Apresentação do Programa
O propósito do programa de Mestrado em Reprodução Humana Assistida é o de enriquecer a formação dos estudantes interessados em desenvolver uma carreira profissional no âmbito da reprodução humana. Este é um programa de alto nível que permite aos estudantes desenvolverem um pensamento reflexivo, crítico e humanista, focando-se nos aspectos clínicos da infertilidade humana, assim como no conhecimento das habilidades necessárias no laboratório de embriologia.
Desta maneira, pretende-se apresentar o mestrado como um programa de referência que, através de uma articulação acadêmica inovadora, centrada no desenvolvimento de conhecimento e pesquisa, gera habilidades e soluções sustentáveis para responder às necessidades decorrentes do exercício da especialidade da infertilidade humana e da medicina reprodutiva.
O programa acadêmico do Mestrado em Reprodução Humana Assistida canaliza toda a experiência dos participantes, sendo complementada com a informação acadêmica e profissional mais atual, tomada também de outras realidades, que, em seu conjunto, são aplicadas a situações e experiências dos participantes. O programa possui, além disso, uma forte ênfase em dois conceitos centrais e essenciais: a fertilidade humana e a medicina reprodutiva.
A quem é dirigido
O programa de mestrado tem dois perfis de estudantes que, embora apresentem características distintas, têm condições complementares que permitem criar uma proposta acadêmica integral.
- Estudantes que possuem diploma em Medicina e Cirurgia, Enfermagem, Biologia ou afins. Também aqueles que possuam as especialidades médicas em Ginecologia e Obstetrícia, Urologia e outras relacionadas com a medicina reprodutiva. Este tipo de estudante tem, pelo menos, dois perfis:
- Um que busca uma profissionalização nas distintas formas de analisar e entender a medicina reprodutiva. Interessa-lhe uma formação complementar e específica que permita aprofundar, reciclar ou atualizar suas competências profissionais e atuar de forma mais eficiente em seu posto de trabalho; ou ainda, que estes estudantes ampliem suas possibilidades de empregabilidade; ou oferecer um diferencial qualitativo dada a concorrência do entorno profissional.
- O outro perfil está interessado em aprofundar-se no conhecimento teórico e metodológico com um interesse mais voltado à pesquisa, facilitando o salto aos estudos em nível de doutorado.
- Estudantes com formação universitária em carreiras não afins, como administração de empresas, economia, gestão sanitária, psicologia, etc. Estes estudantes buscam uma formação que os capacite nas ferramentas necessárias para poder desenvolver de maneira eficiente a gestão das unidades de reprodução humana.
Titulação
A conclusão com sucesso do Programa permitirá que você obtenha a titulação de Mestrado em Reprodução Humana Assistida.
Após a conclusão com êxito do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.
Estrutura do Programa
A estrutura de créditos do programa de Mestrado em Reprodução Humana Assistida é mostrada na tabela a seguir. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:
MÓDULOS | CRÉDITOSa |
---|---|
Módulo 1: Investigação | 10 |
Módulo 2: Reprodução Humana | 90 |
Módulo 3: Gestão de Centros de Reprodução Humana | 10 |
Módulo 4: Projeto Final de Mestrado | 10 |
TOTAL | 120 |
a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.
Duração
O Mestrado em Reprodução Humana Assistida do programa tem 120 créditos.
A duração do Mestrado em Reprodução Humana Assistida varia de 12 a 24 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve ter sido aprovado em todas as avaliações correspondentes, bem como no Projeto Final.
Práticas Extracurriculares
Após o período de formação teórica, o aluno do Mestrado em Reprodução Humana Assistida tem a possibilidade de realizar Práticas Extracurriculares; que são de caráter voluntário e não formam parte do plano de estudos correspondente, no entanto, são uma parte fundamental do mestrado.
É oferecida ao aluno a oportunidade de realizar um estágio de 120 horas no Instituto para el Estudio de la Biología de la Reproducción Humana (INEBIR), clínica de reprodução assistida de referência internacional. Esta clínica de fertilidade, localizada em Sevilha (Espanha), destaca-se por suas altas taxas de sucesso em tratamentos de reprodução assistida, caracterizando-se pelo cuidado na relação com seus pacientes, cuidado baseado na honestidade, coerência e transparência que sustentam o seu trabalho.
