Descripción
Esse projeto voltou-se à formação de uma rede de agentes de cooperação internacional mediante a construção de sinergias entre as realidades locais de Iquitos, Piura, Arequipa, Cuzco e Lima, aproveitando a aprendizagem organizacional decorrente da experiência dos agentes em sua própria realidade no momento de compartilhá-los na rede.
O projeto formou mais de 60 agentes entre funcionários dos governos regionais e acadêmicos das universidades, escolhidos por sua capacidade de levar adiante iniciativas concretas de crescimento e desenvolvimento econômico.
O projeto deu lugar a iniciativas de desenvolvimento regional, aproveitando o conhecimento compartilhado e surgido entre os participantes das diversas cidades. As iniciativas desenvolvidas foram 15 (3 em Lima, 3 em Iquitos, 3 em Piura, 3 em Arequipa e 3 em Cuzco):
- Recuperação do centro histórico de Callao
- Sistema piloto de educação viária infantil no Colégio Nacional General Prado del Callao
- Formação de guias turísticos para o desenvolvimento da província de Barranca
- Aproveitamento do recurso água do rio Shanusi, para a produção agrícola
- Aproveitamento de áreas desmatadas no eixo rodoviário Iquitos-Nauta
- Redução da delinqüência infantil na cidade de Iquitos
- Melhoramento do sistema de residuos sólidos na cidade de Piura
- Microempresa rural em Paicapampa para a administração de produtos agrícolas
- Técnicas de irrigação e planos de cultivo no vale El Chira
- Qualidade da fibra de alpaca produzida na província de Caylloma
- Atividade turística no vale do Colca
- Construção da central hidrelétrica na bacia de Ocoña
- Desenvolvimento dos camelídeos sul-americanos na província de Canchis-Cusco
- Qualidade educativa em distritos de extrema pobreza na região de Cusco
- Proposta de manejo e gestão atual do caminho inca
O projeto no Peru permitiu contar, num curto prazo, com um importante grupo de especialistas em planejamento e gerenciamento de projetos de cooperação internacional, capacitados para enfrentar, com um sólido conhecimento e com ferramentas por eles comprovadas e aplicadas, todas as atividades de planejamento e de gestão de um projeto de cooperação. Igualmente, contou-se com projetos gerados pelos próprios participantes. Contar com esses profissionais e executar seus projetos ajuda em todo sentido para o desenvolvimento e crescimento econômico ao tornar mais confiável e profissional o planejamento e a gestão de qualquer projeto de cooperação ante a comunidade beneficiária e os agentes doadores e de cooperação.
A FUNIBER fornece a essa iniciativa conhecimento, tecnologia e capital social para formulação, desenho, gestão, execução e fechamento de projetos, entrando também com o conhecimento que tem do país e com toda a sua experiência na formação a distância. A FUNIBER abre espaços de trabalho cooperativos e colaborativos buscando tornar sustentável a rede de contatos oriunda do próprio projeto, surgindo assim uma comunidade de práticas e lições entre os participantes.