Mestrado em Transformação Digital

Apresentação do Programa

O termo Quarta Revolução Industrial foi cunhado por Klaus Schwab, o fundador do Fórum Econômico Mundial, para se referir às imensas mudanças socioeconômicas que estão ocorrendo como resultado da implantação massiva de tecnologias digitais, durante as duas primeiras décadas do SXX. Segundo Klaus Schawb, “os desenvolvimentos tecnológicos estão mudando fundamentalmente, não apenas os modelos de negócios, também os modelos de governança, a economia e, em geral, toda a sociedade e até o próprio indivíduo, e tudo isso está acontecendo a uma velocidade que mal nos permite nos preparar para essas grandes mudanças.

O termo “transformação digital” refere-se à incorporação de tecnologias digitais em organizações e sociedades para aproveitar suas vantagens e competir em igualdade de condições em um mundo marcado por mudanças permanentes. As organizações e indivíduos que não têm a capacidade de entender as características dessa revolução digital e se adaptar às mudanças correm o risco de fracassar em seus empreendimentos.

O Mestrado em Transformação Digital (MTD) capacita líderes para enfrentar esse ambiente cada vez mais volátil, fornecendo soluções que adotam tecnologias digitais, a partir do conhecimento do que é relevante nesse novo ambiente. A sociedade já exige soluções que simplifiquem as coisas e permitam que o indivíduo construa suas próprias experiências a partir da combinação de uma oferta infinita de soluções de tecnologias digitais. O programa tem uma abordagem prática e aplicada, e concentra-se na aquisição de ferramentas que nos permitem entender o contexto da transformação e que podem ser aplicadas para sua execução, tanto no ámbito empresarial, organizacional ou, até mesmo, pessoal.

A quem é dirigido

O Mestrado em Transformação Digital (MTD) é destinado a profissionais qualificados, com o objetivo de ocupar posições de liderança na transformação de organizações e promover o desenvolvimento profissional em qualquer um dos principais departamentos da empresa: marketing e gestão de negócios, recursos humanos, finanças e contabilidade, sistemas de informação, gerência ou gerência geral, etc.

Para acessar o programa, o candidato deve possuir um diploma universitário ou equivalente.

Titulação

A superação bem-sucedida do programa permitirá a obtenção do título de MESTRADO EM TRANSFORMAÇÃO DIGITAL, expedido pela universidade em que se tenha matriculado.

Estrutura do Programa

A estrutura de créditos do programa de Mestrado em Transformação Digital é mostrada na tabela a seguir. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:

MÓDULOS CRÉDITOSa
Módulo 1: A quarta Revolução Industrial 7
Módulo 2: Tecnologias digitais 15
Módulo 3: Aplicação das tecnologias digitais nos negócios e as organizações 19
Módulo 4: Implantação da transformação digital nas organizações 19
Módulo 5: Casos de Estudo e Projeto Final de Mestrado 28
TOTAL 88

a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.

Duração

O Mestrado em Transformação Digital tem 88 créditos.
A duração do Mestrado em Transformação Digital varia de 9 a 24 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve ter sido aprovado em todas as avaliações correspondentes, bem como no Projeto Final.

Objetivos

Objetivo geral

  • A missão do Mestrado em Transformação Digital (MTD) é formar profissionais, gerentes e empreendedores na liderança e gestão da transformação de organizações, departamentos e projetos de negócios, para a adoção de uma cultura de acordo com a nova era digital.

Objetivos particulares

  • Proporcionar ao aluno uma visão global, estratégica e multidisciplinar, do fenômeno da Revolução Digital e da ruptura dos negócios tradicionais envolvidos.
  • Aprofundar o desenvolvimento de habilidades diretivas no contexto digital.
  • Incentivar o espírito inovador como fator estratégico na gestão de organizações da era digital.
  • Fornecer ferramentas para a transformação digital dos negócios.
  • Desenvolver habilidades para gerenciamento de marketing digital.
  • Reforçar a importância das mudanças culturais na organização para aumentar a agilidade e fornecer as ferramentas para sua implementação.
  • Criar uma rede de contatos entre de utilidade para toda a vida.

Saídas Profissionais

Os profissionais que concluírem com sucesso o Programa de Mestrado em Transformação Digital (MTD) poderão desempenhar suas funções em posições como:

  • Diretor gerente
  • Responsável de estratégia de negócio
  • Diretor ou gerente de área
  • Responsável de projetos
  • Gerente funcional
  • Assessor ou conselheiro
  • Consultor de estratégia empresarial

Plano de estudos

O programa de Mestrado em Transformação Digital (MTD) é composto por 5 módulos que integram 16 disciplinas, entre elas o estudo e a resolução de casos e o projeto final de mestrado.