Para os alunos do Mestrado, as práticas representam a possibilidade de transferir tudo o que foi aprendido na pare teórica para o trabalho diário em um centro de reprodução assistida. Além disso, são oferecidos diferentes itinerários de estudos para que a formação prática seja o mais personalizada possível, de forma que o aluno possa conhecer com profundidade o funcionamento do campo que mais o interessa.
A INEBIR realiza tratamentos de indução à ovulação, inseminação artificial, fertilização in vitro, doação de óvulos, método ropa e preservação da fertilidade. Conta com um laboratório que inclui os últimos avanços tecnológicos no campo da fertilidade, com uma equipe altamente qualificada e treinada em um modelo de trabalho completamente diferente: ginecologistas e embriologistas estudam em conjunto o caso de cada paciente, visando oferecer a solução ideal. Além disso, dispõe de sua própria linha de pesquisa para contribuir ao avanço da medicina e da embriologia.
Para o desenvolvimento do período de práticas, é designado um tutor na INEBIR e um professor da universidade. O aluno estará em contato permanente com ambos a fim de resolver as dúvidas que se apresentem durante sua permanência no centro e para o desenvolvolvimento de uma Memória de suas PPS.
Nota: As PPS representam um custo adicional ao programa. Além disso, o aluno deve assumir os gastos de transporte e estadia no local.
Objetivos
Objetivo Geral
- Formar especialistas com um perfil multidisciplinar nas principais áreas de conhecimento da infertilidade e da medicina reprodutiva, contribuindo ao aperfeiçoamento do desempenho profissional através da aquisição de novos conhecimentos e ferramentas clínicas que permitam, ao fim, entregar um melhor atendimento ao usuário das unidades de reprodução humana, tanto públicas quanto privadas.
Objetivos Específicos
- Fortalecer a base teórico-metodológica da medicina reprodutiva e dos laboratórios de embriologia, com ênfase em atividades que favoreçam o pensamento lógico e a fundamentação científica.
- Desenvolver habilidades, aptidões, atitudes e destrezas para a implementação de uma gestão do conhecimento efetiva nos campos da medicina reprodutiva e do laboratório de embriologia.
- Avaliar a importância e introduzir o processo educativo na ocupação profissional, tanto em ações individuais quanto coletivas.
- Administrar o cuidado do paciente infértil através de equipes multidisciplinares em diversos cenários, considerando os atuais avanços científicos e tecnológicos na área.
- Estabelecer comunicação e liderança efetivos com as pessoas, famílias e comunidade, assim como com a equipe de saúde sob sua responsabilidade.
- Contribuir para a melhoria dos serviços de medicina reprodutiva a fim de responder às necessidades reais e potenciais de saúde das pessoas.
- Promover o desenvolvimento de pesquisas orientadas ao exercício profissional.
Saídas Profissionais
Algumas das saídas profissionais do Mestrado em Reprodução Humana Assistida são as seguintes:
- Profissionais sanitários especializados em medicina reprodutiva, segundo a especialidade do aluno em Ginecologia, Obstetrícia e Urologia ou outras profissões ligadas à medicina, enfermagem e biologia.
- Responsável ou coordenador(a) da gestão das unidades de reprodução humana em centros médicos especializados no campo da medicina reprodutiva.
Observação: O exercício das profissões é regulado pela legislação de cada país.
Plano de estudos
A duração é de 2 anos, que serão cursados em um programa ministrado pela Direção Acadêmica do curso. Com relação à distribuição do tempo, ficou estabelecido que a flexibilidade de acompanhamento no ensino a distância permite reduzir esse período. No entanto, será necessário permanecer no programa por seis meses (casos excepcionais). Esse período será contabilizado a partir da data de matrícula até a data de recebimento do último trabalho de avaliação, o Projeto Final de Mestrado.
A atividade interativa on-line consiste na participação em fóruns e conferências, destinados a estimular a capacidade crítica do aluno, para a aquisição de habilidades e de novos conhecimentos contidos na literatura científica médica.
