Mineração e Ambiente

Apresentação do Programa

A maioria das matérias-primas que se utilizam hoje em dia provém do subsolo. São tão importantes para a economia atual, que muitos países sustentam seu desenvolvimento econômico com base nos recursos que possuem.

No início do século passado, o crescimento da atividade extrativa, acompanhada pela inexistência de uma norma orientada à proteção do meio ambiente, propiciou uma exploração indiscriminada que, a margem das considerações acerca do esgotamento dos recursos existentes, vem alcançando níveis de contaminação dificilmente recuperáveis na atualidade.

A partir de um enfoque eminentemente prático, o programa de Mineração e Ambiente analisa os problemas causados pela falta de consciência ambiental durante o desempenho desta atividade e propõe soluções comprometidas com o desenvolvimento sustentável e com a norma existente, como base de toda política ambiental.

A quem é dirigido

O programa de Mineração e Ambiente, foi criado especialmente para satisfazer a dois tipos diferentes de grupos:

  • Pessoas sem titulação universitária que, por suas características pessoais ou por sua experiência, desejam alcançar uma formação de qualidade neste campo.
  • Titulados superiores que, além da formação de base, desejam uma especialização prática em temas de mineração para poderem ampliar suas aberturas profissionais.

Titulação

A conclusão com sucesso do Programa permitirá que você obtenha a titulação do Experto Universitario en MINERÍA Y MEDIO AMBIENTE.

Após a conclusão com êxito do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.

Estrutura do Programa

A estrutura de créditos do programa de Mineração e Ambiente é apresentada na seguinte tabela:

  CRÉDITOSa
Disciplinas 20
TOTAL 20

a. A equivalência em créditos pode variar de acordo com a universidade que titula.

Por ser um Programa a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não se estabelece uma data concreta de início, pois o aluno pode formalizar a matrícula em qualquer momento, sempre que haja vagas disponíveis.

Duração

O programa em Mineração e Ambiente tem 20 créditos.
A duração do programa Mineração e Ambiente varia de 6 a 9 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve concluir com sucesso todas as atividades avaliativas e aprovado o projeto final, se for o caso.

Objetivos

Objetivo geral:

  • Adquirir os conhecimentos básicos necessários para desenvolver-se no âmbito da mineração, seja realizando estudos de impacto, administrando seus resíduos ou implantando um sistema de gestão ambiental.

Objetivos específicos:

  • Demonstrar conhecimentos sobre as principais características definidoras da mineração como atividade ou negócio sujeito às flutuações econômicas.
  • Adquirir uma idéia das etapas de um processo mineiro, da prospecção e exploração até a fase de fechamento e reabilitação do terreno.
  • Analisar os impactos ambientais produzidos na indústria mineira e criar sua própria matriz de quantificação.
  • Sentar as bases para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental.
  • Conhecer a legislação mineira de seu país.

Saídas Profissionais

Algumas das saídas profissionais do Programa de Mineração e Ambiente são as seguintes:

  • Técnico-assessor em mineração e meio Ambiente.
  • Prospecção mineira.
  • Trabalho em laboratório de análises de amostras.
  • Docência.

Plano de estudos

O programa de Mineração e Ambiente é composto de uma disciplina, incluindo casos práticos relacionados com a área.

A disciplina permite conhecer e compreender, em primeiro lugar, os fundamentos teóricos, conceituais e históricos implicados na prospecção, exploração e explotação mineira e em segundo lugar, sua implementação organizacional, social e tecnológica.

O objetivo é conseguir que os alunos adquiram uma visão global da gestão das atividades mineiras do ponto de vista sustentável, através de diferentes temáticas multidisciplinares relacionadas.

Os capítulos que compõem a disciplina são apresentados a seguir:

Descrições dos Cursos

Aborda-se o estudo da mineração e suas repercussões ambientais a partir de diferentes pontos de vista, valorizando os impactos produzidos em todas as fases da atividade dentro da legislação vigente. Assim mesmo, são proporcionadas as pautas para a implantação de um Sistema de Gestão mediante a elaboração de um caso prático real de atividade mineira.

A MINERAÇÃO COMO ATIVIDADE, INDÚSTRIA E NEGÓCIO
Introdução. Breve resenha histórica da mineração. Importância da mineração na civilização industrial moderna e dentro do contexto da economia mundial. Características da indústria mineira. Estratos da mineração.
PROSPECÇÃO, EXPLORAÇÃO E EXPLOTAÇÃO DA JAZIDA
As jazidas minerais. Metodologia da investigação mineira. Fases da vida de uma mina. Fase de prospecção mineira. Fase de exploração mineira. Fase de desenvolvimento da mina. Fase de explotação mineira.
RECURSOS MINERAIS MARINHOS
Marco geológico dos minerais marinhos. Natureza, origem e distribuição dos depósitos minerais marinhos. Exploração de minerais marinhos. Extração de minerais marinhos.
IMPACTO AMBIENTAL NA ATIVIDADE MINEIRA
Introdução. Identificação de impactos ambientais. Caso prático: impacto ambiental de uma pedreira de calcário. Um caso particular: a drenagem ácida da mina.
TÉCNICAS DE SANEAMENTO E/OU RECUPERAÇÃO DE SOLOS CONTAMINADOS
Introdução. Principais técnicas utilizadas na descontaminação de solos: tratamentos biológicos, processos físicos, processos térmicos, processos químicos, solidificação/estabilização, técnicas de tratamento inovadoras. Restauração do solo em atividades mineiras.
MONITORAMENTO E TECNOLOGIAS DE CONTROLE AMBIENTAL
Conceitos básicos para o controle ambiental. Tecnologias para o controle e monitoramento do impacto ambiental na indústria mineira. Caso prático: plano de monitoramento na Mina Pierina. Estação meteorológica. Programa de reabilitação. Medidas de prevenção ambiental. Segurança e comunidades.
FECHAMENTO E RESTAURAÇÃO DE EXPLOTAÇÕES MINEIRAS
Fechamento de uma explotação mineira. Restauração de uma explotação mineira. Caso prático: plano de fechamento na Mina Julcani.
MINERAÇÃO E ISO 14001
Caso prático: implantação de um SGA ISO14001 na usina de tratamento de minerais da operação mineira Cajatambo. Política ambiental. Planejamento. Implantação e funcionamento. Comprovação e ação corretiva. Revisão e melhora. Certificação ambiental. Recomendações.
CASOS PRÁTICOS
Impacto ambiental em pedreira de calcário. Um caso particular: a drenagem ácida da mina. Plano de monitoração na Mina Pierina. Plano de fechamento na Mina Julcani. Implantação de um SGA ISO 14001 na usina de tratamento de minerais da operação mineira Cajatambo.

Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

  • Dr. Eduardo García Villena. Diretor da Área de Meio Ambiente da Universidade Internacional Iberoamericana (UNINI).

Professores e Autores

  • Dr. Ángel M. Álvarez Larena. Doutor em Geologia. Professor da Universidad Autónoma de Barcelona.
  • Dr. Roberto M. Álvarez. Professor da Universidad de Buenos Aires.
  • Dr. Óscar Arizpe Covarrubias. Professor da Universidad Autónoma de Baja California Sur, México.
  • Dr. Isaac Azuz Adeath. Professor da Universidad Autónoma de Baja California Sur, México.
  • Dr. David Barrera Gómez. Doutor pela Universidad Politécnica de Cataluña.
  • Dra. Brenda Bravo Díaz. Professora da Universidad Autónoma Metropolitana, México.
  • Dr. Rubén Calderón Iglesias. Professor da Universidad Europea Miguel de Cervantes.
  • Dra. Leonor Calvo Galván. Professora da Universidad de León, Espanha.
  • Dra. Olga Capó Iturrieta. Doutora em Engenharia Industrial. Professora do Instituto de Investigaciones Agropecuarias, Chile.
  • Dra. Alina Celi Frugoni. Professora da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Dr. José Cortizo Álvarez. Professor da Universidad de León, Espanha.
  • Dr. Juan Carlos Cubría García. Professor da Universidad de León, Espanha.
  • Dra. Raquel Domínguez Fernández. Professora da Universidad de León.
  • Dr. Luís A. Dzul López. Professor da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Xavier Elías Castells. Diretor da Bolsa de Subproductos de Cataluña.
  • Dra. Milena E. Gómez Yepes. Doutora em Engenharia de Projetos. Professora da Universidad del Quindío, Colômbia.
  • Dr. Ramón Guardino Ferré. Doutor em Engenharia de Projetos. Professor da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Emilio Hernández Chiva. Doutor em Engenharia Industrial. Centro Superior de Investigaciones Científicas, CSIC.
  • Dra. Cristina Hidalgo González. Professora da Universidad de León.
  • Dr. Víctor Jiménez Arguelles. Professor da Universidad Autónoma Metropolitana, México.
  • Dr. Miguel Ángel López Flores. Professor do Instituto Politécnico Nacional (CIIEMAD-IPN).
  • Dra. Izel Márez López. Professora da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Carlos A. Martín. Professor da Universidad Nacional del Litoral, Argentina.
  • Dra. Isabel Joaquina Niembro García. Doutora em Engenharia de Projetos. Professora do Tecnológico de Monterrey.
  • Dr. César Ordóñez Pascua. Professor da Universidad de León.
  • Dr. José María Redondo Vega. Professor da Universidad de León, Espanha.
  • Dra. Gladys Rincón Polo. Professora da Universidad Simón Bolívar, Venezuela.
  • Dr. José U. Rodríguez Barboza. Professor da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Raúl Sardinha. Professor do Instituto Piaget, Portugal.
  • Dr. Héctor Solano Lamphar. Professor da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Martha Velasco Becerra. Professora da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Alberto Vera. Professor da Universidad Nacional de Lanús, Argentina.
  • Dr. Lázaro Cremades Oliver. Professor da Universidad Politécnica de Cataluña, Espanha.
  • Dr. Pablo Eisendecher Bertin. Advogado, Doutor em Direito Econômico e Empresarial, Mestre em Direito Público, Mestre em Direito e Negócios Internacionais, Mestre em Resolução de Conflitos e Mediação. Atualmente, é diretor da Fundação Universitária Iberoamericana no Chile e no Paraguai.
  • Dr. Kilian Tutusaus Pifarré. Professora do Departamento de Meio Ambiente da FUNIBER.
  • Dra. (c) Karina Vilela. Professora do Departamento de Meio Ambiente da FUNIBER.
  • Dr. (c) Erik Simoes. Professor da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Ms. Omar Gallardo Gallardo. Professor da Universidad de Santiago de Chile.
  • Ms. Susana Guzmán Rodríguez. Professora da Universidad Central de Ecuador.
  • Ms. Icela Márquez Rojas. Professora da Universidad Tecnológica de Panamá.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.