  • MÓDULO 1: A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

O primeiro módulo desenvolve o conceito da revolução digital. Seu objetivo é provocar a mudança de mentalidade necessária para entender o novo contexto de uma sociedade em constante mudança, graças ao apoio das tecnologias digitais. Um contexto de interrupção dos negócios tradicionais, em que os clientes têm expectativas diferentes e uma maior capacidade de escolha. Por outro lado, neste módulo são lançadas as bases para que os participantes possam desenvolver sua dissertação de mestrado, trabalhando de forma colaborativa e com uma metodologia de pesquisa rigorosa e produtiva.

MÓDULO 1: A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
# DISCIPLINAS
1 A quarta revolução industrial e o imperativo da mudança
2 Ambientes virtuais de trabalho colaborativo
  • MÓDULO 2: TECNOLOGIAS DIGITAIS

As tecnologias digitais são o substrato que permite a transformação das organizações, os blocos constituintes a partir dos quais a inovação e a revolução digital são construídas. As disciplinas do segundo bloco estão focadas em gerar um conhecimento aprofundado das principais tecnologias facilitadoras da revolução digital. O participante será capaz de distinguir as diferentes tecnologias, sua utilidade prática nas diferentes situações de negócios e nos diferentes setores de atividade e aprenderá a tomar decisões para incorporar essas tecnologias para resolver os desafios de transformação dos negócios.

A primeira disciplina concentra-se nas quatro tecnologias nucleares que tornaram possível a revolução digital: redes sociais virtuais, computação em rede, mobilidade e internet das coisas e análise de dados ou “big data”. A segunda disciplina aprofunda-se no conceito de ciência de dados e a análise dos massivos dados disponíveis gerados pelas tecnologias digitais. Finalmente, a terceira disciplina revisa as tecnologias emergentes que estão atualmente em processo de expansão e que, previsivelmente em um tempo relativamente curto, terão um impacto, incluindo inteligência artificial, realidade virtual e blockchain.

MÓDULO 2: TECNOLOGIAS DIGITAIS
# DISCIPLINAS
1 Principais tecnologias digitais
2 Tecnologias Big Data
3 Tecnologias exponenciais
  • MÓDULO 3: APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS NEGÓCIOS E AS ORGANIZAÇÕES

No terceiro bloco, analisamos em detalhes o impacto que as tecnologias digitais têm nos negócios e nas organizações. O participante adquirirá as habilidades necessárias para discernir a maneira como as empresas diferem na era digital nas principais facetas da empresa.

A primeira faceta fundamental é a experiência do cliente na era digital. O participante será capaz de entender como os clientes são gerenciados nesse novo contexto e como eles adquirem as ferramentas necessárias para a implementação em sua organização. A segunda faceta fundamental é o imperativo da inovação e do desenho. O participante adquirirá as habilidades necessárias para entender como o desenho na era digital guia o processo de inovação, bem como as ferramentas necessárias para resolvê-lo.

Por fim, o módulo 3 também possui uma disciplina muito específica para abordar um dos desafios fundamentais apresentados pela era digital: os riscos associados ao crime cibernético e o gerenciamento de dados das pessoas. A segurança no mundo virtual é um aspecto essencial que precisa ser tratado no momento em que o mundo virtual e o mundo físico se entrelaçam e se sobrepõem de uma maneira cada vez mais ampla. O participante adquirirá as habilidades necessárias para entender quais são os fatores de segurança a serem levados em consideração nos projetos digitais e adquirirá as ferramentas necessárias para abordá-los.

MÓDULO 3: APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS NEGÓCIOS E AS ORGANIZAÇÕES
# DISCIPLINAS
1 Experiência de cliente nas empresas da era digital
2 Inovação guiada pelo projeto
3 Comércio e Marketing Eletrônico
4 Segurança da Informação, motor da transformação
  • MÓDULO 4: IMPLANTAÇÃO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS ORGANIZAÇÕES

O módulo 4 concentra-se no processo de transformação da organização. O participante adquirirá uma série de ferramentas que lhe permitirão diagnosticar a situação inicial de sua organização, analisar as diferentes possibilidades e cenários e, abordar sua implementação, da perspectiva do negócio.