O programa consiste em 4 módulos e representa um total de 120 créditos.
- MÓDULO 1: PESQUISA
MÓDULO 1: PESQUISA | ||
---|---|---|
# | Nome da disciplina | Créditos |
1 | Metodologia da Pesquisa Científica | 5 |
2 | Bioestatística | 5 |
TOTAL | 10 |
- MÓDULO 2: REPRODUÇÃO HUMANA
MÓDULO 2: REPRODUÇÃO HUMANA | ||
---|---|---|
# | Nome da disciplina | Créditos |
1 | Aspectos antropológicos, sociológicos e econômicos da reprodução humana | 5 |
2 | Princípios de genética médica | 5 |
3 | Anatomia e fisiologia do sistema reprodutivo feminino e masculino | 5 |
4 | Patologia endócrina e reprodução | 5 |
5 | Infertilidade feminina | 5 |
6 | Infertilidade masculina | 5 |
7 | Cirurgia de reprodução | 5 |
8 | Aborto de repetição | 5 |
9 | Malformações uterinas | 5 |
10 | Endometriose e adenomiose | 5 |
11 | Gravidez ectópica | 5 |
12 | Aspectos clínicos dos tratamentos de reprodução assistida | 5 |
13 | Tecnologia de criopreservação de tecidos | 5 |
14 | Programa de doação de óvulos, espermatozoides e embriões | 5 |
15 | Projeto e construção de laboratórios de reprodução humana | 5 |
16 | Recuperação de ovócitos e transferência de embrionária. Abordagem clínica | 5 |
17 | Tecnologias de reprodução assistida | 5 |
18 | Microcirurgia embrionária | 5 |
TOTAL | 90 |
- MÓDULO 3: GESTÃO DE CENTROS DE REPRODUÇÃO HUMANA
MÓDULO 3: GESTÃO DE CENTROS DE REPRODUÇÃO HUMANA | ||
---|---|---|
# | Nome da disciplina | Créditos |
1 | Habilidades e gestão em centros de saúde de reprodução assistida | 5 |
2 | Marketing on-line para serviços de saúde | 5 |
TOTAL | 10 |
- MÓDULO 4: PROJETO FINAL DE MESTRADO
MÓDULO 4: PROJETO FINAL DE MESTRADO | ||
---|---|---|
# | Nome da disciplina | Créditos |
1 | Projeto final de mestrado | 10 |
TOTAL | 10 |
Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar sujeito a pequenas modificações, em função de atualizações ou melhorias.
Plan de Estudios RHMRHA - Reproducción Humana_Por.html Mostrando Plan de Estudios RHMRHA - Reproducción Humana_Por.html.
Direção
Direção acadêmica
- Dr. José Manuel Navarro. Doutor em Medicina pela Universidade de Sevilha. Licenciado em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina de Sevilha. Médico especialista em obstetrícia, ginecologia e cirurgia ginecológica endoscópica.
Coordenação Internacional
- Dra.(c) Irma Domínguez. Doutoranda em Educação pela Universidade Internacional Ibero-americana. Mestre Internacional em Nutrição e Dietética com especialização em Nutrição e Envelhecimento. Mestre em Atividade Física: Treinamento e Gestão Esportiva. Coordenadora Internacional da Área de Saúde da FUNIBER.
Professores e Autores
- Dr. José Manuel Navarro. Doutor em Medicina pela Universidade de Sevilha. Licenciado em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina de Sevilha. Médico especialista em obstetrícia, ginecologia e cirurgia ginecológica endoscópica. Responsável pelo Mestrado em Reprodução Humana Assistida da INEBIR/FUNIBER. Diretor da Unidade de Reprodução Humana da INEBIR.
- Dra. Carolina Vega. Doutoranda em Medicina. Licenciada em Medicina pela Universidade de Sevilha. Médica especialista em obstetrícia e ginecologia. Ginecologista especialista em reprodução humana na INEBIR.
- Dra. Ana Teresa Marcos. Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade de León. Licenciada em Educação com ênfase em Ciências Biológicas pela Universidade Católica Andrés Bello (Venezuela) com qualificação Cum Laude. Mais de 10 anos de experiência no ensino de disciplinas dos ramos da biologia. Responsável pelo Mestrado Internacional de Genética Humana INEBIR/FUNIBER. Especialista em Genérica na INEBIR.
