências da Atividade Física e do Esporte pela Universidad de Jaén. Professor na Universidad Europea del Atlántico.
  • Dr. Iñaki Elío. Doutorado em Projetos de Saúde e Nutrição pela Universidad Internacional Iberoamericana. Diretor acadêmico da Graduação em Psicologia da Universidad Europea del Atlántico.
  • Dr. Néstor Vicente Salar. Doutorado em Biologia pela Universidad Miguel Hernández. Diploma em Nutrição Humana e Dietética da Universidad de Alicante
  • Dr. Rafael Sánchez de Torres-Peralta. Doutorado pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria. Pesquisador em Nutrição, Exercício e Estilo de Vida Saudável na Universidad Politécnica de Madrid.
  • Dra. Alejandra María Corona Romero. Doutorado em Ciências da Saúde Pública pela Universidad de Guadalajara. Professora e pesquisadora.
  • Dr. (c) Alba Moreno. Doutorado (em andamento) em Psicologia pela Universidad Autónoma de Madrid. Mestrado em Intervenção Multidisciplinar em Distúrbios Alimentares, Transtornos de Personalidade e Transtornos Emocionais pela Universidad de Valencia.
  • Dra. (c) Anna Marin. Doutorado (em andamento) em Educação. Professora na Universidad Europea del Atlántico.
  • Dr. (c) Carlota Castro. Doutorado (em andamento) em Medicina pela Universitat de Barcelona. Mestrado em Nutrição e Metabolismo pela Universitat Rovira i Virgili.
  • Dra. Irma Domínguez. Doutora em Educação. Mestrado Internacional em Nutrição e Dietética Aplicada pela Universidad de León. Mestrado em Atividade Física: Treinamento e Gestão Esportiva pela UNINI. Diplomada em Nutrição e Dietética pela Univ. de Navarra.
  • Dra. (c) Olga Muñoz. Mestrado em Nutrição e Metabolismo pela Universitat Rovira i Virgili. Graduação em Nutrição Humana e Dietética pela Universitat Ramon Llull-Blanquerna.
  • Dra. (c) Patricia Elena Garrido. Doutorado (em andamento) em Alimentação e Nutrição. Mestrado Oficial em Segurança Alimentar pela Universitat de Barcelona.
  • Dr. (c) Thania Chio. Doutorado (em andamento) em Educação. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana e universidades parceiras.
  • Dr. (c) Josep Alemany Iturriaga. Doutorado (em andamento) em Educação. Ampla experiência profissional como treinador de basquete. Professor do Comitê Técnico da Federação Catalã de Basquete.
  • Dr. (c) Leonardo de Jesús Hernández Cruz. Doutorado (em andamento) em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestrado em Atividade Física. Professor na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Martín Barcala Furelos. Doutorado em Atividade Física, Educação Física e Esporte pela Universidad Pontificia de Salamanca. Professor na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. (c) Jesús Francisco García Gavilán. Doutorado (em andamento) e Mestrado em Nutrição e Metabolismo pela Universitat Rovira i Virgili. Bolsa de estudos pré-doutorais PFIS na Unidade de Nutrição Humana da Universitat Rovira i Virgili.
  • Mg. Laura Martín. Mestrado em Saúde Internacional e Cooperação e Especialização em Comunicação e Marketing em Saúde Digital. Consultora/Auditora de Qualidade Alimentar. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Mg. María Eugenia Delvaux. Mestrado em Nutrição e Dietética Internacional. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.