A primeira disciplina aborda fundamentalmente o processo de transformação da perspectiva do negócio, fornecendo ferramentas de análise e tomada de decisão fundamentalmente. A segunda disciplina aborda o processo de liderança da organização. A terceira disciplina, aprofunda-se no processo de comunicação interna da empresa, fator fundamental, se considerarmos que a parte que se mostrou mais complexa é a gestão da mudança na organização.

Finalmente, é adicionada uma disciplina que se aprofunda no aspecto da implementação de uma cultura de inovação e aprendizagem permanente, um requisito fundamental para o processo de transformação e as ferramentas necessárias são fornecidas para abordá-lo.

MÓDULO 4: IMPLANTAÇÃO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS ORGANIZAÇÕES
# DISCIPLINAS
1 Ferramentas de gestão nas empresas da era digital
2 Direção e Planejamento Estratégico
3 Comunicação interna para a transformação
4 Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional
  • MÓDULO 5: CASOS DE ESTUDO E PROJETO FINAL DE MESTRADO

Este bloco - em sua primeira parte - concentra-se na realização de um Estudo e Resolução de Casos, com foco em analisar e abordar situações e problemas relacionados ao âmbito do programa. A atividade constitui um espaço de aprendizagem relevante, com forte abordagem profissional.

Na segunda parte, é estudado o tema Metodologia da Pesquisa, que tem como objetivo fornecer ferramentas básicas para o desenvolvimento do projeto final.

Esta atividade - o Projeto Final - visa apresentar ao aluno um documento completo que mostra uma proposta de projeto que responde a uma necessidade detectada relacionada ao campo da Transformação Digital. O trabalho será supervisionado por um diretor especialista no campo de estudo proposto pelo aluno.

MÓDULO 5: CASOS DE ESTUDO E PROJETO FINAL DE MESTRADO
# DISCIPLINAS
1 Estudo e Resolução de Casos
2 Metodologia da Pesquisa Científica
3 Projeto Final de Mestrado

Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

  • Dr. Joaquín Azcue Castillón. Vice-decano de Estudos de Pós-Graduação de EAE Business School Barcelona. Doutor em Ciências Sociais pela Universidad Pontificia de Comillas e graduado em Ciências Físicas pela Universidad Complutense de Madrid. Especialista em aplicação de tecnologias digitais à educação e desenho instrucional. Diretor de Programas da Universitas Telefónica e Professor de Liderança Global.
  • M. Victor Paredes Gordo. Engenheiro Superior de telecomunicações pela Universidad Politécnica de Cataluña. Mestre em Telemática e comunicação de dados pela Universidad Politécnica de Cataluña. Pós-graduado em Desenvolvimento de Gerenciamento de PDD pela IESE Business School. Coach de equipe da European Coaching School. Mais de 18 anos de experiência em empresas de telecomunicações e TI. Especialista em desenvolvimento de negócios e inteligência de mercado na indústria global de telecomunicações. Vasta experiência em gerenciamento de projetos internacionais. Especialista em como as novas tecnologias digitais podem melhorar empresas e organizações públicas. Sólido background no ambiente de vendas em grandes contas. Docente em Metodologias Consultivas de Vendas e Account Planning.