- Dr. Raffaele Carputo. Doutorando em Medicina. Licenciado em Medicina pela Universidade de Nápoles. Médica especialista em obstetrícia e ginecologia. Mestre Universitário em Pesquisa e Avanços em Medicina Preventiva e Saúde Pública pela Universidade de Granada. Ginecologista especialista em reprodução humana na INEBIR.
- Dr. Fernando Beltramone. Doutorando em Medicina. Licenciado em Medicina pela Universidade de Córdoba (Argentina). Mestre Universitário em Pesquisa e Avanços em Medicina Preventiva e Saúde Pública pela Universidade de Granada. Médica especialista em obstetrícia e ginecologia. Ginecologista especialista em reprodução humana na CIGOR e na GALLIA.
- Dra. (c) Carmen Lilí Rodríguez Velasco. Doutoranda em Educação pela Universidade Internacional Ibero-americana. Mestre em Psicologia Laboral e Organizacional pela Universidade de Havana, Cuba. Coordenadora Acadêmica Internacional da Área de Desenvolvimento Diretivo, Organização Empresarial e Recursos Humanos da FUNIBER.
- Dr. Roberto Coco. Doutor e Licenciado em Bioquímica pela Universidade de Buenos Aires. Médico especialista em Reprogenética. Professor de Embriologia Clínica na Universidade de Buenos Aires. Diretor científico e diretor do laboratório de genética e FIV na FECUNDITAS.
- Dr. Conrado Avendaño. Doutor em Ciências da Saúde e Licenciado em Bioquímica pela Universidade de Córdoba (Argentina). Especialista em Andrologia. Bioquímico responsável pela seção dos Laboratórios de Análises Clínicas “Centro Bioquímico” e “LAC”. Cátedra de Fisiologia Humana. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Nacional de Córdoba.
- Dra. María de Gracia. Doutoranda em Psicologia. Licenciada em Psicologia pela Universidade de Sevilha. Especialista em Psicologia Clínica. Mestre em Terapia Familiar e de Sistemas pela Universidade de Sevilha. Responsável pela Unidade de Psicologia da INEBIR.
- Dr. Jorge Crespo. Doutor pela Universidade da Cantábria. Engenheiro Civil pela ISPJAE (Cuba) e Licenciado (Homologação pelo Ministério de Educação Superior da Espanha. Especialista em modelagem e simulação computacional de fenômenos estocásticos e deterministas. Coordenador dos programas de Mestrado em Direção Estratégica com especialização em Tecnologia da FUNIBER e coordenador de programas de pós-graduação na Universidade Europeia do Atlântico.
- Dra. Susana Martínez. Licenciada e Doutora em Biologia pela Universidade de León. Mestre técnico superior em Prevenção de Riscos Laborais e especialista em Segurança, Higiene e Ergonomia e Psicossociologia.
- Dra. Andrea Corrales Pardo. Doutora em Fisiologia e Farmacologia pela Universidade da Cantábria. Mestre Interuniversitária em Biologia Molecular e Biomedicina pelas Universidade da Cantábria e do País Basco. Licenciada em Biologia pela Universidade do País Basco.
- Dr. Maurizio Antonio Battino. Pesquisador em Bioquímica e docente da Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione. Professor na Università Politecnica delle Marche. Diretor Científico da Universidad Europea del Atlántico.
- Dra. Mónica Gracia. Doutora em Engenharia de Projetos (Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação) pela Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha. Graduada em Ciências da Comunicação pela Universidade Autônoma de Barcelona e pós-graduada em Direção de Comunicação e Publicidade pela Escola de Alta Direção e Administração de Empresas de Barcelona (EADA).
- Dra. (c) Mariana Dornelles. Doutoranda em Educação. Licenciada em Comunicação pela Universidade de Brasília (Brasil). Especialista em Comunicação de Projetos Culturais e Educativos. Mestre em Gestão Cultural pela Universidade de Barcelona.
Bolsa de Trabalho
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.
Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.