Professores e Autores

  • Dr. Isabel de la Torre. Doutor pela Universidade de Valladolid (UVA) e engenheira de telecomunicações da mesma universidade. Professora do Departamento de Teoria dos Sinais, Comunicações e Engenharia Telemática da Universidade de Valladolid. Coordenador do Grupo de Telemedicina e Saúde da UVA. Autora de mais de 200 artigos em revistas indexadas, conferências internacionais, capítulos de livros e livros internacionais. Participante em mais de 30 projetos de pesquisa e contratos de pesquisa com empresas. Revisor de revistas internacionais de prestígio no campo da telemedicina e Saúde. Professora desde 2004 e especialista em TICs aplicadas à saúde e saúde. Ensinou mais de 14 disciplinas de graduação e pós-graduação. Professora convidada de outras universidades espanholas, como a UCAM, e estrangeiros, como a Universidade da Beira Interior, em Portugal, e a Universidade de Nantes, na França.
  • Dr. José Aguilar. Doutor em Ciências da Computação pela Universidade René Descartes, Paris-França, e pós-doutorado no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Houston e no Laboratorie d'Automatique et Analysies de Systemes-CNRS, Toulouse-France. Titular aposentado do Departamento de Computação da Universidade dos Andes (ULA). Publicou mais de 500 artigos científicos em revistas científicas, livros e anais de conferências internacionais, nas áreas de Sistemas Paralelos e Distribuídos, Inteligência Artificial, Reconhecimento de Padrões, Sistemas de Automação Industrial, Ambientes Inteligentes, entre outros. Ele é permanentemente professor/pesquisador convidado em diferentes universidades europeias e americanas.
  • Dr. Carlos, de Castro. Doutor em Ciências pela Universidad de Córdoba (UCO) e catedrático EU de Engenharia de Sistemas do Departamento de Ciência da Computação da UCO. Professor colaborador honorário da Universidad Internacional de Andaluzia (UNIA), pesquisador sênior Prometheus da Universidad Técnica Superior de Loja en Ecuador (UTPL), especialista em conteúdo digital interativo, sistemas transmídia, interação pessoa-computador, usabilidade e acessibilidade na web, sistemas interativos, computação em nuvem, Internet das Coisas, plataformas IPTV3D inteligentes, inclusivas e interativas, plataformas t-Learning adaptáveis, sistemas inteligentes, serious-games, gamification, Smart Cities, inovação social, orientação e aceleração de startups e empreendedorismo tecnológico. Diretor do grupo de Investigação TIC 183 EATCO e diretor do Centro Tecnológico Industrial (CTI) da Universidad de Córdoba. Diretor do Centro de Experimentação e Produção de Conteúdos Digitais da UCO, Rede é e a CRUE (CITEC). Diretor do Centro de Inovação Tecnológica em Empreendimento Colaborativo (CITEC AIE) da UNIASocio fundador e presidente da Fundação Rede e Especial Espanha (FREEDialog). Presidente sócio fundador das 7 empresas de base tecnológicas. Criador e membro da equipe diretiva das Redes iberoamericanas: REDAUTI www.redauti.com, REDESPECIAL e REDEVA.
  • Dr. José María Monguet. Dr. Engenheiro Industrial. Professor-pesquisador da UPC. Ele trabalha em pesquisa de inovação na área da saúde e participa da transferência para o mercado de pesquisa acadêmica com base em tecnologia digital. Coordenador de Pesquisa do Master Design Barcelona. UPC-UB CRO na Onsanity Solutions. Foi Vice-Reitor de Formação Permanente e Grupo UPC. Diretor de Estudos Multimídia da UPC-UOC e entre 1987 e 1996 CPO da MABB Sistemas Interativos.
  • Dr. Jorge Crespo Álvarez. Doutor em Engenharia pela Universidade da Cantábria. Engenheiro Civil pela Universidade Tecnológica de Havana José Antonio Echeverría, Cuba. Especialista em modelagem e simulação computacional. Sua carreira profissional tem sido associada ao ensino, pesquisa, consultoria e engenharia nos setores público e privado nas áreas de matemática, estatística, engenharia de materiais e energia renovável. Possui experiência na coordenação de equipes, gerenciamento e execução de projetos de pesquisa, vasta experiência no ensino, tanto em ambientes presenciais quanto virtuais. Ele criou ou colaborou na criação de materiais de ensino para diferentes disciplinas e participou de inúmeros seminários, oficinas e congressos. Ele também aparece como autor ou coautor de várias publicações científicas.
  • Dr. Emmanuel Soriano Flores. Doutor em Ciências em Educação Superior pela Universidad Autónoma Chapingo, México. Mestre em Inovação Educacional pela Universidad Pedro de Gante, Mestre em Negócios Internacionais e Bacharel em Administração pela Universidad Nacional Autónoma do México (titulação com Menção Honrosa), Pós-graduação em Gestão Financeira e Contabilidade pela European Business School de Barcelona. Mestre em Comunicação Empresarial e Empresarial pela Universidad Isabel I, Espanha. Professor de Bacharelado e Mestre em várias Universidades do México nas áreas de Recursos Humanos, Gestão e Planejamento Estratégico, Criação de Negócios, Teoria Administrativa e Imagem Pública. Experiência on-line como professor - e design de conteúdo - na Universidad del Valle de México, na Universidad la Salle e na Fundação Universitaria Iberoamericana. Professor e pesquisador convidado pela Universidad de Barcelona. Autor e coautor de várias publicações científicas. Palestrante em Congressos Internacionais.
  • Dr. Andrés Osorio Londoño. Doutor em Engenharia: Indústria e Organizações, pela Universidade Nacional da Colômbia. Mestre em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento, pela Universidad Politécnica de Cataluña. Engenheiro Industrial, Universidad Nacional de Colombia. Sua carreira profissional integra consultoria, ensino e pesquisa no campo da gestão estratégica de recursos humanos. Em consultoria, ele trabalhou no projeto e implementação da estratégia de gestão humana de pequenas, médias e grandes empresas na Colômbia e no México. Como professor e palestrante, ele compartilhou seu conhecimento em universidades, entidades governamentais e empresas da Argentina, Colômbia e Peru. Pesquisador ativo com o objetivo de demonstrar como as práticas de gerenciamento humano influenciam o desempenho dos negócios. Coautor de publicações científicas sobre empreendedorismo e gestão humana. Foi tutor de disciplinas nas áreas de empresas, recursos humanos e projetos da rede universitária patrocinada pela Fundação Universitária Iberoamericana.
  • Dr. Jon Arambarri Basañez. Doutorado em Engenharia e Tecnologia pela Universidade Politécnica da Catalunha UPC - Universidade de Córdoba. MBA pelo Instituto de Economia Aplicada da UPV-EHU. Engenheiro de Telecomunicações Sênior pela Escola de Engenharia de Bilbau. Docente acreditado pela Agência Nacional de Avaliação e Acreditação da Qualidade (ANECA). Atualmente é gerente de projetos em https://www.estia.fr/ focado na geração de novos produtos para atender às necessidades estratégicas da Aquitaine (França) - Euskadi em Tecnologias para eSaúde, Indústria4.0 e Energia. Combina seu trabalho profissional com tarefas como consultor independente e professor. Possui mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de negócios de tecnologia e gestão da inovação na esfera pública-privada internacional. Seus interesses de pesquisa combinam infraestruturas de telecomunicações (Redes de Telecomunicações, Multimédia e Internet das Coisas - IoT) com a transformação digital (Inteligência Artificial e sistemas preditivos, Cibersegurança) do tecido empresarial, principalmente nas áreas de eSaúde, indústria4.0 e Energia. É autor de inúmeras publicações científicas e palestrante ativo sobre gestão de negócios inovadores.
  • Ms. Saúl Domingo Soriano. Mestre em Direção Geral de Empresas pelo Institut Català de Tecnologia de Barcelona. Mestre em e-business de consultoria e tecnologia da informação pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha. Diretor de Projetos Finais de Mestrado e Especializações, Rede Universitária - FUNIBER.
  • M. Alex Trejo Omeñaca. Engenheiro industrial. Diretor da Onsanity Solutions. Ele trabalha em pesquisa de inovação no campo das ciências da saúde e da vida. Especialista em projeto de ferramentas e sistemas de consenso, inteligência social e coletiva. Professor associado da Universidad Politécnica de Cataluña e entre 2001 e 2010 Gerenciamento de Projetos e Design de Produtos no setor automotivo.
  • M. Isabel López Baeza-Rojano. Graduada em Engenharia da Computação pela Universidad Pontificia Comillas de Madrid. Mestre em Cibersegurança pela Universidade Internacional de La Rioja. Estudante de Psicologia na UNED e especialista em comunicação e aplicação de novas tecnologias nessas áreas, com mais de 7 anos de experiência na empresa Telefónica, em projetos e startups de empreendedorismo, geração de programas de educação digital, departamentos de estratégia, cibersegurança, Big Data e recursos humanos.
  • M. Jairo de la Nuez. Graduado em Ciência da Computação pela Universidad del Norte. Mestre em Engenharia Telemática pela Universidad Politécnica de Cataluña. CEO, Partner, Directing and Managing IT Services en xPherial Technology Consulting.
  • Marcos Arjona. Analista, gestor e promotor de projetos de pesquisa e inovação em segurança cibernética e privacidade, bem como promotor de programas de transferência de tecnologia e colaboração com o setor universitário e startups inovadoras, para agregar maior valor aos produtos, serviços e soluções de segurança ElevenPaths, Unidade global de segurança cibernética da Telefónica Digital España. Além disso, professor de segurança da informação no mestrado em cibersegurança no Campus Internacional de Cibersegurança, cujo ensino se concentra no gerenciamento de riscos, regulamentação e regulamentos aplicados à segurança cibernética, metodologias de boas práticas e Sistemas de Gestão de Segurança da Informação.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha oformulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.